Os quilombolas desafiando mineradora britânica acusadacadastro bonussoterrar rio na Chapada Diamantina:cadastro bonus
Uma cratera cinzacadastro bonusum marcadastro bonusmontanhas verdes. Esse é um cenáriocadastro bonusPiatã, cidade da Chapada Diamantina, na Bahia, palcocadastro bonusum conflito que há alguns anos opõe moradorescadastro bonusduas comunidades quilombolas centenárias — Bocaina e Mocó — e uma empresa britânicacadastro bonusmineração chamada Brazil Iron.
De um lado, pequenos agricultores no entorno da mina reclamamcadastro bonussupostos danos ambientais causados pela exploração do minériocadastro bonusferro, como poluição e soterramento das nascentescadastro bonusum rio, alémcadastro bonusprejuízos à saúde causados pela poeira lançada no ar por explosões. Do outro, a companhia britânica nega qualquer irregularidade ou dano ambiental e diz fazer uma "mineração verde", movida a energia renovável e com uso menorcadastro bonuscarbono, um dos gases do efeito estufa que causa o aquecimento global.
Também afirma ter encontrado uma reservacadastro bonusferro "importante para o planeta", recursocadastro bonusparte a ser utilizado na construçãocadastro bonustrens e carros elétricos. Confira nessa reportagem especial da BBC News Brasil. Leia aqui a reportagem completacadastro bonustexto.



