Passageiros brasileiros se tornam alvo na Etiópia com altasorteonline é seguroapreensões do tráfico:sorteonline é seguro

Crédito, Vinícius Assis
Ricardo Alves dos Santos foi detido ao fazer escala na Etiópia, mesmo sendo inocente
Alémsorteonline é seguroRicardo, uma brasileira e um nigeriano (que sentaram na mesma fileira que ele) foram questionados pela polícia sobre a mochila.
filme-notícias: como assistir a... k0 Amazon pode assistir Avatar: Theway ofwater agora
w-to-watch-avatar-the-way-of-water-release-da...
em {k0} 1987 até 1990. Foi o primeiro programas não musical original da Discovery e
como apostar na betwayFim do Matérias recomendadas
Ela, que não sabia falar inglês e aguardava um voo para Johannesburgo, na África do Sul, foi liberada. O nigeriano e o brasileiro acabaram dormindo no aeroportosorteonline é segurouma sala vigiada por policiais.
No dia seguinte foram algemados, juntos, e levados para um hospital, onde fizeram raio-x para comprovar que não tinham engolido drogas. Em seguida foram levados para a sede da Polícia Federal etíope.
"Eu saí várias vezes algemado, tive que fazer radiografia do estômago, peguei uma pneumonia, e ainda teve todo o estresse psicológico", desabafou.
Ricardo era o 20º detento daquela cela que, segundo ele, não devia ter mais que 40 metros quadrados, onde também estavam dois brasileiros - esses,sorteonline é segurofato, haviam tentado desembarcar com drogas na Etiópia recentemente.
Foram três noites na cela fria - com apenas uma jaqueta e dormindosorteonline é seguroum fino colchão sobre o chão -, que renderam uma pneumonia.
Detidosorteonline é seguroum sábado, só na terça-feira ele foi libertado pela Justiça etíope, mas a companhia aérea queria cobrar do brasileiro US$ 2.225 pelo bilhetesorteonline é segurovolta.
Graças à embaixada do Brasilsorteonline é seguroAdis Abeba, que designou uma funcionária para cuidar do caso, ele não foi cobrado pela passagemsorteonline é segurovolta e conseguiu autorização das autoridades para deixar o país, uma semana depoissorteonline é seguroter desembarcado.
"Eu tinha lido relatos muito bons sobre a companhia aérea. O serviçosorteonline é segurobordo não é nada ruim, na realidade. Mas eu não sabia que essa é uma rotasorteonline é segurotráficosorteonline é segurodrogas", contou surpreso o dentista à BBC News Brasil, ainda com voz rouca e nariz entupido.
Outros brasileiros já passaram por constrangimentos no aeroporto internacionalsorteonline é seguroAdis Abeba nos últimos anos.
A filhasorteonline é seguroum adido militar do Brasilsorteonline é seguroum país africano fazia escala na capital etíope quando foi abordada por autoridades locais e levada para um hospital, fora do aeroporto, para fazer exames e comprovar que não havia engolido drogas.
Pelo mesmo motivo, um outro brasileiro foi forçado a defecar dentro do aeroporto. E, nesses casos, ambos viajavam com passaportes oficiais.
A desconfiança tem um motivo. "A gente sabe que praticamentesorteonline é segurotodo voo vindosorteonline é seguroSão Paulo alguma coisa é apreendida, mas a droga vem com pessoassorteonline é segurodiferentes nacionalidades", disse uma fonte ligada ao setorsorteonline é seguroaviação na capital da Etiópia, o país africano com mais brasileiros presos atualmente.
O número saltousorteonline é seguro3, no início do ano passado, para 20 atualmente, sendo 14 mulheres e 6 homens. Todos foram presos pela polícia etíope tentando desembarcar com cocaína na bagagem (quase sempresorteonline é seguromão) ou no estômago. Quem transporta drogas desta forma é conhecido como mula.
A reportagem conversou com diversos brasileiros que ainda estão ou já estiveram presossorteonline é seguropaíses africanos nos últimos anos.
A situação financeira foi usada por quase todos para justificar ter aceitado levar droga a outro paíssorteonline é segurotrocasorteonline é segurodinheiro.
Quem faz isso quase sempre não sabe a quem vai entregar a droga que leva.
Brasileiros que já foram presos afirmaram terem entregado drogas até para policiais.

Atualmente, a Etiópia é o país africano com mais brasileiros presos
Rota do tráfico
A quantidadesorteonline é segurodetentos brasileiros na Etiópia seria maior se um deles,sorteonline é segurodezembro, não tivesse conseguido fugir enquanto era preso pela polícia.
Ele ainda estava com o passaporte quando escapou. Conseguiu chegar até a cidadesorteonline é seguroMega, no sul do país, cercasorteonline é seguro640 km da capital da Etiópia, e cruzar a fronteira com o Quênia, onde pegou um voosorteonline é segurovolta para o Brasil.
Estão presos também na Etiópia um angolano e um nigeriano naturalizados brasileiros, mas esses dois não estão sendo assistidos pela embaixada do Brasil no país.
A rota do narcotráfico passa por ali, mas, segundo autoridades ouvidas pela reportagem, a maior parte vai para países europeus, do Oriente Médio e da Ásia.
Um dos brasileiros presos no continente contou à BBC News Brasil que, muitas vezes, a droga vai por terra até o norte da África esorteonline é segurolá segue para a Europa - com auxíliosorteonline é segurogrupos armados envolvidossorteonline é segurodiferentes conflitos na região.
"Uma guerra é cara, eles precisamsorteonline é segurodinheiro para munição", disse uma fonte da Polícia Federal no Brasil, reforçando a informação sobre o envolvimentosorteonline é segurogrupos extremistas com o tráfico internacionalsorteonline é segurodrogas.
Mas também há pessoas contratadassorteonline é seguroAdis Abeba para viajaremsorteonline é seguroavião com a droga que vem do Brasil, quase sempre já embalada para ser engolida novamente.
Com relativa proximidade ao Oriente Médio e à Europa, a Etiópia também tem voos diários saindo do Brasil. Ao mesmo tempo, desde 2020 os 12 voos semanais que eram operados por duas companhias aéreas entre São Paulo e Johannesburgo foram cancelados por conta da pandemia e até hoje não foram retomados, o acesso à África do Sul está mais demorado, caro e arriscado para quem atua como mula.
Uma dessas companhias já anunciou que voltará a oferecer voos ligando as duas cidadessorteonline é segurojulho.
Mesmo sem voos diretos vindos do Brasil há quase 3 anos, a África do Sul (que chegou a ter 40 brasileiros presossorteonline é seguro2019) hoje tem apenas um detento brasileiro a menos que a Etiópia, sendo 16sorteonline é seguroJoanesburgo e 3 na Cidade do Cabo.
"A tendência é: quanto mais oferta tiversorteonline é segurovoos, possivelmente mais apreensões e mais prisões haverá", diz Daniel Justo Madruga, adido da Polícia Federal baseadosorteonline é seguroPretória, à BBC News Brasil.
De acordo com o consulado-geral brasileirosorteonline é seguroLagos, voos diretos ligando Brasil e Nigéria devem ser anunciadossorteonline é segurobreve.

Crédito, Vinícius Assis
Ricardo Alves a caminho do aeroporto após ser libertado pelas autoridades etíopes
'Mulas desesperadas'
Preocupada com o aumento dos númerossorteonline é segurobrasileiros presos esorteonline é seguroapreensõessorteonline é seguroAdis Abeba, a Embaixada do Brasil na Etiópia já havia alertado o governo anterior sobre a necessidadesorteonline é segurose ter um adido da Polícia Federal também no país do leste africano, onde é possível encontrar autoridadessorteonline é segurotodo o continente, por causa da sede da União Africana.
Por cadeias africanas já passaram pessoassorteonline é segurodiferentes regiões brasileiras. Atualmente há na Etiópia pelo menos quatro do Pará, além tambémsorteonline é segurocidadãos do Amazonas.
Mesmo que não sejamsorteonline é seguroSão Paulo, é na capital paulista que essas pessoas costumam receber as instruções finais e aguardam a data do embarque, segundo relatossorteonline é seguroautoridades e detentos.
Presos disseramsorteonline é segurodepoimentos e à reportagem que quase todos os traficantes que os contrataram são africanos, e aparentemente não trabalham para nenhuma grande facção do Brasil.
De acordo com a polícia etíope, entre todos os estrangeiros presos no país nos últimos dois anos por envolvimento com o tráficosorteonline é segurodrogas, os nigerianos são maioria.
Muitos ainda estão no presídiosorteonline é seguroKaliti, que fica a cercasorteonline é seguro11km do centro da capital.
É para onde foram brasileiros e estrangeiros já condenados, como uma mulhersorteonline é seguroSerra Leoa que possui um Registro Nacionalsorteonline é seguroEstrangeiros concedido pela Polícia Federal brasileira.
Consta que a primeira entrada dela no Brasil foisorteonline é seguro2016. Depois disso, a partirsorteonline é seguro2018, houve mais 27 entradas e saídas dela registradassorteonline é seguroaeroportos do Brasil,sorteonline é seguroacordo com informações obtidas pela reportagem.
Desses 27 registros, 12 foram no Aeroporto Internacionalsorteonline é seguroFortaleza, e 15 nosorteonline é seguroGuarulhos (São Paulo).
A última saída dela registrada por autoridades brasileiras foisorteonline é seguromarçosorteonline é seguro2022, quando embarcou para a Etiópia - onde acabou presa.
Oficialmente, a maioria sempre diz que foi presa atuando como mula pela primeira vez, mas os históricos nos passaportessorteonline é seguromuitos apresentam frequentes entradas e saídas do Brasil.
Uma das brasileiras está presa pela segunda vez pelo mesmo motivo.
Ao todo, ela revelou que já fez seis viagens do tipo, incluindo para Guatemala e França, onde chegou a ficar meses na cadeia. Ela tinha uma lojasorteonline é seguroroupas com a mãe no Brasil, mas alega estava cada vez mais difícil conseguir pagar as contas.
De acordo com a criminologista sul-africana Nokonwaba Mnguni, o aspecto mais importante que as redessorteonline é seguronarcotráfico analisam depoissorteonline é seguroestabelecer um mercado para drogas ilícitas é a força da aplicação da lei nos países africanos e se existem ou não redes criminosas bem estabelecidas e tratadossorteonline é seguroextradiçãosorteonline é seguroseus paísessorteonline é seguroorigem.
"Esse aspecto se aplica globalmente, não apenas nos países africanos", reforça, esclarecendo que "para cada mulasorteonline é segurodrogas pega por contrabandosorteonline é segurodrogas, há sempre mais uma ou duas mulassorteonline é segurodrogas 'profissionais' que a fazem passar pela verificaçãosorteonline é segurosegurança no aeroporto".
Como a maioria disse não ter despachado mala com drogas dentro, nem sempre embarcam sabendo a quantidade que transportarão.
Durante o voo, traficantes - que normalmente já engoliram a droga e no meio da viagem colocam tudo para fora no banheiro do avião - escondem o que está sendo traficado nas bagagenssorteonline é seguromão que as mulas devem pegar antes ao desembarcarem.
Um dos presos mais recentes contou que, ainda no Brasil, recebeu dois chips para celulares: um da Etiópia e outro da África do Sul, destino final da viagem.
A ordem era usar o chip para ligar para alguémsorteonline é seguroAdis Abeba que indicaria por onde passar com a bagagem.
E assim que entregasse a droga, a ordem era fazer uma chamadasorteonline é segurovídeo para quem o contratou no Brasil registrando a entrega.
Mãe e bebê na cadeia
No presídiosorteonline é seguroAdis Abeba também está um brasileiro que não cometeu crime algum. Ele completou cinco mesessorteonline é segurovida recentemente. Nasceusorteonline é segurosetembrosorteonline é seguroum hospital.
O menino viajou na barriga da mãe, uma jovem que estava grávidasorteonline é segurodois meses, recém-separada e "desesperada, precisandosorteonline é segurodinheiro" quando aceitou a propostasorteonline é segurouma nigeriana no Brasil para levar uma "quantidade pequena"sorteonline é segurococaína para a Etiópia. Receberia R$ 10 mil pelo serviço.
A brasileira ficou dois mesessorteonline é seguroum hotelsorteonline é seguroSão Paulo, esperando o dia do embarque. Foi durante o voosorteonline é seguroGuarulhos para Adis Abeba que um homem a cutucou e apontou para a mala que estava no bagageiro e que ela deveria pegar antessorteonline é segurodescer do avião.
A versão dela foi muito similar à contadasorteonline é segurodepoimento pela maioria dos brasileiros presos atualmente na Etiópia.

Crédito, Reuters
Vinte brasileiros estão presos atualmente na Etiópia, sendo 14 mulheres e seis homens
Ainda segundo Nokonwaba Mnguni, que também é pesquisadora especializadasorteonline é segurocriminalidade feminina e crime organizado transnacional, cada vez mais mulheressorteonline é seguroorigem pobre são procuradas para contrabandear drogas.
"Globalmente, as mulheres são as mais desfavorecidas – são o sustentosorteonline é segurosuas casas e famílias. (...) É importante notar, porém, que algumas foram coagidas a traficar drogas, e nem todas as mulheres encarceradas estão cientes do crime que cometeram anteriormente", disse.
Não é a primeira vez que uma brasileira grávida acaba presa na Etiópia. Uma outra deu à luz no paíssorteonline é segurooutubrosorteonline é seguro2018, mas foi libertada com a criançasorteonline é segurojaneirosorteonline é seguro2019. Outra foi presasorteonline é segurojaneiro do ano passado e liberadasorteonline é seguroabril.
Atualmente a pena recebida por cada brasileiro condenado tem sidosorteonline é segurocercasorteonline é seguro10 anos.
De acordo com o Departamentosorteonline é seguroPerdão do Ministério da Justiça da Etiópia, dos quatro estrangeiros condenados por tráficosorteonline é segurodrogas que completaram o processosorteonline é seguropedidosorteonline é seguroperdão da pena, três são brasileiros.
A Etiópia costuma libertar presossorteonline é segurodeterminadas épocas do ano, principalmente pertosorteonline é seguroferiados religiosos. O Ministério da Justiça não informou quando a decisão sobre os brasileiros que pediram indulto será tomada, nem critérios levadossorteonline é seguroconta para julgar os casos.
A Embaixada do Brasil gasta com cada um deles o equivalente a US$ 125 por mês. Ao longosorteonline é seguro2022 desembolsou cercasorteonline é seguroUS$ 13 mil com isso, sendo que US$ 9 mil foram só no segundo semestre do ano passado, quando a quantidadesorteonline é seguroprisões disparou.
Os parentes dos detentos que têm condições financeiras às vezes também os mandam dinheiro. Os presos podem ter conta bancária na Etiópia para isso.
De acordo com a Polícia Federal do Brasil, no ano passado 343 pessoas foram presas no aeroporto internacional paulista tentando embarcar com cercasorteonline é seguro2,9 toneladassorteonline é segurodrogas no total.
Os números são bem maiores que ossorteonline é seguro2021, quando 190 pessoas foram presas por tráfico tentando viajar com 1,3 tonelada.
Este texto foi publicado originalmentesorteonline é segurohttp://roberthost1.accountsupport.com/articles/c3g60ze7zp6o




