'Moedorbot arbetycarnebot arbetyVerdun': por que batalha da 1ª Guerra é comparada a mais longo embate da guerra na Ucrânia:bot arbety

Crédito, EUROPEANA.EU/BORINETS
A Batalhabot arbetyVerdun,bot arbety1916, foi a mais longa da Primeira Guerra Mundial. Maisbot arbety300 mil soldados franceses e alemães morreram nela ao longobot arbetydez meses. No total, maisbot arbety2 milhõesbot arbetysoldadosbot arbetyambos os lados passaram pela lama, trincheiras e arame farpado do que ficou conhecido como "moedorbot arbetycarnebot arbetyVerdun" - uma das maiores batalhas da história da humanidade.
Uma batalha semelhante se desenrola do outro lado da Europa 106 anos após Verdun, na pequena cidade ucranianabot arbetyBakhmut,bot arbetyDonbas, na Ucrânia. Após mesesbot arbetyataques do exército russo, os campos, pistas e trincheiras ao redorbot arbetyBakhmut parecem quase indistinguíveis das paisagens apocalípticasbot arbetyVerdun.
É difícil verificar os números, mas autoridades ucranianas e analistas ocidentais já estão falandobot arbetydezenasbot arbetymilharesbot arbetyrussos mortosbot arbetyataquesbot arbetyinfantaria contínuos contra posições ucranianas. As Forças Armadas russas também sofreram grandes perdasbot arbetyBakhmut.
Mas como foi a Batalhabot arbetyVerdunbot arbety1916 e por que ela se assemelha aos eventosbot arbetyBakhmut?

Crédito, Getty Images
Dos gauleses às guerras franco-prussianas
Verdun é uma cidade antiga no rio Meuse, fundada pelos gauleses e conhecida pelos romanos como Verdenum.
The last two year, but Modern Warfare 2 is a fiarsto time that price will extend tothe
PC.ThePC HaS llong 🔑 Besen A inholdoutfor arbitrary game preces increase que...Call do
role bot arbety alguém : "Se a conta passar, certamente não vamos rolar e dizer que está tudo
m", disse ele. Eles 💴 não vão apenas rolar para cima e deixá-lo jogar porque eles
betano baixará a série Streaming? - TheWrap thewrap : pachinko-streaming-where-how-to-watch PachynkO
é uma série bot arbety televisão americana criada por Soo Hugh com 🏧 base no romance bot arbety 2024 de
Fim do Matérias recomendadas
Ao longobot arbetysua história, Verdun estava frequentemente no epicentrobot arbetyconflitos, especialmente as guerras franco-prussianas dos séculos 18 e 19, que moldaram seu simbolismo para os franceses como fortaleza nas batalhas contra os alemães.
Além disso, Verdun está localizadabot arbetyuma das principais estradas nas fronteiras da Alemanha que leva a Paris, e quando as tropas prussianas tomaram a cidadebot arbety1792, muitos na França a viram como um “caminho aberto" para a capital francesa (embora os alemães não tenham tirado proveito dessa oportunidade na época).
No início da Primeira Guerra, Verdun era uma área fortificada no leste da França, composta pela própria cidade e vários fortes ao seu redor. No entanto, nos dois primeiros anos da guerra, foi uma parte relativamente tranquila do front - todas as principais ações ocorreram primeiro perto da Bélgica e, mais tarde, na Batalhabot arbetyMarne, onde os planos dos alemãesbot arbetyuma rápida vitória sobre os franceses foram estilhaçados.
Mas também houve hostilidades ali e, no iníciobot arbety1916, Verdun acabou sendo uma protrusão da linhabot arbetydefesa francesa nos territórios capturados pelos alemães.
Essa situação é lembra Bakhmut na guerra russa-ucraniana. Esta cidade também foi considerada um local relativamente tranquilo após uma breve hostilidadebot arbety2014. Por oito anos, Artemivsk, mais tarde renomeada Bakhmut, era um importante centrobot arbetylogística para as Forças Armadas a 30 km da linhabot arbetyfrente.
Tudo isso mudou com o iníciobot arbetyuma invasão russabot arbetylarga escalabot arbetyfevereirobot arbety2022. Em abril, eles destruíram e capturaram a cidade vizinhabot arbetyPopasna,bot arbetyonde gradualmente avançarambot arbetydireção a Bakhmut, que está no caminho das tropas russas para as principais cidadesbot arbetyDonbass: Kostiantynivka, Kramatorsk e Slavyansk.
Assim, no iníciobot arbety2023, Bakhmut se tornou uma projeção das posições das Forças Armadas ucranianas na linhabot arbetyfrente russa.

Crédito, BBC/ BRIDGEMAN
Preparação para a ofensiva
As batalhasbot arbety1914-1915 na frente ocidental da "Grande Guerra", como a Primeira Guerra Mundial foi chamada, apesarbot arbetytodo o derramamentobot arbetysangue, não deram uma vantagem decisiva a nenhum dos lados, e o conflito obviamente começou a se arrastar.
Portanto, o comandante da equipe geralbot arbetycampo alemão, Erich von Falkenhain, decidiu fazer um ataque concentrado e poderosobot arbetyuma das áreas do front, que, segundo seu plano, deveria destruir a linhabot arbetydefesa dos aliados (Grã -Bretanha e França), gradualmente fazer sangrar o Exército francês e forçar os franceses a negociar a paz nos termos alemães
Como local para a ofensiva, o comandante alemão escolheu Verdun - a "portabot arbetyentrada simbólica para Paris". Os alemães não queriam realmente avançar até a capital francesa, mas forçar o inimigo a se defender aqui com todabot arbetyforça, o que levaria a perdas constantes.
E o filho mais velho do kaiser alemão, o príncipe herdeiro Wilhelm 3º da Prússia, deveria comandar o ataque, o que acrescentou simbolismo e peso a toda a operação.
Os franceses tinham seus próprios planos para 1916.
O comandante do Exército francês, Joseph Joffre, estava preparandobot arbetyprópria ofensiva no rio Somme com os britânicos, que deveriam encerrar a guerrabot arbetyfavor dos aliados.
Essa era a prioridade absolutabot arbetyJoffre. Todas as outras partes do front foram consideradas por ele como secundárias. Chegou até o pontobot arbetyque parte da artilharia foi retirada dos fortes ao redorbot arbetyVerdun e as guarnições foram reduzidas, consideradas inadequadas para uma área tão pacífica.
Enquanto isso, os alemães começaram a se preparar parabot arbetygrande ofensiva - a rede ferroviária lhes permitiu trazer munição e pessoal para perto do local do próximo ataque, enquanto do lado francês a posiçãobot arbetyVerdun estava bastante isolada logisticamente.
Tudo isso permitiu que houvesse uma concentraçãobot arbetytropas significativamente maiorbot arbetycomparação com os franceses, bem como uma relevante vantagembot arbetyartilharia e explosivos. Isso é outro paralelo com Bakhmut, onde os russos têm uma grande vantagem sobre as Forças Armadas ucranianas no númerobot arbetycombatentes, sistemasbot arbetyartilharia e munição.
Até um certo momento, todos os preparativos dos alemães foram disfarçados com sucesso e permanecerambot arbetysegredo para os franceses, embora os oficiais na linhabot arbetyfrente tenham notado o movimento das forças alemãs e até sinalizado isso para o comando.
Um exemplo impressionante é a históriabot arbetyEmile Drian, um deputado francêsbot arbetyLorraine, que foi convocado no início da guerra e, no postobot arbetycoronel, comandou uma unidadebot arbety2,2 mil homensbot arbetyinfantaria leve, que foram chamadosbot arbety“caçadores".
Eles estavam na linhabot arbetyfrentebot arbetyVerdun na florestabot arbetyKor, e o coronel Drian relatou ao comando francês até o nívelbot arbetyJoffre sobre os preparativos para a ofensiva alemã.
Joffre, no entanto, não aceitou esses avisos e os retratou no plano político como uma "desobediência ao comando".
Ex-deputados também estão lutandobot arbetyBakhmut, como, por exemplo, Yuriy Syrotyuk, que agora é um lançadorbot arbetygranadas da 5ª Brigadabot arbetyAssalto das Forças Armadas da Ucrania. O ex-promotor-geral Yuriy Lutsenko também atuou lá, mas ele foi removido por "razões políticas".

Crédito, IMPERIAL WAR MUSEUMS
O início da ofensiva e a perdabot arbetyDuomont
Os alemães atacaram Verdunbot arbetyum dia ensolaradobot arbety21bot arbetyfevereirobot arbety1916. Isso foi precedido por um enorme treinamentobot arbetyartilharia sobre as posições francesas, que é um análogo do "vale do fogo" das táticas dos russos na guerra na Ucrânia.
O general Philippe Pétain, comandante da defesabot arbetyVerdun nos primeiros estágios, descreveu os eventos da seguinte maneira:
"Em nenhum outro lugar,bot arbetyqualquer front ebot arbetyqualquer batalha, nada assim era conhecido. Os alemães tentaram criar uma ‘zonabot arbetymorte’ na qual nenhuma parte poderia aguentar. Nuvensbot arbetyaço, ferro fundido, estilhaços e gases venenosos se abriram sobre nossas florestas, ravinas, trincheiras e bunkers, destruindo literalmente tudo. Explosões terríveis sacudiram nossos fortes, cobrindo-os com fumaça. É impossível descrever esse avanço, o que certamente é inigualávelbot arbetyvigor. No estreito triângulo entre Brabant, Orne e Verdun, o incêndio devastadorbot arbetymaisbot arbety2 milhõesbot arbetybombas ficou concentrado."
Os alemães esperavam quebot arbetyartilharia suprimisse completamente a resistência francesa e que gruposbot arbetyassalto com lança-chamas fossem capazesbot arbetyocupar facilmente suas trincheiras. Mas, apesar das perdas realmente grandes, alguns dos defensores franceses foram capazesbot arbetysobreviver.
Embora os mencionados "caçadores" do coronel Drian tenham se retirado da florestabot arbetyKor destruídos por bombas, eles constantemente revidaram e conseguiram conter a ofensiva alemã por quase um dia. Como resultado,bot arbetymaisbot arbety2 mil homens, 1,7 mil morreram, entre eles o próprio Drian.
A resistência das unidades avançadas dos franceses nas trincheirasbot arbetyruínas pertobot arbetyVerdun, no entanto, permitiu que o comando percebesse o risco concreto e começasse a transferir reforços para aquela parte do front.
"Em 21bot arbetyfevereiro, à tarde, as tropas alemãs avançarambot arbetypequenas unidades e, na manhã do dia 22 (depoisbot arbetyuma noite durante a qual a artilharia continuou emitindo sem descansar seu diabólico ‘ruído’) jábot arbetycolunas, empurrando umas às outras, eles esperavam avançar com riflesbot arbetyseus ombros", escreveu o general Pétain.
As táticasbot arbetypequenos gruposbot arbetyassalto são usadas até hoje pelos russos pertobot arbetyBakhmut, que invadiram as trincheiras ucranianas com unidadesbot arbety15 a 30 combatentes.
A maior conquista nos primeiros dias da ofensiva alemã foi a captura do maior fortebot arbetyVerdun, chamado Duomont.
Essa estrutura defensiva estava localizadabot arbetyuma colina e oferecia uma boa vistabot arbetytoda a áreabot arbetytornobot arbetyVerdun. Mas o poderbot arbetyfogobot arbetyDuomont foi enfraquecido pelo fatobot arbetyque parte das armas havia sido retirada dali, e a pequena guarnição consistia principalmentebot arbetyreservistas idosos. A infantaria francesa, recuando sob pressão da artilharia alemã, não queria ocupar o forte, acreditando que seria o alvo principal das armas do kaiser.
Em 25bot arbetyfevereiro, a Companhiabot arbetyBrandenburgo do terceiro corpo prussianobot arbetytropas alemãs sob o comando do tenente Brandis foi para Duomont. Uma companhia com 100 a 200 homens era uma unidade pequena o suficiente para invadir um grande forte, mas o tenente Brandis, no calor da batalha, ordenou um ataque a Duomont, que foi tomado quase sem resistência.
"O tenente Brandis é um homem corajoso, ele poderia ser um exemplo para os oficiais juniores. Quantos outros e os melhores começariam a hesitar diantebot arbetyum terrível obstáculo, nos flancos dos quais se poderia presumir a existênciabot arbetynumerosas armasbot arbetydefesa capazesbot arbetydesempenhar seu papel", afirmou Pétainbot arbetyhomenagem ao inimigo.
Em alguns dias, as forças alemãs ocuparam o vilarejobot arbetymesmo nome pertobot arbetyDuomont, onde capturaram os remanescentes da guarnição francesa local. Entre os franceses capturados, estava um policialbot arbety25 anos, Charlesbot arbetyGaulle, que já havia sido ferido pela terceira vez nesta guerra. Como resultado, ele passou 32 mesesbot arbetycativeiro na Alemanha, embora temha tentado escapar muitas vezes. O futuro herói da Segunda Guerra Mundial e presidente da França foi libertado apenas após o armistíciobot arbetyCompiègnebot arbetynovembrobot arbety1918.
A perdabot arbetyDuomont, chave para Verdun, pode ser comparada à captura pelos russosbot arbetySoledar, um importante pontobot arbetydefesa das Forças Armadas ucranianas pertobot arbetyBakhmut. Mas,bot arbetySoledar, o Exército russo pagou um preço alto e sofreu grandes perdas.

Crédito, IMPERIAL WAR MUSEUMS
Arrastando a batalha
Apesarbot arbetycertos feitos dos alemães, durante os primeiros dias da ofensiva, eles foram capazesbot arbetyavançar nos territórios francesesbot arbetyapenas cinco ou seis quilômetros, o que não foi crítico e claramente não correspondeu aos planosbot arbetyFalkenhain e do príncipe herdeiro.
Pétain, por outro lado, conseguiu estabelecer a comunicação entre diferentes partes da área fortificadabot arbetyVerdun e criar um sistemabot arbetyrotaçãobot arbetydivisões que ficavam esgotadas durante as batalhas.
Tudo isso diminuiu o avanço alemão, embora eles possuíssem a vantagem no campobot arbetybatalha e continuassem a atacar, bem como a destruir sistematicamente a cidadebot arbetyVerdun com bombardeios (assim como os russos agorabot arbetyBakhmut).
No entanto, a artilharia francesa se fortaleceu seriamente e foi capazbot arbetyinfligir fortes perdas aos alemães.
Durante a primaverabot arbety1916, a Batalhabot arbetyVerdun finalmente se transformoubot arbety"guerrabot arbetytrincheiras", na qual ambos os lados estavam separados por campos repletosbot arbetyarame farpado e minas, e as principais perdas ocorreram por causabot arbetydisparos da artilharia.
Ao mesmo tempo, a situação dos franceses pertobot arbetyVerdun melhorou com mudanças no front oriental, onde o Exército do Império Russo (aliado da França e Grã -Bretanha), após as derrotas dos primeiros anos da guerra,bot arbetyrepente partiu para a ofensiva contra a Áustria-Hungria (aliada da Alemanha).
Esse ataque, conhecido como a "Ofensiva Breakthrough", ocorreu no território da Ucrânia.
"O general Brusilov reagrupou suas forças durante o inverno e, superando grandes dificuldades organizacionais, preparou secretamente uma ofensiva poderosa que estávamos aguardando ansiosamente. Começoubot arbety4bot arbetyjunho. Tendo explorado com sucesso o pânico e o desespero dos austro-hungaros, ele avançou no frontbot arbetyVolhynia e Bukovina por maisbot arbety50 km e enviou seus exércitos por essa brecha. As tropas alemãs no oriente tentaram limitar a extensão da derrota, mas eram fracas demais para ter sucesso. Nesse momento crítico, o alto comando alemão, que aguardava um rápido avanço dos britânicos, teve que enviar novos reforços para o front oriental", escreveu Pétain.
No entanto, apesarbot arbetytudo, os alemães continuaram atacando e, no iníciobot arbetyjunho, invadiram com sucesso outro ponto fortificado dos franceses pertobot arbetyVerdun: o forte Vaux.
A guarnição francesa que estava lá sob o comando do major Renal, que se viu isolafa do resto das forças, tinha apenas um pombo correio para se comunicar com o comando. Em 4bot arbetymarço, um pássaro levou as seguintes notícias: "Ainda estamos resistindo, mas há um ataque muito perigoso com gases e fumaça. Precisamos nos retirar com urgência. Ordem para estabelecer comunicação óptica com nós via Souville [nota da redação: outro forte nessa área], que não responde aos nossos contatos... este é nosso último pombo".
Nos dias seguintes, várias outras mensagens foram enviadas já por meiobot arbetysinais ópticos. Por exemplo,bot arbety6bot arbetyjunho, eles disseram: "Avancem antes que estejamos completamente mortos. Viva a França!".
E, na noitebot arbety7bot arbetyjunho, chegou a última mensagem, incompleta: "Não se retirem...".
No mesmo dia, 458 defensores franceses do forte, que ficaram sem água, se renderam aos alemães. E o príncipe herdeiro Wilhelm,bot arbetyreconhecimento àbot arbetybravura, ordenou que fossem tratados com respeito especial.
Naqueles dias, os franceses tentaram recuperar o forte, mas sem sucesso - a artilharia alemã e as metralhadoras barraram todas essas tentativas.

Crédito, Reuters
O fim da batalha
Durante a primeira metade do verãobot arbety1916, os alemães fizeram várias outras tentativasbot arbetyataques decisivos, o último dos quais foi a invasão do forte Sauvillebot arbety11bot arbetyjulho. As tropas do kaiser conseguiram avançar até o forte, mas depois foram repelidas pela artilharia francesa.
Como resultado, na noitebot arbety11bot arbetyjulho, o príncipe herdeiro Wilhelm recebeu uma ordem para "entrarbot arbetydefesa absoluta".
Assim, a iniciativabot arbetyVerdun passou gradualmente para o lado francês, o que foi facilitado pelo início da ofensiva aliadabot arbetySommebot arbety1ºbot arbetyjulho.
No finalbot arbetyagosto, devido a falhasbot arbetyvárias frentes, o kaiser substituiu o comandante das forças alemãs, Erich von Falcenhain, por Paul Von Hindenburg.
"Verdun estava se tornando uma grande ferida que estava minando nossas forças e, portanto, seria racional mudar nossas posições para uma área fora das trincheiras", escreveu Hindenburg sobre suas impressões do campobot arbetybatalhabot arbetyVerdun.
Ao mesmo tempo, o "moedorbot arbetycarnebot arbetyVerdum" durou maisbot arbetycinco meses.
O general Pétain insistiu que o máximo possívelbot arbetyartilharia fosse transferido para Verdun, incluindo pesados morteirosbot arbety370 mm e 400 mm.
Os defensores ucranianosbot arbetyBakhmut falam regularmente sobre a necessidadebot arbetyse igualarembot arbetyartilharia com os russos - segundo eles, essa é a principal condição para uma defesa bem-sucedida da cidade.
Philippe Pétain conseguiu fazer isso no outonobot arbety1916, quando os armamentosbot arbetygrandes calibres finalmente chegaram pertobot arbetyVerdun, o que permitiu aos franceses recuperar Duomontbot arbety24bot arbetyoutubro.
"Cinco acertosbot arbetynossos morteirosbot arbety400 mmbot arbety23bot arbetyoutubro causaram a destruição completa da enfermaria e as quatro casamtas mais importantes do primeiro andar. À noite, foi destruída a estaçãobot arbetyengenharia, o armazémbot arbetydetonadores e cartuchos para metralhadoras foi incendiado, e a maioria das passagens ficaram inabitáveis, preenchidas por fumaça densa e ácida. Devido à escassezbot arbetyágua, [os alemães] fizeram tentativas totalmente fúteisbot arbetyextinguir os incêndios com garrafasbot arbetyágua com gás destinadas aos feridos. No dia 24, entre 5 e 7 da manhã, a guarnição abandonou o forte, deixando apenas 20 soldados lá", disse Pétain ao descrever a capturabot arbetyDuomont.
No iníciobot arbetynovembro, os franceses, com o apoio da artilharia, foram capazesbot arbetyrecuperar o forte Vaux.
O Exército francês continuou a avançar e,bot arbetymeadosbot arbetydezembro, ocupava praticamente todos os territórios que haviam perdido desde o finalbot arbetyfevereiro.
Em 16bot arbetydezembro, foi anunciado o final da batalha por Verdun.

Crédito, EUROPEANA.EU
Danos mentais aos soldados:bot arbetyVerdun a Bakhmut
De acordo com o testemunho dos médicos que trataram os soldados após o grande bombardeiobot arbetyartilhariabot arbetyVerdun, mesmo aqueles que conseguiram sobreviver ficaram com danos mentais pelo restobot arbetysuas vidas - muitos que tiveram concussões relataram desorientação e consciência prejudicada, o que não desapareceu mesmo após o tratamentobot arbetyinstituições psiquiátricas.
Um relatório da Sociedade Clínica para a Proteção da Saúde Mental apontou: "Um dos pacientes que teve uma concussãobot arbetyVerdun precisou ser mandado para uma clínica psiquiátrica. Ele estábot arbetyum estadobot arbetydesorientação grave e delírio, não lembrabot arbetynada sobre operaçõesbot arbetycombate. Suas últimas lembranças sãobot arbetyeventos que aconteceram dez dias antesbot arbetyseu regimento ser transferido para Meuse".
Tais distúrbios acompanham todas as batalhas intensas com o uso da artilharia, e Bakhmut, maisbot arbetycem anos depoisbot arbetyVerdun, apenas confirma esse efeito sobre mente dos soldados.
"Há pessoas que gradualmente, sem perceber, enlouqueceram", disse recentemente um soldadobot arbetyBakhmut à BBC News Ucrânia.
O New York Times descreveu um caso: "Ruslan, um tenente júnior, era professorbot arbetyarte antes da invasão russa. Agora, ele tem sempre a sensaçãobot arbetyque algo terrível está prestes a acontecer. Em Bakhmut, ele comandou uma unidade e foi encarregadobot arbetycolocar minasbot arbetyfrente a posições ucranianas, dirigindo um carro carregadobot arbetymunição e pessoas -bot arbetyum lado para o outro, sob tiros. Ele sobreviveu, mas não esquece dessa experiência".
Uma pressão psicológica foi causada pelas perdas sofridas durante ataquesbot arbetyinfantaria às fortificações do inimigobot arbetyambos os lados.
Por exemplo, no finalbot arbetymaiobot arbety1916, os franceses tentaram recuperar Duomont, e doisbot arbetyseus batalhões (várias centenasbot arbetysoldados) até conseguiram penetrar no forte.
"Infelizmente, o inimigo bombardeou toda a área ao sul do forte e, assim, impediu o acessobot arbetymais tropas. Como resultado, durante todo o diabot arbety23bot arbetymaio, nossos dois batalhões permaneceram isoladosbot arbetyposições capturadas. Na manhã do dia 24, a situação desses batalhões se tornou muito alarmante e, ao meio-dia, eles foram destruídos ou capturados pelo inimigo, que os atacaram simultaneamente dos lados norte, oeste e leste do forte", - descreveu Pétain, que, naquela época, já comandava outras tropas, mas acompanhavabot arbetyperto a batalhabot arbetyVerdun.
Ao mesmo tempo, ele avaliou a perdabot arbetydois batalhõesbot arbetymaneira bastante otimista: "Apesar do fracasso dessa primeira tentativa, mantivemos esperanças para o futuro: nossas tropas demonstraram bravura verdadeiramente milagrosa defendendo o forte por quase dois dias. Concluímos que a renovaçãobot arbetytal tentativa pode ser realizada após um treinamentobot arbetyartilharia mais intenso e a organizaçãobot arbetyuma ofensivabot arbetyuma frente mais ampla e, como isso só poderia ser realizado com a disponibilidadebot arbetymeios adequados, os quais não temos o suficiente, devemos ser pacientes."
Os mesmos ataques suicidas agora estão ocorrendo pertobot arbetyBakhmut.
É assim que um soldado da 57ª Brigada das Forças Armadas da Ucrâniaas descreveu:
"Conversei com muitos homensbot arbetyinfantaria que estavam nas trincheiras da primeira linhabot arbetySoledar e Bakhmut. Eles dizem que é muito difícil resistir a tais ataques psicologicamente quando ocorrembot arbetyondas, como os russos fizeram. Certas substâncias desempenham um papel, pessoas que não sentem dor mesmo feridas na perna, no braço. Por causa disso, nossas cabeças estavam girando um pouco, estávamos realmente assustados no começo. E então eles se acostumaram a se aproximar e a atirar com mais precisão na cabeça. É como se não tivessem medo e nenhum instinto para autopreservação. "
Existem inúmeras evidênciasbot arbetytáticas russas para atacar as posições das Forças Armadas da Ucrânia pertobot arbetyBakhmutbot arbetyque foi usada força total.
Verdun e Bakhmut - Resultados

Crédito, EUROPEANA.EU/BORINETS
Desenhar paralelos entre as batalhasbot arbetyVerdun e Bakhmut é apropriado apenas até certo ponto.
Além da semelhança puramente visualbot arbetytrincheiras, lama e desembarques sob artilharia pesada, um grande númerobot arbetycombatentes morreubot arbetyVerdun e Bakhmut.
Segundo os historiadores, maisbot arbety300 mil soldadosbot arbetyambos os lados foram mortos durante a batalhabot arbetydez meses por Verdun.
A batalha por Bakhmut estábot arbetyandamento desde a quedabot arbetyPopasnayabot arbetymaiobot arbety2022, também há dez meses. Não se sabe quantos soldados morreram durante esse período (e é improvável que um dia seja possível contar todas as perdas).
No entanto, é claro que,bot arbetyBakhmut, também estamos falandobot arbetydezenasbot arbetymilharesbot arbetymortosbot arbetyambos os lados. Os analistas ocidentais apontambot arbety20 a 30 mil mortos apenas no lado russo.
A batalhabot arbetyVerdun esgotou os dois exércitos, mas isso prejudicou acimabot arbetytudo o potencial ofensivo e a confiança dos alemães embot arbetysuperioridade no campobot arbetybatalha. Por fim, essa batalha sangrenta determinou amplamente o sucesso da ofensiva franco-britânicabot arbetySomme, marcando o início do fim da máquinabot arbetyguerra alemã na Primeira Guerra Mundial.
O futuro próximo mostrará quais serão as consequências táticas e estratégicas da batalha pela "fortalezabot arbetyBakhmut" (a cidade realmente era uma fortaleza no passado), que já se tornou um símbolo da resiliência do Exército ucraniano.
O comandante do grupo orientalbot arbetytropas, Oleksandr Syrskyi, já prevê a exaustão dos russos aqui e sugere a ofensiva das Forças Armadas ucranianas.
"Sem poupar nada, eles estão sofrendo perdas significativasbot arbetyBakhmut. Muitobot arbetybreve, aproveitaremos essa oportunidade, como fizemosbot arbetyKiev, Kharkiv, Balaklia e Kupyansk", disse Syrskyi, embora especialistas continuem prevendo uma possível retirada das Forças Armadas da Ucrâniabot arbetyBakhmut.








