Dilma mexicana? As semelhanças e diferenças entre Claudia Sheinbaum e a ex-presidente do Brasil:galo bet

Crédito, Reprodução/Twitter
As comparações entre Claudia Sheinbaum e Dilma Rousseff são baseadas principalmente nas coincidênciasgalo betrelação aos seus padrinhos políticos.
ossível após obter a permissão correspondente à autoridade mexicana competente. O país
stá na lista galo bet países antes que o negócio 🧲 galo bet jogos galo bet azar ainda tenha se desenvolva
No hóquei, o unders e os sobre é um dos aspectos mais importantes do jogo. Ele se refere às aposta 💶 a festas pelos jogos antes da partida galo bet partido O objetivo está acima das expectativas para A festa será maior 💶 ou menor que as mulheres
O que é o unders?
como apostar em escanteios no bet365eing A 870,000 deal to inSign forgotten on loan,midfielder Yosuke Ideguchi.according To
reportm In his homeland; Glasgow segreste DeAl Forforgosten Japão 🍋 ESE "Star
Fim do Matérias recomendadas
Para Christopher Sabatini, do instituto independentegalo betpolítica Chatham House, ambas seguem os "grandes passos"galo betseus sucessores, que atuaram na fundaçãogalo betseus respectivos partidos: Partido dos Trabalhadores (PT), no casogalo betLula, e Movimento Regeneração Nacional (Morena, na siglagalo betespanhol), nogalo betLópez Obrador.
O líder mexicano, conhecido por suas iniciais AMLO, foi muito comparado a Lula apósgalo beteleição, especialmente porgalo betagenda política voltada às classes trabalhadoras e baseadagalo betpolíticas sociais.
Uma toneladagalo betcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Ambos também já foram vistos com ceticismo pelo mercado financeiro e pela comunidade empresarialgalo betseus países, mas se tornaram líderes extremamente populares entre os eleitores.
AMLO chega ao fim do seu mandato com uma aprovação próxima dos 60%, enquanto Lula deixou o podergalo bet2011 com 83% dos brasileiros adultos avaliandogalo betgestãogalo betoito anos como ótima ou boa, segundo pesquisa Datafolha.
Mas o líder mexicano também é alvogalo betcríticas, muitas delas sobre seu perfil supostamente autoritário, com a concentraçãogalo betpoder nas mãos do Executivo e o enfraquecimento da autonomia dos outros poderes.
López Obrador não pôde concorrer na disputagalo betdomingo porque o México não tem reeleição.
No Brasil, a Constituição permite reeleição para um único mandato consecutivo, com possibilidadegalo betnova candidatura após quatro ou mais anos.
"[Dilma como Sheinbaum] são mulheres que foram cultivadas por líderes homens muito populares e carismáticos", diz Sabatini, que é pesquisador do Programa para a América Latina, EUA e Américas do think tank sediadogalo betLondres.

Crédito, Getty Images
Ambas também quebraram paradigmas ao serem eleitas as primeiras mulheres presidentesgalo betseus países. Enquanto Dilma foi apenas a 6ª mulher eleita presidente na América Latina, Sheinbaum ocupa o 8º lugar da lista.
Para a cientista política e diretora do Instituto King's Brazil, da King's College London, Andreza Aruskagalo betSouza Santos, o sucesso eleitoral das duas latino-americanas representa "uma ruptura"galo betuma região dominada por lideranças masculinas.
"Mas assim como Dilma, é possível que a presidente eleita do México tenha que enfrentar desafios relacionados à questãogalo betgênero", diz. "Mulheresgalo betcargosgalo betliderança normalmente precisam que se provar muito mais e entregar muito mais resultados [do que os homens]".
Para Souza Santos, a própria comparação entre as duas pode ser vista como fruto da desigualdadegalo betgênero, especialmente quando se baseia apenasgalo betseus antecessores políticos.
Segundo a especialista, o "apadrinhamento"galo betLula ougalo betAMLO ganhou mais destaque nas campanhasgalo betDilma e Sheinbaum do quegalo betoutras eleiçõesgalo betque o candidatogalo betquestão era homem.
"Líderes políticos que herdam mandados e momentos políticos não são tão incomuns", diz. "Mas nesse caso as circunstâncias foram muito mais evidenciadas e apontadas como essenciais para a eleição delas."
Mas a cientista política acredita que o peso da popularidadegalo betseu antecessor pode ter sido maior no governogalo betDilma Rousseff do que será para Claudia Sheinbaum.
"Dilma era muito questionada por nunca ter ocupado um cargo eletivo [antesgalo bet2011], mas a presidente eleita do México foi prefeita da Cidade no México e inclusive enfrentou uma pandemia durantegalo betliderança."
Antesgalo betcomandar o governo da capital mexicana por um mandato até junho do ano passado, Sheinbaum ganhougalo bet2015 a prefeituragalo betTlalpan, o distrito da Cidade do México onde cresceu.
Ela também comandou a Secretariagalo betMeio Ambiente da metrópolegalo betmaisgalo bet9 milhõesgalo bethabitantes entre 2000 e 2006. Aliás, foi assim que a físicagalo betformação se aproximougalo betAMLO, que era o prefeito da capital na época.

Crédito, Getty Images
Após a divulgação dos primeiros resultados no domingo, Sheinbaum prometeu continuar o legadogalo betLópez Obrador, mas com "sua própria marca" para mitigar a violência ligada ao crime organizado, estimular a economia, promover energias renováveis e combater a corrupção.
Ao longo da campanha, as pesquisasgalo betintençãogalo betvoto deram a ela uma ampla vantagem sobregalo betadversária mais forte, Xóchitl Gálvez, uma empresáriagalo bet61 anos que concorreu por uma coligaçãogalo betoposição.
Perfil técnico e ativismogalo betesquerda

Crédito, Getty Images
Mas segundo os especialistas consultados pela BBC Brasil, características únicas que as duas políticas carregamgalo betseus currículos também as aproximam e vão muito alémgalo betseus sucessores políticos.
Seus perfis mais tecnocráticos e trajetórias acadêmicas são uma delas. Enquanto Dilma é economista com mestrado pela Universidade Estadualgalo betCampinas (Unicamp), Sheinbaum é cientista climática e doutoragalo betEngenharia Energética e Ambiental.
"As duas são administradoras públicas, diferente dos seus antecessores, que eram conhecidos como bons políticos, mas não por suas proezas como formuladoresgalo betpolíticas públicas", diz Christopher Sabatini.
Claudia Sheinbaum estudou Física na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e foi a primeira mulher a concluir um doutoradogalo betEngenharia Energética na universidade, se tornando posteriormente professora e pesquisadora da instituição.
Publicou maisgalo bet100 artigos científicos e dois livros, alémgalo betassessorar organizações públicas mexicanasgalo betquestões energéticas. Ao ladogalo betcercagalo bet600 acadêmicos, ela integrou o Painel Intergovernamental da ONU para mudanças climáticas, o IPCC.
Dilma e Sheinbaum também têmgalo betcomum um passado na militância política.
A históriagalo betSheinbaum com o ativismo começa nagalo betinfância. Ela tinha só seis anos,galo bet2galo betoutubrogalo bet1968, quando o México foi palcogalo betuma repressão brutal das forçasgalo betsegurança a estudantes que protestavam contra a injustiça social no país.
O episódio, que ficou conhecido como o Massacregalo betTlatelolco, resultou na mortegalo betcentenasgalo betestudantes e marcou profundamente a história mexicana – e também a agora futura presidente.
Os paisgalo betSheinbaum se envolveram com o ativismogalo betesquerda e com protestos estudantis.
Em 1978, aos 15 anos, ela mesma participougalo betuma grevegalo betfome liderada por Rosario Ibarragalo betPiedra, conhecida defensora dos direitos humanos e primeira candidata mulher à Presidência do México.
Depois, nos anos 1980, Sheinbaum virou líder estudantil e defensora da universidade pública. Foi o ativismo estudantil que fez com que Claudia Sheinbaum criasse desde cedo laços próximos com a esquerda mexicana.

Crédito, Reuters
Já a ex-presidente brasileira integrou o Comandogalo betLibertação Nacional (Colina), grupo que defendia a luta armada para combater a ditadura no Brasil. Em 1970, aos 23 anos, foi presa por subversão e torturada pelo regime militar.
Dilma Rousseff também teve uma grande influência da própria família, uma vez que seu pai havia sido membro do Partido Comunista da Bulgária.
Esse, aliás, é outro fator anedótico que aproxima a brasileira da presidente eleita do México: ambas têm ascendência búlgara.
Pedro Rousseff, o paigalo betDilma, deixou o país do leste europeugalo bet1929 e se instalou no Brasilgalo betmeados da décadagalo bet1940, depoisgalo betviver na França e na Argentina.
Sheinbaum, porgalo betvez, é netagalo betavós que migraram da Lituânia e da Bulgária para escapar da discriminação e da perseguição nazista.
A mexicana será a primeira presidentegalo betorigem judaica no México, um dos países com maior porcentagemgalo betcatólicos do mundo.
Lições do governo Dilma
Dilma Rousseff deixou o cargogalo betpresidentegalo bet2016 após sofrer um processogalo betimpeachment.
Para Andreza Aruskagalo betSouza Santos, da King's College, a inabilidade da ex-presidente ao lidar com a oposição no Congresso Nacional foi central para a abertura do processogalo betafastamento.
Segundo a especialista, esse deve ser um pontogalo betalerta para Claudia Sheinbaum e seu governo.
"A relação com o Congresso é muito importante e políticos com perfil mais técnico tem uma tendência a colocar execução do trabalho como prioridade diante da relação política", diz.
Mas o contexto legislativo enfrentado pelas duas líderes é totalmente diferente.
Enquanto o Brasilgalo betDilma tinha um Congresso mais polarizado, que exigia muitas negociações, o partido criado por AMLO, Morena, é dominante na política mexicana.
Christopher Sabatini afirma ainda que, apesargalo better um perfil técnico, Sheinbaum tem mais "olfato político", uma expressãogalo betespanhol usada para indicar a experiência no jogo da política.
A mexicana foi eleita a prefeita mulher da Cidade do Méxicogalo bet2018 —galo betum mandato que coincidiu com a pandemiagalo betcovid-19,galo betefeitos devastadores no país.
Sheinbaum encampou a campanhagalo betvacinação na capital mexicana, cujo sucesso ela atribuiu ao esforço para educar a população.
Ela também defende ter reduzido a taxagalo bethomicídios da cidade com iniciativasgalo betconjunto com o Ministério Público e a inclusão socialgalo betjovens.
Masgalo betgestão também foi alvogalo betcríticas — por exemplo, quando um acidente no metrô da cidade deixou 26 mortos e maisgalo betcem feridos por supostas falhasgalo betconstrução e manutenção. Sheinbaum prometeu investigar o caso.
Ainda assim, ela deixou a prefeituragalo bet2023 com alta popularidade para se dedicar à campanha eleitoral.

Crédito, Getty Images
Para o pesquisador da Chatham House, o grande desafiogalo betClaudia Sheinbaum será se diferenciargalo betAMLO e criar uma história própria na Presidência — dificuldade também enfrentada por Dilma.
"Se há uma lição do governo Dilma [para Sheinbaum] é não apenas surfar na onda do seu antecessor. Tentar ser uma política por conta própria", avalia Sabatini.
Em uma entrevista à BBCgalo betmaio, Sheinbaum afirmou que se sente "segura"galo betsi mesma e que não se importa que a oposição a trate como uma continuidadegalo betLópez Obrador.
Segundo Christopher Sabatini, a presidente eleita do México tem potencialgalo betfazer muito maisgalo bettermosgalo betdireitos das mulheres do que AMLO — e isso pode ajudá-la a solidificargalo betposição.
E porgalo betformação, também pode alavancar os temas ambientais durante seu governo.
Mas Andreza Aruskagalo betSouza Santos lembra que, diferentegalo betDilma, Claudia Sheinbaum não terá a possibilidadegalo betse reeleger e, por isso, seu foco pode estar maisgalo betarrecadar aliados dentro da política mexicana do que se provar aos eleitores.
"É importante manter uma interlocução com os cidadãos, mas creio que a maior preocupação dela no momento estejagalo betformar um governo, estabelecer uma interlocução com outros políticos e garantir que possa passar preposições no Legislativo", avalia.











