Por que a Casa Branca quer que a Lua tenha seu próprio fuso horário:babado betano

Crédito, ISLAM DOGRU/ANADOLU VIA GETTY IMAGES
“Esta teoria fundamental da gravidade no nosso Universo tem uma consequência importante: o tempo passababado betanomaneira diferentebabado betanodiferentes lugares do Universo", explica a professora Catherine Heymans, astrônoma real da Escócia (um título honorário).
adrão têm um tipo menor, cerca 1/2" ou mais. Qual é a diferença entre Jumbô e ndice
ão? - Amazon amazon 🍎 : perguntar: perguntas Bicicleta Jumba Jogar Cartões: Marca
best 888 apostaFim do Matérias recomendadas
“A gravidade na Lua é um pouco mais fraca, e os relógios funcionambabado betanoforma diferente.”
O tempo é medido atualmente na Terra por centenasbabado betanorelógios atômicos localizados ao redor do nosso planeta, que medem a mudança do estadobabado betanoenergia dos átomos para registrar o tempobabado betanonanossegundos. Se fossem colocados na Lua, durante 50 anos estariam um segundo mais rápido.
“O tique-taquebabado betanoum relógio atômico na Lua vai ter um ritmo diferentebabado betanoum relógio na Terra”, afirma Kevin Coggins, alto funcionário do programababado betanocomunicação e navegação espacial da Nasa.
“Faz sentido que quando você vai para outro corpo (celeste), como a Lua ou Marte, cada um tenha seu próprio batimento cardíaco."

Crédito, BETTMANN/GETTY IMAGES
Mas a Nasa não é a única que tenta tornar o horário lunar uma realidade. A Agência Espacial Europeia (ESA, na siglababado betanoinglês) também vem desenvolvendo há algum tempo um novo sistemababado betanotempo.
Será necessário então haver um acordo entre os países, e um órgãobabado betanocoordenação centralizado — atualmente, isso é feito pelo Escritório Internacionalbabado betanoPesos e Medidas (BIPM, na siglababado betanofrancês) para o tempo na Terra.
No momento, a Estação Espacial Internacional usa o Tempo Universal Coordenado, porque está na órbita terrestre baixa. Mas o mesmo não seria adequado para a Lua.
Outro aspecto sobre o qual os países vão precisar chegar a um acordo ébabado betanorelação a onde começa o novo fuso horário e até onde se estende.
Os EUA querem que o LTC esteja pronto até 2026, a tempo dababado betanomissão tripulada à Lua.
A Artemis-3 será a primeira missão a voltar à superfície da Lua desde a Apollo 17babado betano1972. Ela está programada para pousar no polo sul lunar, que se acredita conter grandes reservasbabado betanoágua congeladababado betanocrateras que nunca recebem luz solar.
Localizar e dirigir esta missão requer extrema precisão, a nívelbabado betanonanossegundo — erros na navegação podem colocar a espaçonavebabado betanoriscobabado betanoentrarbabado betanoórbitas erradas.
Mas a Artemis-3 é também umababado betanouma sériebabado betanomissões nacionais planejadas para a Lua, assim como empreendimentos privados. Se o tempo não for coordenado entre elas, isso pode interferir no enviobabado betanodados e na comunicação entre espaçonaves, satélites e a Terra.
Gravidade maior = tempo mais lento

Crédito, Getty Images
Como explicamos anteriormente, o tempo passababado betanomaneira diferentebabado betanodiferentes lugares do Universo.
Não existe um tempo universal comum para todos os corpos celestes, da mesma forma que a força da gravidade não é a mesma para todos.
A ideiababado betanoque o tempo é relativo vem da teoria da relatividade geralbabado betanoAlbert Einstein.
Ela parte do pressupostobabado betanoque onde a gravidade é mais forte, o tempo passa mais devagar.
E a gravidade é mais forte à medida que a massababado betanoum objeto aumenta.
Por exemplo, um recipiente cheiobabado betanoum material denso, como uma rochababado betanogranito, tem mais massa e, portanto, mais força gravitacional do que o mesmo recipiente cheiobabado betanoágua.
No espaço, a Lua tem menos massa do que a Terra — por isso, a força gravitacional da Lua é menor do que a da Terra.
Isso explica por que uma pessoa pesa menos na Lua.
Esta gravidade mais fraca é a razão pela qual temos as famosas imagens dos astronautas da missão Apollo dando “um salto gigante para a humanidade” na superfície da Lua.
Então, quanto maior for a massababado betanoum corpo, maior será ababado betanogravidade — e mais devagar o tempo vai passar.
Em Júpiter, por exemplo, o tempo passa mais devagar do que na Terra, porque a gravidade é maior.
Mas na Lua, o tempo passa mais rápido porquebabado betanoforça gravitacional é menor.
O que é um fuso horário?
O tempo é dividido ao redor do globobabado betanofusos horários usando linhas imaginárias chamadas meridianos. Eles vão do Polo Norte ao Polo Sul.
Uma destas linhas imaginárias passa por Greenwich,babado betanoLondres, no Reino Unido, que estabelece o Greenwich Mean Time, ou GMT.
Países que estão a leste do Reino Unido (como o Japão) estão à frente deste horário base — e países que estão a oeste (como o Brasil) estão atrás.
O Brasil tem maisbabado betanoum fuso, mas o que é seguido na maior parte do país é o fuso horáriobabado betanoBrasília, equivalente a menos 3 horas do horáriobabado betanoGreenwich, ou seja, é -3 GMT.
Isso significa que quando são 8h da manhã no Brasil, são 11h da manhãbabado betanoLondres (a não ser que seja horáriobabado betanoverãobabado betanoalgum dos países).











