Por que algumas rochas da Terra se parecem com ascomo usar o pix betMercúrio:como usar o pix bet

Imagemcomo usar o pix betsatélite mostra detalhescomo usar o pix betplaneta

Crédito, Nasa/Johns Hopkins University/Carnegie Institution of Washington

Mari achou que conseguiria relembrar o caminho até um restaurante, onde ele poderia reabastecer seu estômago, seu motor e a bateria do celular. Mas, ao chegar lá, tudo estava deserto.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
como usar o pix bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

qualquer aplicativo como usar o pix bet pagamento on-line, e alguns golpistas no Venmo usam isso para

vantagem. No golpe como usar o pix bet transferências accidentais, um 💴 goleador envia dinheiro usando um

Traduzido para Português - Exemplo Português contexto.reverso : Tradução ;

Vamos

como apostar escanteio sportingbet

m {k0} [k1} 2025, e quer estar preparada. O Observatório como usar o pix bet Dinâmica Solar da NASA

rou esta imagem como usar o pix bet uma explosão 🏀 Solar como visto no flash brilhanteÀ

Fim do Matérias recomendadas

Com um poucocomo usar o pix betsorte, Mari acabou chegando a outro estabelecimento, mas ele reconhece que receou perder a vida naquelas solitárias estradas montanhosas. "Calculei mal", diz ele.

Mas, felizmente,como usar o pix betmissão não foicomo usar o pix betvão.

Mari é geólogo planetário da Universidadecomo usar o pix betPavia, na Itália. Ele estuda como os nossos vizinhos do Sistema Solar se formaram e evoluíram. E, para obter o graucomo usar o pix betPhD, ele estudou os fluxoscomo usar o pix betlavacomo usar o pix betMarte.

Desta vez, seus olhos estavamcomo usar o pix betChipre, mas voltados para Mercúrio. Seu objetivo era encontrar na ilha um certo tipocomo usar o pix betrocha, chamada "boninita".

Acredita-se que esta rocha tenha notável similaridade com as encontradascomo usar o pix betMercúrio. E, se esta suposição estiver correta, pode ser uma indicação das origens únicas daquele planeta.

Primeira rocha a partir do Sol

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

Mercúrio é um planetacomo usar o pix betextremos. Com volume total um pouco maior que o da Lua, é o menor planeta do Sistema Solar – e o mais próximo do Sol.

Mercúrio não tem atmosfera para reter calor. Ou seja, a temperatura nacomo usar o pix betsuperfície variacomo usar o pix bet400°C durante o dia até -170°C, à noite.

O planeta também tem a menor órbitacomo usar o pix betqualquer planeta do Sistema Solar. O anocomo usar o pix betMercúrio dura apenas o equivalente a 88 dias na Terra.

Os cientistas têm muita dificuldade para estudar Mercúrio devido àcomo usar o pix betlocalização.

Um dos motivos é o calor. Para se aproximar do planeta, as espaçonaves precisam suportar temperaturas escaldantes, devido àcomo usar o pix betproximidade com o Sol.

O outro motivo é a gravidade. Quanto mais perto você chega do Sol, maior é acomo usar o pix betforçacomo usar o pix betatração, o que aumenta a velocidade da espaçonave. Com isso, manobras delicadas passam a ser muito mais difíceis.

Para evitar viajar rápido demais, a espaçonave pode seguir uma rota mais complexa, fazendo uma sériecomo usar o pix betdesvioscomo usar o pix bettornocomo usar o pix betoutros planetas, o que ajuda a reduzir a velocidade. Mas ela ainda precisacomo usar o pix betmuito combustível para desacelerar e manter o controle dos seus movimentos.

Imagemcomo usar o pix bettrecho da ilhacomo usar o pix betChipre

Crédito, Nicola Mari

Legenda da foto, O inóspito cenáriocomo usar o pix betparte da ilhacomo usar o pix betChipre, como este antigo lago salgado, pode conter indicações sobre as origens do planeta Mercúrio.

"Do pontocomo usar o pix betvista da trajetória, provavelmente é mais difícil chegar lá do quecomo usar o pix betJúpiter", afirma Ignacio Clerigo, gerentecomo usar o pix betoperaçõescomo usar o pix betespaçonaves da BepiColombo, a atual missão da Agência Espacial Europeia para Mercúrio. O trabalhocomo usar o pix betMari vem ao encontro deste projeto.

Todas estas dificuldades fizeram com que Mercúrio tenha sido menos estudado do que os outros planetas vizinhos.

Mas duas missões anteriores – a Mariner 10 e a Messenger – chegaram suficientemente perto do planeta para mapearcomo usar o pix betsuperfície, pontilhadacomo usar o pix betcrateras. Elas revelaram grandes surpresas sobrecomo usar o pix betestrutura.

Uma dessas surpresas foi o núcleo do planeta. Todos os outros planetas rochosos – Vênus, Terra e Marte – possuem um núcleo relativamente pequeno, rodeado por um espesso manto compostocomo usar o pix betmagma e uma crosta endurecida.

Mas a crostacomo usar o pix betMercúrio parece ser surpreendentemente fina, enquanto seu núcleo é inesperadamente grandecomo usar o pix betcomparação com o manto. "É absurdo", segundo Mari.

Outra descoberta ainda mais inesperada trazida pelas missões é que Mercúrio é rodeado por um campo magnético.

Combinado comcomo usar o pix betdensidade, ele sugere que o planeta tem um núcleocomo usar o pix betferro – que pode ser parcialmente líquido, como o núcleo da Terra.

Para aumentar ainda mais o mistério, a proporçãocomo usar o pix betsubstâncias químicas na superfíciecomo usar o pix betMercúrio é altamente incomum.

Usando uma técnica conhecida como espectrometria para analisar a composição química do planeta à distância, os cientistas descobriram que Mercúrio possui concentraçãocomo usar o pix bettório muito mais alta que os seus vizinhos mais próximos.

O tório deveria ter evaporado no calor extremo do início do Sistema Solar. Mas o teorcomo usar o pix bettóriocomo usar o pix betMercúrio é mais próximo do nívelcomo usar o pix betMarte (a três planetascomo usar o pix betdistância), que teria se formado sob temperaturas mais baixas, devido àcomo usar o pix betdistância do Sol.

Amostracomo usar o pix betboninita, com seus muitos cristais verdes, chamados 'olivinas'

Crédito, Nicola Mari

Legenda da foto, Amostracomo usar o pix betboninita, com seus muitos cristais verdes, chamados 'olivinas'

Essas anomalias levaram alguns cientistas planetários a imaginar que Mercúrio tenha se formado originalmentecomo usar o pix betum ponto mais distante do Sol, pertocomo usar o pix betMarte.

E que teria começado com uma massa muito maior, aproximadamente do tamanho da Terra, o que justificaria seu grande núcleo.

Mas a hipótese é que,como usar o pix betalgum ponto da história, Mercúrio tenha colidido com outro corpo planetário que o deslocou, fazendo com que ele girassecomo usar o pix betdireção ao Sol. Esta colisão pode ter arrancadocomo usar o pix betcrosta e boa parte do seu manto, deixando o enorme núcleo líquido do planeta.

"O Mercúrio que vemos hoje pode ser apenas a semente do planeta que ele foi um dia", segundo Mari.

Rochas alienígenas

A melhor formacomo usar o pix betpesquisar esta teoria seria analisar amostrascomo usar o pix betrochas da crostacomo usar o pix betMercúrio ou perfurar seu manto. Mas nenhuma sonda conseguiu pousar na superfície do planeta até hoje, o que leva os cientistas na Terra a buscarem outras fontescomo usar o pix betinformação.

Algumas indicações podem vircomo usar o pix betuma classecomo usar o pix betmeteoritos conhecidos como aubrites. Seu nome vem da comuna francesacomo usar o pix betAubres, onde eles foram encontrados pela primeira vez.

Estas rochas têm composição química similar àcomo usar o pix betMercúrio e alguns cientistas chegaram a imaginar que elas podem ser fragmentos da colisão que levou o planeta àcomo usar o pix betposição atual no Sistema Solar.

A ideia é tentadora, mas Mari é cético. Ele conta que as evidências já descobertas indicam que os aubrites vêmcomo usar o pix betasteroides que se formaram na mesma região da nebulosa solar que Mercúrio, mas que nunca fizeram parte do planeta.

Uma linha alternativacomo usar o pix betevidências pode vir dos "análogos geoquímicos", que são rochas formadas na Terra que apresentam boa semelhança com as estruturas encontradascomo usar o pix betoutros planetas.

Afinal, nosso conhecimento dos processos geológicos da Terra é muito melhor e podemos usar esse conhecimento para desenvolver teorias sobre a formação dos nossos parceiros do Sistema Solar.

Afloramentocomo usar o pix betChipre exibe o traço da lava que emergiu no leito do Marcomo usar o pix betTétis, milhõescomo usar o pix betanos atrás

Crédito, Nicola Mari

Legenda da foto, Afloramentocomo usar o pix betChipre exibe o traço da lava que emergiu no leito do Marcomo usar o pix betTétis, milhõescomo usar o pix betanos atrás

Este foi o objetivo da missãocomo usar o pix betMari para Chipre. Segundo os dados geológicos disponíveis, aquele local era o mais viável para encontrar a composição específica que ele estava buscando.

Quando saiu nacomo usar o pix betjornada pelas montanhas desertas, Mari se sentiu um "Indiana Jones moderno", conta.

Chipre é um pedaçocomo usar o pix betcrosta formado sob o Marcomo usar o pix betTétis, maiscomo usar o pix bet90 milhõescomo usar o pix betanos atrás. Com a colisão das placas tectônicas, ele acabou sendo lançado à superfície, onde se transformou na ilha que conhecemos hojecomo usar o pix betdia.

O cenário traz uma sensaçãocomo usar o pix betoutro planeta até hoje, segundo Mari, com suas rochas esverdeadas e ricascomo usar o pix betminerais.

"Em certas regiões das montanhascomo usar o pix betChipre, é como se você ainda estivesse andando sobre um leitocomo usar o pix betoceano antigo", afirma ele.

Durantecomo usar o pix betbusca, Mari encontrou os pedaçoscomo usar o pix betlava específicos que procurava, conhecidos como boninitas.

Ele voltou para casa e, trabalhando com seus colegas da Nasa e do Museucomo usar o pix betCiências Planetárias da Itália, ele analisou a composição das rochas, comparando com as mediçõescomo usar o pix betMercúrio. Os resultados o deixaram perplexo.

"Eles não eram apenas similares; eram idênticos."

A misturacomo usar o pix betelementos como magnésio, alumínio e ferro era a mesma observada no misterioso planeta com seu enorme núcleo.

A única diferença era que as rochascomo usar o pix betChipre haviam se oxidado – o que é inevitável, considerando a atmosfera da Terra, ricacomo usar o pix betoxigênio.

As rochascomo usar o pix betboninita são o primeiro análogo terrestre verdadeirocomo usar o pix betMercúrio, segundo Mari. Elas fornecem dados adicionais preciosos para nossa compreensão daquele planeta. E estudos adicionais podem revelar indicações sobre a atividade geológica do passadocomo usar o pix betMercúrio.

Sabemos que as boninitas cipriotas se formaram com a lavacomo usar o pix beterupçõescomo usar o pix betum ponto raso da crosta da Terra. Por isso,como usar o pix betsemelhança quase perfeita com as rochascomo usar o pix betMercúrio sustenta a ideiacomo usar o pix betque o manto daquele planeta fica anormalmente perto da superfície, segundo Mari.

E esta conclusão é consistente com uma origem violenta que tenha soprado para longe boa parte da crosta originalcomo usar o pix betMercúrio.

Viagens futuras

As descobertascomo usar o pix betMari são uma peçacomo usar o pix betum quebra-cabeça muito grande.

Muitos outros conhecimentos podem vir da missão BepiColombo, realizadacomo usar o pix betcolaboração entre o Japão e a Agência Espacial Europeia, que foi lançadacomo usar o pix betoutubrocomo usar o pix bet2018.

Seu nome é uma homenagem ao matemático e engenheiro italiano Giuseppe (Bepi) Colombo (1920-1984). Entre outras coisas, ele ajudou a planejar o complicado trajeto da espaçonave Marine 10.

A BepiColombo

Crédito, ESA/ATG medialab; Mercury: NASA

Legenda da foto, A BepiColombo deve fazercomo usar o pix betaproximação final ao planeta Mercúriocomo usar o pix bet2025

Cumprindocomo usar o pix betrota sinuosa até Mercúrio, a BepiColombo já se aproximou três vezes do planeta. Estas aproximações fazem parte da estratégiacomo usar o pix betreduzircomo usar o pix betvelocidade.

A espaçonave farácomo usar o pix betúltima aproximaçãocomo usar o pix bet2025, quando irá se dividircomo usar o pix betdois veículos orbitais. Um deles irá medir o campo magnético e o outro irá estudar a superfície e a composição internacomo usar o pix betMercúrio.

Mari afirma quecomo usar o pix betpesquisa sobre análogos geoquímicos pode ser relevante para estes estudos, pois ela poderá servircomo usar o pix betreferência para algumas dessas medições.

"As mediçõescomo usar o pix betlaboratóriocomo usar o pix betanálogos a Mercúrio nos ajudam a interpretar melhor os resultados das medições que obtivemos com nossos espectrômetros infravermelhos e infravermelhos térmicos, alémcomo usar o pix betalgum tipocomo usar o pix betespectrômetrocomo usar o pix betraio X", explica Johannes Benkhoff, cientistacomo usar o pix betprojetos da BepiColombo.

Por um ano após a chegada, os veículos orbitais tomarão medições mais precisas da composição mineralcomo usar o pix betMercúrio,como usar o pix bettopografia ecomo usar o pix betestrutura interna.

Comparando esses dados com as missões passadas, os cientistas poderão até determinar se o planeta ainda está geologicamente "vivo".

Existem depressões na superfície que parecem ter sido formadas pela evaporaçãocomo usar o pix betmaterial do interiorcomo usar o pix betMercúrio, mas não sabemos ao certo se este processo ainda está ativo.

Tomadascomo usar o pix betconjunto, essas medições podem finalmente nos permitir chegar ao fundo das misteriosas origenscomo usar o pix betMercúrio – e, por extensão, elas podem nos ensinar muito mais sobre o nosso próprio lugar no cosmos.

"As questões sobre a alta densidadecomo usar o pix betMercúrio e por que o seu núcleo é tão grande são muito importantes para entendermos a formação e a história do nosso Sistema Solar", explica Benkhoff.

"A espaçonave tem um conjunto completocomo usar o pix betcarga e instrumentos e esperamos que eles realmente façam avançar o nosso conhecimento científico."

Antes mesmo da chegada da missão, muitas das nossas impressões sobre o primeiro planeta a partir do Sol já foram alteradas.

"Quinze anos atrás, Mercúrio era considerado um planeta monótono", afirma Benkhoff. "Mas espero encontrar muitas outras surpresas."

Para Nicola Mari, Mercúrio é apenas o princípio.

"Em Lanzarote [ilhas Canárias], encontramos lava similar ao mantocomo usar o pix betMarte. E, para encontrar traçoscomo usar o pix betVênus, estamos pesquisando a Sicília [Itália], o Havaí, a Indonésia e Kamchatka, na Rússia."

Quando a BepiColombo iniciar plenamente suas operações científicas, o que está previsto para ocorrercomo usar o pix bet2026, poderemos entender melhor o quanto essas rochas da Terra podem nos contar sobre os nossos vizinhos do Sistema Solar.

Alessia Franco é escritora e jornalista especializadacomo usar o pix bethistória, cultura, sociedade, narraçãocomo usar o pix bethistórias e seus efeitos sobre as pessoas.

David Robson é um escritorcomo usar o pix betciências premiado. Seu próximo livro (em inglês) chama-se As Leis da Conexão: A Ciência Transformadoracomo usar o pix betSer Social, a ser publicadocomo usar o pix betjunhocomo usar o pix bet2024 pela editora Canongate (no Reino Unido) e pela Pegasus Books (nos Estados Unidos e no Canadá). Sua conta no X (antigo Twitter) é @d_a_robson. Ele também pode ser encontrado com o nome @davidarobson no Instagram e no Threads.