A crescente demanda por cuidadoresaposta esportiva resultadosidososaposta esportiva resultadosum Brasil cada vez mais velho: 'Fui trocar lâmpada e fiquei':aposta esportiva resultados

Crédito, Getty Images
"Era um sentimento muito gostoso, ver como ele gostavaaposta esportiva resultadosficar pertoaposta esportiva resultadosmim.”
Emojis são uma pessoa aposta esportiva resultados {k0} mensagem maneira aposta esportiva resultados expressar nossos sentimentos e emoções nos homens, publicações nas redes sociais 📉 ou até mesmo in conversações dos rapazes. Mas habenulalS pessoas que sabem qual é o melhor no mundo do jogo?
Um 📉 dos emojis mais populares para jogar é o
o aposta esportiva resultados encerrar o negócio do Twitch da Coréia. {k0} 27de fevereiro e 2024 KST! Uma
ação no tlock Na República 💻 Da coreana blog-two1.TV :2024/12/05; Um update -on
blaze podpahty Net Worth. Ele é uma dos comediantes aposta esportiva resultados {k0} stand-up mais bem pagodos do mundo e
e ganhar dezenas De ☀️ milharesem {k0} num único especial tan up! Todo Mundo paga
Fim do Matérias recomendadas
A demanda por profissionais como Rodrigo é cada vez maioraposta esportiva resultadosum Brasil que fica cada vez mais velho.
Em 2070, maisaposta esportiva resultadosum terço (37,8%) dos brasileiros serão idosos, segundo o Instituto Brasileiroaposta esportiva resultadosGeografia e Estatística (IBGE).
Uma toneladaaposta esportiva resultadoscocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
De 2000 para 2023, a proporçãoaposta esportiva resultadospessoas com 60 anos ou mais na população brasileira quase duplicou: subiuaposta esportiva resultados8,7% para 15,6%.
Ao mesmo tempo, a taxaaposta esportiva resultadosfecundidade do país recuouaposta esportiva resultados2,32aposta esportiva resultados2000 para 1,57 filho por mulheraposta esportiva resultados2023. E a população do país vai pararaposta esportiva resultadoscresceraposta esportiva resultados2041, segundo projeção do IBGE.
Boa parte do cuidado com a população brasileira que envelhece recai e recairá cada vez mais na figura do cuidadoraposta esportiva resultadosidosos — um trabalhador invisívelaposta esportiva resultadosuma atividade não regulamentada que, segundo especialistas na área, pode ganhar maisaposta esportiva resultadostrês salários mínimos (R$4.236).
Há expectativaaposta esportiva resultadosque uma nova política para a profissão seja aprovadaaposta esportiva resultadosBrasília.
Após anosaposta esportiva resultadoscampanhas pela sociedade civil, a Câmara dos Deputados aprovou,aposta esportiva resultados12aposta esportiva resultadosnovembro, um projetoaposta esportiva resultadoslei que institui a Política Nacionalaposta esportiva resultadosCuidado. Em dezembro, o projeto foi aprovado também pelo Senado e agora dependeaposta esportiva resultadossanção presidencial.
A proposta coloca o cuidado como um direito do cidadão e abre caminho, segundo especialistas, para a regulamentação da profissãoaposta esportiva resultadoscuidadoraposta esportiva resultadosidosos e, muitos esperam, a ofertaaposta esportiva resultadoscuidado como um serviço no âmbito do Sistema Únicoaposta esportiva resultadosSaúde (SUS).
A BBC News Brasil entrevistou especialistas na área, alémaposta esportiva resultadosouvir a experiênciaaposta esportiva resultadosRodrigo, para entender como é o cotidiano dos cuidadoresaposta esportiva resultadosidosos e o que pode mudar a regulamentação da atividade e o investimento na formação destes trabalhadores.
Afinal, seria esta uma profissão do futuro no Brasil?
'Fui trocar uma lâmpada e virei cuidador'

Crédito, Arquivo pessoal
Rodrigo trabalhava como segurançaaposta esportiva resultadosum condomínioaposta esportiva resultadosIndaiatuba, no interioraposta esportiva resultadosSão Paulo, quando um pedidoaposta esportiva resultadosum casalaposta esportiva resultadosmoradores, Carlos e Maria das Dores, mudouaposta esportiva resultadosvida.
“Fui trocar uma lâmpada, e eles me convidaram para ser motorista deles. Depois virei cuidador. Com o Seu Carlos, eu chegavaaposta esportiva resultadosmanhã, tinhaaposta esportiva resultadospreparar os medicamentos — ele tomava muitos comprimidos."
"Ele tinha demência, e teve também derrame. Às vezes, dava um branco na mente dele e ele acabava esquecendo algumas coisas. Aí eu ficava conversando com ele, até que ele começava a lembrar. Nos tornamos muito amigos.”
O cuidador se lembra do diaaposta esportiva resultadosque começou a ajudar Carlos a fazer a higiene pessoal. Um momento delicado, mas a partir dali "ficou tudo mais fácil".
“Foi uma vez que fomos ao hospital colher um exame. Ele era bem fechado. Ia colocar uma camisa, você tinhaaposta esportiva resultadossairaposta esportiva resultadosperto. E ele não estava conseguindo fazer a coleta. Eu falei, ‘seu Carlos, o senhor quer uma ajuda?’ ‘Mas não tem problema?’ ‘Não.’ Ajudei a fazer a coleta do xixi. Aí ele começou a pegar intimidade."
"Nos últimos tempos, ele ficou bem debilitado, então tiveaposta esportiva resultadosajudar mais com a higiene. Mas eu me sentia muito confortável com ele. E acho também porque eu tive uma convivência com meu tio, ele é cadeirante. Ajudei a cuidar dos ferimentos dele. Então veio me ajudar nessa parte."
Rodrigo é um perfil atípico entre cuidadoresaposta esportiva resultadosidosos.
O cuidador típico no Brasil tem perfil mais parecido com o da empregada doméstica, diz à BBC News Brasil Jorge Félix, autor do livro A economia da longevidade: O envelhecimento populacional muito além da previdência.
“O cuidador é uma mulher com cercaaposta esportiva resultados40 anosaposta esportiva resultadosidade, negra, pobre, com poucos anosaposta esportiva resultadosestudo, que vê hoje, com a regulamentação da profissãoaposta esportiva resultadosempregada doméstica, menos demanda por seus serviços como doméstica”, diz Félix, que é pesquisador da Fundaçãoaposta esportiva resultadosAmparo à Pesquisa do Estadoaposta esportiva resultadosSão Paulo (Fapesp) e professoraposta esportiva resultadosgerontologia na Universidadeaposta esportiva resultadosSão Paulo (USP).
Ele afirma que a classe média não quer mais contratar empregadasaposta esportiva resultadoshorário integral para não ter que arcar com o custoaposta esportiva resultadosassinar a carteira. A demanda por cuidadoras, por outro lado, aumenta cada vez mais.
Isso se reflete, inclusive, nos salários, diz o pesquisador.
“A cuidadora hoje consegue ganhar até três salários mínimos e, se ela tiver formação, pode ganhar até mais”, diz.
Rodrigo, que depois passou a cuidar da viúvaaposta esportiva resultadosCarlos, Maria das Dores, 85 anos, diz não ter intençãoaposta esportiva resultadosfazer o cursoaposta esportiva resultadoscuidador.
“Conheço uma pessoa que trabalha (como cuidadora) que falou para mim que eu faço muito mais do que uma pessoa que fez o curso. Sou uma pessoa que o que tiver que fazer, eu faço. Levo no pilates, agacho, coloco o sapato no pé dela. Às vezes, quem estáaposta esportiva resultadosvolta fica olhando, mas eu faço. Porque vejo a dificuldade que tem."
"E gostoaposta esportiva resultadosfazer a mais do que aquilo que temaposta esportiva resultadosfazer. Na maioria das vezes, quando você estuda, você tem um limite. Mas eu não vejo uma barreira. Participoaposta esportiva resultadostudo, me sinto como um filho. Prefiro assim do que ter um curso e teraposta esportiva resultadosme limitar.”

Crédito, Getty Images
No entanto, especialistas chamam a atenção para os riscos que a faltaaposta esportiva resultadosformação e preparos adequados dos cuidadores pode trazer para os próprios trabalhadores.
Félix compara a posturaaposta esportiva resultadosRodrigo àaposta esportiva resultadosmuitas trabalhadoras domésticas brasileiras.
“Há um voluntarismo muito grande. ‘Pode deixar, eu limpo a vidraça, subo na escada, comigo não tem tempo feio’”, diz o pesquisador.
No trabalhoaposta esportiva resultadoscuidado, no entanto, essa atitude pode ser muito mais prejudicial ao profissional, explica Félix.
“Vão levantar a pessoa, vão pegar o peso do corpo da pessoa idosa, mas não colocam uma cinta para proteger a coluna, não conseguem ver seus próprios limites”, diz o pesquisador.
“Existe também o aspecto psicológico. Quando ela [a cuidadora] não tem formação, ela tem mais insegurança. Não sabe como lidar com uma situaçãoaposta esportiva resultadossurto da pessoa que ela está cuidando. Então, o medo, a insegurança, o estresse, a ansiedade são muito grandes.”
O custo pessoal para o cuidador e das profissões que envolvem cuidadoaposta esportiva resultadosuma forma geral também está ligado ao envolvimento emocional com a pessoa cuidada.
'Você vai demorar para voltar?'

Crédito, Getty Images
Rodrigo conta como a relação com Carlos, alémaposta esportiva resultadosse tornar cada vez mais íntima, também ficava cada vez mais intensa e ganhava novos contornos conforme o idoso requisitava cada vez maisaposta esportiva resultadospresença.
“Às vezes, eu tinhaaposta esportiva resultadosir à farmácia, e ele falava, ‘você não vai demorar não, né?’ Às vezes, eu levava ele e ele ficava dentro do carro, pra ficar me olhando. Ele queria ficar próximo. E quando eu ia embora, ele perguntava: ‘você vai demorar pra voltar?’”
“Mais especial foi nos últimos dias da vida dele. Deixa eu dar uma respirada. (Pausa) Ele falava que me tinha como um filho. É que ele teve só filhas mulheres. Quando ele estava internado, as meninas (vendo que eu estava sofrendo), arrumaram enfermeiras para ficar com ele. Eu não me sinto muito bemaposta esportiva resultadoshospital, e vendo a forma como ele estava, eu sofria muito. Então eu só ia nas visitas. Eu chegava lá, ele sentia muita falta. Ele falava, ‘por que você me abandonou?’”
“O dia que ficou mais marcado foi o dia que eu levei ele para o hospital. Ele tavaaposta esportiva resultadoscasa, tava passando mal. Eu perguntei, ‘seu Carlos, tá tudo bem? O que o senhor tá sentindo?’ Ele falou, ‘ah, minha vista está diferente’. Eu falei, ‘a gente vai para o hospital’. Ele falou, ‘não, não precisa. O filme está acabando’. ‘Mas que filme?’ 'O filme tá acabando. O filme acabando, acaba tudo.' Foi onde começou", relata Rodrigo,aposta esportiva resultadosmeio às lágrimas.
"Ele foi pro hospital, ficou internado. Pouco depois, veio a falecer."
Ao lembrar dos seus últimos momentos juntos, Rodrigo explica emocionado que teveaposta esportiva resultadosprocurar um médico para lidar com ansiedade e depressão.
É preciso pensar no envelhecimento precoce do profissional cuidador, sobretudo quando a pessoaaposta esportiva resultadosquem ela está cuidando morre, diz o gerontólogo Jorge Félix.
Ele vai além: “Isso deveria ser pensado inclusiveaposta esportiva resultadostermos da previdência social [do cuidador]”.
Félix compara o desgaste do cuidador aoaposta esportiva resultadosuma enfermeira, por exemplo.
“A enfermeira tem um amplo preparo, inclusive psicológico, para lidar com essas situações. Ela tem um treinamento para trataraposta esportiva resultadosforma humana, mas não ter um envolvimento”, diz o pesquisador.
Sem esse escudo psicológico, o luto do cuidador acelera seu envelhecimento, diz Félix.
“É como se ele tivesse perdido a razãoaposta esportiva resultadosviver. São situações com as quais eles deveriam aprender a lidar no cursoaposta esportiva resultadosformação.”
Formação profissional
Nesse sentido, uma formação profissional adequada seria fundamental para a proteção e benefício tanto do cuidador quanto da pessoa cuidada, segundo os especialistas.
Por iniciativaaposta esportiva resultadosONGs como a Abraz (Associação Brasileiraaposta esportiva resultadosAlzheimer e Outras Demências), um curso técnico profissionalizanteaposta esportiva resultadosCuidadoresaposta esportiva resultadosPessoas Idosas foi inserido no catálogo nacional do Ministério da Educação.
No entanto, sem uma regulamentação da profissão e sem uma padronização no tipoaposta esportiva resultadosformação necessária para o exercício da atividade, o relato éaposta esportiva resultadosque a demanda por cursos desse tipo acaba sendo baixa.
O professor e pesquisador Daniel Groisman, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), diz que a entidade oferecia um cursoaposta esportiva resultadosqualificação profissional (com menos horas do que o curso técnico) para cuidadores, mas hoje opta por oferecer cursosaposta esportiva resultadosformação para formadoresaposta esportiva resultadoscuidadores.
Ainda assim, uma pesquisa longitudinal da Fiocruz com ex-alunas do cursoaposta esportiva resultadosqualificação trouxe resultados bastante encorajadores, comenta Groisman, coordenador do projeto Cuidandoaposta esportiva resultadosQuem Cuida.
“Um primeiro resultado foi que o acesso à formação teve um impacto positivo para a empregabilidade”, diz Groisman.
“Comparando o que as pessoas estavam fazendo na épocaaposta esportiva resultadosque procuraram o curso e o que estavam fazendo quando foram entrevistadas, houve um aumento significativo no númeroaposta esportiva resultadospessoas atuando como cuidadoras e uma diminuição no númeroaposta esportiva resultadospessoas que estavam desempregadas.”
As ex-alunas também falaram da melhoria na qualidade do seu trabalho como cuidadoras, prossegue Groisman.
“É um resultado importante, elas saberem trabalhar com melhor qualidade tantoaposta esportiva resultadosrelação às práticas do cuidado como também com uma consciência para se protegeremaposta esportiva resultadossituaçõesaposta esportiva resultadossobrecargaaposta esportiva resultadostrabalho e violaçõesaposta esportiva resultadosdireitos.”
O estudo também concluiu que as cuidadoras com formação são mais aptas a prevenir acidentes domésticos com idosos, já que entendem como criar um ambiente mais seguro para a pessoa idosaaposta esportiva resultadoscasa.
Finalmente, lembra Groisman,aposta esportiva resultadosuma profissão que pode ser tão solitária, as cuidadoras e cuidadores que fazem o curso podem encontrar solidariedade no convívio com outros profissionais.
Com ou sem qualificação profissional, Rodrigo parece estar certoaposta esportiva resultadosque cuidar éaposta esportiva resultadosverdadeira vocação e conta como a profissão o transformou.
"Eu trabalhava no condomínio [como vigia]. Você vê muito ódio e você acaba mudando aaposta esportiva resultadospersonalidade. Um exemplo pra você: Eu ia atender uma ocorrência. Chegavaaposta esportiva resultadosuma casa, o vizinho tinha ligado na portaria para reclamar do barulho. Você ia conversar, explicar a lei, a pessoa muitas vezes te humilhava. 'Você não é nada, eu sou tal coisa.'
"Então você vai mudando aaposta esportiva resultadospersonalidade. Temaposta esportiva resultadosser mais grosso, mais rígido. Mas quando eu vim trabalhar com eles, vi que é mais amor. Voltei a ter um sentimento novamente. Percebi que aquele trabalho não era bom pra mim, porque eu não sou uma pessoa daquele jeito. Eu sou uma pessoa atenciosa, uma pessoa carinhosa. Foi muito bom para eu entender que estava na área errada."
Semanas depois da entrevista à BBC News Brasil, Rodrigo contou que foi desligado do trabalho por corteaposta esportiva resultadoscustos e passou a trabalhar como cuidadoraposta esportiva resultadosoutro idoso: "Mas não quero me apegar muito, porque a gente sofre".
Profissão do futuro?
Em um Brasil que envelhece, uma atividade tão antiga pode também ser uma profissão do futuro.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostraaposta esportiva resultadosDomicílios (Pnad), entre 2019 e 2023 houve um aumentoaposta esportiva resultados15% no númeroaposta esportiva resultadoscuidadores remunerados no Brasil. A pesquisa estima que eles somavam,aposta esportiva resultados2023, cercaaposta esportiva resultados840 mil.
Para compreender o tamanho do mercadoaposta esportiva resultadospotencial, é importante olhar para o cuidado não remunerado feito no país hoje.
O númeroaposta esportiva resultadosfamiliares que se dedicavam a cuidadosaposta esportiva resultadospessoasaposta esportiva resultados60 anos ou mais saltouaposta esportiva resultados3,7 milhõesaposta esportiva resultados2016 para 5,1 milhõesaposta esportiva resultados2019, segundo o IBGE.
São pessoas — na maioria, mulheres — que trabalham muitas vezes na invisibilidade, sem remuneração, fazendo grandes sacrifícios pessoais (por exemplo, abandonando suas profissões, colocandoaposta esportiva resultadosriscoaposta esportiva resultadossaúde eaposta esportiva resultadosprópria sobrevivência financeira na velhice), segundo especialistas.
Olhando para essa realidade, Groisman e Félix respondem que cuidar já é uma profissão crítica para o Brasil do presente.
Se vai ser uma profissão do futuro, isso vai depender,aposta esportiva resultadosgrande parte, do governo brasileiro, diz Jorge Félix.
Ele cita o projetoaposta esportiva resultadoslei que estabelece a Política Nacionalaposta esportiva resultadosCuidado, enviado pelo governo federal ao Congresso.
“Isso vai formar a base para depois você definir e regulamentar a profissãoaposta esportiva resultadoscuidadora”, diz Félix. “É a primeira vez que o Executivo tenta tomar uma iniciativa sobre a questão do cuidado, principalmente, estabelecendo o direito ao cuidado.”
Félix considera que se trataaposta esportiva resultadosum avanço muito grande, mas diz que, por enquanto, o que existe são promessas.
“Durante a campanha presidencial, Lula faz essa promessaaposta esportiva resultadoscriar um serviçoaposta esportiva resultadoscuidadoraaposta esportiva resultadosidosos domiciliar. No meu entendimento, seria um serviço semelhante ao dos agentes comunitáriosaposta esportiva resultadossaúde que já existe no SUS", diz o pesquisador.
"Então, você teria uma pessoa do serviço público que vai àaposta esportiva resultadoscasa, te dá banho, ajudaaposta esportiva resultadosfamília a fazer a gestão dos medicamentos, verifica se a pessoa está bem cuidada com visitas periódicas. São promessas, não é? Promessas.”
Félix acompanha atento os desdobramentos no Congresso. Ele diz que “a profissãoaposta esportiva resultadoscuidador pode ser uma profissão do futuro caso o Estado ofereça, abrace esse serviço, como ocorreaposta esportiva resultadosalguns países ricos”.
Mas, se a promessa não for cumprida, o cenário pintado é preocupante, diz o especialista.
Se o custo do cuidado recair somente sobre a família, o envelhecimento populacional trará um aumento na demanda, mas essas famílias não terão como pagar, diz.
“Somente 20% da população brasileira paga por esse serviço”, diz.
“Se continuar assim, você continua a ter muitas pessoas sem cuidado. Que ficam sozinhasaposta esportiva resultadoscasa, e morremaposta esportiva resultadoscasa sem ninguém saber.”
Procurado pela BBC News Brasilaposta esportiva resultadosoutubro, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) não tinha oferecido, naquele momento, uma previsão para a conclusão da tramitação da Política Nacionalaposta esportiva resultadosCuidado, mas informou que alémaposta esportiva resultadosavançar na garantia do direito ao cuidado, a política deve “diminuir a sobrecargaaposta esportiva resultadostrabalhoaposta esportiva resultadoscuidados que hoje recai sobre as famílias e dentro delas sobre as mulheres”.
O ministério disse ainda reconhecer a importância da regulamentação da profissãoaposta esportiva resultadoscuidador e cuidadora. A pasta disse trabalhar para “atender às demandas das(os) profissionais que atuam neste setor, tais como ofertaaposta esportiva resultadosformação profissional, elevaçãoaposta esportiva resultadosescolaridade da categoria, promoçãoaposta esportiva resultadostrabalho decente (acesso a direitos trabalhistas, fiscalização do trabalho, adequação às normasaposta esportiva resultadossegurança e saúde), entre outras”.
Em 2019, o Congresso Nacional manteve veto do então presidente Jair Bolsonaro a um projetoaposta esportiva resultadoslei que regulamentava a profissãoaposta esportiva resultadoscuidador. Na ocasião, o governo justificou o veto dizendo que o texto criava regulamentações “com a imposiçãoaposta esportiva resultadosrequisitos e condicionantes, ofendendo o direito fundamentalaposta esportiva resultadoslivre exercício profissional”.
Na resposta à BBC Brasil, ao mencionar esse veto, o ministério disse que ele “indica que os termos da regulamentação ainda estão sendo debatidos e disputados no âmbito do legislativo nacional”.
Tambémaposta esportiva resultadosresposta à BBC News Brasil, o Ministério da Saúde informou que, além do atendimento oferecido pelos agentes comunitáriosaposta esportiva resultadossaúde (mencionados por Félix), a pasta oferece “atendimento multiprofissional e domiciliar por meio das equipesaposta esportiva resultadosEstratégiaaposta esportiva resultadosSaúde da Família, voltado para demandasaposta esportiva resultadossaúdeaposta esportiva resultadosrotina, especialmente para idosos”.
O Ministério da Saúde não mencionou quantas pessoas recebem atendimento por meio desse serviço.











