FamilySearch: a poderosa ferramenta criada por mórmons para 'registrar a humanidade':site loterias caixa fora do ar

Crédito, Edison Veiga
Pesquisador do FamilySearch lê uma microficha
Considerado o maior acervo genealógico do mundo, o FamilySearch é produtosite loterias caixa fora do arum esforço iniciado pelos mórmons há quase 130 anos.
HO WCASE' A equipe "CO wgirlshowcase cowaBoy :cowev recould- etiqueta FRISC), Texas
u EntreowGirls dallascown Boys ; notícias
Títulos internos: 2
Títulos Internacionais: 1
aplicativo 20bet2011: Copa do Rei
Fim do Matérias recomendadas
Em um imenso arquivo-cofresite loterias caixa fora do armaissite loterias caixa fora do ar6 mil metros quadrados na Granite Mountain, arredoressite loterias caixa fora do arSalt Lake City, eles guardam 3,5 bilhõessite loterias caixa fora do arcópiassite loterias caixa fora do ardocumentossite loterias caixa fora do artodas as partes do mundo.
São certidõessite loterias caixa fora do arnascimento, casamento e óbito, fotografias, batistérios, fichassite loterias caixa fora do arimigração… Tudo o que pode ajudar a compôr a identidade e provar parentescos entre as pessoas. O acesso a esse imenso arquivo é muito restrito — mesmo a voluntários experientes como Moon, que confessa jamais ter pisado lá.
Isso “por razõessite loterias caixa fora do arsegurança, para garantir a qualidade da preservação”, explica Jason Harrison, diretor dos serviçossite loterias caixa fora do arpesquisa da instituição. Chefesite loterias caixa fora do arrelações com a imprensa da igreja, a jornalista Irene Caso ressalta que o FamilySearch também “guarda cópias digitaissite loterias caixa fora do aralta qualidade”site loterias caixa fora do ar“vários locais do mundo” como medidasite loterias caixa fora do arprecaução e backup. “Seguimos normassite loterias caixa fora do ararquivos mundiais para garantir que haja acesso ininterrupto às coleções”, explica.
No edifício-sede do FamilySearch, portanto, o que vemos é a ponta do iceberg. O que não é pouco. Ali, todo esse imenso acervo está microfilmado. E, o tempo todo, dezenassite loterias caixa fora do arpesquisadores voluntários que utilizam o centro realizam digitalizações — tanto para seus interesses pessoais, quanto para contribuir para o que pode ser visto online.
O que significa que, cada vez mais, o site do FamilySearch, criadosite loterias caixa fora do ar1999, conta com milhõessite loterias caixa fora do arpáginassite loterias caixa fora do arlivrossite loterias caixa fora do arregistrossite loterias caixa fora do arcartório,site loterias caixa fora do arigrejas,site loterias caixa fora do arprefeituras esite loterias caixa fora do arnotários do mundo todo, alémsite loterias caixa fora do arcópiassite loterias caixa fora do ardocumentos civis e religiosos das mais diversas procedências. Tudo aberto. Tudo grátis.

Crédito, Edison Veiga
Entrada da sede do FamilySearch
Batizar os antepassados
Isto porque a motivação desse trabalho, para os mórmons, é religiosa.
Eles começaram o projetosite loterias caixa fora do ar1894 — a igreja foi fundadasite loterias caixa fora do ar1830, nos Estados Unidos. Irene Caso conta que, na época, a instituição “percebeu que, para quesite loterias caixa fora do arcrescente populaçãosite loterias caixa fora do armembros pudesse construir e compartilhar as histórias familiares, eles precisavam ter acesso aos repositórios mundiaissite loterias caixa fora do arregistros genealógicos”.
“Começou-se então a recolher livros, passando depois a oferecer seus próprios serviçossite loterias caixa fora do arpreservaçãosite loterias caixa fora do arregistros e acesso a arquivossite loterias caixa fora do artodo o mundo e, atualmente, a preservaçãosite loterias caixa fora do arregistros digitais e o acesso a depositáriossite loterias caixa fora do arregistros, indivíduos e famílias”, complementa.
A ideia de, pretensiosamente, catalogar toda a humanidade visa a cumprir um dos pilares dessa denominação religiosa: o fatosite loterias caixa fora do arque, para eles, os laços familiares são eternos. Mais do que isso, eles defendem o direitosite loterias caixa fora do arbatizar na mesma fé os antepassados mortos, por procuração — para isso, é preciso saber as informações básicas desse parente. Acreditam que na vida eterna, toda a família, desde o princípio, estará unida — ideia esta que torna impossível não pensarmos naqueles muitas vezes tragicômicos longos almoçossite loterias caixa fora do ardomingo com avós, tios, cunhados, primos e toda-sortesite loterias caixa fora do aragregados distantes.
“A Igrejasite loterias caixa fora do arJesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acredita que as famílias são a unidade centralsite loterias caixa fora do arcomunidades saudáveis e fortes. Quanto mais soubermos sobre os ombros ancestrais sobre os quais nos apoiamos, mais forte será nosso sensosite loterias caixa fora do aridentidade pessoal e familiar”, explica Caso.
“O conhecimento da históriasite loterias caixa fora do arnossa família também nos dá um legado ao qual devemos nos dedicar. A igreja ensina que as relações familiares queridas podem continuar após a morte. Consequentemente, a igreja fornece gratuitamente os serviços dasite loterias caixa fora do arorganização sem fins lucrativos FamilySearch para ajudar todas as pessoas a descobrir, reunir e se conectar àsite loterias caixa fora do arfamília por meiosite loterias caixa fora do arárvores genealógicas, registrossite loterias caixa fora do arpesquisa, memórias.”

Crédito, Edison Veiga
Leland Moon mostra árvore genealógica antiga preservada pelo FamilySearch
Por isso, há um incentivo para que cada integrante da igreja conheça pelo menos quatro gerações anteriores à sua. E, nesse sentido, o trabalho dos pioneiros da igreja, que faziam genealogiassite loterias caixa fora do arcaderninhos, acabou dando origem a esse bancosite loterias caixa fora do ardados impressionante e plenamente digitalizado.
Mas o pulo do gato, sem dúvida, foi a abertura que eles tiveram ao mundo não religioso.
Cientessite loterias caixa fora do arque boa parte dos arquivossite loterias caixa fora do arnascimento, casamento e óbito pertencem ou a instituições civis ou, principalmente considerando os mais antigos, à Igreja Católica, os pesquisadores mórmons realizaram e ainda realizam parceriassite loterias caixa fora do arque costumam oferecer a digitalização completasite loterias caixa fora do aracervossite loterias caixa fora do artrocasite loterias caixa fora do arficarem com uma cópia emsite loterias caixa fora do arbasesite loterias caixa fora do ardados. Com isso, o FamilySearch se agigantou.
Atualmente, segundo Caso, há 200 operaçõessite loterias caixa fora do ardigitalização ocorrendosite loterias caixa fora do artodo o mundo.
Além do edifício-sede, há outros 5 mil centros locaissite loterias caixa fora do artodo o mundo e maissite loterias caixa fora do armil unidadessite loterias caixa fora do arpesquisa que funcionamsite loterias caixa fora do arbibliotecas públicas, museus e centrossite loterias caixa fora do arvisitantes. Se a abertura aos não mórmons significou um aumento considerável da basesite loterias caixa fora do ardados, essa filosofia também é aplicada aos usuários.

Crédito, Edison Veiga
Pesquisador do FamilySearch consulta arquivosite loterias caixa fora do armicrofilmes
Curiosos e a busca por cidadania estrangeira
“Nosso propósito é criar experiências inspiradoras que tragam alegria a todas as pessoas, à medida que descobrem, reúnem e se conectam a suas famílias, do passado, do presente e do futuro”, comenta Caso. “E quando dizemos ‘todas’, estamos querendo verdadeiramente dizer ‘todas’ as famílias.”
“Em outras palavras, todos os indivíduos, do mundo inteiro”, diz.
O site do FamilySearch está disponívelsite loterias caixa fora do ar34 línguas e recebesite loterias caixa fora do ar20 a 30 milhõessite loterias caixa fora do aracesso por mês.
Meu primeiro contato com o FamilySearch ocorreusite loterias caixa fora do ar2017, quando eu estava às voltas com pesquisas familiares. Minha motivação não tinha nadasite loterias caixa fora do arreligiosa; faltava uma mísera porém essencial pecinhasite loterias caixa fora do armeu quebra-cabeças genealógico para que eu conseguisse reunir toda a documentação necessária ao meu processosite loterias caixa fora do arreconhecimentosite loterias caixa fora do arcidadania italiana. No caso, o documentosite loterias caixa fora do arnascimentosite loterias caixa fora do armeu trisavô, Nicola Castelluccio.
As informações eram discrepantes, considerando o que eu havia conseguido reunir sobre ele. Sua certidãosite loterias caixa fora do arcasamento, emitida no Brasil, não dizia nem onde, nem quando ele havia nascido. Sua certidãosite loterias caixa fora do aróbito também não informava quantos anos ele havia vivido. Na tradição oral da família, havia menções a pelo menos quatro pequenas cidades italianas como o possível localsite loterias caixa fora do arnascimento do ancestral.

Crédito, Edison Veiga
Mesasite loterias caixa fora do artrabalhosite loterias caixa fora do arpesquisadora do FamilySearch
“Da Itália, temos praticamente tudo”, gabou-se Moon, quando comecei a lhe contar essa história. No meu caso, depois que descobri que o FamilySearch tinha a íntegra — com poucas páginas ilegíveis devido a danossite loterias caixa fora do arintempéries, é verdade — dos livrossite loterias caixa fora do arregistros do século 19site loterias caixa fora do artodas as quatro cidadezinhas-alvosite loterias caixa fora do arminha pesquisa, bastou traçar uma década como um recorte estimadosite loterias caixa fora do arquando havia nascido o velho Castelluccio para empreender uma pesquisa minuciosa que durou algumas semanas.
“Muita gente hoje usa nossos serviços para matar curiosidadesite loterias caixa fora do arseus antepassados e também para obter informações úteissite loterias caixa fora do arprocessossite loterias caixa fora do arcidadania”, reconhece Moon.
“O interesse pela história pessoal da família não é exclusividadesite loterias caixa fora do arnenhuma religiãosite loterias caixa fora do arparticular”, acrescenta Caso. “Pessoassite loterias caixa fora do artodas as religiões, ou mesmo aquelas que não praticam nenhuma, e todas as regiões parecem ter interessesite loterias caixa fora do arsaber onde suas raízes começaram e como chegaram onde estão hoje.”
Conforme consta na entradasite loterias caixa fora do arnúmero 106, manuscrita, do livrosite loterias caixa fora do arregistrossite loterias caixa fora do arnascimento da cidadesite loterias caixa fora do arLagonegro, provínciasite loterias caixa fora do arPotenza, meu trisavô Nicola Castelluccio nasceu às 14h do dia 28site loterias caixa fora do aragostosite loterias caixa fora do ar1871, naquela localidade, filhosite loterias caixa fora do arFelice Castelluccio e Brigida Di Cillo.

Crédito, Edison Veiga
Seção dedicada ao Brasil na Biblioteca
De olho nas novas gerações
Além do site, o FamilySearch promove iniciativas que estimulam esse interesse. Em um dos andares do prédio-sede, por exemplo, há toda a sortesite loterias caixa fora do arequipamentos para que qualquer um possa ir lá e digitalizar memórias familiares. Sabe aquela fita VHS antiga que não tem mais onde colocar para ver? Eles têm equipamento para transformá-losite loterias caixa fora do arum arquivo digitalsite loterias caixa fora do arvídeo. A fita é Super-8? Também. Velhos DVDs? Sim, claro. A contrapartida é o pedidosite loterias caixa fora do arque parte dessas lembranças familiares sejam arquivadas na base deles, é claro.
Em outro andar está a impressionante biblioteca, com 500 mil exemplares dedicados a histórias das famílias,site loterias caixa fora do artodo o mundo. Há uma seção especializadasite loterias caixa fora do arBrasil.
“Mas o que têm mais tradição nesse tiposite loterias caixa fora do arpublicação são os chineses”, conta Moon, para logosite loterias caixa fora do arseguida mostrar essa ala, tida comosite loterias caixa fora do arfavorita.
O FamilySearch também guarda cercasite loterias caixa fora do ar20 mil mapas históricos. Eles eram úteis sobretudo numa era pré-internet para que os pesquisadores conseguissem traçar históriassite loterias caixa fora do armigrações e até mesmo checar nomessite loterias caixa fora do arcidades e povoados que aparecem nos documentos antigos.

Crédito, Edison Veiga
Livro chinêssite loterias caixa fora do argenealogia
No térreo, está aquilo que seria o mais próximo da “Disneylândia da genealogia” propagandeada por Moon.
Trata-sesite loterias caixa fora do arum centro multimídia que, para a alegria das novas gerações, possibilita um percurso pela história das famílias que passa muito longesite loterias caixa fora do arser entediante.
Ali, por exemplo, se você logar com seu perfil do site FamilySearch, um terminal multimídia vai buscar as informaçõessite loterias caixa fora do arsua árvore genealógica para contar a históriasite loterias caixa fora do arsua família.
No casosite loterias caixa fora do arquem vive no continente americano, o barato é ver o paralelo com o contexto histórico que levou ao movimento das migrações da Europa para o Novo Mundo. Ao mesmo temposite loterias caixa fora do arque asite loterias caixa fora do arfamília é mostrada, fatossite loterias caixa fora do ardimensão histórica são apresentados, dando um panorama.
Também é possível imprimir a árvore genealógicasite loterias caixa fora do argrandes dimensões, tirar selfie com um cenário falso que aluda à localidadesite loterias caixa fora do arorigemsite loterias caixa fora do arseu antepassado preferido e ainda há algumas salas-estúdio onde famílias são convidadas a agendar horários e registrar suas memórias — um espaço que costuma ser muito requisitado por quem quer gravar um longo depoimento daquela avó velhinha, do tio que viveu as aventuras mais incríveis ou da tia-avó que tem as melhores receitas do universo.
Os mórmons se esquivam da perguntasite loterias caixa fora do arquanto custa manter toda essa estrutura e esses serviços. Afirmam que a ação é inteiramente bancada pela igreja — com a ajudasite loterias caixa fora do arvaliosos patrocinadores, todos da mesma fé.







