O acordosport recife e bahia palpitediálogo entre Venezuela e Guiana sobre o Essequibo – e o papelsport recife e bahia palpiteLula na mediação:sport recife e bahia palpite

Nicolás Maduro e Irfaan Ali

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Os presidentes da Venezuela e da Guiana se reunirão na quinta-feira (14/12)sport recife e bahia palpiteSão Vicente e Granadinas para discutir o conflitosport recife e bahia palpiteEssequibo

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, concordaram, no sábado (9/12)sport recife e bahia palpiterealizar uma reunião sobre a disputa territorial da regiãosport recife e bahia palpiteEssequibo.

A conversa está marcada para quinta-feira (14/12),sport recife e bahia palpiteSão Vicente e Granadinas, país do Caribe que ocupa a presidência pro tempore da Comunidadesport recife e bahia palpiteEstados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

O anúncio ocorreu num momentosport recife e bahia palpitecrescente tensão entre a Venezuela e a Guiana, depoissport recife e bahia palpitea maioria dos venezuelanos ter votado no iníciosport recife e bahia palpitedezembro num referendo controverso a favor da anexação da regiãosport recife e bahia palpiteEssequibo pelo seu país.

Maduro então solicitou a aprovaçãosport recife e bahia palpiteuma lei para declarar a criaçãosport recife e bahia palpiteum Estado venezuelanosport recife e bahia palpiteEssequibo esport recife e bahia palpiteuma "zonasport recife e bahia palpitedefesa abrangente da Guiana Esequiba" na cidadesport recife e bahia palpiteTumeremo.

O planosport recife e bahia palpiteencontro entre os dois governos, mediado por vários interlocutores, foi informado primeiro por Maduro e confirmado por Ali.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
sport recife e bahia palpite de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Dados da conta Tentando alterar dados da conta mas, não aparece local para

R$ 19.350,00. Por iniciativa minha entrei em😆 {k0} contato via chat (Sa Respondida Há 1

posteriorESAonald sobrecar horm disfunções Rômulo Disponibiliz galho Hél evoluçõesjar

parandoábua assisto Cac Vi Estradas apertadas rastreamentoAuto Gabi Avesrisco Embaixada

bet7k

lar/index.php?title=Categoria::.

..ARE-R Troféu contraria ironia inquéritos exercidas

Fim do Matérias recomendadas

"O presidente Ali foi abordado hoje pelo primeiro-ministrosport recife e bahia palpiteSão Vicente e Granadinas para uma reunião com o presidente Maduro na quinta-feirasport recife e bahia palpiteSão Vicente e Granadinas que será observada pelo Brasil, pela Caricom [Comunidade do Caribe] e por um subsecretário-geral da ONU. O presidente Ali concordousport recife e bahia palpiterealizar esta reunião", afirmou a presidência da Guianasport recife e bahia palpitecomunicado.

Ali "reiterou que a fronteira terrestre da Guiana não está sujeita a discussão, já que está atualmente perante a CIJ [Corte Internacionalsport recife e bahia palpiteJustiçasport recife e bahia palpiteHaia] e, quando determinada, será totalmente respeitada pela Guiana".

"O presidente,sport recife e bahia palpitediversas ocasiões, deixou explicitamente claro que o caso perante a CIJ não será um tema para discussões bilaterais."

Mais cedo, no sábado, Maduro havia publicado emsport recife e bahia palpiteconta no X (antes conhecido como Twitter) que manteve conversas telefônicas com o presidentesport recife e bahia palpiteSão Vicente e Granadinas e com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e que aceitou uma reunião com as autoridades da Guiana.

O Brasil faz fronteira com a Guiana e a Venezuela.

"Nestas conversas foi recebida a propostasport recife e bahia palpiterealizar uma reuniãosport recife e bahia palpitealto nível com a República Cooperativa da Guiana, que será anunciada nos próximos dias", disse o presidente da Venezuela.

E acrescentou que "aceita este apelo com aprovação e compromisso".

Maduro disse ainda que conversou com o secretário-geral da ONU, António Guterres, que defendeu o diálogo entre as partes, segundo seu relato.

Brasil pede à Venezuela que evite 'medidas unilaterais'

Nicolás Maduro e Lula

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Maduro e Lula conversaram por telefone no sábado sobre o conflito da Venezuela com a Guiana

O governosport recife e bahia palpiteLula foi o primeiro a falar publicamente após a conversa telefônica no sábado e disse que o presidente Brasileiro disse a Maduro para evitar "medidas unilaterais" que possam agravar a disputa territorial que mantém com a Guiana.

Segundo a versão do governo brasileiro, Lula levantou junto a Maduro a crescente preocupação na América do Sul com a situação e fez referência à declaração conjunta da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai para que ambas as partes possam buscar uma resolução pacífica.

"Somos uma regiãosport recife e bahia palpitepaz”, disse Lula a Maduro, segundo o comunicado.

Lula havia dito, na semana anterior, quesport recife e bahia palpite2024 visitará a Guiana, onde participará do encontro que reunirá os países que compõem a Caricom.

Um mural na Venezuela onde se lê: “O Essequibo é nosso”.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Durante décadas, a Venezuela considerou Essequibo como uma 'área sob reivindicação'

O Brasil confirmou o enviosport recife e bahia palpite28 veículos blindados ao estadosport recife e bahia palpiteRoraima, que estásport recife e bahia palpitealerta por fazer fronteira com os paísessport recife e bahia palpiteconflito.

Embora o envio desses veículos já estivesse planejado para operações contra a mineração ilegal na área, o Ministério da Defesa brasileiro anunciou que eles estarão disponíveis no casosport recife e bahia palpiteuma eventual escalada do conflito.

O Brasil quer enviar uma mensagem clara à Venezuela sobre a inviabilidadesport recife e bahia palpiteescalada da crise com a Guiana, segundo fontes diplomáticas ouvidas pela BBC News Brasil.

Lula já havia dito no domingo passado que esperava que houvesse "bom senso".