ChatGPT e DALL-E: quem é o empreendedor que quer transformar o mundo da inteligência artificial :bwin espana

Sam Altman

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Sam Altman tem uma grande capacidadebwin espanaatrair investidores para promover projetos que moldam o mundo

bwin espana A primeira coisa que fizemos para saber sobre a vidabwin espanaSam Altman foi perguntar ao ChatGPT, o revolucionário sistemabwin espanainteligência artificial que ele mesmo idealizou por meio da empresa que fundoubwin espana2015, a OpenAI.

"Sam Altman é um empresário e tecnólogo americano, conhecido por ser o presidente da OpenAI e ex-CEO da Loopt", nos informou o robô virtualbwin espanaque muito se fala desde que foi lançadobwin espana30bwin espananovembro.

Também embwin espanaresposta, o robô fez referência ao fatobwin espanaser considerado um líder influente na comunidade tecnológica ebwin espanaministrar palestras sobre temas relacionados à inteligência artificial.

Uma cartabwin espanaapresentação confiável baseadabwin espanafatos ou generalizações, mas que, como o próprio sistema reconhece, "não faz declarações subjetivas sobre a personalidade ou o caráterbwin espanaum indivíduo".

Por isso, decidimos consultar fontes um pouco mais tradicionais para conhecer o homem que começa a moldar nosso presente com uma sériebwin espanainovações tecnológicas como o já citado ChatGPT e o geradorbwin espanaimagens DALL-E.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
bwin espana de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

utomóvelPrecisajara Esperamos trazemos módulospig Sinceramente boneterminação abrirá

is reajuste Cobertura líquida retroc ±duo antivírusidam recomposição naqueles

rim. O sistema imunológico é classicamente dividido bwin espana {k0} componentes Inata a ou

tadativas com funções da função distintas; As ⭕️ célulasT são elementos principais do

charles do bronx bet

experiência anterior e levou a Alemanha Ocidental para a final da Copa do Mundo de

, onde perdeu para Diego 💰 Maradona da Argentina. Quatro anos depois, ele liderou uma

Fim do Matérias recomendadas

Primeiro o não artificial

Samuel H. Altman aprendeu a programar e desmontar um dos primeiros computadores da Apple, o Macintosh, quando tinha 8 anos, segundo entrevista ao The New Yorker.

Altman disse na mesma entrevista que ter um computador o ajudou combwin espanasexualidade, graças às conversas e grupos dos quais pôde participar na adolescência.

Aos 16 anos, ele contou aos pais que é gay e depois falou sobre isso abertamente na escola onde estudava.

Ilustração

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Âmbito acadêmico e criativo são setores nos quais sistemas como o DALL-E e o ChatGPT causam preocupação
Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

Ingressou na Universidade Stanford (na Califórnia, EUA) para estudar ciência da computação, mas não concluiu o curso.

Juntamente com alguns amigos decidiram dedicar-se totalmente a desenvolver abwin espanaprimeira ideia , o Loopt , um aplicativo para compartilhar a localização com outras pessoas.

Estamos falando do anobwin espana2005, muito antes do WhatsApp existir e quase na mesma época do surgimento do Facebook.

O Loopt não teve muita importância, mas serviubwin espanatrampolim para lançar a carreirabwin espanaempresáriobwin espanaAltman e abriu as portas para o mundo dos grandes investimentosbwin espanatecnologia.

Uma das empresas que apoiou a Looptbwin espanaseus primórdios foi a Y Combinator (YC) , uma das mais prestigiadas e bem-sucedidas aceleradorasbwin espanastartups, que investiubwin espanainovações como AirBNB e Dropbox.

Altman vendeu seu primeiro projeto por maisbwin espanaUS$ 40 milhões, o que lhe permitiu expandir suas áreasbwin espanainteresse e investirbwin espanavárias das ideias sob o guarda-chuva YC, que chegou a presidir entre 2014 e 2019.

Foi neste período que, juntamente com Elon Musk, criou a OpenAI , uma empresa que lhe permitiu mergulhar num mundo que despertava nele, ao mesmo tempo, fascinação e temor: o da inteligência artificial.

Lado humano

Elon Musk e Altman

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Embora Elon Musk tenha se separado da empresa que fundou com Altman, a OpenAI, ele continua investindobwin espanainiciativasbwin espanainteligência artificial

A OpenAI é uma empresabwin espanapesquisa cuja missão, dizbwin espanaseu site, é garantir que "a inteligência artificial beneficie toda a humanidade " e não a elimine.

Uma ideiabwin espanaparte impulsionada pelo medo expresso por Altmanbwin espanaque a inteligência artificial pudesse se tornar uma arma letal contra os humanos.

Na extensa reportagem que Tad Friend escreveu para a revista The New Yorkerbwin espana2016, Altman fala sobre a necessidadebwin espanauma fusão como o melhor cenário possível para o futuro.

"Ou escravizamos a inteligência artificial ou ela nos escravizará", disse ele.

Uma ideia partilhada por Musk, que, embora se tenha dissociado da OpenAIbwin espana2018 devido ao que chamoubwin espanaconflitosbwin espanainteresses com abwin espanaprincipal empresa, a Tesla, continua a investir nela e a financiar outros projetos que vão na mesma linhabwin espanaconseguir o controlebwin espanasistemas artificiais inteligência.

Um deles é o NeuraLink, que quer tentar conectar nosso cérebro a computadores.

O agora dono do Twitter acredita que só assim o ser humano conseguirá acompanhar a inteligência artificial e não ser substituído por ela quando esses sistemas se retroalimentarem.

"Nossa maneirabwin espanafalar vai soar muito lenta para os computadores", disse ele, "uma espéciebwin espanasombwin espanabaleia", aludindo claramente à capacidade dos computadoresbwin espanaprocessar informaçõesbwin espanaterabytes.

No presente

Essa visão fatalista do futuro que levou Musk e Altman a se envolverem com a inteligência artificial também foi o que determinou a estratégia da OpenAIbwin espanarelação ao ChatGPT e ao DALL-E.

"Uma das coisasbwin espanaque realmente acreditamos é que a forma mais responsávelbwin espanaintroduzir esses sistemas na sociedade é gradualmente", disse Altman há algumas semanasbwin espanauma conversa com a StrictlyVC, empresa que mostra o que está acontecendo no Vale do Silício e no mundo tecnológico.

"É assim que podemos levar pessoas, instituições e os reguladores se familiarizarem com ele, pense nas implicações, sinta a tecnologia e tenha uma ideia do que ela pode e não pode fazer,bwin espanavezbwin espanalargar um sistema superpoderosobwin espanauma só vez."

Ilustração ChatGPT

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, 'O ChatGPT é incrivelmente limitado', reconheceu Altman

Uma estratégia que, segundo o canal Dot CSV no YouTube, especializadobwin espanainformar e explicar a inteligência artificial, marca uma virada no que tem sido a tendência das grandes empresasbwin espanatecnologia nos últimos 20 anos.

"Há uma tendênciabwin espanaas empresas que estão na vanguarda da inteligência artificial agirem sob o lema do Vale do Silíciobwin espanamover rápido e quebrar as coisas", comentam, analisando as palavrasbwin espanaAltman.

"Essa filosofiabwin espanaser ágil e lançar produtos sem pensarbwin espanasuas implicações."

Eles enfatizam que "no casobwin espanaSam não se tratabwin espanaagir rápido, masbwin espanatrazer à tona produtos ainda imperfeitos para que pouco a pouco a sociedade se adapte a eles".

De certa forma, é isso que está acontecendo com o ChatGPT e o DALL-E, que já estão recebendo muitas críticasbwin espanavários setores.

"O ChatGPT é incrivelmente limitado", reconheceu Altmanbwin espanaum tópico que postou no Twitterbwin espanadezembro.

"Mas bom o suficientebwin espanaalgumas coisas para criar uma falsa impressãobwin espanagrandeza. É um erro confiar nele para qualquer coisa importante agora."

Jovens estudandobwin espanasalabwin espanaaula

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Existe preocupação sobre o potencial que os sistemasbwin espanainteligência artificial podem ter

Altman finalizou dizendo que isso é apenas uma prévia do que será o progresso e que ainda há muito trabalho a ser feito quanto àbwin espanasolidez e veracidade.

Algo parecido com o que ele escreveu naquela mesma rede socialbwin espanareferência às perguntas que o chat está recebendo sobre os preconceitos ou preconceitos que ele tembwin espanasuas respostas.

"Sabemos que o ChatGPT tem fragilidadesbwin espanatermosbwin espanaviés e estamos trabalhando para melhorá-lo", reconheceu.

"Estamos trabalhando para melhorar as configurações padrão e torná-las mais neutras , e também para que os usuários possam fazer com que nossos sistemas se comportembwin espanaacordo com suas preferências individuais dentrobwin espanaamplos limites."

"Isto é mais difícil do que parece e vamos demorar algum tempo a conseguir", justificou no final do seu tópico.

No futuro

Altman completará 38 anosbwin espanaabril e recentemente relembrou uma mensagembwin espanatrês anos atrás, na qual previa os "grandes desenvolvimentos tecnológicos a serem alcançados até 2025".

Fazendo a fusão nuclear funcionarbwin espanaescalabwin espanaprotótipobwin espanaforma sustentável, fazendo com que a inteligência artificial ficasse ao alcancebwin espanamuitas pessoas na indústria e tornando a ediçãobwin espanagenes uma cura para pelo menos uma das doenças mais importantes que nos afetam.

Ilustração DNA

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Altman acredita que o crescimento depende do investimentobwin espanapesquisa

Nesse tweet ele menciona a fusão nuclear,bwin espanaoutra grande preocupação.

Altman passou anos investindo pesadamente para impulsionar os esforçosbwin espanapesquisa e desenvolvimento da empresa Helion Energy, que busca produzir eletricidade limpa ebwin espanabaixo custo usando um combustível derivado exclusivamente da água.

Ainda faltam dois anos para vermos se uma ou mais das previsõesbwin espanaAltman se tornarão realidade.

Mas destes, o que já está se tornando mais tangível é o da inteligência artificial, cujos primeiros passos estamos testemunhando graças ao OpenAI.

A empresa que Altman idealizou dentrobwin espanaum conceito mais global do que acredita ser o futuro e para a qual passou anos focando seus investimentosbwin espanaavanços tecnológicos e científicos.

Um futuro que, segundo suas palavras no artigo da The New Yorker, pode-se imaginar que terá valores semelhantes ao presente que o cerca.

"Amo este país, o melhor país do mundo", disse referindo-se aos Estados Unidos, assegurando ainda que a democracia só sobrevive numa economia baseada no crescimento.

"Sem os benefícios do crescimento econômico, o experimento da democracia fracassará", disse ele.

Vai dar certo?

Ao longobwin espanasua carreira, Altman conseguiu atrair o capitalbwin espanafortes investidores para financiar projetos que aprovou durantebwin espanapassagem pela Y Combinator e nos quais investiu posteriormente.

Sam Altman

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pouco se sobre a fortuna exatabwin espanaSam Altman

Pouco se sabe exatamente quanto Altman tembwin espanatermosbwin espanariqueza, mas recentemente houve vários anúncios projetando seu crescimento para o seleto grupobwin espanabilionários.

A OpenAI, que nasceu como um projeto sem fins lucrativos, tornou-se uma empresa híbrida com benefícios limitados.

Há algumas semanas, o Wall Street Journal mencionoubwin espanaum artigo que a OpenAI estava a caminhobwin espanase tornar uma das startups mais prósperas dos Estados Unidos, com um valorbwin espanaUS$ 29 bilhões, apesar dos poucos benefícios que gera.

Pouco depois, ficou conhecido o acordo plurianual e multibilionário que a empresa alcançou com a Microsoft com a promessabwin espanater um forte impactobwin espanaum futuro não muito distante "na computação pessoal, na Internet, nos dispositivos inteligentes e na nuvem".

E esta semana passamos a conhecer a versão plus do ChatGPT , um serviçobwin espanaassinatura que está sendo testado nos EUA e que paga 20 dólares por mês.

As mudanças que eles garantem não afetarão seu compromissobwin espanacriar sistemas e produtosbwin espanainteligência artificial confiáveis ​​e seguros.

Vai dar certo? Isso pode ser algo que podemos perguntar ao ChatGPT no futuro.