Tim Vickery: O que a banda The Sex Pistols e a redemocratização brasileira têmaposta dos jogoscomum:aposta dos jogos

Tim Vickery

Crédito, Eduardo Martino

O apresentador, um talaposta dos jogosBill Grundy, estava mais bêbado ainda. Eaposta dos jogosuma misturaaposta dos jogosdesdém e embriaguez, Grundy ouviu um xingamentoaposta dos jogosum dos Pistols. Os desafiou a falar mais. E os próximos segundos foram uma festaaposta dos jogospalavrões, inéditos na televisão inglesa naquela hora - entre 18h e 19h.

O meu pai tinha acabadoaposta dos jogosvoltar do trabalho. Estava com tanta raiva que achei que ele ia dar um chute na televisão - e houve relatosaposta dos jogospessoas que fizeram exatamente isso. Foi um escândalo.

No dia seguinte, os Pistols estavam na capaaposta dos jogostodos os jornais mais sensacionalistas, os inimigos número um da civilização e dos bons modos - uma posição confirmada alguns meses mais tarde, quando a banda lançou God Save The Queen, uma música zombando o jubileu da rainha.

The Sex Pistolsaposta dos jogos1976

Crédito, Getty Images/Evening Standard

Legenda da foto, Sex Pistols chocaram e encantaram ao mesmo tempo, relata colunista

Com 11 anos naquele dia, 40 anos atrás, cheguei numa conclusão rápida: uma coisa capazaposta dos jogosdeixar o meu pai tão zangado deve ser legal mesmo.

Com o tempo, entendi que tinha muito mais ali alémaposta dos jogosum desejoaposta dos jogoschocar. Para quem não sacou, The Sex Pistols e o movimento punk pareciam uma manifestação niilista. Para quem curtiu, foi exatamente o contrário - um "sem futuro" a não ser que você tome uma atitudeaposta dos jogosconstruir o seu futuro.

O espíritoaposta dos jogos"faça você mesmo" foi contagiante. Posso afirmar que muitas decisões na minha vida - desde formar uma banda com 14 anos até me deslocar para o Brasilaposta dos jogos1994 - foram inspiradas pelo espírito daquela época.

E agora, por meioaposta dos jogosum livroaposta dos jogosArthur Dapieve (Brock - O Rock Brasileiro dos Anos 80), aprendi que os Pistols também tiveram um efeito inspirador por aqui.

Claro que,aposta dos jogostempos bem anteriores à internet, uma coisa tão radical não iria chegar aos ouvidosaposta dos jogostodos os brasileiros. Alcançou principalmente um públicoaposta dos jogosclasse média alta - filhosaposta dos jogosdiplomatas, pessoas com a capacidadeaposta dos jogosentraraposta dos jogoscontato com tendências estrangeiras.

Pegou uma geração com raivaaposta dos jogosuma ditadura jáaposta dos jogosfrangalhos e cansadaaposta dos jogosuma linguagemaposta dos jogosMPB presaaposta dos jogosmetáforas. Um público, então, pronto para uma coisa mais primária, uma mensagem mais direta.

Aí, ao descobrir The Sex Pistols, essa gente esqueceu os seus discosaposta dos jogosrock progressivo e tomou um outro rumo - criando a trilha sonoraaposta dos jogosredemocratização.

Sim, The Sex Pistols também fazem parteaposta dos jogosQue País é Esse? - a provaaposta dos jogosque, quando se joga uma pedra verdadeira na água, as ondulações podem chegar bem longe.

*Tim Vickery é colunista da BBC Brasil e formadoaposta dos jogosHistória e Política pela Universidadeaposta dos jogosWarwick

Leia colunas anterioresaposta dos jogosTim Vickery: