Maioria republicana no Congresso deixa 'caminho livre' para Trump aprovar medidas:rake poker stars

Congresso americano

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Congresso será republicano, mas terá novidadesrake poker starstermosrake poker starsrepresentaçãorake poker starsminorias

rake poker stars O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tem um motivo adicional para comemorarrake poker starsvitória: seu partido manteve o controle do Congresso.

Com maioria na Câmara dos Representantes e no Senado, o republicano poderá ter o caminho facilitado para aprovar medidas – caso não enfrente oposição dentro do próprio partido.

O Partido Republicano controla a Câmara dos Representantes desde 2010. Quatro anos depois,rake poker stars2014, passou a controlar também o Senado.

Por causa disso, Obama enfrentou forte oposição e teve diversos projetosrake poker starslei barrados pelo Congresso.

Com as casas legislativas sob o domínio Republicano, Trump não deve sofrer obstrução semelhante. Ainda assim, analistas ponderam que isso pode não acontecer naturalmente.

Muitas políticasrake poker starsTrump encontram resistência dentrorake poker starsseu próprio partido. Durante a campanha, veteranos do republicanos, como Colin Powell e Mitt Romney, criticaram o agora presidente eleito e negaram apoio à candidatura.

Congressistas importantes também demonstraram receio com a emergênciarake poker starsTrump.

O senador John McCain, que disputou a presidência com Barack Obamarake poker stars2008, não chegou a retirar o seu apoio a Trump, mas fez duras críticas a declarações dadas por ele.

Quando Trump criticou os paisrake poker starsum capitão do exército americano morto no Iraque por terem participado da convenção democrata, McCain, que é veteranorake poker starsguerra, reagiu com veemência.

"Não posso enfatizar o quão profundamente eu discordo da declaração dada por Trump," escreveu McCainrake poker starsum comunicado, que dizia ainda: "Espero que os americanos entendam que o que ele disse não representa o pensamento do nosso Partido Republicano, dos seus oficiais, ou dos seus candidatos."

Paul Ryan, líder republicano na Casa dos Representantes, endossou a candidaturarake poker starsTrump, mas fez uma campanha distanciada do presidente eleito.

Tanto McCain quanto Ryan mantiveram seus assentos no Congresso.

Ainda assim, Trump tem,rake poker starssaída, uma ampla vantagemrake poker starsrelação a Obama. Além do Congresso, os republicanos vão poder escolher o próximo juiz da Suprema Corte, que poderá ter uma maioriarake poker starsjuízes conservadores.

rake poker stars Como os Republicanos ganharam o Congresso

No Senado, 34 assentos dos 100 assentos estavamrake poker starsdisputa. A vitória apertada do Senador Pat Toomey sobre a democrata Katie McGinty, na Pensilvânia, selou a disputa na casa.

Confira outros desdobramentos:

  • Todd Young venceu o ex-Senador Evan Bayh e manteve seu assentorake poker starsIndiana.
  • Richard Burr asseguro seu lugar na Carolina do Norte
  • Ron Johnson também foi vitoriosorake poker starsWinsconsin, apesar das expectativas indicarem uma vitória do democrata Russ Feingold.
  • Marco Rubio, que concorreu nas primárias contra Trump também assegurou seu assento na Flórida.
  • O ex-candidato à presidência John McCain também manteve seu assento no Arizona.

Até o momento, a apuração das urnas indica que os republicanos obtiveram 51 assentos no Senado, contra 45 dos democratas.

Na Câmara dos Representantes (equivalente à Câmararake poker starsDeputados brasileira), a renovação foi completa. No total, 435 congressistas foram eleitos ─ ou reeleitos.

Mesmo tendo se distanciadorake poker starsTrump durante a campanha, o presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, foi reeleitorake poker starsWinsconsin.

Ilhan Omar

Crédito, AP

Legenda da foto, Nascida na Somália, democrata Ilhan Omar ocupará um dos 435 assentos na Câmara dos Representantes

rake poker stars Minorias ganham destaque

Apesar do triunfo republicano, pelo menos duas democratas fizeram história ao se tornarem as primeiras representantesrake poker starsminorias a serem eleitas para o Congresso.

Na Câmara dos Representantes, Ilhan Omar se tornou a primeira americana muçulmanarake poker starsorigem somali a ser eleita para um cargo público. Ela vai representar o Estadorake poker starsMinnesota.

Ilhan chegou aos Estados Unidos ainda criança, após escapar da guerra civil na Somália comrake poker starsfamília.

Antes disso, ela havia passado quatro anosrake poker starsum camporake poker starsrefugiados no Quênia.

Já no Senado, a democrata Catherine Cortez Masto levou um dos 34 assentosrake poker starsdisputa, tornando-se a primeira mulherrake poker starsorigem latina a ser eleita para o Senado.

Catherine Cortez Masto

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Democrata Catherine Cortez Masto ganhou vaga no Senado com apoio do voto latino

Masto venceu uma disputa acirrada contra o republicano Joe Heck,rake poker starsuma campanha que bateu recorderake poker starsgastos, segundo informou o jornal americano The New York Times.

Ela vai ocupar o assento do senador veterano Harry Reid, que era líder da minoria democrata na casa e vai se aposentar neste ano.

Netarake poker starsum imigrante mexicano, Masto chega ao Senado aos 52 anos.

Ela foi advogada-geralrake poker starsNevada e angariou votos ao juntarrake poker starscampanha àrake poker starsHillary Clinton, que venceu no Estado.

Durante toda a campanha, Masto criticou fortemente os planosrake poker starsTrumprake poker starsconstruir um muro dividindo os Estados Unidos e o México.

Participe!

A vitória do candidato republicano, Donald Trump, tem dividido opiniões nas redes sociais, inflamando ainda mais as polêmicas que marcaram a campanha presidencial.

Você tem alguma dúvida sobre por que Trump foi eleito? Quer entender melhor quem é o presidente eleito dos EUA? Envie-nosrake poker starspergunta!