Por que uma igreja no centroblackjack gratisSão Paulo resolveu hipnotizar pombos?:blackjack gratis

  • Felipe Souza
  • Da BBC Brasilblackjack gratisSão Paulo
Legenda do vídeo,

Igreja paulistana adotou estratégia curiosa para espantar pombos

blackjack gratis Ajoelhadas, 600 pessoas se concentramblackjack gratisoraçãoblackjack gratisuma igreja no centroblackjack gratisSão Paulo. Masblackjack gratisum dos pontos altos da missa, logo após a Eucaristia, uma sequênciablackjack gratisrasantes acompanhadosblackjack gratisarrulhos próximos aos ouvidos dos fiéis desviam os olhares e interrompemblackjack gratispaz.

Uma situação descrita por testemunhas como "um verdadeiro inferno".

"Os pombos entravam aqui e faziam cocôblackjack gratistudo. Ficavam voando na hora da missa. Eu xingava e até jogava bolinhasblackjack gratispapel para tentar espantá-los, mas eles faziam ninhos no alto e não saíamblackjack gratisjeito nenhum", disse Janete Thies, que trabalha como secretária na paróquia Nossa Senhora da Consolação, uma das mais tradicionais do centroblackjack gratisSão Paulo.

Com álcool e um paninhoblackjack gratismãos, Thies passava parteblackjack gratisseu dia limpando penas, pedras e fezes dos bancos da igreja fundada há maisblackjack gratis200 anos.

Mas, há um mês, os pombos passaram a evitar a igreja como o diabo foge da cruz. A razão, diz a paróquia: a adoçãoblackjack gratisuma técnicablackjack gratishipnose.

O efeito é causado por um painel com círculos coloridos desenhadosblackjack gratisformablackjack gratisalvo, fixadoblackjack gratisuma das entradas da igreja. Segundo a empresa responsável pela instalação, a imagem causa uma sensaçãoblackjack gratismal-estar e náuseas nos pombos, que passam a rejeitar o local.

Pombo

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto,

Aves viram inimigo nº1blackjack gratisigreja

"Os pombos ficavam procriando e faziam muito barulho na hora da missa. Mas o trabalho teve um sucessoblackjack gratis100% e nunca mais nenhum pombo entrou na igreja", disse o padre José Roberto Pereira, responsável pela paróquia.

"Antes, um casal voavablackjack gratisum lado para o outro na hora da missa. Quando pisava na poeira, no concreto ou no gesso, caía tudo nas pessoas. Por sorte, nunca aconteceublackjack gratisse sujarem com fezes", conta ele, aliviado.

Mas Osmando Rodrigues, supervisor técnico da Protec, empresa que instalou os equipamentos, disse que o painel, sozinho, não seria capazblackjack gratisafastar os pombos. Após uma vistoria na igreja, ele eblackjack gratisequipe identificaram a necessidadeblackjack gratisfechar cada buraco que pudesse servirblackjack gratisportablackjack gratisentrada para as aves, alémblackjack gratisfazer uma dedetização completa.

"Instalamos telasblackjack gratistodos os vãos da igreja, alémblackjack gratisespículas (espetos não afiados) para evitar que os animais pousassem e fizessem ninhos", explicou.

Havia um ninho na torre da igreja. Segundo o padre, as aves arrancaram a manta protetora, mancharam as paredes com cocô e retiraram telhas para construir suas casas.

A paróquia não informou o custo total da intervenção, mas o dono da Protec disse que só a instalação das espículas, da tela e do painel custablackjack gratisR$ 1 mil a R$ 3 mil. A obra foi paga por um doador anônimo.

Mal-estar

O supervisor da empresa responsável pelos equipamentos disse que, desde a instalação do painel, sempre que os pombos tentam voar na direção da igreja, sentemblackjack gratisvisão embaralhar. Segundo ele, isso faz com que as aves desviem da entrada.

Ele afirmou que a técnicablackjack gratishipnose foi desenvolvida por um biólogo da própria empresa, com baseblackjack gratisum sistema semelhante implantado no exterior. "Nós fizemos muitos testes, adaptamos para o Brasil e deu certo", contou Rodrigues.

Painel hipnótico instaladoblackjack gratisigrejablackjack gratisSP

Crédito, BBC Brasil

Legenda da foto,

Segundo empresa, painel coloridoblackjack gratisformablackjack gratisalvo causa mal-estar nos pombos

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Mas ornitólogos ouvidos pela BBC Brasil acreditam que seria praticamente um milagre que uma imagem estampada numa placa conseguisse espantar pombos.

"Para que haja essa sensaçãoblackjack gratisenjoo, a gente precisa pensarblackjack gratisalgum mecanismo que afete o labirinto, dentro do ouvido do animal. Uma imagem giratória poderia causar essa sensaçãoblackjack gratisnáusea. Mas, mesmo que ela girasse, o animal teria que ficar olhando para ela até sentir náuseas", disse Thiago Dantas, professorblackjack gratisornitopatologia e clínica médicablackjack gratisanimais silvestres na Universidade Anhanguera,blackjack gratisNiterói (RJ).

Mas a empresa garante que o painel funciona. Ela afirma que os animais até tentam voltar para o local uma ou duas vezes, mas a sensação é tão desagradável que não retornam mais.

O padre, que convivia com o incômodo causado pelos pombos desde que chegou à paróquia, há sete anos, disse que a igreja se preocupoublackjack gratisinstalar um sistema antiaves que não maltratasse os animais. Mas confessa que chegou a pensarblackjack gratismedidas mais agressivas contra os pombos, símbolo da Santíssima Trindade na doutrina católica.

"Propuseram que a gente instalasse um aparelho sonoro. Mas pensamos que, caso passasse um cachorro na rua, eles também poderiam sofrer por terem um ouvido mais sensível que o nosso. E isso a gente não queria."

Reportagem: Felipe Souza / Vídeo: Rafael Barifouse