Coronavírus: a angústia das famílias que não sabem se foram infectadas:bónus luckia

Criança atrásbónus luckiaporta

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Incerteza sobre contaminação tem levado muitos ao isolamento voluntário

Mas os kits acabaram e a recomendação no Estado, assim como a do Ministério da Saúde, diante da escassezbónus luckiatestes, é que eles fossem direcionados a pacientes com quadros mais graves com suspeitabónus luckiacovid-19.

Rodrigo é um dos 40 alunos que dividiam a salabónus luckiaaula com a garota - que até o momento não apresenta sintomas.

"Mas a gente sabe que a contaminação pode acontecer mesmo quando a pessoa está assintomática", diz a mãe, Vanusia Tavares.

Conversa através da porta

Assim, por precaução, Rodrigo tem ficado isolado do restante da família - os pais, a irmã e a avó, que se mudou para lá para que não ficasse sozinhabónus luckiacasa e, assim, não precisasse se preocupar com o abastecimentobónus luckiabens essenciais.

A mãe conta que o menino, mesmo fechadobónus luckiaum espaço pequeno, tem estado bastante atarefado.

Rodrigo é pré-vestibulando e aproveita as aulas online da escola para continuarbónus luckiapreparação.

A família transferiu o videogame da sala para o quarto e às vezes escuta o jovem quicar ou chutar uma bola contra a parede, a alternativa que encontrou para manter o corpo ativo.

"A gente sentabónus luckiafrente ao quarto dele e fica conversando, tenta ver como ele está lá dentro, se está deprimido", diz a mãe.

"Ele é um menino tranquilo, diz pra gente que está 'de boa', mas a gente não sabe se ele diz isso porque quer proteger a mãe e a avó."

Apesarbónus luckiadividirem o mesmo teto, Vanusia só vê o filho por uma fresta da porta,bónus luckialonge, quando ele abre para pegar a comida que é colocadabónus luckiafrente ao quarto.

"Eu fico angustiada, não sei quanto tempo ele aguenta."

Mulher mexe no celular diantebónus luckiatelabónus luckialaptop

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Toda a família está há maisbónus luckiauma semanabónus luckiaisolamento domiciliar

'Operaçãobónus luckiaguerra'

Toda a família está há maisbónus luckiauma semanabónus luckiaisolamento domiciliar. Vanusia e o marido, ambos desenvolvedoresbónus luckiasoftware, estão trabalhandobónus luckiacasa.

Até então, a família fez duas compras pela internet: na farmácia e no supermercado - uma "operaçãobónus luckiaguerra", na definiçãobónus luckiaVanusia.

Quem vai buscar é seu marido, que desce pelas escadas para evitar o elevador e cobre as mãos com sacos plásticos para não tocar diretamente os pacotes.

Quando retorna, a mulher está esperando na porta com uma bacia com água e sabão para higienizar ali mesmo o que for possível. O que não pode ser lavado é desinfetado com álcoolbónus luckiagel.

"É tanto trabalho que a gente evita ao máximo (comprar)."

A família decidiu ser extremamente cautelosa porque Vanusia ebónus luckiamãe estão no grupobónus luckiarisco para a covid-19: os casos mais graves da doença geralmente acometem pessoas com alguma comorbidade e os mais velhos.

Escassezbónus luckiatestes

Mesmo que alguém da família desenvolva sintomas, a não ser que sejambónus luckiamaior gravidade, provavelmente não será testada, pelo menos nos próximos dias.

Desde o início da transmissão comunitária da doença, oficialmente no dia 13bónus luckiamarço, a política do Brasil tem sido testar apenas os pacientes com quadros mais graves - apesarbónus luckiauma sinalização recentebónus luckiaque isso deve mudar.

No diabónus luckiaque a família Tavares Carvalho iniciou a quarentena,bónus luckia16bónus luckiamarço, a OMS fez um apelo para que os países testassembónus luckiamassa os casos suspeitos.

A ideia é que, conseguindo identificar os doentes, inclusive os assintomáticos, seria possível fazer uma quarentena mais eficiente e, assim, "achatar a curva"bónus luckiainfecção. Foi o que fizeram países como Coreia do Sul e Alemanha, considerados exemplos bem sucedidosbónus luckiacombate à pandemia.

Na ocasião, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que o governo estudava importar testes rápidos para aumentar a escala da testagem, mas ressaltou que o critério não seria alterado naquele momento.

Nesta terça-feira (24/03), durante a coletivabónus luckiaimprensa diária realizada pelo ministério, o secretáriobónus luckiaVigilânciabónus luckiaSaúde, Wanderson Oliveira, anunciou a ampliação da testagem.

Pessoa sendo submetida a testebónus luckiatemperatura

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A políticabónus luckiatestagembónus luckiamassa é considerada uma das razões para que a Coreia do Sul esteja conseguindo controlar a disseminação da covid-19

Serão 14,9 milhõesbónus luckiatestes RT-PCR, que detectam a presença do vírus na amostra e, por isso, são considerados mais precisos, e 8 milhõesbónus luckiatestes rápidos, que detectam a presençabónus luckiaanticorpos que o corpo produz contra o vírus - e, portanto, só acusam se alguém está doente alguns dias após a infecção, quando o organismo começa a reagir.

"Como a OMS falou que deveríamos testar, assim estamos fazendo, trabalhando duramente", afirmou.

"Apesarbónus luckiatermos considerado que poderíamos trabalhar com uma estratégia um pouco menos intensa, mas orientação da OMS a gente segue e está seguindo desta maneira", completou.

Capacidadebónus luckiadiagnóstico

Os testes rápidos serão direcionados a profissionais da saúde e da áreabónus luckiasegurança, enquanto os RT-PCR continuarão sendo direcionados para os casos mais graves e, a partirbónus luckiaagora, também para a realizaçãobónus luckiatestes por amostragembónus luckiacasos leves nas chamadas "unidades sentinela" para monitoramento da epidemia.

A previsão é que, até 30/03, o país receba cercabónus luckia2,6 milhõesbónus luckiaPT-PCR e 3 milhõesbónus luckiatestes rápidos.

Até o momento, a Fiocruz, única instituição que vinha produzindo os kitsbónus luckiaPT-PCR para abastecer a rede pública, entregou cercabónus luckia32,5 mil testes,bónus luckiaacordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Além da produção, a capacidadebónus luckiaprocessamento dos testes é outro gargalo. Hoje,bónus luckiaacordo com o secretário, a Fiocruz e o Instituto Adolfo Lutz têm capacidade para dar 4 mil diagnósticos por dia.

Os Laboratórios Centraisbónus luckiaSaúde Públicabónus luckiacada Estado, os Lacens, porbónus luckiavez, conseguem processar, ao todo, 2,7 mil testes por dia.

Médica seguro tubobónus luckiaensaiobónus luckialaboratório

Crédito, EPA

Legenda da foto, A política do Brasil tem sido testar apenas os pacientes com quadros mais graves

Segundo o secretário, no "pico da epidemia" o Brasil pode precisar fazer quase 7 vezes mais, até 50 mil diagnósticos por dia - e o ministério estaria trabalhando para ampliar a capacidade.

Na rede particular, alguns empresas, como Albert Einstein e Fleury, conseguem processar os exames feitos internamente, com resultadosbónus luckiaaté 48 horas - ante uma médiabónus luckiacercabónus luckia7 dias na rede pública hoje.

Para a médica sanitarista Ana Freitas Ribeiro, do serviçobónus luckiaepidemiologia do Institutobónus luckiaInfectologia Emílio Ribas, apesar das dificuldades que o país sabidamente enfrenta para adquirir e processar os exames, "daria para fazer mais", especialmente no início do surto, quando o país optou por uma "vigilância epidemiológica passiva" - ou seja, esperava os casos serem notificados às autoridadesbónus luckiasaúdebónus luckiavezbónus luckiaativamente tentar localizá-los.

A especialista destaca, por exemplo, que naquele período não houve qualquer tentativabónus luckiatriagem nos aeroportos e que as definições para casos suspeitos antes da transmissão comunitária eram bastante restritivas, o que fez com que um númerobónus luckiapotenciais casos positivos fosse excluído da vigilância.

Parte dos casos suspeitos, destaca a especialista, não chegou a ser investigada laboratorialmente porque não se enquadrava nos critérios estabelecidos à época - porque, por exemplo, a pessoa sintomática havia voltadobónus luckiaoutros países que não aqueles determinados na lista do Ministério da Saúde.

Coreia do Sul: 15 mil testes por dia

A políticabónus luckiatestagembónus luckiamassa é considerada uma das razões para que a Coreia do Sul esteja conseguindo controlar a disseminação da covid-19.

O país é um dos que registra menor taxabónus luckialetalidade, com 1,33%bónus luckiavítimas fatais entre os 9.000 infectados.

O médico Woo Joo Kim, professor do Departamentobónus luckiaInfectologia da Universidade da Coreia, afirma que hoje o país realiza cercabónus luckia15 mil testes por dia, todos com PT-PCR.

"Nós aprendemos com o surtobónus luckiaMers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio)bónus luckia2015 que deveríamos ter uma forte capacidadebónus luckiatestagem", ele diz, referindo-se a outra doença causada por um vírus da família corona, que infectou 806 pessoas no país e deixou 38 mortos.

Para o especialista, a realizaçãobónus luckiatestes desta vez é ainda mais importante, já que o Sars-Cov-2, que causa a covid-19, pode ser transmitido mesmo por quem não apresenta sintomas.

Dos 9 mil casos registrados no país até o momento, cercabónus luckia20% são assintomáticos.

Do total, ele acrescenta, 30% foram detectadosbónus luckiapessoas na faixa dos 20 anos. Ambas as estatísticas, ele diz, devem servirbónus luckiaalerta para a importância das medidasbónus luckiadistanciamento social, para evitar que pessoas com maior chancebónus luckiadesenvolver casos graves da doença sejam infectados por indivíduos com sintomas leves ou assintomáticos.

A Coreia adotou medidas polêmicas para garantir que as medidasbónus luckiaquarentena fossem eficientes, entre elas monitorar pelo GPS do celular os pacientes infectados, para garantir que eles não saíssembónus luckiacasa durante o períodobónus luckiaisolamento.

Mais sobre o coronavírus
Banner
Línea

bónus luckia Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube bónus luckia ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbónus luckiaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabónus luckiausobónus luckiacookies e os termosbónus luckiaprivacidade do Google YouTube antesbónus luckiaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebónus luckia"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobónus luckiaterceiros pode conter publicidade

Finalbónus luckiaYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbónus luckiaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabónus luckiausobónus luckiacookies e os termosbónus luckiaprivacidade do Google YouTube antesbónus luckiaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebónus luckia"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobónus luckiaterceiros pode conter publicidade

Finalbónus luckiaYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbónus luckiaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabónus luckiausobónus luckiacookies e os termosbónus luckiaprivacidade do Google YouTube antesbónus luckiaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebónus luckia"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobónus luckiaterceiros pode conter publicidade

Finalbónus luckiaYouTube post, 3