Mulher rica faz seis horasempate betanotrabalho doméstico a menos que mulher pobre, diz IBGE:empate betano

Mulherempate betanotouca cozinhando

Crédito, NELSON ALMEIDA/AFP via Getty Images

Legenda da foto, Moradoraempate betanoocupaçãoempate betanoSão Paulo cozinha;empate betanotodas as faixasempate betanorenda, mulheres cuidam muito mais da casa do que os homens

Além disso, as mulheres mais abastadas podem pagar por creches privadas para seus filhos pequenos, num país que sofre com a deficiência crônicaempate betanovagasempate betanocreches públicas.

A desigualdade no acesso a creches também se revela nas diferentes taxasempate betanoocupação entre mulheres brancas e negras com crianças pequenasempate betanocasa.

Mulher limpando sala

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Mulheresempate betanomaior renda terceirizam parte das tarefas domésticas para asempate betanomenos recursos, através da contrataçãoempate betanoserviços comoempate betanobabás, faxineiras e cozinheiras

Menos da metade (49,7%) das mulheres pretas ou pardas com criançasempate betanoaté 3 anosempate betanoidade no domicílio estavam ocupadasempate betano2019, enquanto entre as mulheres brancas, a proporção eraempate betano62,6%.

Os dados revelam que, além da histórica desigualdade entre homens e mulheres, também são grandes as iniquidades entre as próprias mulheres, considerando recortesempate betanorenda, cor ou raça, regiões do país e áreas urbanas e rurais, por exemplo. Segundo o IBGE, essas diferenças devem ser levadasempate betanocontas na elaboraçãoempate betanopolíticas públicas para mitigar desigualdades.

Trabalho feminino é fundamental para redução da pobreza

A questão do acesso das mulheres ao mercadoempate betanotrabalho é fundamental. Isso porque a impossibilidadeempate betanomuitas delasempate betanotrabalhar ou a disponibilidade para trabalhar apenasempate betanotempo parcial prejudica o acessoempate betanodiversas famílias a patamares mais elevadosempate betanorenda.

Entre os fatores que ainda impedem uma maior participação das mulheres no mercadoempate betanotrabalho estão a insuficiênciaempate betanocreches eempate betanoinstituições públicasempate betanocuidado para idosos, além da desigualdade salarial eempate betanoacesso aos cargos mais bem remunerados entre homens e mulheres.

Essa discrepância muitas vezes faz com que as famílias, quando defrontadas com a necessidadeempate betanoum dos pais deixarempate betanotrabalhar para se dedicar ao cuidado dos filhos, no geral, esse sacrifício seja feito pelas mulheres, já que os homens costumam ganhar mais. Esse tipoempate betanosituação ficou ainda mais evidente na pandemia, devido ao fechamento das escolas.

Segundo o estudo do IBGE publicado nesta quinta-feira, a taxaempate betanoparticipação feminina na forçaempate betanotrabalhoempate betano2019 ainda era quase 20 pontos percentuais menor do que a masculina.

A taxaempate betanoparticipação na forçaempate betanotrabalho é o percentualempate betanopessoasempate betanoidadeempate betanotrabalhar (15 anos ou mais) empregadas ouempate betanobuscaempate betanotrabalho,empate betanorelação ao totalempate betanopessoas nessa faixa etária.

Em 2019, a taxaempate betanoparticipação na forçaempate betanotrabalho total no país eraempate betano63,6%, mas chegava a 73,7% entre os homens e eraempate betanoapenas 54,5% entre as mulheres. A diferença entre os gêneros vinha diminuindo gradual e lentamente - eraempate betano23,1 pontos percentuaisempate betano2012, início da série histórica do IBGE, recuando a 19,2 pontos percentuaisempate betano2019.

Na pandemia, no entanto, essa diferença voltou a crescer, chegando a 19,7 pontos, segundo dadosempate betanonovembroempate betano2020 da Pnad Covid-19, pesquisa criada pelo IBGE para mensurar os efeitos da criseempate betanosaúde pública sobre o mercadoempate betanotrabalho e a saúde dos brasileiros.

'São necessárias políticas para expansãoempate betanocreches'

Desenhoempate betanocasa e família com traços infantis fixadoempate betanoportaempate betanosalaempate betanoaula

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, André Geraldoempate betanoMoraes Simões, pesquisador do IBGE, destaca importância da expansãoempate betanocreches para que mulheres tenham maiores chancesempate betanoascensão

Olhando para o nívelempate betanoocupação - que mede o percentualempate betanopessoas efetivamente ocupadas entre aquelasempate betanoidadeempate betanotrabalhar -, o IBGE observa que a presençaempate betanocrianças pequenas reduz drasticamente a possibilidadeempate betanoocupação das mulheres.

Em domicílios com criançasempate betanoaté 3 anosempate betanoidade, o nívelempate betanoocupação das mulheresempate betano25 a 49 anos eraempate betano54,6%empate betano2019, comparado a 67,2% entre as mulheres da mesma faixa etária sem crianças pequenasempate betanocasa.

Entre os homens, o indicador eraempate betano89,2% e 83,4%, respectivamente, nestas mesmas duas situações.

Ou seja,empate betanolares com crianças pequenas, a diferença na ocupação entre homens e mulheres superava os 30 pontos percentuais. A discrepância é reduzida a pouco maisempate betano16 pontos nos domicílios sem essas crianças que exigem mais atenção.

"Isso não significa que a presençaempate betanocrianças é negativa", observa André Geraldoempate betanoMoraes Simões, pesquisador do IBGE. "Mas aponta para a necessidadeempate betanopolíticas públicasempate betanoexpansãoempate betanocreches eempate betanooportunidades para que as mulheres, que são as mais demandadas nas tarefasempate betanocuidado, possam se inserir mais no mercadoempate betanotrabalho."

Simões destaca ainda a importância do compartilhamento das atividadesempate betanocuidado entre homens e mulheres nos domicílios.

Em 2019, as mulheres dedicavam quase o dobroempate betanohoras semanais entre afazeres domésticos e cuidados,empate betanorelação aos homens. Para elas, essas tarefas consumiam 21,4 horasempate betanomédia por semana, comparado a 11 horas dedicadas a esses afazeres pelos homens.

No caso masculino, a diferençaempate betanorenda pouco afeta a quantidadeempate betanohoras dedicadas às tarefas domésticas. Os mais pobres dedicavam 11 horas a elas e os mais ricos, 10,8 horas semanais.

Mulheres são mais educadas, mas ainda têm empregos piores

Professora escreve no quadro

Crédito, Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Legenda da foto, O IBGE afirma que discrepâncias entre homens e mulheres não são explicadas pela educação, já que as mulheres no geral são mais instruídas do que os homens

Alémempate betanoterem maior dificuldadeempate betanoentrar no mercadoempate betanotrabalho, as mulheres também ocupam posições mais precárias. Segundo o IBGE,empate betano2019, cercaempate betanoum terço delas (29,6%) estavam ocupadasempate betanotempo parcial - até 30 horas semanais -, quase o dobro dos homens (15,6%) que viviam essa realidade.

"As mulheres acabam indo para esse tipoempate betanoocupação porque precisam conciliar a profissão com o trabalho doméstico", observa Simões. "São trabalhos mais vulneráveis, com maior possibilidadeempate betanoserem demitidas, maior informalidade e menor acesso a direitos previdenciários e à proteção social."

Na região Norte, quase 40% das mulheres estavam ocupadas apenasempate betanotempo parcial e no Nordeste, 37,5%. Em comparação, esse percentual cai a 26,2% no Sudeste e a 25% no Sul.

A inserção das mulheres no mercadoempate betanotrabalho atravésempate betanoocupações precárias também ajuda a explicar a diferença salarial entre os gêneros, diz o pesquisador. Em 2019, os rendimentos das mulheres equivaliam a 77,7% dos ganhos dos homens. Aqui, novamente, a evolução ao longo dos anos é lenta e gradual:empate betano2012, a razão eraempate betano73,6%.

O IBGE destaca, porém, que essas discrepâncias entre homens e mulheres não são explicadas pela educação, já que as mulheres no geral são mais instruídas do que os homens.

Em 2019, considerando as pessoas com 25 anos ou mais, 15,1% dos homens tinham ensino superior completo, comparado a 19,4% das mulheres.

Elas, no entanto, ainda são minoria entre os docentesempate betanoensino superior. As mulheres eram 46,8% dos professoresempate betanofaculdades e universidadesempate betano2019, também uma lenta evoluçãoempate betanorelação aos 43,2%empate betano2003. Os dados são do Censo do Ensino Superior do Inep (Instituto Nacionalempate betanoEstudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Mulheres ainda têm menor presença nos espaçosempate betanopoder

Embora sejam mais escolarizadas do que os homens, as mulheres ainda têm menos acesso aos espaçosempate betanopoder na vida pública e privada, destaca ainda o estudo do IBGE.

"Ainda temos apenas 14,8%empate betanodeputadas federaisempate betanoexercício", destaca Luanda Chaves Botelho, analista do IBGE, citando dadoempate betanosetembroempate betano2020. "Com esses 14,8%, o Brasil tem a menor proporção da América do Sul e fica na posiçãoempate betanonúmero 142empate betanoum rankingempate betano190 países, atrásempate betanopaíses muito caracterizados por violênciaempate betanogênero."

A títuloempate betanocomparação, Ruanda é o país com mais mulheres no parlamento (61,3%), mas o Brasil também fica atrásempate betanovizinhos como Bolívia (53,1%), Argentina (40,9%), Peru (26,2%), Chile (22,6%) e Uruguai (21,2%). Nos Estados Unidos, o percentual éempate betano23,4%.

Em 2018, as mulheres representaram 32,2% das candidaturas a deputado federal, o que ajuda a explicar a baixa presença delas na Câmara. Mas não explica totalmente, já que o percentualempate betanoeleitas é ainda menor do que oempate betanocandidatas.

O IBGE destaca então a participação das mulheres nas candidaturas por receitaempate betanocampanha. Isso porque estudos acadêmicos indicam que candidaturas com maior disponibilidadeempate betanorecursos financeiros têm mais chanceempate betanosucesso.

Entre as candidaturas com receita superior a R$ 1 milhão, apenas 18% eramempate betanomulheres.

Botelho destaca ainda que ser parlamentar é também um elemento que favorece o sucesso das candidaturas. "Esse é outro elemento desfavorável para as mulheres, quase como um ciclo vicioso, já que elas são a minoria dos parlamentaresempate betanoexercício", destaca a pesquisadora.

No nível municipal,empate betano2020, somente 16% dos vereadores eleitos eram mulheres. As mulheres pretas, apesarempate betanoserem 9,2% do total das mulheres, foram apenas 5,3% das vereadoras eleitas. Já as mulheres pardas são 46,2% das mulheres, mas alcançaram apenas 33,8% das cadeiras obtidas por elas nas eleições municipais mais recentes.

Por fim, olhando para cargos gerenciais nos setores público e privado, o IBGE observa que as mulheres ocupavam apenas 37,4% dessas posiçõesempate betano2019. O percentual pouco avançouempate betanorelação aos 36,8% registradosempate betano2012.

Nos cargos gerenciaisempate betanomaior remuneração, a presença das mulheres é ainda menor,empate betano22,3% no dado mais recente.

Entre os ministros do governo, as mulheres eram apenas duas - Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Tereza Cristina (Agricultura) - entre 22 ministros.

"A eleiçãoempate betanomulheres para os cargos legislativos apresenta melhora discreta, mas ainda longeempate betanocorresponder à metade feminina da população brasileira e aindaempate betanosituação muito desfavorável quando comparada a outros países", observa o IBGE.

"A maior participação nesses cargos é importante não apenasempate betanotermosempate betanorepresentatividade, mas para aumentar as chancesempate betanopautar a formulaçãoempate betanopolíticas públicasempate betanosuporte às agendasempate betanopromoçãoempate betanoequidade,empate betanoacesso a oportunidades eempate betanoproteção contra violência doméstica, assédio e abusosempate betanotoda ordem", conclui o instituto.

Línea

empate betano Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube empate betano ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosempate betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaempate betanousoempate betanocookies e os termosempate betanoprivacidade do Google YouTube antesempate betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueempate betano"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoempate betanoterceiros pode conter publicidade

Finalempate betanoYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosempate betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaempate betanousoempate betanocookies e os termosempate betanoprivacidade do Google YouTube antesempate betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueempate betano"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoempate betanoterceiros pode conter publicidade

Finalempate betanoYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosempate betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaempate betanousoempate betanocookies e os termosempate betanoprivacidade do Google YouTube antesempate betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueempate betano"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoempate betanoterceiros pode conter publicidade

Finalempate betanoYouTube post, 3