As plantas daslotrankcasa que podem ser tóxicas para os animaisslotrankestimação:slotrank

Plantas domésticas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Estudo da USP levantou plantas que causam mais problemas quando ingeridas por animais domésticos

Perigo

O levantamento constatou que, das quatro que mais causam intoxicação, a campeã absolutaslotrankingestão por cães e gatos é a comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia sp), muito comumslotrankcasas e apartamentos. Ela é muito apreciada pelas pessoas por causa da belezaslotranksua folhagem, da facilidadeslotrankcultivo e da crença popularslotrankque traz proteção ao lar.

O oxalatoslotrankcálcio e outras substâncias presentes na planta irritam as mucosas dos animais. O envenenamento pode ocorrer por ingestãoslotrankqualquer parte da planta, contato com os olhos ou a pele. Os sintomas variam desde edema (inchaço), irritação da mucosa até mesmo asfixia e morte, sempre com dor intensa.

Considerada um dos símbolos da cidadeslotrankSão Paulo, a azaleia (Azalea sp) também é responsável por um grande númeroslotrankcasosslotrankintoxicaçãoslotrankanimais domésticos. Seu princípio ativo é a andromedotixina, uma substância cuja ingestão pode causar distúrbio digestivos até seis horas após o animal ter comido a planta.

Além disso, ele causa alterações no débito cardíaco (volumeslotranksangue que é bombeado pelo coraçãoslotrankum minuto).

Gato comendo bico-de-papagaio

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Bicos-de-papagaio, plantas que costumam adornar as casas no Natal, são perigosas para cães e gatos

A espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata), também muito cultivada devido à crençaslotrankque traz prosperidade, "contém glicosídeos pregnânicos e saponinas esteroidais", segundo Silvana.

"Essas substâncias causam dificuldadeslotrankmovimentação eslotrankrespiração, devido à irritação da mucosa e salivação intensa."

A especialista alerta ainda que todas as partes do lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) são tóxicas para os bichos. Os sintomasslotrankenvenenamento incluem irritação na boca e nos olhos, coceira, dificuldadeslotrankengolir e, nos casos mais graves, atéslotrankrespiração. Além disso, podem ocorrer alterações neurológicas e das funções renais.

Embora sejam as que causam a maioria dos casosslotrankintoxicação, essas quatro plantas não são as mais venenosas.

Entre as mais tóxicas está a espirradeira (Nerium oleander). Apesarslotrankacontecer muito raramente,slotrankingestão por cães e gatos causa arritmia, vômito, diarreia, ataxia (perda da coordenação muscular), dispneia (respiração rápida e curta), paralisia, coma e até a morte.

"Esses sintomas podem ser observados entre 1 e 24 horas apósslotrankingestão", informa Silvana.

Maconha

A surpresa do levantamento ficou por conta da maconha (Cannabis sativa). Embora tenha seu cultivo proibido no Brasil, há muitos casosslotrankintoxicaçãoslotrankanimais por essa planta.

Os pesquisadores acreditam que a maioria deles ocorre pela inalação da fumaça do cigarroslotrankmaconha consumido perto dos animais. Ou então pela ingestão das folhas ou alimentos que contenham o tetraidrocanabinol (THC), o princípio ativo da erva.

A intoxicação por Cannabis pode causar depressão, perda do controle muscular durante movimentos voluntários, desorientação, tremores, convulsões, desordens comportamentais, aumentoslotranksensibilidadeslotrankmaneira geral e da sensibilidade a dor (hiperestesia).

Cannabis sativa

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Intoxicação por Cannabisslotrankanimais é frequente, apesarslotrankcultivo ser proibido no Brasil

"Também pode ocorrer midríase (dilatação da pupila), que,slotrankalgum casos, resultaslotrankfotofobia. Normalmente esses sintomas se desenvolvemslotrankuma a três horas após a ingestão", alerta Silvana.

"O ideal é tirar estas plantas do alcance dos animais e prestar atenção ao passear com elesslotrankambientes externos, pois elas estão por toda parte."

O consumoslotrankplantas para uso medicinal no caso dos animais também é indicado apenas com orientaçãoslotrankum médico veterinário.

Caso o animal apresente qualquer sintoma que o proprietário suspeite ser causado por ingestãoslotrankuma planta, ele deve ser encaminhado a uma clínica. Se conseguir identificar qual foi a espécie ingerida, é importante levar uma amostra ao profissional.