‘A Cidade Sem Judeus’: o filme austríaco perdido que previa a ascensão do nazismo:betboo é fraude
betboo é fraude Nesta semana será exibido novamentebetboo é fraudeViena um filme mudo austríaco desaparecido por maisbetboo é fraude90 anos.
O longa, que estreoubetboo é fraude1924, se chama “A Cidade Sem Judeus” e teve uma cópia encontradabetboo é fraudeum mercadobetboo é fraudepulgasbetboo é fraudeParisbetboo é fraude2015.
Para o filme ser restaurado pela cinemateca austríaca, foi feita uma campanhabetboo é fraudefinanciamento que arrecadou 75 mil euros.
Dirigido e roteirizado por Hans Karl Breslauer, o filme profetizava a ascensão do nazismo e a perseguição aos judeus que aconteceria maisbetboo é fraudeuma década depois.
Quando “A Cidade Sem Judeus” estreou, o Partido Nazista ainda estava banido na Áustria e Adolf Hitler cumpria prisão por uma fracassada tentativabetboo é fraudegolpe.
Inspiradobetboo é fraudeum romance satírico do escritor Hugo Bettauer, o filme contava a históriabetboo é fraudejudeus que eram expulsos após a Primeira Guerra da fictícia cidadebetboo é fraudenome Utopia (que seria Viena), onde se falava alemão, porque eram responsabilizados pela população local por uma crise econômica.
Quando eles foram deportados, parte dos moradoresbetboo é fraudeUtopia chegou a comemorar até com fogosbetboo é fraudeartifício.
Porém, com o passar do tempo, a crise econômica se agravou, com aumento do desemprego e da pobreza. Ao mesmo tempo, a cidade viabetboo é fraudevida cultural sofrer um abalo.
Um tempo depois, a população judaica era trazidabetboo é fraudevolta à cidade e ganhava as boas-vindas daqueles que a haviam expulsado.
Meses após a estreia do longa, o judeu Bettauer foi assassinado por nazistas.
Quando estreou, o filme provocou protestobetboo é fraudesimpatizantes nazistas. Espectadores que tentavam assistir à produção chegaram a ser agredidos.
O diretor Breslauer nunca mais dirigiu filmes e morreu na pobrezabetboo é fraude1965.