Poluição luminosajogo da roleta blazegrandes cidades faz estrelas 'desaparecerem' do céu e pesquisas minguarem:jogo da roleta blaze

Vista estrelada do laboratóriojogo da roleta blazeItajubá

Crédito, Cleber Gonçalves

Legenda da foto, A forma como a iluminação das cidades é projetada tem dificultado a observação dos astrosjogo da roleta blazeItajubá,jogo da roleta blazeMinas Gerais

Embora os problemas que a poluição luminosa causa às observações astronômica tenham se intensificado nos últimos anos, eles não sãojogo da roleta blazehoje. Segundo o pesquisador Vladímir Jearim Peña Suárez, do Projeto Olhai pro Céu Carioca, do Museujogo da roleta blazeAstronomia e Ciências Afins (MAST), unidadejogo da roleta blazepesquisa do Ministério da Ciência, quando o campus do Observatório Nacional do Riojogo da roleta blazeJaneiro foi transferido para o Morrojogo da roleta blazeSão Januário,jogo da roleta blazeSão Cristóvão,jogo da roleta blaze1922, a região era considerada suburbana, com uma densidadejogo da roleta blazepopulação pequena e isolada.

Com o passar dos anos, o conjuntojogo da roleta blazelunetas da instituição foi ficando limitado tecnologicamente, prejudicadojogo da roleta blazeforma crescente pelo crescimento da população, com o consequente o aumento da iluminação externa artificial. "Isso fez com que o interessejogo da roleta blazeusar estes instrumentos profissionalmente fosse diminuindo", conta Suárez. "As últimas observações profissionais com a lunetajogo da roleta blaze46 centímetros, a maior do Brasil, datamjogo da roleta blaze1977."

Vista do Laboratório Nacionaljogo da roleta blazeAstronomia (LNA), localizadojogo da roleta blazeItajubá,jogo da roleta blazeMinas Gerais

Crédito, Cleber Gonçalves

Legenda da foto, A iluminação artificial tem atrapalhado a eficácia Laboratório Nacionaljogo da roleta blazeAstronomia (LNA), localizadojogo da roleta blazeItajubá,jogo da roleta blazeMinas Gerais

O diretor do LNA, Bruno Vaz Castilhojogo da roleta blazeSouza, lembra que algo semelhante aconteceu com o Observatóriojogo da roleta blazeValongo, da Universidade Federal do Riojogo da roleta blazeJaneiro (UFRJ), localizado no centro do Rio. "Ele já perdeujogo da roleta blazecapacidadejogo da roleta blazefazer pesquisa há muitas décadas", lamenta. "Mas o problema se agravou mais nos últimos 15 anos, com o barateamento dos sistemasjogo da roleta blazeiluminação e a políticajogo da roleta blazeeletrificação rural, que afeta agora os observatóriosjogo da roleta blazemontanha, mesmo longe dos grandes centros. É importante notar que o problema não é iluminar, é iluminar incorretamente."

Um exemplo mais recente vem do Observatório Astronômico do Sertãojogo da roleta blazeItaparica (OASI), que começou a operarjogo da roleta blazemarçojogo da roleta blaze2011, no municípiojogo da roleta blazeItacuruba, no sertão pernambucano. A escolha do local para instalação do telescópio, o segundo maior do Brasil, com espelho principaljogo da roleta blaze1,0 metrojogo da roleta blazediâmetro, obedeceu a critérios técnicos e logísticos. "Ainda que não seja pródigojogo da roleta blazemontanhas, o semiárido brasileiro tem baixo índice pluviométrico, com noites abertas e secas", diz Teresinha Rodrigues, da Coordenaçãojogo da roleta blazeAstronomia e Astrofísica, do Observatório Nacional.

Outra característica da região é que as cidades ainda são pequenas e afastadas umas das outras, contribuindo pouco para a poluição luminosa. "Apesar disso, a iluminação urbana recentemente instalada na cidadejogo da roleta blazeRodelas (BA), próximo a Itacuruba, tornou-se altamente invasiva, com um fulgor amarelo que se destaca na noite da Caatinga num raiojogo da roleta blazedezenasjogo da roleta blazequilômetros", conta Rodrigues. "No que diz respeito à interferência nas observações astronômicas, já podemos considerar que 15% do céu da região, na direção Sudoeste, estão perdidos para o trabalhojogo da roleta blazepesquisa."

A principal instituiçãojogo da roleta blazeobservação astronômica do Brasil também está às voltas com a poluição luminosa. O Observatório do Pico dos Dias (OPD), instaladojogo da roleta blaze1980, a 1.864 metrosjogo da roleta blazealtitude, entre as cidades mineirasjogo da roleta blazeBrazópolis e Piranguçu, possui quatro telescópios, inclusive o maior no Brasil, com um espelhojogo da roleta blaze1,6 metrosjogo da roleta blazediâmetro. Dois telescópios com espelhosjogo da roleta blaze0.6 m e umjogo da roleta blaze0.4 m completam o conjunto.

Segundo Souza, o OPD contribuiu decisivamente para o crescimento da astronomia brasileira, tendo aberto caminho para a participação nacionaljogo da roleta blazeprojetos internacionaisjogo da roleta blazegrande porte, como os telescópios Gemini e SOAR. "O OPD tem também papel fundamental na formaçãojogo da roleta blazenovos profissionais para a astronomia", acrescenta.

Economia na contajogo da roleta blazeluz

Tudo isso estájogo da roleta blazerisco, no entanto. A vida útil do OPD como laboratório científico está sendo comprometida pelo aumento descontrolado da iluminação artificial nos seus arredores. "Considerando o númerojogo da roleta blazehabitantes e a distânciajogo da roleta blazelinha reta ao observatório, as cinco cidades que mais o afetam são Brazópolis, Itajubá, Piranguçu, Campos do Jordão e Piranguinho", informa Souza. "É preciso conscientizar a população e os governos municipais para a existência do problema e promover ações concretas visando impedir o avanço da poluição luminosa e, até mesmo, revertê-la."

Há várias iniciativas nesse sentido, tanto no Brasil como no exterior. "Os projetosjogo da roleta blazeoutros países com tradição astronômica estão bem mais avançadas", diz Souza. "Não faltam exemplosjogo da roleta blazecasos bem-sucedidos, como nas cidadesjogo da roleta blazeLa Serena e Monte Pátria, no norte do Chile, e a ilhajogo da roleta blazeLa Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), que reduziram drasticamente a poluição luminosa e agora economizam na contajogo da roleta blazeluz."

De acordo ele, isso pode ser conseguido com cuidados simples. Os sistemasjogo da roleta blazeiluminação devem ser corretamente orientados,jogo da roleta blazemodo a evitar que a luz artificial seja desviada na direção do céu. Nas ruas, estacionamentos e empresas o vidro refrator das lâmpadas deve ser plano, para que a luz seja dispersada para baixo.

Em praças, áreasjogo da roleta blazelazer, jardins e parte externajogo da roleta blazeresidências deve-se evitar luminárias esféricas (globos), muito comuns no Brasil. "A regrajogo da roleta blazeouro é iluminar apenas o que for preciso e durante o tempo que for necessário", ensina Souza.

Esquemajogo da roleta blazecomo deve ser a iluminação pública

Crédito, Saulo

Legenda da foto, A iluminação deixariajogo da roleta blazeatrapalhar observatórios caso as lâmpadas propagassem a luz para baixo

Além das iniciativasjogo da roleta blazeobservatórios e cidades, há também campanhas como a Semana Internacional dos Céus Escuros 2018 (International Dark Sky Week, IDSW2018), e associações, como a The International Dark-Sky Association (Associação Internacional do Céu Escuro), que se dedicam ao tema.

"Em 2007, cientistas e formuladoresjogo da roleta blazepolíticasjogo da roleta blazecercajogo da roleta blaze50 países se reuniramjogo da roleta blazeLa Palma para a primeira Conferência Internacionaljogo da roleta blazeDefesa da Qualidade do Céu Noturno, produzindo uma declaração sobre 'proteger o céu como um direito básico para toda a humanidade'", conta.

Souza diz que no Brasil ainda há poucas iniciativas concretas, mas com o crescimento das cidades do interior próximas aos observatórios, como o Pico dos Dias (Brazópolis e Piranguçu) e o Observatório Municipal Jean Nicolini (Campinas), as ações são mais que nunca necessárias. "O Observatóriojogo da roleta blazeCampinas tem trabalhado junto à prefeitura para criar uma legislação municipal", informa.

O LNA, alémjogo da roleta blazefazer campanhas com o público da região e produzir material informativo, tem feito esforços junto às prefeituras locais para a troca da iluminação incorreta. "Itajubá, por exemplo, está trabalhando para a criaçãojogo da roleta blazeParceria Público-Privada (PPP) para fazer isso e Brazópolis e o LNA pretendem submeter projeto para o mesmo fimjogo da roleta blazebreve", informa Souza.