Segunda Guerra Mundial: 'como a dicainternacional e grêmio palpiteum oficial nazista salvou a vidainternacional e grêmio palpitemeus avós':internacional e grêmio palpite

internacional e grêmio palpite Quando o avô judeuinternacional e grêmio palpiteAlexander Bodin Saphir estava tirando as medidas do ternointernacional e grêmio palpiteum líder nazistainternacional e grêmio palpiteCopenhague, ele recebeu um aviso importante - os judeus estavam prestes a serem capturados e deportados.
O fatointernacional e grêmio palpitea maioria dos judeus da Dinamarca ter escapado do Holocausto foi muitas vezes descrito como um "milagre". Mas agora há indíciosinternacional e grêmio palpiteque as autoridades nazistas do país sabotaram deliberadamenteinternacional e grêmio palpiteprópria operação. Em relato à BBC, Saphir conta como seus avós foram salvos pela dica do clienteinternacional e grêmio palpiteuma alfaiataria da família.
"Há 75 anos,internacional e grêmio palpiteuma noite friainternacional e grêmio palpiteoutubro, meus avós, Fanny e Raphael Bodin, estavam no caisinternacional e grêmio palpiteum porto na costa leste da Dinamarca com a filha Lis,internacional e grêmio palpite15 meses, nos braços.
Imagino eles espreitando na escuridão, nervosos à espera do pescador que os levariainternacional e grêmio palpitebarco até a Suécia, uma nação neutra e segura.
Até aquele momento, os judeus da Dinamarca - ao contrário dos que estavaminternacional e grêmio palpiteoutras partes da Europa ocupada - eram livres para cuidarinternacional e grêmio palpiteseus negócios. Mas tinha sido dada uma ordem para reuni-los e levá-los para a Alemanha para serem 'processados'.
Foi então que meus avós fugiram com a minha tia ainda bebê. Ao embarcarem, entregaram ao pescador uma quantia substancialinternacional e grêmio palpitedinheiro para pagar a viageminternacional e grêmio palpiteuma horainternacional e grêmio palpitebarco pelo Estreitointernacional e grêmio palpiteOresund - que liga a Dinamarca e a Suécia.
Começou a chover e minha tia desandou a chorar. O pescador, temendo que os alemães ouvissem o choro, ordenou que meus avós deixassem a criança no cais ou saíssem do barco. Eles escolheram a segunda opção. E viram o barco partir para a Suécia com seu dinheiro e talvezinternacional e grêmio palpiteúltima chanceinternacional e grêmio palpiteescapar.
Felizmente, não foi. Eles conseguiram fazer a travessia na noite seguinte - após darem à filha um remédio para dormir, garantindo que ela permanecesseinternacional e grêmio palpitesilêncio - e passaram o resto da guerra na Suécia.
A história deles espelha a da vasta maioriainternacional e grêmio palpitejudeus dinamarqueses. Segundo Sofie Lene Bak, professora adjuntainternacional e grêmio palpitehistória na Universidadeinternacional e grêmio palpiteCopenhague, 7.056 fugiram para a Suécia, enquanto 472 foram capturados e deportados para Theresienstadt, campointernacional e grêmio palpiteconcentração na atual República Checa.

Crédito, Getty Images
Fuga às vésperas da tragédia
O episódio ficou conhecido como o 'milagre dos resgates', mas muitos historiadores dinamarqueses acreditam agora que foi menos milagroso do que parece. E a experiência dos meus avós oferece evidências que sustentam essa teoria.
Meu avô - mais conhecido por seu apelido, Folle - sempre contou que eles conseguiram escapar graças a um oficial alemãointernacional e grêmio palpitealta patente que procurou a alfaiatariainternacional e grêmio palpiteseu cunhado, N. Golmanns,internacional e grêmio palpiteIstedgade, no distrito da luz vermelhainternacional e grêmio palpiteCopenhague.
Depois da guerra, meu avô abriuinternacional e grêmio palpiteprópria alfaiataria, a R. Bodin,internacional e grêmio palpiteSt. Kongensgade, uma das ruas mais elegantes da cidade, masinternacional e grêmio palpite1943 ele ainda estava aprendendointernacional e grêmio palpitearte.
Junto a seu cunhado, Nathan, ele tirava as medidasinternacional e grêmio palpiteclientes novos e anotava as informações relevantes nas fichas. Esses registros eram armazenadosinternacional e grêmio palpiteuma escrivaninha que ficava na loja.
Suspeito que as mãos do meu avô tremiam enquanto ele tirava as medidas e ajustava o terno daquele oficial alemãointernacional e grêmio palpiteparticular, que deve ter ficado satisfeito com o acabamento do traje, já que alertou os dois: 'Fujam, enquanto ainda podem. Há uma ofensiva a caminho'.

Meu avô nunca mencionou o nome do oficial alemãointernacional e grêmio palpitealto escalão, mas anos depois Nathan fez uma revelação surpreendente para minha prima Margit. A fonte do vazamento que salvou minha família dinamarquesa foi ninguém menos que Karl Rudolph Werner Best - representante da Alemanha na Dinamarca, ocupada desde 1940, e vice-chefe das SS, a temida 'tropainternacional e grêmio palpitechoque' nazista. Era ele o responsável por garantir que os judeus dinamarqueses fossem enviados à morte.
Mas por que esse homem - integrante do círculo pessoalinternacional e grêmio palpiteHitler, conhecido como o Açougueirointernacional e grêmio palpiteParis porinternacional e grêmio palpiteincansável caça aos judeus da França um ano antes - estaria confraternizando com alfaiates judeus no distrito da luz vermelhainternacional e grêmio palpiteCopenhague e aconselhando eles a fugir? É difícilinternacional e grêmio palpiteacreditar.
Quando Margit ouviu a história, ela foi imediatamente para a escrivaninha que ainda ocupava um lugarinternacional e grêmio palpitedestaque na alfaiataria da família. Procurou as fichasinternacional e grêmio palpiteclientesinternacional e grêmio palpite1940 a 1943. E gelou quando se deparou com o cadastrointernacional e grêmio palpiteKarl Rudolph Werner Best.
As fichas se perderam desde então, mas a história sempre me fascinou. Há alguns anos, comecei a adaptá-la para uma peçainternacional e grêmio palpiteteatro e aprendi como os historiadores vêm reescrevendo a narrativa do 'milagre dos resgates'.

Werner Best era doutorinternacional e grêmio palpitedireito e tinha uma habilidade incrívelinternacional e grêmio palpiteburlar a lei a seu favor. Depois da guerra, não só persuadiu os tribunais dinamarqueses a transformareminternacional e grêmio palpitepenainternacional e grêmio palpitemorteinternacional e grêmio palpiteuma sentençainternacional e grêmio palpiteprisão, como anos depois - quando foi acusadointernacional e grêmio palpiteassinar as ordensinternacional e grêmio palpiteexecuçãointernacional e grêmio palpite8 mil poloneses - conseguiu convencer o juizinternacional e grêmio palpiteque estava doente demais para ficarinternacional e grêmio palpitepé.
O processo foi encerrado e ele viveu por mais 17 anosinternacional e grêmio palpiteliberdade antesinternacional e grêmio palpitemorrerinternacional e grêmio palpitecausas naturais.
Uma prioridade para Best, como representante do Terceiro Reich na Dinamarca, era manter o fluxointernacional e grêmio palpiteprodutos agrícolas para a Alemanha. Não é por acaso que a Dinamarca era conhecida como 'despensa da Alemanha' - segundo algumas estimativas, o país supria 15% das necessidades alemãs.
Para garantir isso, a estabilidade política era essencial. Mas, no verãointernacional e grêmio palpite1943, a Resistência dinamarquesa ganhou força, e o governo dinamarquês foi deposto ao protestar contra a nova política que exigia que os insurgentes condenados fossem executados.
A ordeminternacional e grêmio palpiteHitler para deixar a Dinamarca 'livreinternacional e grêmio palpitejudeus' - Judenrein - chegou, portanto,internacional e grêmio palpiteum momento desfavorável para Best.
'O verãointernacional e grêmio palpite1943 foi uma explosãointernacional e grêmio palpiteboicotes, greves e confrontos físicos entre dinamarqueses e alemães', diz a historiadora dinamarquesa Sofie Lene Bak. 'Best temia uma revolta e greve geral se os judeus virassem alvos.'
Assim, parece que Best organizou a operaçãointernacional e grêmio palpitecaptura dos judeus - ao mesmo tempointernacional e grêmio palpiteque também sabotava seu próprio plano.
Quando a dimensão do fracasso da operação se tornou aparente, Hitler enviou um telegrama a Best exigindo uma explicação. Ele respondeu que fizera o que lhe fora ordenado - tornou a Dinamarca 'livreinternacional e grêmio palpitejudeus'.
Aviso geral
O crédito pelo resgate dos judeus dinamarqueses costuma ser dado a Georg F. Duckwitz, adido naval alemão e braço direitointernacional e grêmio palpiteBest, que vazou a data da ofensiva para Hans Hedtoft, do Partido Social-Democrata dinamarquês.
Hedtoft passou, porinternacional e grêmio palpitevez, a informação para o rabino-chefeinternacional e grêmio palpiteexercício, Marcus Melchior, que avisouinternacional e grêmio palpitecongregação na manhã seguinte - um dia antes do Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico - que não haveria celebrações naquela data. Em vez disso, todos deveriam ir para casa, resolver suas pendências e encontrar qualquer meiointernacional e grêmio palpitefuga.

Crédito, Getty Images
Após a guerra, Duckwitz se tornou embaixador da Alemanha Ocidental na Dinamarca (1955-1958) e recebeu o títulointernacional e grêmio palpiteJusto Entre as Nações, concedido pelo Yad Vashem, Memorial do Holocaustointernacional e grêmio palpiteJerusalém. A honraria é concedida àqueles que salvaram judeus do extermínio nazista.
Mas é Werner Best quem,internacional e grêmio palpiteúltima análise, é responsável pelo fracasso espetacular da ofensiva.
Os soldados encarregadosinternacional e grêmio palpitecapturar os judeus receberam ordens para bater nas portas e tocar as campainhas das casas, mas sob nenhuma circunstância poderiam invadi-las ou quebrar as janelas. Houve uma família que simplesmente dormiu durante todo o processo.
E quando ficou claro que a principal rotainternacional e grêmio palpitefuga era cruzar o Estreitointernacional e grêmio palpiteOresund, todos os barcosinternacional e grêmio palpitepatrulha alemães foram enviados para o porto. E permaneceram lá por três semanas, enquanto a maior parte dos fugitivos atravessava para a Suécia. A explicação oficial era que os barcos precisavaminternacional e grêmio palpitepintura. Todos eles. Ao mesmo tempo.
'A contenção dos alemães na Dinamarca é únicainternacional e grêmio palpiterelação ao resto da Europa ocupada', diz Sofie Lene Bak. 'Não apenasinternacional e grêmio palpitereferência aos métodos usados na noite da operação, masinternacional e grêmio palpitetermos dos recursos limitados usados para caçar judeus após a ofensiva.'
Nada disso contradiz as históriasinternacional e grêmio palpitebravura do povo dinamarquês, da Resistência ou daqueles que fugiram. Em 1943, pairava um medo justificadointernacional e grêmio palpiteexecução, tanto por parte dos judeus dinamarqueses quantointernacional e grêmio palpitequalquer um que os ajudasse. Depoisinternacional e grêmio palpitetudo que havia acontecido no resto da Europa, por que na Dinamarca seria diferente?
Meus avós passaram o resto da guerra na Suécia com a minha tia - só voltaram para casa quando o conflito acabou,internacional e grêmio palpitejunhointernacional e grêmio palpite1945. Como muitos outros, foram recebidos com flores recém-colhidas por vizinhos dinamarqueses.

A peçainternacional e grêmio palpiteBodin Saphir, Rosenbaum's Rescue ("O Resgateinternacional e grêmio palpiteRosenbaum",internacional e grêmio palpitetradução livre), vai estrearinternacional e grêmio palpiteLondresinternacional e grêmio palpitejaneirointernacional e grêmio palpite2019.










