Como o amorbet nacional é boaum preso pela matemática levou a avanços na teoria dos números:bet nacional é boa
- Marta Cerruti
- The Conversation*

Christopher Havens descobriubet nacional é boaaptidão para a matemática na prisão
bet nacional é boa Há vários exemplos na Históriabet nacional é boadescobertas matemáticas feitas dentro do sistema carcerário. Talvez o mais famoso seja o do matemático francês André Weil, que traçou importantes conexões entre a geometria algébrica e a teoria dos números enquanto cumpria penabet nacional é boauma prisão militarbet nacional é boaRuen, na França, durante a Segunda Guerra.
Embet nacional é boaautobiografia, ele afirma que o isolamento da prisão permitiu que ele tivesse uma clareza maior das ideias. O americano Christopher Havens - que segue pelo mesmo caminho - concorda.
Em 2011, ele foi condenado a 25 anosbet nacional é boaprisão por homicídio. Descobriu seu amor pela matemática - ebet nacional é boaaptidão - alguns meses após o início do cumprimento da pena, quando estavabet nacional é boauma solitária.
Havens começou a estudar sozinho e, diante da dificuldadebet nacional é boasolucionar alguns problemas, resolveu escrever a uma revistabet nacional é boamatemática para pedir ajuda. Uma dessas correspondências acabou chegando nas mãos dos meus pais, ambos matemáticos.
Encaminhadabet nacional é boajaneirobet nacional é boa2013 inicialmente a um amigo meu, Matthew Cargo, que na época era editor da editora Mathematical Sciences Publishers, ela dizia o seguinte:

Crédito, Mara Cerruti
Primeira carta enviada por Havens, que cumpre penabet nacional é boaWashington
"A quem possa interessar:
Estou interessadobet nacional é boareceber mais informações sobre a assinatura dos Anais da Matemática para meu uso pessoal. Neste momento, cumpro penabet nacional é boa25 anosbet nacional é boaprisão no sistema prisional do Estadobet nacional é boaWashington e decidi usar esse tempo para me tornar uma pessoa melhor.
Como os números se tornaram uma paixão para mim, estou estudando cálculo e teoria dos números. Poderiam, por favor, me enviar o que tiverembet nacional é boainformação sobre o periódicobet nacional é boamatemática? Christopher Havens,
P.S.: Sou autodidata, e com frequência fico empacadobet nacional é boacertos problemas. Sabem se há alguém com quem poderia me corresponder, dado que eu pagaria pelas postagens?
Aqui não há professores que possam me ajudar e às vezes gasto centenasbet nacional é boadólaresbet nacional é boalivros que podem ou não ter as respostas que procuro.
Obrigada."
Foi Cargo que colocou Havensbet nacional é boacontato com meus pais.

Crédito, Getty Images
Em carta, Havens afirmoubet nacional é boarecém-descoberta paixão pelos números
Um período produtivo
No início, meu pai, que foi professor da Universidadebet nacional é boaTurim, na Itália, e pesquisador da teoria dos números, aceitou ajudá-lo apenas porque pedimos.
Ele achava que Havens seria uma dessas pessoas quebet nacional é boarepente se entusiasmavam com os números e acabavam desenvolvendo teorias cheiabet nacional é boafalhas. Para tentar provar isso, enviou-lhe um problema e pediu que ele resolvesse.
Meu pai recebeu como resposta, pelo correio, uma folhabet nacional é boa120 centímetros que continha um fórmula longa e complexa.
Colocou-a no computador e, parabet nacional é boasurpresa, descobriu que os resultados estavam todos corretos.
Na sequência, meu pai convidou Havens a se unir a ele na tentativabet nacional é boaresolver um problemabet nacional é boafrações contínuas. Descobertas por Euclidesbet nacional é boa300 a.C., as frações contínuas permitem expressar todos os números atravésbet nacional é boasequênciasbet nacional é boanúmeros inteiros.

Crédito, Getty Images
Teoria dos números tem muitas aplicações práticas, como atividade financeira e comunicações militares
Por exemplo: o número pi é a relação entre o valor da circunferênciabet nacional é boaum círculo e seu diâmetro - 3,14159… A sequênciabet nacional é boanúmeros depois da vírgula é infinita e totalmente caótica. Expressa como uma fração contínua, entretanto, ela se convertebet nacional é boaalgo mais simples e "agradável".
As frações contínuas exemplificam a pujança da teoria dos números, campo ao qual também pertencem parte das contribuiçõesbet nacional é boaWeil e que tem permitido avanços na áreabet nacional é boacriptologia, que é vital para o funcionamento dos bancos, do mercado financeiro e das comunicações militares.
As contribuiçõesbet nacional é boaHavens acabaram sendo publicadasbet nacional é boajaneiro deste ano na revista Research in Number Theory. Seu trabalho, que teve lugarbet nacional é boadestaque na publicação, demonstrou pela primeira vez a existênciabet nacional é boauma sériebet nacional é boaregularidades na aproximaçãobet nacional é boauma vasta categoriabet nacional é boanúmeros.
É uma descoberta que pode abrir novos camposbet nacional é boapesquisa dentro da teoria dos números.
Aliás, encontrar novas formasbet nacional é boaescrever números é uma das questões mais relevantes para um pesquisador dessa área - ainda que os resultados não tenham aplicação prática imediata.
Neste momento, por exemplo, há supercomputadores dedicados exclusivamente a processar bilhõesbet nacional é boacasas decimais do pi.
No casobet nacional é boaHavens, ele usou como ferramentas apenas lápis e papel - e as cartas que enviava para os companheirosbet nacional é boapesquisa do outro lado do oceano, na Itália.

Crédito, Getty Images
Para Evans, estudar matemática na prisão era uma maneirabet nacional é boareconsiderarbet nacional é boavida e ter um futuro
As condições na prisão
Como isso foi possível? Nas palavras do próprio Havens:
"Menosbet nacional é boaum ano depoisbet nacional é boaser preso, meu comportamento acabou me levando à solitária. E foi exatamente ali que vi minha vida mudar, porque me dei contabet nacional é boaque amava a matemática. Passava umas dez horas por dia estudando (…) E então decidi entrar no Programabet nacional é boaTransição Intensiva (ITP, na siglabet nacional é boainglês)."
"É um programabet nacional é boaum ano que ajuda as pessoas a acertarem as ideias. Foi pensado para efetivamente ajudar o sujeito a abrirbet nacional é boacabeça. E essa se tornou minha rotina diária: comer, estudar matemática, escovar os dentes, depois tudobet nacional é boanovo. Foi uma época muito importante da minha vida."
Foi depoisbet nacional é boacompletar o ITP que Havens envioubet nacional é boasolicitação à revistabet nacional é boamatemática e que meus pais se tornaram seus tutores. Eles enviavam um montebet nacional é boalivros para os EUA, mas eles acabavam sendo todos retidos pela administração do presídio porque não vinhambet nacional é boauma editora autorizada.
Havens teve então a ideiabet nacional é boapropor aos agentes carcerários um projeto para ensinar matemática aos demais detentos, batizadobet nacional é boaMatemática na Prisão.

Crédito, Getty Images
Havens vê matemática como um modobet nacional é boapagarbet nacional é boadívida com a sociedade
Em troca, ele conseguiu autorização para manter uma biblioteca e uma pequena sala, onde poderia receber visitas duas vezes por semana. A partir daí, os livros que chegavam no centrobet nacional é boadetenção puderambet nacional é boafato entrar.
Para escrever este texto, tive três conversas por telefonebet nacional é boa20 minutos com Havens (o tempo máximo permitido pelas regras da prisão), durante as quais a palavra educação foi mencionada várias vezes.
"A educação foi um estorvo pra mim. Fui um mau aluno, estava envolvido com drogas, não conseguia me segurarbet nacional é boaum emprego e não paravabet nacional é boacasa (…) A educação é muito difícil na prisão (…) Por isso estou buscando algo fora. Tento construir pontes e fortalecer minhas relações com gentebet nacional é boafora, porque, para mim, educação é isso."
"As oportunidades que me aparecem são uma experiência e um aprendizado, especialmente porque elas são raras aqui dentro."
Havens também vê na matemática uma formabet nacional é boapagarbet nacional é boadívida com a sociedade.
"Posso dizer com certeza que tracei um planobet nacional é boavida,bet nacional é boalongo prazo, para poder pagar uma dívida que na verdade não tem preço. Sei que é um trabalho permanente (…) e que nunca chegará o diabet nacional é boaque poderei quitar essa dívida completamente."
"Mas isso não é algo ruim, é inspirador. Pode soar bobo, mas, no decorrer do cumprimento da minha pena, também me acompanha a alma da minha vítima, e a ela estou dedicando as minhas maiores conquistas."
A vida depois da cadeia
O certo é que, apesar das evidênciasbet nacional é boaque os detentos que estudambet nacional é boageral têm menor nívelbet nacional é boareincidência quando ganham a liberdade, as oportunidades para se ir além do que se aprende na prisão são reduzidas.
E, sem acesso à internet, a maioria dos cursos à distância está fora do alcance dos presos.
Neste momento, Havens está estudando para obter um diplomabet nacional é boabacharelbet nacional é boamatemática pela Adams State University, que conta com a modalidadebet nacional é boaensino pelo correio.
Ele quer continuar estudando quando sair, apesar das dificuldades que se impõem devido àbet nacional é boaficha criminal.
Ele pretende seguir carreira e quer transformar o projeto Matemática na Prisãobet nacional é boauma organização sem fins lucrativos que possa ajudar detentos que tenham aptidão com os números.
*Marta Cerruti é Professorabet nacional é boaEngenhariabet nacional é boaMateriais na Universidade McGill,bet nacional é boaMontreal, no Canadá.
- bet nacional é boa Este artigo foi publicado originalmentebet nacional é boaThe Conversation. Clique aqui bet nacional é boa para ler a versão original

bet nacional é boa Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube bet nacional é boa ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet nacional é boaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet nacional é boausobet nacional é boacookies e os termosbet nacional é boaprivacidade do Google YouTube antesbet nacional é boaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet nacional é boa"aceitar e continuar".
Finalbet nacional é boaYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet nacional é boaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet nacional é boausobet nacional é boacookies e os termosbet nacional é boaprivacidade do Google YouTube antesbet nacional é boaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet nacional é boa"aceitar e continuar".
Finalbet nacional é boaYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet nacional é boaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet nacional é boausobet nacional é boacookies e os termosbet nacional é boaprivacidade do Google YouTube antesbet nacional é boaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet nacional é boa"aceitar e continuar".
Finalbet nacional é boaYouTube post, 3




