O que é a inteligência contextual e por que ela é buscada para cargosblaze joguinho do amorliderança:blaze joguinho do amor

Crédito, Getty Images
"Acho que isso é extremamente importante hojeblaze joguinho do amordia porque a forma como a pandemia da covid-19 será enfrentada será muito semelhanteblaze joguinho do amordiferentes países: distanciamento social, máscaras, vacinas e tratamentos quando estiverem prontos."

Crédito, NurPhoto via Getty Images
"Os princípios universais são os mesmos. Mas a maneira como você os faz funcionar no local vai ser muito diferente."
Conhecer o entorno é fundamental.
O contexto
Para mostrar o que queria dizer, apelou para seu conhecimento contextual.
"Você vem da América Latina. Sua cultura é como as culturas asiáticas: as pessoas são muito próximas, e nossas famílias têm laços muito próximos."
"Vocês gostamblaze joguinho do amorse abraçar", ele me disse.
"Sim, claro", respondi, fazendo-o ver como é difícil para pessoas como eu ficarem sempre alertas à regra dos dois metros.

Crédito, Cortesia: Harvard Business School
Em outras culturas, refletiu ele, como a nórdica ou mesmo a britânica, a proximidade física é muito menor porque há a noçãoblaze joguinho do amorespaço pessoal e individualidade.
"Eu cresciblaze joguinho do amorcidades densamente povoadas: Mumbai, Nova Delhi e Bangalore", disse eleblaze joguinho do amorrelação à Índia, um país dramaticamente afetado pelo novo coronavírus.
"Nessas cidades é muito difícil estabelecer distanciamento social."
Comoblaze joguinho do amoroutros países, onde existem locais com grande população, vivendoblaze joguinho do amorespaços confinados e na pobreza, essas condições devem ser levadasblaze joguinho do amorconta antesblaze joguinho do amorcolocarblaze joguinho do amorprática qualquer estratégia que surjablaze joguinho do amormodelos analíticos e ferramentas para reduzir infecções.
Por exemplo, na forma como os testesblaze joguinho do amorcovid-19 têm sido feitosblaze joguinho do amoralguns paísesblaze joguinho do amordesenvolvimento, "eles caíram na mesma armadilhablaze joguinho do amornão respeitar a ideiablaze joguinho do amorque você deve estar ciente das condições locais quando tenta implementar algo".
Uma definição
Desde 1993, Khanna é professor na Harvard Business School, onde ministrou cursos sobre estratégia, governança corporativa e negócios internacionais.
Ele é o autorblaze joguinho do amorTrust: Creating the Foundation for Entrepreneurship in Developing Countries ("Confiança: a criação da base para o empreendedorismoblaze joguinho do amorpaísesblaze joguinho do amordesenvolvimento"), entre outros livros e artigos acadêmicos.
Um deles era intitulado: "Contextual Intelligence" e foi publicadoblaze joguinho do amor2014 na Harvard Business Review, uma revista da Harvard Business School.

Crédito, Getty Images
Ele definiu este tipoblaze joguinho do amorinteligência como "a capacidadeblaze joguinho do amorcompreender os limites do nosso conhecimento eblaze joguinho do amoradaptar esse conhecimento a um ambiente diferente daqueleblaze joguinho do amorque foi desenvolvido".
No texto, o professor alertou que até que esse tipoblaze joguinho do amorinteligência seja desenvolvido "o índiceblaze joguinho do amorfalência das empresas transnacionais continuará alto".
Não é um termo novo, há referências acadêmicas à expressãoblaze joguinho do amormeados dos anos 80.
blaze joguinho do amor ' blaze joguinho do amor Novas situações blaze joguinho do amor '
Em 2008, Joseph Nye, professor da Escolablaze joguinho do amorGovernança da Universidadeblaze joguinho do amorHarvard e um dos pioneiros da teoria do soft power, definiu esse termo como: "uma habilidade intuitiva que ajuda um líder a alinhar táticas com objetivos para criar estratégias inteligentesblaze joguinho do amornovas situações".

Crédito, Rick Friedman/Corbis via Getty Images
Assim ele descreveu a questão no artigo "Good leadership is deciding how to decide" ("Boa liderança é decidir como decidir"), publicado no jornal Financial Times.
Existe outra chave para a inteligência contextual: a capacidadeblaze joguinho do amorinterpretar novas realidades.
Mas há mais: este tipoblaze joguinho do amorinteligência se constrói com a ajudablaze joguinho do amorcapacidades analíticas, mas também com o conhecimento que adquirimos com nossas próprias experiências.
"Em algumas situações, 'habilidadesblaze joguinho do amorrua' são muito mais importantes para o sucesso do que 'habilidadesblaze joguinho do amorescola'", escreveu o influente internacionalista.
Adaptação
Nesse sentido, Khanna me fez ver como era difícil aconselhar um executivoblaze joguinho do amoralto escalãoblaze joguinho do amorum gigante da tecnologia que expressasse seu desejoblaze joguinho do amorentrarblaze joguinho do amoroutros mercados sem perderblaze joguinho do amorvista a inteligência contextual.
É que as restrições às viagens e as medidasblaze joguinho do amordistanciamento social dificultam a forma como o conhecimentoblaze joguinho do amorum determinado contexto é adquirido.
"Dar uma resposta prática a isso é um grande desafio para mim, porque a maneira como gosto do meu trabalho é viajar: ir para Medellín ou Joanesburgo, fazer amigos lá, conversar com as pessoas, aprender a língua. Então você entende como funciona um negócio. Mas como fazer agora? É um desafio para todos", disse ele.
Apesarblaze joguinho do amornão achar que tem a resposta, ele explorou as opções existentes para se adaptar à nova realidade: por exemplo, criar gruposblaze joguinho do amorfoco e reuni-losblaze joguinho do amoruma plataformablaze joguinho do amorvídeo para conhecer seus pontosblaze joguinho do amorvista.
É essencial, explicou, que sejam ouvidas tanto as vozes daqueles que se especializam nesse mercado quanto asblaze joguinho do amoroutros atores dessa sociedade.

Crédito, Getty Images
"Mesmo que seu negócio seja tecnológico,blaze joguinho do amorúltima análise,blaze joguinho do amortecnologia só funcionará para mudar as coisasblaze joguinho do amoruma sociedade se atrair as pessoas na rua. Para fazer isso, você deve pedir a opinião, não apenasblaze joguinho do amortecnólogos, especialistasblaze joguinho do amorfinanças e funcionários do governo, mas tambémblaze joguinho do amorativistas sociais, adolescentes, jornalistas."
A ideia é ter uma visão mais completa possível por meioblaze joguinho do amoramostras representativas da população e aproveitar os recursos que existemblaze joguinho do amormeio a essas circunstâncias.
Ampliar as conversas do grupoblaze joguinho do amorfoco "é algo que tem funcionado para mim nos últimos meses", diz ele.
É que não se trata apenasblaze joguinho do amorperceber quão bom é o nosso entendimento da nova realidade, mas quão bem estamos nos adaptando a ela.

Crédito, Getty Images
blaze joguinho do amor ' blaze joguinho do amor Múltiplas lentesblaze joguinho do amorpensamento blaze joguinho do amor '
"Como podemos desenvolver inteligência contextual e até melhorá-la?" perguntei-lhe.
Após uma explicação interessante sobre nossas expectativas ao ingressar no sistemablaze joguinho do amorensino superior, no qual tendemos a nos especializar, ele me levou - acho que sem perceberblaze joguinho do amornovo - a uma reflexão: por que você quer desenvolverblaze joguinho do amorinteligência contextual?
E embora, como explicará posteriormente, seja algo que os empregadores procuramblaze joguinho do amorcandidatos a cargosblaze joguinho do amorliderança dentro das organizações, a resposta pode ser tão direta quanto: entender melhor a nossa realidade, independentemente do que façamos, e obter o melhor decisões.
"Quando eu era criança, eles sempre me disseram: 'É preciso estudar algo prático para ser engenheiro, médico, contador. Não seja filósofo ou coisa parecida'. Não sei se o mesmo acontecia no seu país", disse ele rindo.
Ele seguiu o conselho e estudou matemática nos Estados Unidos. "Algo que me permitisse, por exemplo, desenvolver programasblaze joguinho do amorcomputador e ganhar a vida."
"Mas descobri que os problemas mais difíceis na sociedade não são aqueles relacionados à ciência pura, os problemas mais complexos têm a ver com o comportamento humano e a mudançablaze joguinho do amoropinião das pessoas", refletiu.
Como resolver as mudanças climáticas ou como enfrentar futuras pandemias são dois exemplos e,blaze joguinho do amorambos os casos, é preciso pensarblaze joguinho do amorcomportamentos e atitudes.

Crédito, Getty Images
É exatamente disso que trata uma das aulas que ele dáblaze joguinho do amorHarvard, que incentiva os alunos a lidarem com problemas complexos por meioblaze joguinho do amor"múltiplas lentesblaze joguinho do amorpensamento".
"É claro que a ciência vai nos ajudar a enfrentar os problemas", disse ele, "mas também temos que desenvolver essas lentes muito amplas para ver a sociedade".
E ao fazer isso, você está desenvolvendo inteligência contextual.
Penseblaze joguinho do amordireções diferentes
"Acho que a coisa mais difícilblaze joguinho do amordesenvolver é essa sensibilidadeblaze joguinho do amorrelação às atitudes, às formasblaze joguinho do amorpensar, e não acho que haja um atalho para isso. Acho que a melhor coisa a fazer é se expor a tiposblaze joguinho do amorpessoas muito diferentes."
"Idealmente, você deve ser capazblaze joguinho do amorencontrar pessoasblaze joguinho do amorquem gosta, fazer coisas diferentes e desenvolver uma visão conjunta sobre como resolver os problemas."
E ele me contou sobre outra aula que dáblaze joguinho do amorHarvard e que se tornou muito popular, na qual ele busca explorar como um problema social é resolvido por pessoasblaze joguinho do amordiferentes disciplinas: a análise que um arquiteto faz vai ser muito diferente da que ele faz um médico, um artista ou um matemático.
"Forçamos os alunos a pensarblaze joguinho do amordireções diferentes" e a considerar com quem eles podem se conectar para fazer as propostas funcionarem.

Crédito, Getty Images
Não devemos deixarblaze joguinho do amorser práticos e, como sociedade, devemos respeitar os diferentes estilosblaze joguinho do amoraprendizagem.
A chave, insistiu, é "expor-se a diferentes formasblaze joguinho do amorpensar, que podem ser dadas por diferentes áreas profissionais, origens ou nacionalidades, gênero, situação socioeconômica".
Se você vai começar um negócio
É por isso que umablaze joguinho do amorsuas recomendações ao iniciar um negócioblaze joguinho do amorum paísblaze joguinho do amordesenvolvimento é conversar com as pessoas das áreas mais pobres.
"Normalmente ninguém lhes pergunta nada porque as pessoas simplesmente os ignoram", refletiu.
"Eu digo a essas pessoas: 'Ok, você quer fazer este produto. Então, sente-se e veja como as pessoas reagem a ele.'"
"Às vezes, um dispositivo médico que poderia ser muito útil para uma pessoa pobre, não será usado por ela porque ela pensará que provavelmente é muito caro e não tocará nele, mesmo que seja barato."
"Você realmente tem que romper com esse tipoblaze joguinho do amordesamparo, desamparo aprendido."
"Na Índia, vi pessoas pobresblaze joguinho do amorfrente a um hospital que foi construído para elas e não entrando porque não podiam acreditar que é para elas."
E isso requer inteligência contextual: você tem que saber que essa mentalidade existe e pensarblaze joguinho do amorcomo mudá-la. "É um problema difícil, mas muito importante".
Ao procurar um emprego
Questionado sobre se os responsáveis pela contratação estão prestando mais atenção à inteligência contextual, o especialista observou:
"Sim, eles estão fazendo isso nos níveis seniores. Já participeiblaze joguinho do amorconselhosblaze joguinho do amorgrandes empresas que estãoblaze joguinho do amorprocessoblaze joguinho do amorcontrataçãoblaze joguinho do amoralguém para um cargo C-Suite (termo que é agrupado com gerentes seniores, como CEO, diretorblaze joguinho do amoroperações, finanças ou informações) e muita atenção é dada aos julgamentos."

Crédito, Getty Images
Para fazer um julgamento muito bom, você precisablaze joguinho do amorum alto graublaze joguinho do amororientação contextual e isso é importanteblaze joguinho do amorcircunstâncias difíceis e ambíguas, por exemplo, quando não há informações suficientes.
E nessas situaçõesblaze joguinho do amorincerteza dentroblaze joguinho do amoruma organização, é importante que a inteligência contextual seja aliada à inteligência emocional:
"Sem sensibilidade às necessidades dos outros, a análise cognitiva pura e a vasta experiência podem ser insuficientes para uma liderança eficaz", escreveu Nye.
No caso do pessoal operacional eblaze joguinho do amornível médio, Khanna diz acreditar que menos atenção é dada a esse tipoblaze joguinho do amorinteligência porque os empregadores muitas vezes procuram por habilidades mensuráveis.
Por exemplo: se você está procurando um desenvolvedorblaze joguinho do amorsoftware, mede a eficiência e a velocidade do software que esse candidato desenvolve.
A busca por inteligência contextualblaze joguinho do amorcandidatos a cargosblaze joguinho do amorgestão e liderança não é algo novo, é uma habilidade muito valorizada nas organizações há anos.
Fluênciablaze joguinho do amormaisblaze joguinho do amoruma cultura
Na verdade,blaze joguinho do amorseu artigo, Khanna disse que uma das maneiras pelas quais as empresas podem adquirir inteligência contextual é contratando "pessoas que são 'fluentes'blaze joguinho do amormaisblaze joguinho do amoruma cultura".
Em uma palestra que proferiublaze joguinho do amor2013 na Chatham House, intitulada "Do US Presidents Matter?" ("Os presidentes dos Estados Unidos importam?"), Nye disse que inteligência contextual significa entender a cultura e estar cienteblaze joguinho do amorque quando você mudablaze joguinho do amoruma empresa para outra oublaze joguinho do amorum país para outro, a cultura também muda.
É também sobre "entender a distribuiçãoblaze joguinho do amorpoder, entender as necessidades daqueles que o seguem". "Mas para entender seu relacionamento com eles, essa parte do contexto, você tem que entender a si mesmo."
"É aí que entra a inteligência emocional. Inteligência emocional significa ser capazblaze joguinho do amorentender suas próprias emoções, suas limitações e suas habilidades, e como você pode usar isso para se conectar com outras pessoas e fazer com que elas o sigam."
Talvez o desejoblaze joguinho do amorcultivar a inteligência contextual deva ir além da expectativablaze joguinho do amorum trabalho.
Comblaze joguinho do amorexperiênciablaze joguinho do amorensino, Khanna destaca o valorblaze joguinho do amorse envolverblaze joguinho do amorpequenos projetos que atraem nossa atenção, não apenas pelo potencial educacional que eles têm, mas porque podemos conhecer mentores e eles podem até nos encorajar a sermos mentoresblaze joguinho do amoroutra pessoablaze joguinho do amoroutra cultura,blaze joguinho do amoroutro contexto.
"Se eu tivesse que reescrever aquele artigo novamente, não falaria apenas sobre a mentalidade da inteligência contextual, mas sobre a mentalidade para desenvolver essa mentalidade."
"Você precisa querer tê-la", concluiu.

blaze joguinho do amor Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube blaze joguinho do amor ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosblaze joguinho do amorautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticablaze joguinho do amorusoblaze joguinho do amorcookies e os termosblaze joguinho do amorprivacidade do Google YouTube antesblaze joguinho do amorconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueblaze joguinho do amor"aceitar e continuar".
Finalblaze joguinho do amorYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosblaze joguinho do amorautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticablaze joguinho do amorusoblaze joguinho do amorcookies e os termosblaze joguinho do amorprivacidade do Google YouTube antesblaze joguinho do amorconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueblaze joguinho do amor"aceitar e continuar".
Finalblaze joguinho do amorYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosblaze joguinho do amorautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticablaze joguinho do amorusoblaze joguinho do amorcookies e os termosblaze joguinho do amorprivacidade do Google YouTube antesblaze joguinho do amorconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueblaze joguinho do amor"aceitar e continuar".
Finalblaze joguinho do amorYouTube post, 3








