A 'vacina' contra fake news testada por pesquisadoresda para jogar online na mega senaCambridge:da para jogar online na mega sena

  • Paula Adamo Idoeta
  • Da BBC News Brasilda para jogar online na mega senaSão Paulo
Máscara com as palavras fake news

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

OMS definiu a pandemiada para jogar online na mega senacovid-19 como a "primeira da históriada para jogar online na mega senaque a tecnologia e as redes sociais são usadasda para jogar online na mega senaescala massiva"

da para jogar online na mega sena Quando você recebe a doseda para jogar online na mega senauma vacina tradicional, inclusive algumas das feitas contra o novo coronavírus, as partículasda para jogar online na mega senavírus atenuadas ou inativas presentes no imunizante desencadeiam uma resposta imunológica no organismo,da para jogar online na mega senamodo a treinar seu corpo a enfrentar a doença.

A mesma lógica pode valer do pontoda para jogar online na mega senavista psicológico, contra outra "epidemia" atual — ada para jogar online na mega senadesinformação, manipulaçãoda para jogar online na mega senainformações e disseminaçãoda para jogar online na mega senafake news.

Pesquisadores da Universidadeda para jogar online na mega senaCambridge, no Reino Unido, estão testando o quanto pequenas doses preventivas e "atenuadas"da para jogar online na mega senatécnicasda para jogar online na mega senadesinformação podem nos inocular contra o ambienteda para jogar online na mega senanotícias falsas ou distorcidas na internet, particularmenteda para jogar online na mega senatemposda para jogar online na mega senacovid-19.

"(O objetivo) é criar uma espécieda para jogar online na mega senaresistência psicológica contra a persuasão, para que, no futuro, quando você estiver exposto à desinformação, ela seja menos convincente, porque você terá 'anticorpos'", explica à BBC News Brasil Jon Roozenbeek, pesquisador do Laboratórioda para jogar online na mega senaTomadada para jogar online na mega senaDecisões Sociais do Departamentoda para jogar online na mega senaPsicologia da Universidadeda para jogar online na mega senaCambridge.

"Em outras palavras, se você conhece as técnicas e os truques usados para enganar as pessoas ou persuadi-las, você terá menos probabilidadeda para jogar online na mega senacair neles."

Uma dessas vacinasda para jogar online na mega senateste é um jogo online chamado Go Viral! ("Viralize",da para jogar online na mega senatradução livre, e disponívelda para jogar online na mega senaportuguês aqui), com duraçãoda para jogar online na mega senapouco maisda para jogar online na mega senacinco minutos.

Nele, o jogador assume o personagemda para jogar online na mega senaalguém que quer viralizar na internet a qualquer custo. Nesse papel, ele colocada para jogar online na mega senaprática as táticas mais usadas para disseminar desinformação e notícias falsas, e essas táticas podem ser resumidasda para jogar online na mega senatrês pontos:

1) Explorar as emoções do espectador. Notícias falsas costumam ser redigidas ou manipuladasda para jogar online na mega senaforma a nos causarem raiva, indignação, medo, angústia e, por consequência, provocar o ímpetoda para jogar online na mega senarapidamente compartilharmos aquele conteúdo. É assim que esse conteúdo desinformativo vai ganhando mais alcance.

Reprodução do jogo Go Viral!

Crédito, Reprodução/Go Viral

Legenda da foto,

Reprodução do jogo Go Viral!: explorar as emoções dos leitores e espectadores é uma das táticas usadas por propagadoresda para jogar online na mega senafake news

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

2) Inventar especialistas quaisquer para sustentar alegações, quaisquer que elas sejam, dando a elas um falso lastro, ou uma falsa aurada para jogar online na mega senaimportância.

3) Alimentar teorias da conspiração, as quais fornecem a seus seguidores explicações coerentes (mesmo que falsas) e bodes expiatórios ideais para complexos problemas globais. Atraentes, essas teorias costumam gerar bastante engajamento na internet.

"Especialmenteda para jogar online na mega senatemposda para jogar online na mega senacrise, as pessoas procuram uma história coerente por trás da loucura. Os seus seguidores estão contando com você para fornecer isso. Talvez seja horada para jogar online na mega senacriarda para jogar online na mega senaprópria teoria", sugere o Go Viral! já na etapa finalda para jogar online na mega sena"imunização" do jogo.

Em estudo publicadoda para jogar online na mega senamaio no periódico Big Data & Society, Roozenbeek e seus colegas submeteram usuários do Go Viral! a questionários e identificaram que,da para jogar online na mega senamodo geral, os jogadores aumentaram a percepção a respeitoda para jogar online na mega senao que é ou não manipulação no noticiário da pandemiada para jogar online na mega senacovid-19.

Os jogadores também ganharam mais confiança emda para jogar online na mega senahabilidadeda para jogar online na mega senaidentificar conteúdo manipulador — e, por consequência, muitos deixaramda para jogar online na mega senacompartilhar essas fake news com outras pessoas.

Agora, os pesquisadores querem entender quanto tempo dura essa inoculação, ou seja, por quanto tempo o entendimento dessas técnicasda para jogar online na mega senamanipulação permanece "fresco" na mente dos jogadores.

Reprodução do jogo Go Viral!

Crédito, Reprodução/Go Viral

Legenda da foto,

Alçar figuras desconhecidas ou inexistentes à categoriada para jogar online na mega senaespecialistas é outra tática comumda para jogar online na mega senamanipulaçãoda para jogar online na mega senanotícias; acima, reprodução do jogo Go Viral!

"O tempo mínimo (da inoculação) parece serda para jogar online na mega senaao menos uma semana e o tempo máximo não é conhecido, mas sabemos que os efeitos se reduzem ao longo do tempo, a não ser que as pessoas recebam uma dose extra (de inoculação), assim como nas vacinas contra a covid-19", prossegue Roozenbeek.

Outros estudos a respeitoda para jogar online na mega senaeducação midiáticada para jogar online na mega senageral também apontam que ações constantesda para jogar online na mega senacombate à desinformação têm mais chancesda para jogar online na mega senasucesso do que intervenções meramente pontuais.

Uma das apostas é que, como qualquer outro tipoda para jogar online na mega senaconhecimento, colocá-loda para jogar online na mega senaprática ajuda a mantê-lo vivo. Segundo a pesquisada para jogar online na mega senaCambridge, o mero atoda para jogar online na mega senaranquear posts nas redes sociais com base emda para jogar online na mega senaaparente confiabilidade já fez os participantes do estudo manteremda para jogar online na mega sena"imunidade psicológica"da para jogar online na mega senaníveis mais altos.

'Imunidadeda para jogar online na mega senarebanho'?

A estratégiada para jogar online na mega senainoculação preventiva é chamada tambémda para jogar online na mega sena"prebunking", palavra derivadada para jogar online na mega senadebunking que significa desmascararda para jogar online na mega senainglês. A ideia é que, alémda para jogar online na mega senachecar e apontar falsidadesda para jogar online na mega senaconteúdos ou falasda para jogar online na mega senapolíticos (ação que também é importante, por sinal), seja possível ensinar aos usuáriosda para jogar online na mega senainternet a se prevenir deles.

Desse modo,da para jogar online na mega senavezda para jogar online na mega senase concentrar apenasda para jogar online na mega senadeterminado post ou teoria conspiratória, foca-se no funcionamento das estratégias por trás delas — o que permite,da para jogar online na mega senatese, aumentar a escala da inoculação.

Mas será que existe uma imunidadeda para jogar online na mega senarebanho psicológica?

"Teoricamente sim. Na prática, tenho minhas dúvidas", responde Roozenbeek.

"Fisicamente, a imunidadeda para jogar online na mega senarebanho reduz a praticamente nada a chanceda para jogar online na mega senacirculaçãoda para jogar online na mega senaum vírus. Imunidadeda para jogar online na mega senarebanho contra sarampo significa que ninguém tem sarampo. Contra a desinformação não funcionaria dessa forma — seria inatingível, com qualquer intervenção que seja", diz ele.

"Mas o que é teoricamente alcançável, e fizemos algumas modelagens disso, é reduzir a suscetibilidade à desinformação, não necessariamente no nível individual, mas noda para jogar online na mega senarede. Presumindo que certa porcentagemda para jogar online na mega senapessoas dessa rede estaria inoculada, reduz-se a quantidadeda para jogar online na mega senadesinformação que é consumida e compartilhada."

Pessoasda para jogar online na mega senamáscara no celular

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Imunidadeda para jogar online na mega senarebanho psicológica é difícilda para jogar online na mega senaser alcançada na prática, mas é possível reduzir a suscetibilidade à desinformação

Ainda é preciso descobrir se essa modelagem poderá ser replicada na vida real, diz o pesquisador, "principalmente dianteda para jogar online na mega senaefeitos como o das 'bolhasda para jogar online na mega senainternet' (gruposda para jogar online na mega senapessoasda para jogar online na mega senavisõesda para jogar online na mega senamundo parecidas, cujo consumoda para jogar online na mega senainformações reforça essa visãoda para jogar online na mega senamundo), como o das comunidades antivacina".

"Esses grupos são menos suscetíveis a intervenções e a mudarda para jogar online na mega senaideia. Não é realista achar que um jogo vai mudar isso", assinala Roozenbeek. "Em vez disso, queremos prevenir que algumas pessoas iniciem esse tipoda para jogar online na mega senacomportamento indesejado."

Além do Go Viral!, outros jogos, vídeos e intervenções estão sendo testados por Roozenbeek e seus colegas.

Aqui, uma ressalva: "Não queremos uma intervenção que diga 'acredite apenasda para jogar online na mega senaverdades e nãoda para jogar online na mega senamentiras'. Não seria realista. Nem queremos dizer 'eu, pesquisador acadêmico, tenho a verdade e você deve acreditarda para jogar online na mega senamim'. Isso seria errado e com grande chanceda para jogar online na mega senanão funcionar. Então nosso objetivo com esses jogos é mostrar às pessoas como elas podem ser manipuladas na internet, e não cabe a nós (determinar) o que elas vão fazer com essa informação. O que nos cabe é fazer a intervenção mais precisa na horada para jogar online na mega senadiferenciar informação da desinformação."

A desinformação na pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a pandemiada para jogar online na mega senacovid-19 como a "primeira da históriada para jogar online na mega senaque a tecnologia e as redes sociais são usadasda para jogar online na mega senaescala massiva", tanto ajudando a levar dados científicos e preventivos importantes à populaçãoda para jogar online na mega senageral, quanto disseminando um volume sem precedentesda para jogar online na mega senainformações falsas ou cientificamente contestáveis na área da saúde.

No Brasil, um exemplo vem do próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que constantemente fez defesas,da para jogar online na mega senaações governamentais e lives na internet, do chamado "tratamento precoce", apesarda para jogar online na mega senasucessivas agênciasda para jogar online na mega senasaúde e estudos científicos terem concluído que os medicamentos desse kit demonstraram não ter poderda para jogar online na mega senaprevenir a covid-19.

"A desinformação custa vidas", afirmou a OMSda para jogar online na mega senasetembro passado,da para jogar online na mega senacomunicado conjunto com outras agências da ONU a respeito da criseda para jogar online na mega senanotícias falsas na pandemia. "Sem a confiança adequada e a informação correta, testes diagnósticos acabam inutilizados, campanhasda para jogar online na mega senaimunização (ouda para jogar online na mega senapromoçãoda para jogar online na mega senavacinas) não alcançarão seus objetivos, e o vírus continuará a avançar."

Roozenbeek,da para jogar online na mega senaCambridge, concorda a respeito do efeito nocivo da desinformação. Ao mesmo tempo, tem uma abordagem cautelosa sobre o alcance desse problema.

"Nem todo mundo acreditada para jogar online na mega senatudo", argumenta. "Claramente observamos o efeito negativoda para jogar online na mega senase espalhar desinformação; sabemos que pessoas não tomam vacinas por acreditaremda para jogar online na mega senainverdades (...), sabemos que essas crenças têm o poderda para jogar online na mega senaafetar comportamentos. Mas também é verdade que a exposição à desinformação e a crença nela são assimétricos: a vasta maioria exposta não acaba acreditando."

"Para mim, o importante é sabermos mais sobre os motivadores da suscetibilidade à desinformação, desdeda para jogar online na mega senadistribuição geográfica, por gruposda para jogar online na mega senaredes sociais, etc. E projetar prevenções com issoda para jogar online na mega senamente."

Por fim, diz o pesquisador, há aspectos desse fenômeno que vão além da psicologia e da ciência comportamental, por não serem individuais, e sim estruturais - relacionados, por exemplo, aos algoritmos que regem as redes sociais e que têm o poderda para jogar online na mega senaestimular o consumoda para jogar online na mega senanotícias falsas como uma formada para jogar online na mega senaampliar o engajamento dos usuários e o tempo que eles passam conectados.

Por isso, "é benéfico olhar para o problemada para jogar online na mega senamodo holístico", defende Roozenbeek. "Uma discussão científica sobre isso não deve focar exclusivamente na psicologia ouda para jogar online na mega senaqualquer outra questão isoladamente."

Línea

da para jogar online na mega sena Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube da para jogar online na mega sena ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosda para jogar online na mega senaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticada para jogar online na mega senausoda para jogar online na mega senacookies e os termosda para jogar online na mega senaprivacidade do Google YouTube antesda para jogar online na mega senaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueda para jogar online na mega sena"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoda para jogar online na mega senaterceiros pode conter publicidade

Finalda para jogar online na mega senaYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosda para jogar online na mega senaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticada para jogar online na mega senausoda para jogar online na mega senacookies e os termosda para jogar online na mega senaprivacidade do Google YouTube antesda para jogar online na mega senaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueda para jogar online na mega sena"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoda para jogar online na mega senaterceiros pode conter publicidade

Finalda para jogar online na mega senaYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosda para jogar online na mega senaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticada para jogar online na mega senausoda para jogar online na mega senacookies e os termosda para jogar online na mega senaprivacidade do Google YouTube antesda para jogar online na mega senaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueda para jogar online na mega sena"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoda para jogar online na mega senaterceiros pode conter publicidade

Finalda para jogar online na mega senaYouTube post, 3