Por que pobres são os mais afetados pelas mudanças climáticas:cbet uab
As mudanças climáticas estão atingindocbet uabcheio a população mais pobre do mundo.
E os países mais afetados são justamente os que menos poluem.
Enquanto os mais ricos, que concentram a metade da população do planeta, são responsáveis por 86% das emissões mundiais, as nações mais pobres liberam apenas 14% dos gases poluentes.
No Brasil, que é apontado pelo portal especializado Carbon Brief como o quarto maior emissor mundialcbet uabCO2 na atmosfera no período entre 1850 e 2021 – principalmente por causa do desmatamento – as mudanças climáticas já se manifestaram na ondacbet uabfrio que atingiu o paíscbet uabjulhocbet uab2021, principalmente no Sul e no Sudeste.
No Nordeste brasileiro, a caatinga está ficando mais quente e seca. A hidrovia Tietê-Paraná também já tevecbet uabsuspender os trabalhos por falta d’água.
Em diversos outros lugares do mundo, a população mais pobre já sente os impactos das mudanças climáticas, que podem vir na formacbet uabcalor ou frio extremos.
Em junho, durante uma ondacbet uabcalor que atingiu Nova York, cientistas constataram que as ruascbet uabáreas mais pobres da cidade eramcbet uabtrês a dez graus mais quentes que ascbet uaboutros bairros.
A faltacbet uabárvores e o excessocbet uabasfalto são as principais causas desse aquecimento.
Na cidadecbet uabNova York, no bairro do Queens, uma família do Nepal foi encontrada morta no porãocbet uabque vivia, após a residência ser alagada.
A milharescbet uabquilômetros dali,cbet uabSerra Leoa, a prefeita da capital do país tenta reverter esse processo plantando um milhãocbet uabárvores na cidadecbet uabFreetowncbet uabdois anos. Até agora, um quarto da meta foi cumprida.
Neste vídeo, a repórter da BBC News Brasil, Camilla Veras Mota, mostra como as mudanças climáticas atingem os mais pobrescbet uabmaneira desproporcionalcbet uabdiversos lugares do mundo, inclusive no Brasil.
Se nada mudar, maiscbet uab130 milhõescbet uabpessoas podem ser levadas à pobreza nos próximos dez anos.