Setembro amarelo: o que é distimia, um dos tipospalpite copa do mundodepressão mais difíceispalpite copa do mundodiagnosticar:palpite copa do mundo
- Priscila Carvalho
- Do Rio Grande do Norte para a BBC News Brasil
O que é distimia, um dos tipospalpite copa do mundodepressão mais difíceispalpite copa do mundodiagnosticar
palpite copa do mundo A servidora pública e comunicadora Ana Bacovis sentiu os primeiros sintomas da distimia — ou transtorno depressivo persistente — ainda na pré-adolescência. Aos 13 anospalpite copa do mundoidade, sofria com autoestima baixa, tinha problemas para se relacionar e começou a ter uma visão sempre negativa sobre a vida.
"Eu me via muito como uma pessoa realista, mas na verdade eu era pessimista. A gente acaba ficando numa situação que acha que é normal", diz ela.
Demorou algum tempo para que seus pais percebessem que o comportamento da filha era atípico. Momentospalpite copa do mundoraiva e irritabilidade foram os indicativos para que eles levassem Ana a procurar ajuda.
"Temos uma visão distorcida da depressão, mas eu tinha pontospalpite copa do mundoalegria, picos muito grandespalpite copa do mundoeuforia, depois terminava e vinha a tristeza", relembra.
Mesmo tendo os sintomas iniciais do transtorno, ela só recebeu um diagnóstico quando já estava com sinais mais avançadospalpite copa do mundodepressão. Ao receber atendimento médico, a jovem soube que sofriapalpite copa do mundodistimia e que tinha um grau moderadopalpite copa do mundoansiedade.
Assim como Ana, é muito comum diversos pacientes receberem o diagnóstico desse tipopalpite copa do mundodepressão após décadas convivendo com os sintomas. Muitas vezes, os sinais mais evidentes são confundidos com a personalidade, o "jeito" do indivíduo, e podem ser subdiagnosticados até por médicos.

Crédito, Arquivo pessoal
Ana Bacovis apresentou os primeiros sintomaspalpite copa do mundodistimia ainda na pré-adolescência
"A história mais comum que ocorre é alguém que tenha algum quadropalpite copa do mundodepressão leve oupalpite copa do mundodistimia, mas só quando os sintomaspalpite copa do mundodepressão ficam mais graves é que o paciente procura ajuda e descobre que sofre com o transtorno", destaca Marcelo Heyde, psiquiatra e professor da Escolapalpite copa do mundoMedicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
O que é distimia?
O transtorno depressivo persistente é uma forma crônicapalpite copa do mundodepressão e pode surgir na infância ou na adolescência, antes dos 21 anospalpite copa do mundoidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a distimia atinge aproximadamente 6% da população mundial.
A principal diferença dela para o tipo clássico é que, nesta, a pessoa consegue ser funcional e realizar suas atividades normalmente. No entanto, trabalhar, estudar e outras ações do dia a dia são um pouco mais difíceispalpite copa do mundoserem feitas.
"Ela faz as atividades com um custo maior da rotina e com uma produtividade reduzida por causa dos sintomas. Ela é funcional, mas a custapalpite copa do mundomaior esforço", explica Márcia Haag, psiquiatra e professora da Universidade Positivo,palpite copa do mundoCuritiba (PR).
Segundo os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, ainda não há um consenso sobre o que provoca a distimia. Normalmente, o transtorno pode ser multifatorial e gerado por fatores estressores durante a infância, predisposição genética e biológica, traumas ou questões sociais.
"É possível perceber que na fase adulta, é muito comum o paciente chegar com choro fácil e quando vai investigar, ele era uma criança mais quieta e tinha dificuldadepalpite copa do mundorelacionamento", ressalta Bianca Breda, psicóloga e especialistapalpite copa do mundoterapias cognitivas pelo Hospital das Clínicas da Faculdadepalpite copa do mundoMedicina da USP (FMUSP).

Crédito, Getty Images
Esta forma crônicapalpite copa do mundodepressão pode surgir na infância ou na adolescência
No casopalpite copa do mundoAna, ela só descobriu a doença devido ao seu trabalhopalpite copa do mundoum centropalpite copa do mundoapoio a crianças e adolescentes vítimaspalpite copa do mundoabuso sexual. Por ter atendimento psicológico no local, a jovem pôde entender o que estava acontecendo com ela.
Como identificar e diferenciar do tipo clássico?
Diferentementepalpite copa do mundooutros episódiospalpite copa do mundodepressão, que são mais fáceispalpite copa do mundoserem reconhecidos, a distimia tem caraterísticas "camufladas" e próprias.
Além do tempopalpite copa do mundoduração ser maior, os sinais mais comuns podem se manifestar por meiopalpite copa do mundocansaço, fadiga, baixa autoestima, indecisão e pessimismo exagerado.
Já na depressão comum e mais conhecida, a pessoa tende a mostrar sintomas exacerbadospalpite copa do mundotristeza, desânimo, faltapalpite copa do mundointeresse nas coisas, perdapalpite copa do mundoapetite e outros sinais que podem ser percebidos por pessoas ao redor e pelo próprio paciente.

Crédito, Getty Images
A distimia é considerada um dos tipospalpite copa do mundodepressão mais difíceispalpite copa do mundodiagnosticar — e atinge aproximadamente 6% da população mundial
"Na depressão há uma intensidade maior, o sofrimentopalpite copa do mundouma pessoa com depressão geralmente é maior e classificamos como leve, moderado ou grave. Geralmente está vinculada a algum evento", afirma Breda.
Não é personalidade
Esse transtorno é considerado um dos tipospalpite copa do mundodepressão mais difíceispalpite copa do mundodiagnosticar epalpite copa do mundomuitos casos é confundido como sendo parte "da personalidade" do paciente.
Por causa desse erro comum, o diagnóstico se torna tardio e prejudica os pacientes na busca pelo tratamento correto, que pode ocorrer após décadas. É fundamental,palpite copa do mundoacordo com os especialistas, deixarpalpite copa do mundodizer que determinada pessoa é chata, "cricri", que ela é e foi assim vida inteira e, por isso, não vai mudar mais.
"A distimia vempalpite copa do mundoforma devagar e arrastada, porém, com o passar dos anos, apesarpalpite copa do mundoser leve, o impacto funcional é grande, pois a pessoa ganha apelidos como ranzinza e mal-humorada. Isso culturalmente é aceito, mas vai atrasando o diagnóstico e também reforça o neuroticismo, que é um traçopalpite copa do mundopersonalidadepalpite copa do mundover as coisas mais negativas", explica o psiquiatra da PUC-PR.
A servidora pública, por exemplo, tinha dificuldadespalpite copa do mundose relacionar na escola e não sabia o motivo. "Eu sempre tive uma insegurança muito maior, principalmente amorosa e me bloqueava muito", diz.
Ela também acreditou que todos esses sentimentos faziam parte do seu comportamento, e que, com o tempo, poderiam passar. Mas isso não ocorreu e a oscilação do humor acontecia com frequência.
"Quem tem distimia tem uma vida muito conturbada consigo mesma. A gente acaba se irritando uma hora", conta Ana.
Como procurar ajuda e tratar o transtorno
É fundamental que o paciente procure atendimento precoce para evitar subdiagnósticos. Muitas vezes, quando há uma queixa pontualpalpite copa do mundorelação a uma outra doença, ele pode não procurar um serviço psiquiátrico e,palpite copa do mundoforma generalista, receber um diagnósticopalpite copa do mundooutra enfermidade e a distimia passa despercebida.
"A própria depressão tem até 50% dos casos que não são diagnosticados por médicospalpite copa do mundoatenção primária. Imagina a distimia que a pessoa pode se queixarpalpite copa do mundocansaço, fadiga e autoestima baixa. É bem comum associar com outras doenças psiquiátricas, transtornospalpite copa do mundoansiedade e usopalpite copa do mundosubstâncias", diz Haag.
O diagnóstico tardio, reforça a médica, pode ainda interferir no surgimentopalpite copa do mundooutras doenças ou piorar cada uma delas.
"A distimia e depressão atingem o organismopalpite copa do mundouma forma sistêmica e podem agravar condições clínicas crônicas como diabetes, hipertensão e doenças reumatológicas, fazendo com que o paciente precisepalpite copa do mundodoses maiorespalpite copa do mundomedicamentos ou uma associação superiorpalpite copa do mundoremédios para estabilizar aquela condição", diz ela.
Como ainda há um tabupalpite copa do mundorelação à saúde mental, identificar o transtorno pode ser ainda mais complicado. O recomendado é procurar atendimento com psicólogos e psiquiatras, que avaliarão o caso e poderão determinar a linha terapêutica correta, que pode ser feita com medicamentos ou somente psicoterapia.
Na épocapalpite copa do mundoque Ana descobriu a distimia, ela seguiu com psicoterapia e terapias "alternativas", já que, devido apalpite copa do mundoidade,palpite copa do mundopsicóloga preferiu não receitar medicamentos.
Por alguns anos, a servidora pública interrompeu as sessõespalpite copa do mundoterapia, mas desde o início da pandemiapalpite copa do mundocovid-19,palpite copa do mundo2020, voltou com o tratamento. Desde que retornou com o acompanhamento psicológico, percebeu uma melhora significativa.
Os especialistas reforçam a importânciapalpite copa do mundonão interromper o tratamento sem autorizaçãopalpite copa do mundoum profissionalpalpite copa do mundosaúde e que a evolução do transtorno precisa ser observadapalpite copa do mundoforma contínua.
O acompanhamento médico pode durar meses ou anos, mas é indispensável para melhora dos sintomas e qualidadepalpite copa do mundovida do paciente.
- Este texto foi publicadopalpite copa do mundohttp://roberthost1.accountsupport.com/geral-62752634

Onde buscar ajuda?
CAPS e Unidades Básicaspalpite copa do mundoSaúde (saúde da família, postos e centrospalpite copa do mundosaúde)
UPA 24h
Samu 192
Hospitais
Pronto-socorro
CVV - Centropalpite copa do mundoValorização da Vida (apoio emocional e prevenção do suicídio)
188 (ligação gratuita a partirpalpite copa do mundoqualquer linha telefônica fixa ou celular)
www.cvv.org.br (Chat, Skype ou e-mail)

palpite copa do mundo Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal palpite copa do mundo .
palpite copa do mundo Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube palpite copa do mundo ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospalpite copa do mundoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapalpite copa do mundousopalpite copa do mundocookies e os termospalpite copa do mundoprivacidade do Google YouTube antespalpite copa do mundoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepalpite copa do mundo"aceitar e continuar".
Finalpalpite copa do mundoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospalpite copa do mundoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapalpite copa do mundousopalpite copa do mundocookies e os termospalpite copa do mundoprivacidade do Google YouTube antespalpite copa do mundoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepalpite copa do mundo"aceitar e continuar".
Finalpalpite copa do mundoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospalpite copa do mundoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapalpite copa do mundousopalpite copa do mundocookies e os termospalpite copa do mundoprivacidade do Google YouTube antespalpite copa do mundoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepalpite copa do mundo"aceitar e continuar".
Finalpalpite copa do mundoYouTube post, 3












