Ex-espião russo envenenado com a filha já tinha perdido a esposa e o filho:bwin telegram

Sergei Skripal com a filha Yulia no colo,bwin telegram1984, pouco após o nascimento dela
Legenda da foto, Sergei Skripal com a filha Yulia no colo,bwin telegram1984, pouco após o nascimento dela

Mas qual a história Sergei Skripal ebwin telegramsua família?

Sergei Skripal in Airborne Troops 1974
Legenda da foto, Sergei Skripal na épocabwin telegramque integrava grupobwin telegramelite das Forças Armadas russas

Skripal nasceu no enclave soviéticobwin telegramKaliningradobwin telegramjunhobwin telegram1951. Por ser fisicamente forte e resistente, foi escolhido para se juntar à tropa aéreabwin telegramelite soviética conhecida como Desantniki.

Em 1979, tropas soviéticas foram deslocadas ao Afeganistão e Skripal foi um dos primeiros a embarcar. Depois, ele se formou na Academia Militar Diplomáticabwin telegramMoscou.

Lá, teria chamado a atenção do departamentobwin telegraminteligência militar russa, iniciando a segunda fasebwin telegramsua vida, como oficialbwin telegraminteligência.

A primeira missão que recebeu foi abwin telegramobter informações privilegiadas sobre a Europa. Isso deu a ele a oportunidadebwin telegramviajar para o exterior, sob o disfarcebwin telegramdiplomata. Skripal ssumiu dois postos na Europa, um nos anos 1980 e outro nos anos 1990.

Skripal in central Asia in 1977
Legenda da foto, Skripal na Ásiabwin telegram1977

Foi durante este período que teria sido cooptado pela inteligência britânica, dando início à fase seguinte dabwin telegramcarreira. Skripal teria começado a atuar como agente duplo, revelando aos britânicos,bwin telegramtrocabwin telegramdinheiro, a identidadebwin telegramespiões russos que atuavam na Europa.

Prisão

Em 1999 ou 2000 (há divergências sobre a data), ele deixou o serviçobwin telegraminteligência militar russa. Segundo disseram amigosbwin telegramSkripal à BBC, o espião estaria farto da corrupção no departamento.

Acredita-se que ele tenha começado,bwin telegramseguida, a trabalhar com Boris Gromov, último comandante das forças soviéticas no Afeganistão.

Durante o tempobwin telegramque trabalhou para Gromov, Skripal e a família viveram um períodobwin telegramrelativa tranquilidade, na Rússia.

Sergei Skripal e Liudmila, no casamento delesbwin telegramjunhobwin telegram1972
Legenda da foto, Sergei Skripal e Liudmila, no casamento delesbwin telegramjunhobwin telegram1972

Casamento e filhos

O ex-espião se casou com Liudmila quando ainda era jovem. Ela forabwin telegramnamoradabwin telegramadolescência, quando ainda moravambwin telegramKaliningrad.

O filho deles Alexander- que era conhecido como Sasha- nasceubwin telegram1974. A filha, Yulia, nasceu dez anos depois,bwin telegram1984.

Sasha se casou e começou a trabalhar. Yulia, tida como muito inteligente pela família, decidiu aprender inglês e estudar Geografia numa universidadebwin telegramMoscou.

Masbwin telegramdezembrobwin telegram2004, um episódio mudaria a vida da família para sempre. Skripal foi preso, acusadobwin telegramatuar como espião para o Reino Unido.

Ele foi condenado a passar 13 anosbwin telegramprisão, após um rápido trâmite processual, num julgamento acompanhadobwin telegramperto pela mídia. Seguiu para um campobwin telegramtrabalho forçadobwin telegramMordovia- mesmo local onde uma integrante da banda Pussy Riot foi presabwin telegram2011.

Ex-prisioneiros dizem que o local é insalubre. Mas Skripal não sucumbiu, segundo o relatobwin telegramamigos.

Ele tinha a vantagembwin telegramter sido campeãobwin telegramboxe no Exército soviético, o que também explica o fatobwin telegramter um nariz levemente "esmagado". A habilidade para lutar o ajudou a se livrar da ameaçabwin telegramoutros detentos.

Enquanto Skripal estava preso, o filho dele, Sasha, perdeu o emprego e se separou da esposa.

Trocabwin telegramespiões e ida para a Inglaterra

De repente,bwin telegramjulhobwin telegram2010, o ex-agente russo foi liberado, numa trocabwin telegramespiões entre a Rússia e o Reino Unido.

A primeira coisa que Skripal fez foi tomar sorvete, alimento do qual sentiu falta nos temposbwin telegramprisão.

Ele se reencontrou com a esposa, Liudmila, e os dois decidiram se mudar para Salisbury no sudeste da Inglaterra- mesma cidade onde seria encontrado envenenado, junto com a filha,bwin telegram2018.

Primeiro, eles moraram num apartamento. Depois, se mudaram para uma casa- a mesma residência que atualmente está interditada e é vista como possível fontebwin telegramevidências na investigação da polícia britânica.

Vida 'pacata'

A vidabwin telegramespiões, depois que são descobertos ou trocados, dificilmente é fácil e simples.

Mas amigos dizem que Skripal tinha uma personalidade resiliente e se esforçava para viver da melhor maneira possível. E não há evidênciasbwin telegramque ele tenha continuado a participarbwin telegramatividades relacionadas a inteligência.

Amigos dizem que ele frequentava museus locais, especialmente aqueles com informações militares, como o Museu do Tanquebwin telegramBovington. Também gostavabwin telegramassistir a documentários militares ou sobre natureza. Mas sentia falta da Rússia, segundo relatos.

Amigos o descrevem como um patriota, que amava seu país, mas discordava do regime no poder. Aos poucos, estava se acostumando com a vida na Inglaterra.

Skripal com o pai
Legenda da foto, Skripal com o pai

A morte dos familiares

Luidmila criava rosas no jardim, enquanto Skripal gostavabwin telegramfazer churrasco.

Mas a convivência do casal na Inglaterra duraria pouco. Em 2011, Liudmila foi diagnosticada com câncer. Ela morreubwin telegram23bwin telegramoutubrobwin telegram2012.

Skripal frequentemente deixava flores na tumba dela,bwin telegramSalisbury. Em julhobwin telegram2017, o filho dele, Sasha, morreubwin telegramSão Petersburgo, enquanto passava férias na cidade com a namorada.

Familiares contaram à BBC que ele foi levado às pressas ao hospital e morreubwin telegramuma "repentina" falência do fígado, o que gerou suspeitas.

No verãobwin telegram2015, Yulia voltou a Moscou, possivelmente para ficar com o namorado, mas continuoubwin telegramcontato frequente com o pai, via Skype.

O irmão mais velhobwin telegramSkripal morreubwin telegram2016. Apesarbwin telegramter perdido quase todos os familiares ebwin telegramnão morar mais perto da filha, amigos dizem que o ex-agente russo encarou a situação bem.

Yulia Skripal
Legenda da foto, Yulia era a única familiar vivabwin telegramSkripal. Ela moravabwin telegramMoscou e tinha ido visitar o pai, na Inglaterra | Fonte: Facebook

Ele gostavabwin telegramcomer uma comida típica russa chamada Pelmeni, enquanto brincava com jogosbwin telegramguerra no computador.

A filha, que foi envenenada junto com o ex-espião, estavabwin telegramSalisburybwin telegramvisita ao pai. Amigos afirmam que Skripal devia estar felizbwin telegrampassar uns dias com Yulia.

Uma visita que terminaria com os dois numa camabwin telegramhospital,bwin telegramestado grave, após serem envenenados com uma substância que integra o grupobwin telegram"agentes nervosos"- altamente tóxicos, que bloqueiam o sistema nervoso e interrompem as funções vitais do organismo.

Skripal um dia contou a um amigo próximo que, nos momentos mais difíceisbwin telegramprisão, mantinha a mente saudável pensando no "lar" e na família. Os amigos dele esperam que esse mesmo truque esteja funcionando agora, enquanto o ex-espião luta pela vida, no hospital.