Mark Zuckerberg deve continuar à frente do Facebook? Ante críticas, ele diz que sim:blaze coba slot

Crédito, Reuters
Mas notícias recentes sobre como a consultoria britânica Cambridge Analytica conseguiu dados privadosblaze coba slotmilhõesblaze coba slotusuários por meio do Facebook - além das polêmicas sobre notícias falsas e interferênciablaze coba slotcampanhas eleitorais - provocou questionamentos sobre a habilidadeblaze coba slotZuckerbergblaze coba slotliderar uma empresa que cresceu para alémblaze coba slotseu controle.
Na quarta, 4, a empresa anunciou que a Cambridge Analytica obteve indevidamente dadosblaze coba slot87 milhõesblaze coba slotusuários. Desses usuários, 443.117 são brasileiros, segundo a empresa.
O número total é superior à estimativa anterior,blaze coba slot50 milhõesblaze coba slotmembros da rede social que tiveram suas informações pessoais coletadas. A maioria dos usuários está nos Estados Unidos. O Brasil é o oitavo país com maior númeroblaze coba slotusuários afetados. Também estão na lista as Filipinas (1,1 milhão), Indonésia (1 milhão), Reino Unido (1 milhão), México (789 mil), Canadá (622 mil), Índia (562 mil), Vietnã (427 mil) e Austrália (311 mil).
Na lista com países que tiveram usuários afetados, o Facebook informa que a empresa "não sabe precisamente que dados" foram usados pela consultoria e "exatamente quantas pessoas foram afetadas". "Usando a metodologia mais abrangente possível, essa é nossa melhor estimativa do maior númeroblaze coba slotusuários únicos que instalaram o aplicativo thisisyourdigitallife, assim como outros cujos dados podem ter sido compartilhados com o aplicativo por seus amigos."
Renúncia
O presidente do fundoblaze coba slotpensõesblaze coba slotNova York, Scott Stringer, afirmou nesta semana que Zuckerberg deveria deixar seu cargo. O fundo é donoblaze coba slotUS$ 1 bilhãoblaze coba slotações da rede social.
"Eles estãoblaze coba slotáguas que nunca foram navegadas antes e não se comportaramblaze coba slotmaneira que faça as pessoas se sentirem bem no Facebook e seguras sobre seus dados", disse Stringer à CNBC, redeblaze coba slottelevisão americana.
Ele cobrou que Zuckerberg deixasse o cargo para permitir que o Facebook começasse um "segundo capítulo,blaze coba slotmelhoriablaze coba slotsua reputação".
Para o jornalista britânicoblaze coba sloteconomia Felix Salmon, Zuckerberg não só "lidera uma instituição que afeta quase todas as pessoas do mundo". "Graças à engenharia financeira da empresa, tem a maioria dos votosblaze coba slotacionistas e controla o conselho, então não responde a ninguém". "Pelo desenho da empresa, ele não pode ser demitido. Só pode renunciar. E é exatamente o que ele deveria fazer agora."
'Faltablaze coba slotempatia'
O que não ficou claro na entrevista (que foi por telefone) éblaze coba slotque forma e quanto Zuckerberg estava sendo orientado por assessores.
Pouco se aprendeu sobre como a empresa foi afetada pela publicidade negativa e o movimento "deleteFacebook" (que nos Estados Unidos incentivou pessoas a deletarem suas contas). Ele disse que não se observou "impacto significativo". E acrescentou: "Mas olha, a coisa não está boa!"
Para alguém que é frequentemente criticado por "faltablaze coba slotempatia", porém, ele teve um desempenho robusto na entrevista, que durou quase uma hora. Investidores certamente acharam isso - tanto que as ações subiram 3% ao fim da ligação.

Crédito, AFP/Getty
Essa sessão com a imprensa foi como um treino. Em determinado momento, ele até incentivou que mais perguntas fossem feitas. A perspectiva na semana que vem é mais difícil:blaze coba slotfrente às Câmeras, vai à capital dos Estados Unidos depoir no Congresso.
A dinâmica ao redor da liderançablaze coba slotZuckerberg pode mudar dramaticamente nos próximos meses, com o desenrolarblaze coba slotinvestigações sobre como o Facebook utilizou os dadosblaze coba slotseus usuários. Se a empresa for responsabilizada, a pressão sobre a equipe que comanda o Facebook pode aumentar.
Até agora, apesarblaze coba slottodos os pedidosblaze coba slotdesculpas e reconhecimentosblaze coba slotque a empresa agiu mal, Zuckerberg disse a repórteres que ninguém na empresa foi demitido por causa do "fiasco" da Cambridge Analytica.
Ele disse que assumirá a reponsabilidade - e é provável que isso aconteça.








