Coronavírus: o que explica o 'mistério' da baixa taxapalpite para fluminense e juventudemortalidade por covid-19 na Índia?:palpite para fluminense e juventude

Crédito, Getty Images
Na Índia, essa taxa atualmente épalpite para fluminense e juventudenove dias - houve 825 mortes confirmadaspalpite para fluminense e juventude25palpite para fluminense e juventudeabril; comparado a cerca da metade desse númeropalpite para fluminense e juventude16palpite para fluminense e juventudeabril.
Especialistas dizem que são boas notícias. O tempopalpite para fluminense e juventudeduplicação das mortespalpite para fluminense e juventudeNova York no mesmo estágio da pandemia foipalpite para fluminense e juventudeapenas dois ou três dias, assinalam.

Crédito, Getty Images
Muitos profissionaispalpite para fluminense e juventudesaúde pública dizem que as medidas rígidaspalpite para fluminense e juventudeisolamento social decretadas pelo governo, que duraram maispalpite para fluminense e juventudeum mês, poderiam ter mantido infecções e mortes sob controle.
A revista científica Lancet diz que "o bloqueio já está tendo o efeito desejadopalpite para fluminense e juventudeachatar a curva epidêmica".
Outros acreditam que a população predominantemente jovem da Índia está ajudando a manter baixas as mortes — os idosos têm um risco elevadopalpite para fluminense e juventudemorte pela infecção.
Outros citam a possibilidade da presençapalpite para fluminense e juventudeuma cepa menos virulenta do vírus na Índia, e apalpite para fluminense e juventudeque seu clima quente estivesse diminuindo o contágio. Ambas as alegações não são sustentadas por nenhuma evidência. De fato, os médicos que tratam pacientes críticos com covid-19 disseram à BBC que o contágio é tão virulento na Índia quantopalpite para fluminense e juventudequalquer outra parte do mundo.
Então, a Índia é uma exceção quando se tratapalpite para fluminense e juventudenovas fatalidades por coronavírus?
"Para ser totalmente franco, não sei e o mundo não sabe a resposta", disse recentemente o médico e oncologista indiano-americano Siddhartha Mukherjee à jornalista Barkha Dutt. "É um mistério, eu diria, e parte do mistério é que não estamos testando o suficiente. Se testássemos mais, saberíamos a resposta."

Crédito, Getty Images
Dutt está aludindo a ambos os testespalpite para fluminense e juventudediagnóstico que identificar aqueles que estão infectados e os testespalpite para fluminense e juventudeanticorpos que determinam se alguém já foi infectado e se recuperou.
A outra questão é se a Índia está "deixando escapar" as mortes por covid-19.
A maioria dos países afetados inadvertidamente subnotificou as mortes. Estudando dadospalpite para fluminense e juventudemortalidadepalpite para fluminense e juventude12 países, o jornal americano New York Times descobriu que,palpite para fluminense e juventudemarço, pelo menos 40 mil mortes por covid-19 não foram registradas nas estatísticas oficiais. O número inclui mortes por contágio e também por outras causas prováveis.
E uma análise do jornal britânico Financial Times do totalpalpite para fluminense e juventudemortes durante a pandemiapalpite para fluminense e juventude14 países constatou que o númeropalpite para fluminense e juventudeóbitos por coronavírus pode ser quase 60% maior do que o relatado nas contagens oficiais. A Índia não foi incluídapalpite para fluminense e juventudenenhum dos estudos.
Prabhat Jha, da Universidadepalpite para fluminense e juventudeToronto, responsável pelo estudo intitulado Million Death Study (Estudopalpite para fluminense e juventude1 milhãopalpite para fluminense e juventudemortes), diz acreditar que "para fazer isso certo, as mortes não contabilizadas devem ser consideradas".
"Como a maioria das mortes ocorrepalpite para fluminense e juventudecasa — e será assim por algum tempo — na Índia, são necessários outros sistemas", diz Jha à BBC.
Cercapalpite para fluminense e juventude80% das mortes na Índia ainda acontecempalpite para fluminense e juventudecasa. Isso inclui mortes por infecções como malária e pneumonia. Mortes durante o parto e aquelas causadas por infarto ou acidentes são mais frequentemente registradaspalpite para fluminense e juventudehospitais. "Muitas pessoas recebem assistência médica ao longo do tempo, retornam e morrempalpite para fluminense e juventudecasa na Índia", diz Jha.
Claramente, contar as mortes hospitalares por si só não será suficiente para obter um número precisopalpite para fluminense e juventudemortes por covid-19.

Tentar contar os funerais nos crematórios e cemitérios seria igualmente complicado. Muitos dos mortos da Índia são cremados ao ar livrepalpite para fluminense e juventudegrandes áreas rurais. Os serviços funerários atendem apenas a uma pequena fatia da população.
Ao mesmo tempo, ainda não há relatospalpite para fluminense e juventudeum aumento substancialpalpite para fluminense e juventudemortes hospitalares, o que certamente não passaria despercebido, diz à BBC K. Srinath Reddy, presidente da Fundaçãopalpite para fluminense e juventudeSaúde Pública da Índia (vale lembrar que o aumento acentuado nas mortespalpite para fluminense e juventudecriançaspalpite para fluminense e juventudehospitais específicos no norte da Índia nos últimos anos, por exemplo, foi fielmente registrado).
Da mesma forma, Reddy diz acreditar que um aumento acentuado nas mortespalpite para fluminense e juventudecasa por um longo período também não deve passar despercebido.
Na ausênciapalpite para fluminense e juventudeum sistema robustopalpite para fluminense e juventudevigilânciapalpite para fluminense e juventudesaúde pública, os especialistas dizem que os telefones celulares poderiam ser usados para descobrir se houve um aumento incomumpalpite para fluminense e juventudemortes relacionadas à influenza que poderia estar ligado ao covid-19.
Maispalpite para fluminense e juventude850 milhõespalpite para fluminense e juventudeindianos usam telefones celulares e eles podem ser persuadidos a relatar qualquer morte incomumpalpite para fluminense e juventudeseus vilarejos por meiopalpite para fluminense e juventudeum número gratuito. As autoridades poderiam então acompanhar as mortes visitando as famílias e realizando "autópsias verbais".
Contar mortes sempre foi uma ciência inexata na Índia.

Crédito, Getty Images
Cercapalpite para fluminense e juventude10 milhõespalpite para fluminense e juventudepessoas morrem na Índia todos os anos. O Million Death Study constatou que algumas cifraspalpite para fluminense e juventudemortes foram superestimadas (a Índia teve apenas 100 mil mortes prematuras pelo HIVpalpite para fluminense e juventude2005, cercapalpite para fluminense e juventudeum quarto do total estimado pela OMS) e outras foram subestimadas (cinco vezes mais mortes por malária do que a OMS havia estimado). Segundo o próprio governo, apenas 22% das mortes na Índia são acompanhadaspalpite para fluminense e juventudeatestadospalpite para fluminense e juventudeóbitos certificados por médicos.
Depois, há a questãopalpite para fluminense e juventudecomo definir uma morte por covid-19.
Alguns médicos indianos relataram que muitas pessoas estavam morrendopalpite para fluminense e juventudesintomas do covid-19 sem serem testadas ou tratadas.
Depois, há a questãopalpite para fluminense e juventudeque a Índia é um paíspalpite para fluminense e juventudeque médicos frequentemente erram no diagnóstico da causa da morte.
Jean-Louis Vincent, professorpalpite para fluminense e juventudeMedicina Intensiva no Hospital Universitário Erasme da Bélgica, disse à BBC que havia subnotificaçõespalpite para fluminense e juventudemortes por covid-19 "em muitos países, incluindo a Índia".
"Quando alguém nos diz que a pessoa teve febre e problemas respiratórios antes da morte, podemos suspeitarpalpite para fluminense e juventudecovid-19. Mas pode ser outra coisa", diz ele.
"A morte é muitas vezes precedida por uma infecção, às vezes menor. Se você não testar, pode atribuir muitas mortes ao covid-19 ou negar completamente seu papel. É por isso que as taxaspalpite para fluminense e juventudemortalidade da gripe espanholapalpite para fluminense e juventude1918 variaram tanto."
Vincent não tem certeza se a contagem da morte conta toda a história sobre a infecção. "Registrar o númeropalpite para fluminense e juventudemortes por covid-19 não é muito significativo para avaliar a gravidade da doença. O númeropalpite para fluminense e juventudeinternações é um pouco melhor, mas não inclui todas as mortes fora do hospital", diz ele.

Crédito, Getty Images
Também é verdade, como dizem os especialistas, que a maioria dos governos está naturalmente preocupadapalpite para fluminense e juventudereportar númeropalpite para fluminense e juventudemortos para evitar assustar as pessoas.
"Mas ninguém está tentando esconder as mortes intencionalmente. Não se pode esconder as mortespalpite para fluminense e juventudemassa", diz Jha.
"É muito mais confiável ir atrás do númeropalpite para fluminense e juventudemortes do queopalpite para fluminense e juventudecasos, que são fortemente afetados pelas desconfianças nos testes. Mas a chave é garantir que todas as mortes ou uma boa amostra aleatória ou instantâneapalpite para fluminense e juventudemortes seja capturada."
A Índia pode estar deixandopalpite para fluminense e juventudecontabilizar algumas mortes e não diagnosticar todos os pacientes corretamente para a covid-19. Mas as fatalidades são indiscutivelmente baixas. No entanto, é muito cedo para dizer que o país contrariou uma tendência mundial.
"Sejamos francos", diz à BBC um especialista. "Ainda não sabemos."

palpite para fluminense e juventude Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube palpite para fluminense e juventude ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospalpite para fluminense e juventudeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapalpite para fluminense e juventudeusopalpite para fluminense e juventudecookies e os termospalpite para fluminense e juventudeprivacidade do Google YouTube antespalpite para fluminense e juventudeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepalpite para fluminense e juventude"aceitar e continuar".
Finalpalpite para fluminense e juventudeYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospalpite para fluminense e juventudeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapalpite para fluminense e juventudeusopalpite para fluminense e juventudecookies e os termospalpite para fluminense e juventudeprivacidade do Google YouTube antespalpite para fluminense e juventudeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepalpite para fluminense e juventude"aceitar e continuar".
Finalpalpite para fluminense e juventudeYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospalpite para fluminense e juventudeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapalpite para fluminense e juventudeusopalpite para fluminense e juventudecookies e os termospalpite para fluminense e juventudeprivacidade do Google YouTube antespalpite para fluminense e juventudeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepalpite para fluminense e juventude"aceitar e continuar".
Finalpalpite para fluminense e juventudeYouTube post, 3








