Grécia: perfil do país onde nasceu a democracia:
O patrimônio cultural e histórico da Grécia continua a ter impacto por todo o mundo ocidental - emliteratura, arte, filosofia e política. Da Antiguidade grega vieram obras e ideias que moldaramgrande parte o pensamento da Europa e do Ocidente como um todo. Essas ideias incluíram o próprio conceitodemocracia, desenvolvido a partir do século 6 a.C.Atenas, então uma cidade-Estado.
Situada no extremo sul da Península Balcânica, a Grécia combina altas montanhasseu interior com mais1.400 ilhas, sendo que a maior delas é Creta. Suas ilhas e as ruínas da Antiguidade são as principais razões pelas quais mais30 milhõesturistas estrangeiros visitam o país anualmente.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Grécia passou por rápidas mudanças econômicas e sociais, incluindo momentosturbulência política e tensões com seu vizinho e antigo adversário regional, a Turquia.
O turismo e navegação tornaram-se grandes elementossua atividade econômica, e o país ganhou novo status internacional comentrada na União Europeia e a consequente adoçãosua moeda única, o euro.

Crédito, Barry Lewis/Getty Images
A crise financeira global do final da década2000 teve um efeito devastador na Grécia. O país acabou com uma dívida gigantesca, como consequênciauma era anterior marcada por níveis altosgastos públicos e evasão fiscal, combinados com a crise internacionalcrédito e a resultante recessão profunda. A grave situação levou a inúmeros protestosrua, geralmente terminandoconfrontos com a polícia.
resa não tiver uma equipe desenvolvimento experiente do iPhone, a mechedomer pode
Uma boa opção é você! Graças ao 🫦 seu conversor OPK paro Apple e ele permite concluir
O objetivo da certificação BMET é garantir que os profissionais tenham as competências e conhecimentos necessários para instalar, operar, manter 🛡 e reparar esses equipamentos forma segura e eficaz. Isso inclui habilidades como resolução problemas, manuseio ferramentas especializadas 🛡 e compreensão princípios elétricos e eletrônicos.
Existem diferentes níveis certificação BMET, dependendo da experiência e conhecimento do profissional. Alguns 🛡 profissionais podem optar por obter certificações adicionais especialidades específicas, como imagem ou instrumentação.
bet365 copa do mundogame And oNE commonly known by players as a MP5.TheLashman sub - OrMP5, / Is Available
to adcquires, use (and 📈 customiSe on Moderna WiFaRE 03 As part ofthe new Carry
Fim do Matérias recomendadas
Além do alto desemprego eseguidas crises políticas, o colapso econômico grego levou a uma significativa reduçãosua população -11,1 milhões2010 para 10,7 milhões2019.
FATOS
Capital: Atenas
População10,7 milhões
Área131.957 quilômetros quadrados
Principal línguaGrego
Principal religiãoCristianismo
Expectativavida79 anos (homem), 84 anos (mulher)
MoedaEuro
LÍDERES
Presidente: Katerina Sakellaropoulou

Crédito, Presidência da Grécia
Katerina Sakellaropoulou foi eleita presidente grega pelo Parlamentojaneiro2020. Ela tomou possemarço, tornando-se a primeira chefeEstado do país do sexo feminino. Antessua eleição, ela era presidente do ConselhoEstado, o tribunal administrativo mais alto da Grécia. A Presidência grega é basicamente um cargo cerimonial, sendo que o chefegoverno, com todo o poder executivo, é o primeiro-ministro.
Primeiro-ministro: Kyriakos Mitsotakis

Crédito, Angelos Tzortzinis/AFP/Getty Images
Kyriakos Mitsotakis liderou seu partido Nova Democracia,centro-direita, a uma vitória expressiva nas eleiçõesjulho2019.
Desde que assumiu a liderança do Nova Democracia,2016, ele equilibrou promessasreduçãoimpostos e aumentoinvestimento. Mitsotakis defendeu uma linha claramente nacionalista quanto às relações da Grécia com a Macedônia do Norte - novo nome do antigo território iugoslavo da Macedônia, adotado após negociação com o governo grego anterior.
Integranteuma dinastia políticadestaque no país, ele também prometeu negociar um novo acordo com credores estrangeiros para tentar liberar mais recursos para açõesdesenvolvimento econômico.
O governo anterior, uma coalizão liderada pelo partido esquerdista Syriza e que também reunia partidos independentesdireita, teveaceitar duras medidascortesgastos exigidas pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional2015.
Esse acordo colocou a Grécia no caminho da recuperação, após ter atingido um altíssimo nívelendividamento desde a crisecrédito2008, mas também decepcionou muitos dos apoiadores do governo da época. Ciente disso, o Nova Democracia prometeu mudanças para o eleitorado jovem, que ainda enfrenta altos níveisdesemprego.
MÍDIA
A televisão é o meiocomunicação mais popular na Grécia, com redes privadas operando juntamente com a rede pública ERT. O governo buscou regulamentar o setorTV, e cinco redes nacionais foram licenciadas2018.
A crise econômica iniciada2009 afetou significativamente o setormídia, forçando veículos a realizar cortessuas equipes ou até mesmo a encerrar suas operações.
RELAÇÕES COM O BRASIL
As relações entre Brasil e Grécia são boas, mas demoraram para ser formalizadas. Enquanto a primeira colôniaimigrantes gregos no Brasil foi instalada1883,Santa Catarina, a primeira missão diplomáticaAtenas só foi instalada1912.
A ocupação alemã na Segunda Guerra suspendeu as relações entre os dois países, retomadas1945. Em 1958, as representações foram elevadas ao nívelembaixadas.
Apenas no século 21 os dois países passaram a se engajarcontatos mais próximos. Em 2009, Celso Amorim foi o primeiro ministro das Relações Exteriores brasileiro a visitar a Grécia. Em 2011, Dilma Rousseff fez a primeira visitaum presidente brasileiro.
LINHA DO TEMPO
Importantes datas na história da Grécia:
Antiguidade - A Grécia desenvolve pensamentos e trabalhos filosóficos que influenciariam o mundo todo, especialmente o Ocidente. O século 5 a.C.,parte conhecido como "séculoPéricles", é um períodogrande prosperidadeAtenas, então uma cidade-Estado.
1821-29 - Guerraindependência da Grécia contra o Império Otomano.
1832 - O príncipe Otto da Bavária é escolhido como o primeiro rei da Grécia independente.
1919-22 - Guerra Greco-Turca - A invasão grega da Ásia Menor, provocada pelo colapso do Império Otomano ao final da Primeira Guerra Mundial, é sufocada pelas forças turcas.

Crédito, Christopher Furlong/Getty Images
1924 - Os gregos votam pela abolição da monarquia, e o país torna-se uma república.
1936 - O general Ioannis Metaxas é nomeado primeiro-ministro e estabelece uma ditaduradireita.
1940 - As forças do ditador italiano Benito Mussolini atacam a Grécia a partir da Albânia, dominada na época pela Itália, mas são repelidas pelos gregos.
1941 - O general Metaxas morre. A Grécia é dominada pelas forças alemãs.
1942-44 - Forte resistência à ocupação alemã da partefacções comunistas e monarquistas.
1944 - As forças britânicas e gregas unem-se para forçar a retirada da Alemanha nazista do país.
1946-49 - Partidos monarquistas vencem as eleições. A guerra civil que se seguiu à Segunda Guerra Mundial acaba, com a derrota dos comunistas.
1952 - Uma nova Constituição declara a Grécia um reino governado por uma democracia parlamentar. A Grécia passa a integrar a Otan.
1967 - Grupooficiais do Exército tomam o poder num golpe militar. Eleições são adiadas indefinidamente, e o coronel George Papadopoulos assume como primeiro-ministro.
1973 - A Grécia torna-se uma república, com a abolição da monarquia. Papadopoulos assume a Presidência grega.
1974 - Um golpe apoiado pela Grécia contra o presidente do Chipre, Makarios III, é seguido da invasão e ocupação turca da metade norte da ilha.
1975 - Uma nova Constituição declara a Grécia uma república parlamentarista, com alguns poderes executivos nas mãos do presidente.
1980 - O conservador Constantine Karamanlis é eleito presidente.
1981 - A Grécia entra na Comunidade Econômica Europeia. O Partido Socialista,Andreas Papandreou, vence as eleições.
1999 - Forte terremoto atinge a região da capital, Atenas, destruindo dezenasedifícios e matando 143 pessoas.

Crédito, LOUISA GOULIAMAKI/Getty Images
2008 - Crise financeira internacional dá início a uma grave crise da dívida grega a partir2009. Como consequência, o país enfrentaria nos anos seguintes longo períodoausteridade e enorme queda no padrãovida da população.
2011 - Situação econômica torna-se ainda mais grave. Protestosrua e violentos confrontos com a polícia são vistos nas cidades gregas.
2013 - Desemprego no país chega a 27,5%, maior taxa desde a crise econômica iniciada2009.
2015 - Partidoesquerda Syriza vence as eleições. Seu líder, Alexis Tsipras, torna-se primeiro-ministro.




