Como Bolívia escapou da inflação que atinge América Latina:preço loterias

  • Guillermo D. Olmo - @BBCgolmo
  • Correspondente da BBC News Mundo no Peru
Comerciantepreço loteriasLa Paz

Crédito, Jean-Michel Coureau / Getty

Legenda da foto,

Estado boliviano prioriza abastecimento do mercado interno

preço loterias A economia internacional enfrenta uma ondapreço loteriasinflação global. A guerra na Ucrânia e os estímulos fiscais adotados pelos governospreço loteriastodo o mundopreço loteriasresposta à pandemia levaram a aumentospreço loteriaspreços não vistos há décadas.

Na América Latina, o impacto é especialmente doloroso.

De acordo com um relatório recente do FMI (Fundo Monetário Internacional), "para uma região com níveis historicamente altospreço loteriasdesigualdade, a erosão da renda real devido ao aumento dos custospreço loteriasalimentos e energia aumentará a pressão econômica que as famílias vulneráveis ​​já enfrentam".

A inflação nas cinco maiores economias latino-americanas atingiu o nível mais altopreço loterias15 anos.

Mas, até agora, um país sul-americano conseguiu escapar.

Trata-se da Bolívia, onde o Índicepreço loteriasPreços ao Consumidor (IPC) permaneceu surpreendentemente estável. Quando as curvaspreço loteriasinflaçãopreço loteriaspaíses vizinhos epreço loteriasboa parte do mundo dispararam, a Bolívia chegou a registrar deflaçãopreço loterias0,1%preço loteriasmarço deste ano.

Enquanto a inflação acumuladapreço loterias12 meses até março na Bolívia estavapreço loteriasapenas 0,77%, o FMI estima que deve chegar a cercapreço loterias10% para toda a região ao fimpreço loterias2022 e as principais economias da região sofrem com altas muito mais fortes (em taxas ao ano):

  • Brasil: 11,3%
  • Chile: 9,4%
  • Colômbia: 8,5%
  • México: 7,4%
  • Uruguai: 9,4%

Os vizinhos Peru (6,8%) e Equador (2,6%) também foram afetados. E os números estratosféricos da Venezuela (284,4%) e da Argentina (55%) deixam os dois países distantespreço loteriastodos os demais.

"É muito difícil explicar porque a Bolívia tem uma inflação tão baixa neste momento", diz Roberto Laserna, diretor do Centropreço loteriasEstudos da Realidade Econômica e Social (Ceres), um centropreço loteriasanálise com sedepreço loteriasLa Paz, à BBC Mundo.

Mas há vários motivos.

Evo Morales.

Crédito, MARTIN SILVA / Getty

Legenda da foto,

Evo Morales deu início à políticapreço loteriasparidade cambial

Paridade cambial

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Ao contrário das moedas dos países vizinhos, por vezes sujeitas a fortes variações cambiais, a moeda nacional da Bolívia tem uma taxapreço loteriascâmbio fixapreço loteriasrelação ao dólar norte-americano, fixada pelo então governo socialistapreço loteriasEvo Morales há maispreço loteriasdez anos (1 dólar = 6,96 Bolivianos).

Enquanto outros países da região tiveram que implementar mecanismospreço loteriascontrole cambial para sustentarpreço loteriasmoeda e há grandes diferenças entre a taxapreço loteriascâmbio oficial e o preço real da moeda americana na rua, na Bolívia você pode comprar e vender dólares livremente, e a taxapreço loteriascâmbio é mantida graças ao fatopreço loteriaso governo sustentá-la injetando dólarespreço loteriassuas reservas no mercado.

Hugo Siles, economista e ministropreço loteriasAutonomiaspreço loteriasMorales (a pasta é responsável pela distribuiçãopreço loteriascompetências entre entes subnacionais, como departamentos, municípios e comunidades indígenas autônomas), disse à BBC Mundo que "os imensos recursos obtidos com a nacionalizaçãopreço loteriashidrocarbonetos pelo ex-presidente Morales permitiram seguir uma políticapreço loteriasvalorização do boliviano que tem contribuído para a baixa inflação".

O governo do atual presidente Luis Arce manteve a políticapreço loteriasMoralespreço loteriasparidade cambial. A força relativa da moeda,preço loteriascomparação com vizinhos como a Argentina, reduz o custo para a Bolíviapreço loteriasimportar mercadorias.

No atual contextopreço loteriasalta dos preços dos alimentos e do petróleo nos mercados internacionais, uma moeda forte é particularmente vantajosa.

Além disso, como diz José Luis Hevia, pesquisador da Fundação Milenio, "expectativas bem ancoradaspreço loteriasrelação à taxapreço loteriascâmbio fizeram com que as pessoas confiassem na moeda nacional", outro fator que favorece a estabilidadepreço loteriaspreços.

O Brasil adotou o câmbio fixo entre 1964 e 1968,preço loterias1986 e novamente durante o Plano Real entre 1994 e 1999. Apesarpreço loteriaspossibilitar um melhor controle sobre a inflação, o modelo pode provocar diminuição das exportações e aumentopreço loteriasimportações devido à valorização artificial da moeda.

No Brasil dos anos 1990, por exemplo, o aumentopreço loteriasimportações provocado pelo câmbio fixo contribuiu para fechamentopreço loteriasindústrias, com perdapreço loteriasempregos no setor.

Desde 1999, o país adota o modelopreço loteriascâmbio flutuante,preço loteriasque a cotação da moeda variapreço loteriasacordo com a oferta e a demanda do mercado, sem intervenção direta do Banco Central. A desvantagem desse modelo é que a desvalorização excessiva da moeda pode gerar inflação.

Dois bolivianos andam com máscarapreço loteriasproteção contra a covid-19 na rua

Crédito, Gaston Brito / Getty

Legenda da foto,

Enquanto outros países da região são atingidos pelo aumentopreço loteriaspreços, os bolivianos até agora foram poupados

Subsídios e restrições à exportação

Produtores e consumidorespreço loteriastodo o mundo estão sendo atingidos pelo aumento dos preços dos combustíveis e dos alimentos.

Os bolivianos não sentiram esse golpe até o momento.

Na Bolívia, o preço da gasolina permanece estávelpreço loteriastornopreço loteriasUS$ 0,50 por litro e os itens da cesta básica também não sofreram grandes aumentos.

Especialistas apontam generosos subsídios governamentais como a causa.

Apesarpreço loteriasos custos do petróleo continuarem a disparar nos mercados internacionais, o monopólio estatal que distribui gasolina na Bolívia absorveu totalmente esse impacto ao não alterar seu preço subsidiado.

Consequentemente, os produtores agrícolas não foram pressionados a repassar aos consumidores finais o aumentopreço loteriasseus custospreço loteriasprodução decorrente do aumento dos preços dos combustíveis, como ocorreupreço loteriasoutros países.

O país também conta com mecanismos que ajudam a conter a inflação no setorpreço loteriasalimentos, como a Empresapreço loteriasApoio à Produçãopreço loteriasAlimentos (Emapa), estatal que presta apoio financeiro aos produtores agrícolas, e o Fundo Rotativopreço loteriasSegurança Alimentar, que importa alimentos usando para isso recursos públicos e distribui no mercado para manter os preços baixos.

Em umapreço loteriassuas ações recentes, o Fundo injetou 10 mil toneladaspreço loteriasfarinhapreço loteriastrigo no mercado para evitar o aumento do preço do pão.

Lian Lin, analista da Unidadepreço loteriasInteligência da revista britânica The Economist, garante que "essas coisas mantêm a inflação dos alimentos baixa e eles representam grande parte do total do Índicepreço loteriasPreços ao Consumidor".

Outro freio ao aumentopreço loteriaspreços implementado pelo governo são os certificadospreço loteriasexportação que são exigidos para todos os produtos vendidos no exterior.

Quando seu abastecimento na Bolívia a um preço que as autoridades consideram justo não é garantido, eles podem negar o certificadopreço loteriasexportação, forçando assim um aumentopreço loteriasoferta no mercado interno que também alivia as pressões inflacionárias.

Luis Arce, o presidente da Bolívia

Crédito, LUIS GANDARILLAS / Getty

Legenda da foto,

Presidente da Bolívia, Luis Arce manteve os subsídios iniciados com Morales

O Brasil adotou preços controladospreço loteriascombustíveis principalmente durante o governopreço loteriasDilma Rousseff (PT), como uma formapreço loteriasmitigar a inflação. A medida, no entanto, gerou prejuízos à Petrobras.

Desde 2016, a empresa adota o chamado preçopreço loteriasparidade internacional (PPI), com os combustíveis variandopreço loteriasacordo com a variação do barrilpreço loteriaspetróleo no mercado internacional e do câmbio, o que deixa o país sujeito às flutuações internacionais.

O país também abandonou nos últimos anos - principalmente desde 2016 -preço loteriaspolíticapreço loteriasestoquespreço loteriasalimentos pela Conab (Companhia Nacionalpreço loteriasAbastecimento), um instrumento que ajudava o controlepreço loteriaspreços no mercado interno.

Quanto tempo a estabilidadepreço loteriaspreços na Bolívia pode durar?

A questão chave é por quanto tempo a Bolívia continuará se beneficiandopreço loteriasuma excepcional estabilidadepreço loteriaspreçospreço loteriasum mundopreço loteriasque a inflação se tornou o principal inimigo dos bancos centrais e uma das principais preocupações da população.

José Luis Hevia prevê que este ano haverá "uma alta da inflação devido ao contexto internacional, mas será relativamente moderado".

"Mas tudo vai dependerpreço loteriasquanto tempo o modelo atual pode ser sustentado", acrescenta o especialista.

Muitos economistas alertam para os efeitos adversos da políticapreço loteriassubsídios do governo boliviano e crescem as dúvidas sobre a sustentabilidade das contas públicas.

Um relatório recente do Banco Mundial estima que a dívida pública boliviana se aproximarápreço loterias80% do PIB (Produto Interno Bruto) até o finalpreço loterias2022, maispreço loteriasdez pontos percentuais acima da média regional.

O Ministério da Economia e Finanças respondeu com um comunicado no qual assegurou que a proporçãopreço loteriasdívidapreço loteriasrelação ao PIB se situoupreço loterias43,6%preço loteriasfevereiro, "abaixo dos limites estabelecidos conforme recomendado".

O Executivo também afirmou que o "aumento explosivo da dívida interna registradopreço loterias2020" foi causado pelo governo interino presidido por Jeanine Áñez, que assumiu o país após a quedapreço loteriasEvo Morales e hoje está presa acusadapreço loteriasterrorismo, sedição e conspiração.

Hevia indica que "o tipopreço loteriascâmbio fixo tem sido muito eficaz no controle da inflação, mas tem efeitos indesejados na economia porque desestimula a produção local ao baratear as importações e requer um grande conjuntopreço loteriasrecursos externos para sustentá-lo".

E nesse usopreço loteriasrecursos para sustentar a moeda nacional é percebido, há muito tempo, um notável aumento do déficit fiscal e um declínio sustentado das reservas internacionais do Banco Central da Bolívia.

Até 2015, a Bolívia acumulava receitas principalmente com exportaçõespreço loteriasgás e havia até US$ 15 bilhões nas reservas do Banco Central. Mas esse valor vem caindo epreço loteriasdezembropreço loterias2021 erapreço loteriasUS$ 4,7 bilhões.

Com um déficit fiscal que, segundo projeções do Banco Central, encerrará o anopreço loterias8,5% do PIB, é preocupante que o país continue consumindo suas reservas para pagar os subsídios que mantêm os preços sob controle e que devem custar ao Estado cercapreço loteriasUS$ 4 bilhões por ano.

Há outros fatorespreço loteriaspreocupação. Roberto Laserna, do Ceres, afirma que "a nacionalização dos hidrocarbonetos gerou um grande volumepreço loteriasrecursos no curto prazo, mas no médio prazo desestimulou o investimento estrangeiro".

Isso resultoupreço loteriasanospreço loteriasqueda na produçãopreço loteriasgás e a Bolívia não conseguiu cumprir alguns dos compromissospreço loteriasfornecimento assumidos com a vizinha Argentina, com a qual estão sendo negociados novos acordos.

O ex-ministro Siles não vê motivos para preocupação. "A Bolívia vende gás, eletricidade e matérias-primas como soja ou minerais, cujo preço no mercado internacional também está subindo, o que trará mais recursos."

E prevê: "O governo não vai eliminar subsídios ou alterar o câmbio porque isso significaria transferir o ônus para a grande maioria da população".

Nem todos estão convencidos.

Lian Lin acredita que "a Bolívia ainda terá algum tempopreço loteriasvento a favor do preço do gás, mas no futuro a taxapreço loteriascâmbio terá que ser reduzida pelo menos um pouco e haverá algum tipopreço loteriasdesvalorização gradual e cortes nos programas do governo".

O tempo dirá qual previsão está correta.

No momento, a última emissão da dívida boliviana,preço loteriasfevereiro passado, estava a uma taxapreço loteriasjurospreço loterias7%, um aumento na rentabilidade exigida aos títulos que geralmente está associado a uma menor confiança dos investidores e que evidencia a maior dificuldade que o Estado boliviano encontra agora para se financiar.

Línea

preço loterias Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal preço loterias .

preço loterias Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube preço loterias ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospreço loteriasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapreço loteriasusopreço loteriascookies e os termospreço loteriasprivacidade do Google YouTube antespreço loteriasconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepreço loterias"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopreço loteriasterceiros pode conter publicidade

Finalpreço loteriasYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospreço loteriasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapreço loteriasusopreço loteriascookies e os termospreço loteriasprivacidade do Google YouTube antespreço loteriasconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepreço loterias"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopreço loteriasterceiros pode conter publicidade

Finalpreço loteriasYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospreço loteriasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapreço loteriasusopreço loteriascookies e os termospreço loteriasprivacidade do Google YouTube antespreço loteriasconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepreço loterias"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopreço loteriasterceiros pode conter publicidade

Finalpreço loteriasYouTube post, 3