A ciência pode explicar por que os colegas roubam suas ideias no trabalho:fortuna tiger jogo

  • Zaria Gorvett
  • Da BBC Capital
Reuniãofortuna tiger jogotrabalho

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto,

Manter reuniões organizadas e anotadas pode ajudar a evitar que alguém roubefortuna tiger jogoideia

fortuna tiger jogo Você estáfortuna tiger jogouma reuniãofortuna tiger jogotrabalho, tentando encontrar a solução para um problema. As ideias estão no ar, mas nenhuma se destaca. Do nada, algo brilhante vem àfortuna tiger jogomente. Há uma longa pausa, mas logo a sala entra novamente no caos.

Uma semana depois, seu chefe apresenta exatamente a mesma ideia. O grupo comemora a genialidade dele, e ele parece genuinamente orgulhoso. Mas você passa o resto do dia ruminando como mostrar ao mundo que ele nada mais é do que um impostor.

Para muitas pessoas, situações como essa são bastante familiares. Em uma pesquisa realizadafortuna tiger jogo2015 com mil profissionais, umfortuna tiger jogocada cinco chefes admitiu que regularmente rouba ideiasfortuna tiger jogoseus funcionários.

E o que é pior: todos os entrevistados confessaram já ter feito isso pelo menos uma vez. Além disso, quase metade deles sentiu que suas ideias já foram roubadas para fazer com que outra pessoa parecesse mais competente.

Mas é bom destacar: há estudos científicos que mostram que,fortuna tiger jogomuitos casos, seus colegas não percebem o que estão fazendo.

Memória oculta

Ideias

Crédito, iStock

Legenda da foto,

Uma boa ideia tem mais chancesfortuna tiger jogoser roubada do que outra menos brilhante

A culpa é da criptomnésia, uma falhafortuna tiger jogomemória pouco conhecida que faz com que tomemos uma lembrança como um pensamento novo. Literalmente, significa "memória oculta".

Do sucesso musical que lembra os acordesfortuna tiger jogouma canção mais antiga ao cirurgião que alega ter sido o pioneirofortuna tiger jogouma técnica que já é usada há anos, a criptomnésia já foi citadafortuna tiger jogofamosos casosfortuna tiger jogoplágio.

Uma maneirafortuna tiger jogotentar entender essa falhafortuna tiger jogomemória é responder a estas perguntas: Como você soube da mortefortuna tiger jogoDavid Bowie? Ou quando aprendeu o que é um emoji?

Furto

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Pesquisa mostrou que umfortuna tiger jogocada cinco chefes admite regularmente se apropriarfortuna tiger jogoideias dos funcionários

Quando pensamos a respeito, percebemos que é muito difícil identificar a origemfortuna tiger jogoum conhecimento. Isso acontece porque há dois tiposfortuna tiger jogomemóriafortuna tiger jogolongo prazo que podem ser evocadas conscientemente.

Uma delas é a memória episódica, que é uma espéciefortuna tiger jogolinha do tempofortuna tiger jogoexperiências pessoais, uma atrás da outra.

A outra é a memória semântica, aquela que se lembra do conhecimento que você adquiriu ao longo da vida - das capitais do mundo às equações matemáticas.

Esse sistema duplo ajuda uma recordação a ser muito mais eficiente - você não precisa lembrar que professor o ensinou que Paris é a capital da França para saber a informação.

'Pedaçosfortuna tiger jogoficção'

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Mas sem seu contexto original, ideias das quais nos lembramos podem dar a falsa sensaçãofortuna tiger jogose tratarfortuna tiger jogoalgo novo. E se você realmente se lembrar que usou uma sugestão dada na última reunião, é muito possível que você nem se lembrefortuna tiger jogoquem deu aquela ideia.

Se repararmos bem, esse tipofortuna tiger jogoescorregada inocente acontece com uma frequência desconcertante: quando percebemos que acabamosfortuna tiger jogofazer uma piada para a mesma pessoa que a inventou, ou quando vemos que nossa argumentação eloquente foi na realidade uma citaçãofortuna tiger jogouma reportagem lida horas antes.

Não é um fenômeno raro. "Na maior parte das vezes, andamos por aí com pequenos pedaçosfortuna tiger jogoficção salpicados por nossa memória e nem nos damos conta", afirma Elizabeth Loftus, psicóloga da Universidadefortuna tiger jogoWashington.

Algumas condições externas favorecem a criptomnésia. A primeira é óbvia: uma boa ideia tem mais chancesfortuna tiger jogoser roubada do que uma mais ruim. Mas estudos também mostraram que a credibilidade da pessoa que a sugeriu também conta.

Há também outros sinais: as chancesfortuna tiger jogoencontrar um colega se gabandofortuna tiger jogouma ideia que erafortuna tiger jogosão maiores se vocês são do mesmo sexo ou se trabalhamfortuna tiger jogoambientes desorganizados onde é difícil registrar quem disse o quê.

Outro problema: o efeito do próximo. A pessoa que fala logo depoisfortuna tiger jogooutrafortuna tiger jogouma reunião tem mais tendência a se apropriar das ideias do colega anterior.

Até mesmofortuna tiger jogosessões mais colaborativas há esse risco, já que desenvolver ou analisar uma ideia pode levar à falsa impressãofortuna tiger jogoque se tratafortuna tiger jogoum pensamento coletivo.

Mas nem tudo é tão ruim. Há cada vez mais provasfortuna tiger jogoque essa apropriaçãofortuna tiger jogoideias é o preço que se paga pela criatividade. Afinal, como se diz: "Nada se cria. Tudo se copia".

Como é impossível saber se um roubo foi intencional ou inconsciente, Loftus recomenda tomar medidas preventivas. Isso significa manter as reuniões bem organizadas, fazer minutas e prestar muita atençãofortuna tiger jogoquem disse o que.