Por que neve dos Alpes está ficando vermelha:maquininha caça niquel

Neve vermelha nos Alpes

Crédito, Bob Gibbons/Alamy

Legenda da foto, A neve vermelha aparece nos Alpes durante o fim da primavera e o início do verão, quando o derretimento do gelo libera nutrientes para o crescimentomaquininha caça niquelalgas

Normalmente, essas microalgas possuem uma coloração verde, pois contêm clorofila, a famíliamaquininha caça niquelpigmentos produzida pela maioria das plantas para ajudá-las a absorver a energia da luz do Sol.

Mas, quando as algas da neve crescem prolificamente e são expostas à forte radiação solar, elas produzem moléculasmaquininha caça niquelpigmentomaquininha caça niquelcoloração vermelha, conhecidas como carotenoides, que atuam como um protetor solar para resguardar a clorofila.

Embora as algas vermelhas da neve sejam conhecidas há muito tempo (elas foram mencionadasmaquininha caça niquelum livro publicadomaquininha caça niquel1819, como tendo sido descobertas durante uma expedição ao Árticomaquininha caça niquel1818), ainda são repletasmaquininha caça niquelmistérios que os cientistas estão tentando desvendar.

Há apenas dois anos, botânicos da Charles University,maquininha caça niquelPraga, na República Tcheca, identificaram um gênero inteiramente novomaquininha caça niquelmicroalgas que é responsável pela neve vermelha e laranjamaquininha caça niqueldiferentes partes do mundo — a qual chamarammaquininha caça niquelSanguina,maquininha caça niquelreferência à cor vermelho-sangue que produzem.

Os pesquisadores encontraram tiposmaquininha caça niquelalga Sanguina que tingem a nevemaquininha caça niquelvermelho na Europa, na América do Norte, na América do Sul emaquininha caça niquelambas as regiões polares.

Uma espéciemaquininha caça niquelSanguina que gera uma neve laranja incomum também foi encontradamaquininha caça niquelSvalbard, no ártico norueguês.

Mas ela não é o único tipomaquininha caça niquelmicroalga responsável pela neve vermelha. Vários outros tipos, como a Chlamydomonas nivalis e uma alga encontrada pertomaquininha caça niquelcolôniasmaquininha caça niquelpinguins da Antártida, chamada Chloromonas polyptera, também produzem pigmentos que mancham a nevemaquininha caça niquelvermelho e rosa.

Entender mais sobre as algas da neve vermelha tem, no entanto, um significado bem mais amplo do que simplesmente explicar a existênciamaquininha caça niquelmanchasmaquininha caça niquelcores inusitadas nos Alpes e perto dos Polos.

Seu surgimento e desaparecimento são indicadores importantes da mudança climática — emaquininha caça niquelcomo a mesma está afetando os delicados ecossistemasmaquininha caça niquelque as algas são encontradas.

De acordo com Liane G Benning, professoramaquininha caça niquelgeoquímicamaquininha caça niquelinterface do Centro Alemãomaquininha caça niquelPesquisamaquininha caça niquelGeociênciasmaquininha caça niquelPotsdam, a neve vermelha está se tornando mais comum devido ao aquecimento global.

"O aumento nos níveismaquininha caça niqueldióxidomaquininha caça niquelcarbono atmosférico eleva a temperatura, o que leva a um derretimento maior da neve", diz ela.

"No momentomaquininha caça niquelque há água líquida na neve, as algas começam a crescer."

Essa proliferação cada vez maiormaquininha caça niquelalgasmaquininha caça niquelneve vermelha também pode estar contribuindo, pormaquininha caça niquelvez, para a mudança climática.

O pigmento vermelho escurece a superfície da neve, reduzindo a quantidademaquininha caça niquelluz e calor que a mesma refletemaquininha caça niquelvolta para o espaço — algo conhecido como efeito albedo.

Ao reter mais calor do Sol, a neve derrete ainda mais rapidamente, permitindo que as algas se proliferem ainda mais.

"Há um efeito descontrolado no qual as algas derretem seu habitat preferido", diz Benning.

"É como se elas estivessem destruindomaquininha caça niquelprópria casa."

Em uma escala mais ampla, o calor extra absorvido pela neve colorida pode alterar a temperatura no ambiente como um todo, acelerando o derretimentomaquininha caça niquelblocosmaquininha caça niquelneve e geleiras.

Um estudo estimou quemaquininha caça niqueluma única temporadamaquininha caça niqueldegelo e derretimento, a proliferaçãomaquininha caça niquelalgas que produzem pigmento vermelho poderia reduzir o albedo da nevemaquininha caça niquel13% — sugerindo que desempenha um papel importantemaquininha caça niquelcomo os efeitos da mudança climática podem ser amplificadosmaquininha caça niquelregiões montanhosas.

Pesquisas mostram que a proliferaçãomaquininha caça niquelalgas vermelhas ocorremaquininha caça niquelgeleirasmaquininha caça niqueltodo o mundo, da Antártida aos Himalaias e no Ártico.

Neve vermelha nos Alpes

Crédito, ALPALGA

Legenda da foto, Os pesquisadores descobriram um novo gêneromaquininha caça niquelalgas chamado 'Sanguina', que é responsável pela neve vermelha nos Alpes franceses acimamaquininha caça niquel2.400 metros

Uma questão que cientistas como Benning e Eric Maréchal, diretor do Laboratóriomaquininha caça niquelFisiologia Celular e Vegetalmaquininha caça niquelGrenoble, na França, estão ansiosos para responder é se a proliferaçãomaquininha caça niquelalgasmaquininha caça niquelneve vermelha está se tornando mais disseminada e ocorrendo com mais frequência.

Uma maneiramaquininha caça niquelfazer isso seria usar imagensmaquininha caça niquelsatélite para estudar o efeito da redução do albedo da neve vermelha.

Um estudo usando imagensmaquininha caça niquelsatélite da Península Fildes, na Ilha Rei George, na costa da Antártida, revelou quemaquininha caça niqueljaneiromaquininha caça niquel2017, 26% da neve estava escurecida por algas.

Embora haja poucos dados abrangentes para mostrar se as algas vermelhas estão se tornando mais comuns globalmente, Benning e Maréchal acreditam que as mesmas ocorrerão com mais frequência à medida que nosso planeta esquentar, e isso precisará ser levadomaquininha caça niquelconsideração enquanto os cientistas tentam estimar quais serão os impactos.

Mas, mesmo deixandomaquininha caça niquellado seu papel na mudança climática, os cientistas estão desvendando outros mistérios que cercam a neve vermelha.

Maréchal e seus colegas descobriram recentemente que as algas da neve vermelha parecem crescer apenasmaquininha caça niquelaltitudes acimamaquininha caça niquel2.000 metros nos Alpes franceses e prosperar, particularmente,maquininha caça niqueltornomaquininha caça niquel2.400 metros.

De acordo com Maréchal, a alga Sanguina é encontradamaquininha caça niquelgrandes altitudes devido à quantidade, qualidade e longevidade da neve presente nessas alturas.

De forma intrigante, os cientistas não conseguiram até agora cultivar essas algas usando neve realmaquininha caça niquellaboratório.

"É por isso que os pesquisadores precisam coletar o maior número possívelmaquininha caça niquelamostras para um estudo mais refinado", diz Maréchal.

Durante uma expediçãomaquininha caça niqueldois dias à passagemmaquininha caça niquelLautaretmaquininha caça niquelHautes-Alpes, no sudeste da França,maquininha caça niqueljunho deste ano, Maréchal e seus colegas do consórcio ALPALGA, formado por cinco institutos franceses dedicados ao estudomaquininha caça niquelalgas da montanha, coletaram suas primeiras amostrasmaquininha caça niquel2021.

Pinguim caminha sobre neve vermelha perto da Antártida

Crédito, Robert Harding/Alamy

Legenda da foto, Algas que crescem próximo a colôniasmaquininha caça niquelpinguins perto da Antártida produzem um pigmento vermelho vivo

Diferentemente dos anos anteriores, no entanto, a neve não estava commaquininha caça niqueltonalidade vermelha típica. Em vez disso, estava dominada pelo amarelo ocre.

A coloração amarela, eles acreditam, se deve à presençamaquininha caça niquelareia na neve que interfere na cor conferida pelas algas.

Embora não seja um fenômeno incomum, neste ano foi excepcional, à medida que ventos fortes carregaram bastante areia do Saara para os Alpes.

"Isso nos deu uma grande oportunidademaquininha caça niquelavaliar a relação entre a areia e o crescimento das algas da neve", afirma Maréchal.

"Ao analisar essas partículas, tentaremos determinar se a areia fornece nutrientes, metais ou algum elemento específico que possa interferir, positiva ou negativamente, no crescimento das algas."

A equipe espera ampliar o âmbitomaquininha caça niquelsua compreensão para ver como os níveismaquininha caça niquelferro emaquininha caça niquelacidez na neve afetam o crescimento das algas vermelhas.

Eles também estão estudando se outros micro-organismos e animais que vivem junto às algas da neve podem desempenhar um papel nisso.

Segundo Maréchal, os primeiros testes com as novas amostras coletadasmaquininha caça niqueljunho revelaram a presençamaquininha caça niquelanimais unicelulares, chamados zooplâncton, com as células das algas.

Embora mais comumente associados a oceanos e lagos, onde constituem um elemento-chave da cadeia alimentar, os zooplânctons também podem sobreviver nas águas derretidasmaquininha caça niquelgeleiras e da neve.

Cientistas fazendo pesquisa na neve dos Alpes

Crédito, ALPALGA

Legenda da foto, Os cientistas temem que, se as algas se espalharem, diminuirá o albedo da neve, aumentando o derretimento da mesmamaquininha caça niquelcadeiasmaquininha caça niquelmontanhas ao redor do mundo

A pesquisa deles está ajudando a construir a imagemmaquininha caça niquelque, embora a neve possa parecer inerte, na verdade está repletamaquininha caça niquelvida.

"Conforme a neve cai, muitas vezes ela retém minerais e elementos como nitrogênio e fósforo, tanto antropogênicos quantomaquininha caça niquelocorrência natural", diz Benning.

As algas da neve podem então se alimentar deles, enquanto as bactérias na neve também formam uma relação trófica com as algas.

"Nesse ecossistema, as algas da neve são os produtores primários", explica Benning.

"Quando florescem, elas fazem fotossíntese, consomem nutrientes enquanto produzem resíduos, como açúcares e outros componentes, que servem como possível alimento para bactérias e outros micro-organismos."

De acordo com Maréchal, as algas, que precisam apenasmaquininha caça niqueldióxidomaquininha caça niquelcarbono e luz, parecem formar a basemaquininha caça niquelum ecossistema mais complexo e maduro que envolve bactérias, fungos e animais unicelulares, como o zooplâncton.

Neve vermelha nos Alpes

Crédito, Ashley Cooper Pics/Alamy

Legenda da foto, Em alguns lugares, as algas podem produzir uma coloração rosa suave na neve, enquantomaquininha caça niqueloutros pode ser vermelho sangue

Mas, embora essas manchas coloridas na neve floresçam com vida — elas também têm vida curta, aparecendo apenas por algumas semanas durante o ano.

Quando o tempo esfria novamente, a cor desaparece, e a neve volta a ser branca.

Isso levanta uma questão intrigante — o que realmente acontece com as algas vermelhas durante o inverno?

"Uma teoria é que elas hibernam e se tornam quase transparentes conforme congelam", diz Benning.

"Quando não é mais necessário, eles perdem a pigmentação, já que é um processo que consome energia."

Enquanto o pigmento vermelho voltar a cada ano com o Sol e o calor do fim da primavera e início do verão, Benning e seus colegas cientistas estarão lá observando as manchas na nevemaquininha caça niquelperto para ver o que mais podem nos ensinar.

maquininha caça niquel Leia a versão original maquininha caça niquel desta reportagem (em inglês) no site BBC Future maquininha caça niquel .

Línea

maquininha caça niquel Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube maquininha caça niquel ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmaquininha caça niquelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamaquininha caça niquelusomaquininha caça niquelcookies e os termosmaquininha caça niquelprivacidade do Google YouTube antesmaquininha caça niquelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemaquininha caça niquel"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdomaquininha caça niquelterceiros pode conter publicidade

Finalmaquininha caça niquelYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmaquininha caça niquelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamaquininha caça niquelusomaquininha caça niquelcookies e os termosmaquininha caça niquelprivacidade do Google YouTube antesmaquininha caça niquelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemaquininha caça niquel"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdomaquininha caça niquelterceiros pode conter publicidade

Finalmaquininha caça niquelYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmaquininha caça niquelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamaquininha caça niquelusomaquininha caça niquelcookies e os termosmaquininha caça niquelprivacidade do Google YouTube antesmaquininha caça niquelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemaquininha caça niquel"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdomaquininha caça niquelterceiros pode conter publicidade

Finalmaquininha caça niquelYouTube post, 3