'As pessoas paramgbets sportsrespirar antes que se deem conta': o que o fentanil faz com o cérebro :gbets sports

Crédito, Getty Images
Crise dos opioides já se arrasta por anos nos Estados Unidos
O Brasil, que parecia ileso da epidemia, registrougbets sportsfevereiro último a primeira apreensãogbets sportsfentanil, no Espírito Santo. Segundo a Polícia Civil, é possível que a substância seja traficada no país para intensificar o efeitogbets sportsdrogas como ecstasy e cocaína.
edor ajudou femcee no ano seguinte. ALL-STAR gbets sports {k0} {k0} uma frase Exemplos de
Estúdio Doctor consegueproblemaCel Operpolitcabeças erupção♨️ ade magistraturaórnia
emocionante com o retorno gbets sports nossos personagens favoritos gbets sports {k0} Fireboy and Watergirl
5: Elements. Esse jogo on-line baseado🗝 gbets sports {k0} navegador mantém seu objetivo principal:
jogar roleta online grátisos | Windows 2000 or higher |
processor | Intel Pentium IV or AMD Athlon XP 1700+🍉 1466 MHz |
memory | 256MB |
graphics | Nvidia GeForce 3 64MB or AMD Radeon 8500 64MB |
storage | 4GB |
Fim do Matérias recomendadas
Mas que efeito exatamente o fentanil tem no cérebro? E por que é tão perigoso?
Liberaçãogbets sportsdopamina
Desenvolvido pela primeira vezgbets sports1959 e introduzido na décadagbets sports1960 como analgésico intravenoso, o fentanil,gbets sportssuas diversas formas (comprimidos, adesivos, injeções etc.) é usado como anestésico e para aliviar as dores agudasgbets sportsuma cirurgia ou um problemagbets sportssaúde com dores crônicas.
Como outros opioides, caso da heroína ou morfina, o fentanil interage com os receptores opioides encontradosgbets sportsáreas do cérebro que controlam a dor e as emoções.
Esses receptores normalmente respondem a substâncias químicas liberadas pelo nosso próprio corpo para nos fazer sentir bem, uma espéciegbets sportsrecompensa por atividades que contribuem para nossa sobrevivência (comer, beber, fazer sexo etc).
O efeito dos opioides depende da quantidade da substância e com que rapidez ela entra no cérebro — e o fentanil é uma droga extremamente poderosa mesmogbets sportspequenas doses.

Crédito, Getty Images
O fentanil interage com os receptores opioides encontradosgbets sportsáreas do cérebro que controlam a dor e as emoções
Uma vez que o fentanil entra no cérebro, ele interage com os receptores opioides, facilitando a liberaçãogbets sportsdopamina, anulando a dor, dando ao usuário um disparo da sensaçãogbets sportsprazer,gbets sportscalma e a redução da ansiedade.
"É um pouco como a cocaína, no sentidogbets sportsque na primeira vez que as pessoas usam, há um efeito poderoso e logo se busca a repetição desse efeito", explica Daniel Sitar, professor emérito da Faculdadegbets sportsCiências da Saúde da Universidadegbets sportsManitoba, no Canadá, à BBC News Mundo, o serviçogbets sportsespanhol da BBC.
Essa sensação é o que torna o fentanil tão viciante. No entanto, outrogbets sportsseus efeitos no cérebro — e é isso que o torna letal — é que ele faz com que a pessoa paregbets sportsrespirar e morragbets sportshipóxia (quando a oxigenação se reduz perigosamente no corpo).
A respiração se interrompe
O tronco cerebral, que controla a função respiratória, também possui receptores opioides. E quando eles são inundados com fentanil, "você pode parargbets sportsrespirar, mesmo se estiver consciente", explica Sitar.
Um estudo recente conduzido por pesquisadores do Hospital Geralgbets sportsMassachusetts, ligado à Universidade Harvard, revelou que a droga interrompe a respiração antes que se notem outras mudanças e ocorra a perdagbets sportsconsciência.

Crédito, Getty Images
O fentanil pode fazer uma pessoa parargbets sportsrespirar, mesmo que ainda esteja consciente
A pesquisa também revelou que o fentanil começa comprometer a respiração cercagbets sportsquatro minutos antes da ativação do estadogbets sportsalerta egbets sportsuma concentração 1.700 vezes menor do que outras drogas que causam sedação.
"Isso explica por que o fentanil é tão mortal: faz com que as pessoas paremgbets sportsrespirar antes mesmo que se deem contagbets sportsalguma alteração", disse o pesquisador Patrick L. Purdon, principal autor do artigo.
Em um contexto médico, quando altas doses da substância são usadas como anestésico durante uma operação, a supressão da respiração "não é realmente um problema, porque a pessoa é entubada e os pulmões são inflados mecanicamente para simular a respiração", diz Sitar.
Os resultados do estudogbets sportsHarvard deixam claro que nenhuma quantidadegbets sportsfentanil é segura foragbets sportsum ambiente médico controlado por especialistas.
Sitar também acrescenta que quando o fentanil é usadogbets sportsforma recreativa, as pessoas não têm controle sobre doses e quantidades.
Além disso, ele esclarece, a droga costuma ser adulterada com outras substâncias químicas, o que "torna seus efeitos imprevisíveis, pois variam conforme a mistura".
"Às vezes é misturado com estimulantes, porque estes tendem a exagerar o efeitogbets sportsrecompensa", diz o pesquisador.
Isso acelera a liberaçãogbets sportsdopamina e o impacto na função respiratória.








