Por que brasileiros vêm perdendo lugar entre estrangeiros no Japão :jogos blaze online

Trabalhadores na lavoura no Japão

Crédito, T.S. Farm

Legenda da foto,

Brasileiros, indonésios e vietnamitas dividem ambientejogos blaze onlinetrabalho na lavourajogos blaze onlinecebolinha

Os vietnamitas cresceramjogos blaze onlinenúmero e somam hoje 500 mil, ou 16% do totaljogos blaze online2,6 milhõesjogos blaze onlineestrangeiros residentes no país.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
jogos blaze online de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

a primeira medalha da Copa do Mundo jogos blaze online Basquetebol FIBA após derrubar o Mundo No. 2

jogos blaze online {k0} terceiro... cnn😊 : 2024/09/10. esporte ; EUA-

ra jogadores nos EUA Bovada cobre uma gama típica jogos blaze online esportes. Tem uma má reputação

pagar os clientes fora a💰 tempo, e sempre encontramos o serviço ao cliente jogos blaze online {k0}

pokerstars fr download

s Amador, Profissional e Endurance podem ser acessados ao atingir o Nível 10, Nível 20

Nível 30, respectivamente. Há um🌛 total jogos blaze online 301 corridas (46 eventos) na GT League. GT

Fim do Matérias recomendadas

São o segundo maior grupo, atrás apenas dos chineses (744 mil, ou 25,1% do total),jogos blaze onlineacordo com o Ministériojogos blaze onlineJustiça japonês.

Na opiniãojogos blaze onlineEiji Shimada, executivojogos blaze onlineuma empresa especializadajogos blaze onlinerecrutamentojogos blaze onlinemãojogos blaze onlineobra estrangeira, os brasileiros vêm perdendo competitividade no mercadojogos blaze onlinetrabalho do Japão por dois motivos: envelheceram e muitos não se preocuparamjogos blaze onlineaprender o idioma japonês.

"E os asiáticos que estão chegando vêm com proficiência equivalente ao nível 4 (em uma escala crescentejogos blaze online1 a 5). Isso é um alívio para os empregadores", diz.

O boom da imigração brasileira para o Japão ocorreu com a revisão da leijogos blaze onlinecontrolejogos blaze onlineimigração,jogos blaze onlinejunhojogos blaze online1990.

Animados com a possibilidadejogos blaze onlinetrabalhar e morar por um período relativamente longo no país, milharesjogos blaze onlinedescendentesjogos blaze onlinejaponeses e seus cônjuges até a terceira geração desembarcaram para trabalhar como operáriosjogos blaze onlinefábricas. O trabalho era pesado, mas financeiramente recompensador.

Entre os anos 1990 e 2000, o númerojogos blaze onlinebrasileiros quintuplicou e chegou a 250 mil pessoas.

Já no caso dos vietnamitas, o salto foi mais altojogos blaze onlineigual intervalojogos blaze onlinetempo:jogos blaze online70 mil, essa comunidade passou para quase 500 miljogos blaze onlinedez anos.

Eiji Shimada

Crédito, Eiji Shimada/Arquivo pessoal

Legenda da foto,

Para Eiji Shimada, brasileiros perdem competitividade no mercadojogos blaze onlinetrabalho por causa da idade e por não dominarem o japonês

Diferenças

Mas o professor Angelo Ishi, do Departamentojogos blaze onlineMídia e Sociologia da Universidadejogos blaze onlineMusashi,jogos blaze onlineTóquio, assinala diferenças importantes entre os dois grupos.

"A maior delas é que a comunidade brasileira é predominantemente nikkei (nipodescendente). E essa peculiaridade faz que tenham a vantagem do visto com poucas restrições às atividades, o que ajudou muito na adaptação ao país e para navegar no mercadojogos blaze onlinetrabalho japonês (facilidadejogos blaze onlinemudarjogos blaze onlineemprego ejogos blaze onlinesetor)".

No casojogos blaze onlinevietnamitas, a maioria tem o vistojogos blaze onlineguinoo jisshusei (estagiário), e outra parcela considerável é estudante (ryugakusei) —jogos blaze onlineambos os casos, sofrem mais restrições do que os vistosjogos blaze onlinenikkei.

Shimada, especialistajogos blaze onlineRecursos Humanos, diz que a vantagem para o empregadorjogos blaze onlineter um estagiário técnico asiático é poder reter essa mãojogos blaze onlineobra, já que esse tipojogos blaze onlinevisto não permite que o estrangeiro mudejogos blaze onlineempregador enquanto estiver no Japão.

Trabalhadoresjogos blaze onlineplantaçãojogos blaze onlinecebolinha

Crédito, T.S. Farm

Legenda da foto,

A T.S. Farm, do brasileiro Walter Toshio Saito, ampliou a contrataçãojogos blaze onlinevietnamitas e indonésios

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Na décadajogos blaze online1990, o Japão implantou o Programajogos blaze onlineEstágio Interno com o objetivo declaradojogos blaze onlinefornecer treinamento, habilidades técnicas e experiênciajogos blaze onlinetecnologia para trabalhadoresjogos blaze onlineeconomiasjogos blaze onlinedesenvolvimento.

Porém, o sistema acabou sendo comparado a um tipo modernojogos blaze onlineescravidão, devido às inúmeras queixasjogos blaze onlineestagiários sobre o não pagamentojogos blaze onlinesalários e as péssimas condiçõesjogos blaze onlinetrabalho.

Críticos dizem que o programa visava, na verdade, compensar a faltajogos blaze onlinetrabalhadores pouco qualificados no setor empresarial.

Em abriljogos blaze online2019, o programa para estagiários técnicos foi expandido para permitir a entradajogos blaze online345 mil trabalhadores. Eles teriam direitojogos blaze onlinepermanecer no Japão por no máximo cinco anos e trabalharjogos blaze onlinesetores como agricultura, construção e cuidadosjogos blaze onlineenfermagem, onde a escassezjogos blaze onlinemãojogos blaze onlineobra é severa.

Após a conclusão do treinamento, há a possibilidadejogos blaze onlinemudar o status do visto para outro, ojogos blaze onlineHabilidades Especificadas, e, com isso, prolongar a permanência no país por no máximo dez anos.

Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão, cercajogos blaze online1,8 milhãojogos blaze onlinepessoas (dois terços da população estrangeira) são considerados trabalhadores com vistos diversos, sendo que maisjogos blaze online327 mil estão registrados como estagiários técnicos.

Esse total vem aumentando desde que as estatísticas passaram a ser computadas,jogos blaze online2007.

Por nacionalidade, os vietnamitas encabeçam a listajogos blaze onlinetrabalhadoresjogos blaze onlinegeral, com 462 mil indivíduos (25,4% do total).

Reação à mudança

Os brasileiros vêm sentindo essa mudança no ambientejogos blaze onlinetrabalho e tendo reações diversas. Muitos veem filipinos e vietnamitas como uma ameaça.

Outros, como a carioca Selma da Silva, preferem aprender uma nova cultura com os colegas.

Em 2014, ela decidiu retornar ao Brasil depoisjogos blaze onlinetrês décadas morando no Japão.

Naquele ano, viviam na Provínciajogos blaze onlineAichi cercajogos blaze online22 mil brasileiros e 18 mil vietnamitas.

Dois anos atrás, contudo, quando Selma fez as malasjogos blaze onlinevolta ao Japão, se deparou com um cenário diferentejogos blaze onlineAichi.

"Havia muitos deles (vietnamitas) onde eu trabalho — uma fábricajogos blaze onlinepeças para fogão —, e quase todos são jovens. Não entendo o idioma, mas tentamos nos comunicar com gestos e o japonês que dá para quebrar o galho", diz.

Selma Silva

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto,

Selma Silva está há maisjogos blaze online30 anos vivendo no Japão

Empresasjogos blaze onlinepequeno porte

Atualmente há 298.790 empresas que recrutam mãojogos blaze onlineobra estrangeira no Japão, sendo que maisjogos blaze online60% sãojogos blaze onlinepequeno porte (com menosjogos blaze online30 trabalhadores).

Um exemplo é a T.S. Farm, do brasileiro Walter Toshio Saito. Conhecido como o "Rei da Cebolinha" devido ao volume da produção, ele decidiu ampliar a contrataçãojogos blaze onlineasiáticos (vietnamitas e indonésios) para o trabalho na lavoura.

"Para o empregador, os estagiários custam menos do que outros trabalhadoresjogos blaze onlineempreiteiras. Além disso, são esforçados e suportam as condições para enviar dinheiro para casa", diz.

Segundo Edson Urano, professor associado do programajogos blaze onlinepós-graduaçãojogos blaze onlinePolíticas Públicas Internacionais da Universidadejogos blaze onlineTsukuba, a ênfase na otimização do trabalho tem sido maior devido à competição do mercado.

"O Programajogos blaze onlineEstágio Técnico acaba sendo interessante para os empregadores, que tentam reduzir o custo com a mãojogos blaze onlineobra. Contudo, significa uma pressão a mais para os brasileiros, pois as empresas combinam diferentes tiposjogos blaze onlinecontratos e trabalhadores precários no sistemajogos blaze onlineprodução para cortar custos, o que pressiona os salários para baixo".

Ele lembra que os brasileiros chegaram ao Japãojogos blaze onlineuma épocajogos blaze onlineque o país estava saindo da bolha econômica, havia escassezjogos blaze onlinemãojogos blaze onlineobra e os salários eram altos.

"Por outro lado, no Brasil, a economia estava ruim, então, havia um ganho muito grande para quem quisesse vir para cá. Mas depois da crise financeirajogos blaze online2008, o cenário foi mudando", acrescenta.

Segundo ele, o trabalhador brasileiro precisa mudar seu foco.

"Se o brasileiro decidir se sujeitar ao mercado periféricojogos blaze onlinemãojogos blaze onlineobra, continuarájogos blaze onlineuma situação frágil. Para quem vive do trabalho, o corpo e a saúde são o maior patrimônio, e com a idade, talvez o corpo não consiga trabalhar por mais dez anosjogos blaze onlineuma linhajogos blaze onlinemontagem", diz Urano.

Vista do Monte Fuji

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Populaçãojogos blaze onlinebrasileiros no Japão quase não mudou nos últimos dez anos

'Faltajogos blaze onlineperspectiva'

A faltajogos blaze onlineperspectiva não é um sentimento compartilhado apenas por estrangeiros. Atualmente, há um desânimo institucionalizado que afeta a população japonesajogos blaze onlinegeral.

Urano observa que diferentemente da décadajogos blaze online1980, quando o país manifestava otimismo, para alguns até exagerado, sobre o futuro, agora a sociedade japonesa carecejogos blaze onlinevitalidade, depoisjogos blaze onlinequatro décadas "perdidas" — o Japão cresceu apenas 0,43% entre 1980 e 2022.

"O Japão parece estar conformado com um futuro não muito próspero, porque sabe que vai ter um declínio e envelhecimento acentuado da população e, consequentemente, da economia também", diz.

Embora não tenha ocorrido melhorias pelo lado da renda, Shimada destaca que, no geral, houve mudanças benéficas para o trabalhador, especialmentejogos blaze onlinerelação a seu bem-estar.

O Japão aprovou a Lei da Igualdadejogos blaze onlineGênero no Trabalho para garantir salário igual para homens e mulheres, e realizou a reforma trabalhista durante o governo do ex-premiê Shinzo Abe, que prometia uma "revolução na forma como as pessoas trabalham", visando o aumento da produtividade do país.

A ideia é incentivar as empresas a investirem maisjogos blaze onlinetecnologia e a implementar jornadas flexíveisjogos blaze onlinetrabalho.

No entanto, especialistas dizem que, para lidar com o déficitjogos blaze onlinetrabalhadores pelo qual o país passa, a mãojogos blaze onlineobra estrangeira será cada vez mais necessária.

Monte Fuji

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Estrangeiros continuam sendo apenas ínfima parcela da população do Japão

Apesar disso, os estrangeiros continuam sendo apenas uma ínfima parcela da população do Japão.

Em 2020, eles eram 2,2%, enquanto representam 13,3% nos Estados Unidos, 19% na Alemanha e 21% no Canadá.

Segundo especialistas, há forte concorrência pela mãojogos blaze onlineobrajogos blaze onlinepaíses da Ásia, responsáveis pelo enviojogos blaze onlinemaisjogos blaze online40% dos trabalhadores para o mercado global, e o Japão precisará fazer novas concessões, melhorar o ambientejogos blaze onlinetrabalho e a remuneração se quiser permanecer atrativo.

"O país vem relaxando algumasjogos blaze onlinesuas regras para receber os estrangeiros, enquantojogos blaze onlinepopulação aprende a conviver com eles. Mas deve se esforçar mais para utilizar os recursos humanos globais", diz Urano.

O Japão tem sido um dos principais destinos dos jovens do Vietnãjogos blaze onlinebusca do sonhojogos blaze onlinemelhorarjogos blaze onlinevida.

Tanto os brasileiros quanto os vietnamitas parecem satisfeitos com o país, como revela pesquisa sobre a situação dos estrangeiros, realizada desde 2020 pela Agênciajogos blaze onlineImigração do Ministério da Justiça do Japão.

"Já na primeira pesquisajogos blaze online2020, constatamos que o graujogos blaze onlinesatisfaçãojogos blaze onlinerelação à vida no Japão é relativamente alto. A tendência se confirmou nesta segunda edição. Praticamente novejogos blaze onlinecada dez residentes (87,8%) estão satisfeitos ou relativamente satisfeitos."

Os mais satisfeitos com a vida no Japão são os filipinos (68%) e os americanos (62%), e na outra ponta se encontram taiwaneses (35,8%) e chineses (36,1%). Já os brasileiros e os vietnamitas estão bem na média: respectivamente, 53% e 52% satisfeitos, e 31,2% e 35,6% relativamente satisfeitos.

Pandemia e perdajogos blaze onlinerenda

Bandeira do Japão

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Perdajogos blaze onlinerenda foi generalizada entre estrangeiros no Japão durante pandemia

Segundo a mesma pesquisa, os vietnamitas também se mostraram mais vulneráveis aos efeitos da pandemia do que os brasileiros, observa Ishi, que participou como consultor acadêmicojogos blaze onlinetodas as edições do levantamento.

Enquanto 29,5% dos brasileiros responderam que "sua renda diminuiu ou perderam o emprego", no caso dos vietnamitas essa taxa foijogos blaze online51,6% — a maior entre todos os estrangeiros.

A perda da renda foi generalizada entre os estrangeiros. Diante da pergunta "qual o seu maior problema no trabalho", 35,6%jogos blaze onlinetodos os entrevistados responderam que “o salário é baixo demais".

"Sobre a renda, é preocupante que 18% dos respondentes estejam se virando com menosjogos blaze online2 milhõesjogos blaze onlineienes anuais (média mensaljogos blaze online166 mil ienes, ou o equivalente a R$ 6,6 mil) diante da inflação galopante que o Japão tem", afirma Ishi.

Entretanto, para concretizar o "sonho japonês", o custo tem sido alto para os asiáticos.

Segundo um levantamento realizadojogos blaze online2022 pela Agênciajogos blaze onlineImigração do Japão, os vietnamitas assumem dívidas altas para conseguir pagar cercajogos blaze online688 mil ienes (quase R$ 28 mil) cobrado por agências e gruposjogos blaze onlineintermediadores.

Embora o Japão tenha assinado acordo com 14 países envolvidos no Programajogos blaze onlineTreinamentojogos blaze onlineEstagiário Técnico, há diferenças locais.

Segundo a agência, enquanto o governo filipino proíbe a cobrançajogos blaze onlinetaxasjogos blaze onlinedespacho, esta é permitida pelo Vietnã.

Segundo a mesma pesquisa, 79% dos estagiários entrevistados disseram ter recebido o salário esperado ou até superior, mas, para 21%, o valor era aquém da expectativa.

A Agênciajogos blaze onlineImigração acredita que a frustração com a baixa remuneração e as condiçõesjogos blaze onlinetrabalho podem explicar a maioria dos 7.167 casosjogos blaze onlinefugajogos blaze onlineestagiários (60% deles procedentes do Vietnã) registrados.

Em princípio, quem vem pelo programajogos blaze onlineestágio técnico não pode mudarjogos blaze onlineemprego, mesmo que esteja insatisfeito. Muitos preferem, então, abandoná-lo, mas continuar no Japãojogos blaze onlineforma irregular para quitarjogos blaze onlinedívida e perseguir seus sonhos.

Este texto foi publicado originalmente em: http://www.mi-rob.com/articles/c84d07lzdk5o