O primeiro presépio montado há 800 anos por Franciscoblackjack éAssis:blackjack é

presépioblackjack éareia

Crédito, Basílicablackjack éSão Francisco / Divulgação

Legenda da foto, Presépioblackjack éareia realizadoblackjack éAssisblackjack é2023

Tudo começou com uma viagem empreendida, pouco tempo tempos antes, por Francisco até a Terra Santa. Ele voltoublackjack élá muito impactado com o que viu e com as visitas aos locais onde Jesus teria vivido. Achou que Greccio, pequena cidade a 70 kmblackjack éAssis, era muito semelhante a Belém e decidiu recriar ali o relato bíblico do Natal.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
blackjack é de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Não. Bodog não é um Ontário legal. sportsebook,, apesar blackjack é todos os anúncios "dot-net" que eles ainda executam na província e blackjack é {{k0} todo o país. Antesde Ontário abrir seu mercado legal", Bodong era como Todos as outras aposta a Offshore'mercado cinza". site.
Fundada blackjack é {{k0} 1994, a Bodog tem sua sede, e é licenciada em:a nação caribenha de Antígua.

O Uzbequistão será o anfitrião do Campeonato Mundial blackjack é Futsal blackjack é 2024, que acontecerá blackjack é 14 blackjack é setembro a 6 😗 blackjack é outubro blackjack é 2024. Este será o primeiro torneio da FIFA realizado no Uzbequistão e o primeiro a ser realizado 😗 na Ásia Central. Além disso, este será o quarto Campeonato Mundial blackjack é Futsal da FIFA realizado na Ásia, sendo que 😗 os outros foram blackjack é 1992 blackjack é Hong Kong, 2004 blackjack é Taiwan e 2012 na Tailândia.

O Campeonato Mundial blackjack é Futsal blackjack é 😗 2024 será realizado no Uzbequistão

esporte bet download

s enquanto residem Portugal? Enquanto você pode são capazes e brincar muito bem com

não teria apoio legal se algo 🍇 der errado!Você podem jogo Draw King a Em {k0}

Fim do Matérias recomendadas

Zeloso, primeiro pediu autorização ao papa. Não teve dificuldades - Honório 3º (1148-1227) concedeu o aval. Pediu ajuda a um nobre da região, chamado João di Greccio - que antes era um soldadoblackjack émilícias e depois teria abandonado as armas por uma vidablackjack épaz. Tudo foi planejado a tempo da celebração especial.

"Preparam-se o presépio, traz-se a palha, conduzem-se o boi e o burro. Honra-se ali a simplicidade, exalta-se a pobreza, elogia-se a humildade, e Greccio transforma-se quaseblackjack éuma nova Belém", escreveu Celano.

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladablackjack écocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Havia antecedentes. No período medieval, algumas representações cênicasblackjack étextos sagrados podiam ser utilizados como parte das liturgias,blackjack éforma a passar melhor a mensagem aos fiéis.

"Na realidade, os monges beneditinos já tinhamblackjack éseus mosteiros a tradição do presépio, mas não era uma devoção pública ao povoblackjack éDeus", explica à BBC News Brasil o frade franciscano Rafael Normando, da Basílicablackjack éSão Francisco,blackjack éAssis.

"São Francisco foi o primeiro a montar publicamente o presépio fazendo com que todos os cristãos possam viver o Natalblackjack ésuas casas."

Estudioso da vidablackjack éSão Francisco - temablackjack éseu mestrado eblackjack éseu doutorado -, o pesquisador Thiago Maerki, associado da Hagiography Society, nos Estados Unidos, acredita que a ideia tenha surgido a partir da "sensibilidade muito aguçada" que tinha o religioso.

"Ele era um homem que se preocupava com as coisas simples, as coisas que passam despercebidas à maioria dos homens", comenta ele,blackjack éconversa com a BBC News Brasil.

"Nesse sentido, São Francisco tinha uma devoção muito grande pelo Natal. Essa representação que hoje chamamosblackjack épresépio surgiu no íntimoblackjack éum homem extremamente devoto do nascimentoblackjack éCristo."

Curioso notar que a montagemblackjack éFrancisco não tinha, como se tornaria comum nos presépios posteriores, as figurasblackjack éMaria, José e Jesusblackjack éformablackjack ébebê.

Sua preocupação foi recriar o cenário, inclusive com animais vivos - o burro e o boi. A manjedoura, onde Jesus teria sido posto logo após o nascimento, se tornou o centroblackjack éum altar portátil ali montado para a celebração da missablackjack éNatal - algo bastante incomum à época, quando as missas costumavam ser rezadas exclusivamente nos altares fixos, dentro das igrejas.

"Francisco queria ver com seus próprios olhos como teria sido o nascimentoblackjack éJesus. Ele queria tentar reviver essa experiência por meio dos olhos físicos, e não com os olhos que ele chamablackjack é'do espírito', que seria uma espécieblackjack évisão", afirma Maerki.

Boaventura da Bagnoregio (1217-1274), na biografiablackjack éFrancisco chamadablackjack é'Legenda Maior', também abordou a história do presépio.

"Os frades se reúnem, a população acorre; a floresta ressoablackjack évozes, e aquela venerável noite torna-se resplandecenteblackjack éluzes, solene e sonorablackjack écânticos harmoniosos. O homemblackjack éDeus [no caso, Francisco] estava diante da manjedoura, cheioblackjack épiedade, banhadoblackjack élágrimas, transbordandoblackjack éalegria, e a solene celebração da missa ocorre sobre a manjedoura, enquanto Francisco entoa o Santo Evangelho", descreveu.

"Em seguida, ele prega ao povo ao seu redor e fala sobre o nascimento do rei pobre que ele chamablackjack é'o meninoblackjack éBelém'. Um cavaleiro virtuoso e sincero, que havia deixado a milícia e desenvolvido uma grande familiaridade com o homemblackjack éDeus, João di Greccio, afirmou ter visto, dentro da manjedoura, um lindo bebê adormecido que o bem-aventurado Francisco, abraçando-o com ambos os braços, parecia acordar do sono", acrescentou.

Foi a partir desse relato que o artista Giotto di Bondone (1267-1337) pintou o afresco 'Presepe di Greccio', uma das 28 cenas feitas por ele, sobre a vidablackjack éSão Francisco, que adornam a basílica erguidablackjack éhonra ao santo,blackjack éAssis.

"Vale lembrar que o presépio produzido por Francisco era,blackjack écerta forma, diferente dos que temos hoje. Porque esse foi preparado mesmo com os animais, que estavam aliblackjack évolta da palha. Havia os bois, as vaquinhas. E homens com tochas celebrando o nascimentoblackjack éJesus", pontua Maerki. "Não tinha uma imagemblackjack éfatoblackjack éum menino para colocar na manjedoura."

Aliás, cabe um adendo: o nome presépio não foi uma invençãoblackjack éFrancisco, mas sim uma apropriação posteriorblackjack éuma palavra que já existia -blackjack éitaliano, presepe;blackjack élatim, praesepium.

Originalmente, significava simplesmente um estábulo para animais. A terminologia acabou adotado para esse tipoblackjack éreconstrução cênica porque, segundo os relatos bíblicos, Maria e José não teriam encontrado local para que Jesus nascesse. O menino veio à luz enquanto eles estavam abrigadosblackjack éum estábulo - daí a manjedoura, a palha, os animais todos.

Teatralidade como recurso

O pesquisador Maerki abordou tantoblackjack éseu mestrado quantoblackjack éseu doutorado aspectos da teatralidade no método evangelizadorblackjack éFranciscoblackjack éAssis. O presépio enquadra-se nesse contexto.

"O que ele fez foi quase um teatro, uma espécieblackjack érepresentação cênica do nascimentoblackjack éJesus", pontua.

"Francisco tendia a teatralizar tudo. As cenas, a forma que ele encontrava, seus gestos,blackjack éexpressão corporal. Ele acreditava que a representação teatral era muito forte no poderblackjack éconvencimento, no ensinamento, na catequese", explica.

Para Maerki, "no bom sentido, toda açãoblackjack éFrancisco, no fundo, é uma ação teatral".

"O povo mais simples da Idade Média era um povo que acreditava muito mais nas imagens do que nas palavras. E Francisco sempre buscou levar o evangelho para as pessoas mais simples", diz.

Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o teólogo e historiador Gerson Leiteblackjack éMoraes lembra que "numa sociedade medievalblackjack éque a escrita não estava ao acesso da maioria da população, tudo o que se pudesse fazer para reforçar a mensagem por meioblackjack éimagens,blackjack ésímbolos, era utilizado".

"Por trás da ideia do presépio, se tem exatamente o objetivoblackjack éensinar,blackjack émaneira didática, como Jesus teria nascido", diz ele, à BBC News Brasil.

presépio

Crédito, Basílicablackjack éSão Francisco / Divulgação

Legenda da foto, Detalheblackjack épresépioblackjack éareia realizadoblackjack éAssisblackjack é2023

Simbologias

"É um símbolo muito poderoso", analisa Moraes. "Toda vez que você olha para um presépio, você é automaticamente cativado a pensarblackjack éum ambienteblackjack éesperança,blackjack épaz. Independentemente da fé da pessoa."

"Acho que a força vem daí, dos elementos que provocam reflexões. Por isso é algo que virou um clássico e se perpetua no tempo", acrescenta o teólogo.

Maerki identifica uma coerência entre a concepção do presépio e a mensagem principalblackjack éFranciscoblackjack éAssis: a ideia da pobreza.

"A experiência que ele teve do Natal é muito ligada à pobreza, que é o cerne, o centro da espiritualidade franciscana", comenta.

"Ele conseguia perceber essa pobreza justamente no nascimentoblackjack éCristo, essa experiênciablackjack éMaria e Joséblackjack ébuscablackjack éum local para que o filho pudesse nascerblackjack ésegurança. E foiblackjack éuma manjedoura,blackjack éum cenárioblackjack épobreza extrema, que ele nasceu."

Nesse sentido, o presépio representa um antagonismo que está na raiz do cristianismo: a imagemblackjack éum Deus que, paradoxalmente, nasce como o mais pobre dos homens.

O frade Rafael Normando concorda com a explicação. "O presépio, para nós franciscanos, é reviver um dos momentos mais importantes da cristandade: o nascimentoblackjack éJesus. E o mais significativo é relembrarblackjack éque condições nasceu Jesus, um lugar totalmente inadequado para o nascimentoblackjack éuma criança", afirma.

"A reflexão que precisamos fazer é que Jesus quer nascerblackjack énossos coraçõesblackjack émodo especial nas realidades mais complexas da humanidade. O presépio é sinalblackjack éempatia, acolhimento e simplicidade", destaca ele.

Professor na Pontifícia Universidade Gregoriana,blackjack éRoma, e vice-diretor no Lay Centre, tambémblackjack éRoma, o vaticanista Filipe Domingues argumenta que a ideia do presépio se difundiu como tradição pelo mundo na mesma esteira "da reforma espiritual e moral que São Francisco propôs para a Igreja".

"Tem um valor interessante se pensarmos que o presépio representa um Deus que nasceu pobre. Nasceu humano: provavelmente o cristianismo é a única religião dentre as grandesblackjack éque Deus se encarna numa pessoa humana. E ele fez issoblackjack éum contextoblackjack épobreza", contextualiza ele, à BBC News Brasil.

"Essa representação é coerente, por uma leitura espiritual do que representa", diz Domingues. "A mensagemblackjack éSão Francisco consisteblackjack ébotar essa pobreza e a simplicidade no centro da atenção."

Atualmente, o Vaticano incentiva a montagemblackjack épresépios. "Virou uma tradiçãoblackjack édiversos lugares. E a Igreja vê isso como uma resposta ao que o Natal se tornou, uma festa muito comercial eblackjack éconsumo excessivo, instrumentalizado pela sociedade como festablackjack éconsumo. O presépio é uma propostablackjack évoltar à origem do Natal, representar o nascimento para ter o sentido da festa no centro da casa", ressalta Domingues.

Para o frade Normando, mesmo as releituras artísticas contemporâneas do presépio, ainda que feitas com fins artísticos e não religiosos, também são bem-vindas.

"Não acredito que a arte possa prejudicar ou ofuscar o significado do presépio", avalia. "Muito pelo contrário: manifesta o nascimentoblackjack éCristo adaptado à vida concreta do povo,blackjack ésuas culturas, trazendo uma contribuição muito grande. Deus se adapta aos seus filhos."

Maerki atenta para a frase do biógrafo Celano, que mencionou que Greccio se transformou "quaseblackjack éuma nova Belém".

"Isso éblackjack éuma expressividade tamanha. Porque é como se a representação do Natal tivesse o poderblackjack étrazer aquele acontecimentoblackjack énovo na história, como se aqueles ali naquela celebração conseguissem presenciar e vivenciar novamente o nascimentoblackjack éCristo", diz.

Presépioblackjack éBled, Eslovênia

Crédito, Edison Veiga

Legenda da foto, Presépioblackjack éBled, Eslovênia

Em Assis

Os frades que seguem o legadoblackjack éSão Francisco mantêm viva a tradição do presépio na cidadeblackjack éAssis. Segundo Normando, todos os anos a instalação é realizada com a colaboraçãoblackjack é"funcionários da basílica para montar a estrutura" e "artistas que depois irão produzir o presépio propriamente dito". No total, é um trabalho que costuma envolver cercablackjack é15 pessoas.

A cada edição, um presépio diferente é montado. "Uma formablackjack éprestigiar vários artistas e também oferecer aos peregrinos que chegam à cidade um presente, desejando a todos um feliz Natal", explica o frade.

Na ediçãoblackjack é2023, que marca o 800º aniversário da concepção original, artistas do Canadá, da Rússia e da Holanda se encarregaramblackjack écriar uma instalaçãoblackjack é8 metrosblackjack écomprimento e 4blackjack élargura. "Foi feito com areia prensada e, depoisblackjack émoldar os personagens do presépio, eles passaram um produto com água e cola para fixar a areia", conta Normando.

Afrescoblackjack éGiotto, baseado na narrativa sobre o presépioblackjack éSão Francisco

Crédito, Domínio Público

Legenda da foto, Afrescoblackjack éGiotto, baseado na narrativa sobre o presépioblackjack éSão Francisco

Outros cristianismos

Para os cristãos não-católicos, a questão da representação do presépio não é tão bem-resolvida, atualmente. Segundo Moraes, antes não parecia haver problema, ao menos para as igrejas protestantes históricas. Mas o cenário mudou.

"Entendia-se que a imagem do presépio, pontual e não utilizada durante o ano todo, nunca suscitou o elemento da adoração. Assim, mesmo obcecadas com a questão da idolatria, da iconoclastia, as igrejas protestantesblackjack émaneira geral não tinham problemas com o presépio. Viam como apenas uma remontagemblackjack éuma cena bíblica", afirma o teólogo.

Porém, o advento do fundamentalismo, "principalmente ao longo do século 20", trouxe um novo ranço. "Trouxe embaraços até mesmo para a tradição natalina", diz. "Hoje você vai encontrar igrejas protestantes com dificuldades para montar uma árvoreblackjack éNatal, sempre tem alguém que implica", opina.

Ele conta que mesmo soluções muito utilizadas, no passado, por protestantes - substituir a imagem do Menino Jesus por uma estrela, por exemplo - já estão sendo malvistas por alguns setores.