Pesquisadores encontram fóssilvulkan 7 betLuzia no Museu Nacional: o que continua desaparecido?:vulkan 7 bet

Museu Nacional do Rio pegou fogo na noitevulkan 7 betdomingo

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Museu Nacional do Rio pegou fogo na noitevulkan 7 betdomingo

vulkan 7 bet Pesquisadores do Museu Nacional do Riovulkan 7 betJaneiro, consumido por um incêndio no dia 2vulkan 7 betsetembro, encontraram nos escombros fragmentos do crânio e o fêmurvulkan 7 betLuzia, o fóssil humano mais antigovulkan 7 betque se tem registro no Brasil.

Descobertovulkan 7 bet1974 pela arqueóloga francesa Annette Laming-Emperaire,vulkan 7 betMinas Gerais, teria 11.300 anos.

A cola que mantinha os pedaços do crânio juntos derreteu no incêndio, mas pesquisadores dizem que os fragmentos estãovulkan 7 betbom estado.

Havia outros ossosvulkan 7 betLuzia no museu, mas estes ainda não foram achados. Equipes seguem na busca por esses e outros materiais.

Fóssil Luzia

Crédito, Raphael Pizzini

Legenda da foto, A cola que mantinha os pedaços do crânio juntos derreteu no incêndio, mas pesquisadores dizem que os fragmentos estãovulkan 7 betbom estado.

O museu conta com um dos maiores acervosvulkan 7 betantropologia e história natural do país - são cercavulkan 7 bet20 milhõesvulkan 7 betitens.

Localizado na Quinta da Boa Vista,vulkan 7 betSão Cristóvão, é o museu mais antigo e uma das instituições científicas mais importantes do Brasil.

Fundado por Dom João 6º no dia 6vulkan 7 betagostovulkan 7 bet1818, o museu tinha acabadovulkan 7 betcompletar 200 anos quando aconteceu o incêndio.

Era administrado pela Universidade Federal do Riovulkan 7 betJaneiro (UFRJ) e, por ser universitário, tinha caráter acadêmico e científico.

Muitas peças do acervo são exemplares únicos -vulkan 7 betesqueletosvulkan 7 betdinossauros a múmias egípcias, passando por milharesvulkan 7 betutensílios produzidos por civilizações ameríndias durante a era pré-colombiana.

Veja o que segue desaparecido:

1. Sala dos dinossauros

Um dos grandes destaques da coleçãovulkan 7 betpaleontogia é o esqueleto Maxakalisaurus topai, o primeiro dinossaurovulkan 7 betgrande porte a ser montado no Brasil. A ossada também foi encontradavulkan 7 betMinas Gerais.

Após um ataquevulkan 7 betcupins na basevulkan 7 betsustentação,vulkan 7 bet2017, o Maxakalisaurus topai foi desmontado e guardadovulkan 7 betcaixasvulkan 7 betum canto da salavulkan 7 betdinossauros, que foi fechada. O espaço foi reabertovulkan 7 betjulho deste ano, após uma campanhavulkan 7 betfinanciamento coletivo na internet.

Incêndio no Museu Nacional do Riovulkan 7 betJaneiro

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Hidrantes próximos ao Museu Nacional não estavam funcionando, segundo os bombeiros

De acordo com seus catálogos, o Museu Nacional possui uma das mais importantes coleções paleontológicas da América Latina, totalizando 56 mil exemplares e 18,9 mil registros.

A coleção consiste principalmentevulkan 7 betfósseisvulkan 7 betplantas e animais, do Brasil evulkan 7 betoutros países, alémvulkan 7 betreconstituições e réplicas.

2. Caixãovulkan 7 betSha Amun en su

Com maisvulkan 7 bet700 peças, a coleçãovulkan 7 betarqueologia egípcia do Museu Nacional é considerada a maior da América Latina e a mais antiga do continente - com múmias e sarcófagos.

O caixãovulkan 7 betSha Amun en su é uma das atrações mais populares da seção. Trata-sevulkan 7 betum presente que Dom Pedro 2º recebeu,vulkan 7 bet1876, emvulkan 7 betsegunda visita ao Egito.

3. Tronovulkan 7 betDaomé

Outra raridade do acervo é o trono do rei africano Adandozan (1718-1818), doado pelos embaixadores do rei ao príncipe regente Dom João 6º,vulkan 7 bet1811.

4. Coleçãovulkan 7 betarqueologia clássica

Uma das coleções mais valiosas do museu é avulkan 7 betarqueologia clássica, composta por 750 peças das civilizações grega, romana e etrusca.

Devido ao tamanho e ao valor, foi considerada o maior do gênero na América Latina.

5. Artefatosvulkan 7 betcivilizações ameríndias

O acervovulkan 7 betetnologia tinha artefatos da cultura indígena, como objetos raros do povo Tikuna, e afro-brasileira, alémvulkan 7 betitensvulkan 7 betculturas do Pacífico. Havia pelo menos 1.800 artefatosvulkan 7 betcivilizações ameríndias da era pré-colombiana.

Segundo a historiadora Heloísa Bertol Domingues, o museu foi concebido nos moldesvulkan 7 betinstituições europeias. Na época da inauguração, quando o local ainda se chamava "Museu Real", Dom Pedro 1º escreveu que o objetivo era "propagar os conhecimentos e estudos das ciências naturais no Reino do Brasil".

'Tragédia para o Brasil e para o mundo'

Pule WhatsApp e continue lendo
No WhatsApp

Agora você pode receber as notícias da BBC News Brasil no seu celular

Entre no canal!

Fim do WhatsApp

Em nota, o Museu Nacional afirmou que ainda está mensurando os danos ao acervo.

"É uma enorme tragédia. A hora évulkan 7 betunião e reconstrução. Infelizmente, ainda não conseguimos mensurar o dano total ao acervo, mas precisamos mobilizar toda a sociedade para a recuperaçãovulkan 7 betuma das mais importantes instituições científicas do mundo", afirmou Alexander Keller, diretor do Museu Nacional, no texto.

A doutoravulkan 7 betantropologia Alba Zaluar, que estudou no museu, classificou o incêndio como "uma imensa tragédia para o Brasil e para o mundo".

"O acervo do Museu Nacional é uma coisa única no Brasil, não tinha nada igual no país", afirmou Zaluar à BBC News Brasil.

"O prédio foi residência da família real. Tinha uma biblioteca da áreavulkan 7 betantropologia importantíssima. Estamos arrasados."

O presidente Michel Temer (MDB) disse,vulkan 7 betnota, que o incêndio causou uma perda "incalculável ao Brasil".

"Foram perdidos duzentos anosvulkan 7 bettrabalho, pesquisa e conhecimento. O valor para nossa história não se pode mensurar, pelos danos ao prédio que abrigou a família real durante o Império. É um dia triste para todos os brasileiros", escreveu.

Prédio não teria alvará, segundo bombeiros

O incêndio começou às 19h30, quando o museu estava fechado, e só havia quatro seguranças no interior. Não foram registradas vítimas.

A reportagem da BBC News Brasil esteve no local. Em meio a um cenáriovulkan 7 betdesespero, cidadãos ofereciam ajudam aos bombeiros para tentar debelar o fogo. Por volta das 23h20, o incêndio ainda não estava controlado.

Incêndio no Museu Nacional do Riovulkan 7 betJaneiro

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Bombeiros disseram que os hidrantes próximos ao museu não estavam funcionando

Segundo o coronel Roberto Bobadey, comandante-geral do Corpovulkan 7 betBombeiros, membros da corporação tiveram problemas para encontrar águavulkan 7 bethidrantes da região.

"Os dois hidrantes mais próximos estavam sem carga. Estamos usando o lago da Quinta da Boa Vista evulkan 7 betcarros-pipa", disse.

O coronel também afirmou que o prédio não tinha alvará dos bombeiros para funcionar.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

*Com reportagemvulkan 7 betJúlia Dias Carneiro e Leandro Machado