Cupulate: o desafio do 'primo' do chocolate que pode ajudar Amazônia, segundo pesquisadores:spinner e roleta google

  • Mônica Vasconcelos
  • Da BBC News Brasilspinner e roleta googleLondres
Barraspinner e roleta googlecupulate

Crédito, AMMA Chocolate

Legenda da foto,

Barra do cupulate (na foto) tem muita semelhança com a do chocolate

spinner e roleta google A barra se quebra com facilidade entre os dedos, sem aquele estalo que ouvimos quando partimos um chocolate. Na boca, os pedaços se dissolvem mais rapidamente, espinner e roleta googletextura é incrivelmente aveludada. A aparência, o aroma e o sabor lembram chocolate, mas leves notas cítricas, amendoadas e amadeiradas, e um gosto distinto, indefinível, confundem o paladar.

Estamos falando do cupulate, um "primo" do chocolate que não contém cacau. É feito com a semente da fruta amazônica cupuaçu (Theobroma grandiflorum, na nomenclatura científica), que pertence ao mesmo gênero que o cacau (Theobroma cacao).

Ao leitor, uma dica: o cupulate não deve ser confundido com bombons feitosspinner e roleta googlecacau e cupuaçu vendidos há algumas décadasspinner e roleta googlesupermercados pelo Brasil afora.

O legítimo cupulate é um produto que muitos brasileiros ainda desconhecem mas que, na opiniãospinner e roleta googlepesquisadores, pode cumprir um papel importante no desenvolvimento da floresta e contribuir para a economia do Brasil. Para isso, dizem, precisa vencer um desafio: encontrar uma identidade própria, distante do primo famoso e bem sucedido.

O que é o cupulate?

Duas marcasspinner e roleta googlecupulate se destacam hoje no Brasil. A amazônica De Mendes, que desenvolveu seu cupulate a partirspinner e roleta googleuma receita tradicional usada por mulheresspinner e roleta googleuma comunidade agroextrativista do Pará. E a baiana Amma, que foi pioneira e comercializa seu cupulate orgânico há quase uma década.

Cupuaçu

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O cupuaçu pertence ao mesmo gênero que o cacau

Ambas entraram no mercado oferecendo, inicialmente, chocolates artesanais feitos com cacau fino,spinner e roleta googlealtíssima qualidade.

O dono da Amma, Diego Badaró,spinner e roleta google41 anos, pertence à quinta geraçãospinner e roleta googleuma famíliaspinner e roleta googlefazendeirosspinner e roleta googlecacau que,spinner e roleta google1989, tiveram suas lavouras devastadas por um fungo. Ele recuperou a saúde das plantações seguindo as práticas do suíço Ernst Gotsch, especialistaspinner e roleta googleregeneraçãospinner e roleta googleterras degradadas. E começou a venderspinner e roleta googlelinhaspinner e roleta googlechocolates finos.

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Um dia, se encantou com o cupuaçu. "Fui visitar uma fazendaspinner e roleta googlecupuaçu, vi os grãos e fiquei muito interessado, curioso", conta Badaróspinner e roleta googleentrevista à BBC News Brasil.

A árvore do cupuaçu, o cupuaçuzeiro, pode chegar a 15 metrosspinner e roleta googlealtura. Seu fruto pode alcançar 25 cmspinner e roleta googlecomprimento e entre 10 e 13 cmspinner e roleta googlediâmetro. Ricospinner e roleta googlevitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais, o cupuaçu é muito apreciado pelos amazônicos, que o consomem nas formas mais variadas, como sucos, cremes, sorvetes, licores e geleias.

Sua popularidade fora da Amazônia, no entanto, contrasta muito com aspinner e roleta googleduas outras frutas nativas da floresta - o cacau, estrela consagrada, e o açaí (Euterpe oleracea Mart),spinner e roleta googleascensão meteórica.

Badaró conta que resolveu fazer uma experiência: usar as sementes da fruta para criar um alimento análogo ao chocolate. "Decidi fermentar os grãos e secar, como fazemos com o cacau. Não ficou muito interessante", relembra. Mas ele insistiu.

Procedimentospinner e roleta googlesecagem do cupuaçu

Crédito, Mateus Mendes

Legenda da foto,

Procedimentospinner e roleta googlesecagem do cupuaçu para a produção do cupulate

"Resolvi testar novamente, já com fábricaspinner e roleta googleSalvador. E percebi que a fermentação do cupuaçu era mais longa. É o mesmo processo, só que leva mais tempo do que o do cacau."

Uma barraspinner e roleta googlecupulate não deve deixar ninguém acordado à noite. Ele não contém cafeína nem teobromina, estimulantes naturais presentes no chocolate. Espinner e roleta googletextura cremosa se deve à composição da semente da fruta, explica Badaró.

"O grão do cacau tem 50%spinner e roleta googlesólidos e 50%spinner e roleta googleóleo. O do cupuaçu é 80% óleo, tem poucos sólidos, então dá essa textura. É incrível, não?", comenta.

Os cupulates da Amma e da De Mendes são do tipo meio amargo, ou seja, contêm somente sementespinner e roleta googlecupuaçu e açúcar mascavo.

Cupuaçu

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Fruta é consumida nas formas mais variadas, como sucos, cremes, sorvetes, licores e geleias

Em buscaspinner e roleta googleidentidade

Nascido e criado na Amazônia, o macapaense Césarspinner e roleta googleMendes,spinner e roleta google59 anos, conhecia bem o cupuaçu e já tinha provado cupulate, mas conta que não via muita graça naquilo. Ele ressalta, inclusive, que a Empresa Brasileiraspinner e roleta googlePesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu e patenteou o cupulate na décadaspinner e roleta google1980.

"O nosso existe há dois anos. Eu não coloquei pra rodar antes porque não estava satisfeito com o resultado. Tinha provado o da Embrapa, mas eu não gostava."

Especialistaspinner e roleta googleengenhariaspinner e roleta googlealimentos, Mendes trabalhou como consultor no ramo do cacau antesspinner e roleta googleabrirspinner e roleta googleprópria fábrica. A De Mendes faz chocolates à basespinner e roleta googlecacau nativo da Amazônia, colhido por comunidades da florestaspinner e roleta googleregiões, muitas vezes, isoladas.

Isso talvez explique a visão crítica que César tinha sobre o cupulate. Para ele, era como se faltasse uma personalidade própria a esse primo do chocolate. "Você coloca (um produto como esse) no mercado, e as pessoas tendem a comparar com o chocolate", explica. "Então, não tinha estímulo nenhum para fazer."

Uma xícaraspinner e roleta googleuma bebida saborosa tomada à sombraspinner e roleta googleuma árvore nas imediações do rio Tapajós, no Pará, fez Mendes mudarspinner e roleta googleopinião. Ele conta que provou a bebida quando visitava a associaçãospinner e roleta googlemulheres agroextrativistas Amabela, no municípiospinner e roleta googleBelterra. "Era cupulate", diz. "Tomei numa xícara e gostei, como nunca tinha gostado antes."

Mendes conta que perguntou às mulheres se elas concordariamspinner e roleta googlecompartilhar com ele o processospinner e roleta googlefabricação - um conhecimento transmitido entre gerações na comunidade. Com a permissão do grupo, testou a receitaspinner e roleta googlecasa."Gostei muito. Pensei, 'está na horaspinner e roleta googlelançar uma barraspinner e roleta googlecupulate'."

Cupuaçu

Crédito, Felipe Santos da Rosa/Embrapa

Legenda da foto,

O cupuaçu é visto por grupospinner e roleta googlecientistas brasileiros como um produto com grande potencialspinner e roleta googlepromover o desenvolvimento econômico da floresta

Ele diz que o cupulate da De Mendes tem um sabor único. Tão gostoso que, depoisspinner e roleta googleprová-lo, muitos clientes desistemspinner e roleta googlecomprar chocolate e encomendam apenas cupulate. Mas gostoso como?

"Pra mim, é fácil porque quem nasce na Amazônia entende esse gosto", ele responde. "Mas, quando vou falar com uma pessoaspinner e roleta googlefora, tenho que dar referências. Por exemplo, quando você mastiga, sente um perfume muito característico do cupuaçu. E, no sabor, percebe o azedinho, a lembrança da fruta, da polpa da fruta."

Mas quem ficou com vontade vai ter um certo trabalho para provar. Os cupulates da De Mendes e da Amma são vendidos principalmente nos sites das marcas. Também podem ser encontradosspinner e roleta googlealgumas lojasspinner e roleta googleprodutos orgânicos espinner e roleta googlesupermercados independentes, mas é inegável que a distribuição ainda pode ser melhor.

O cupulate pode fazer do cupuaçu o 'novo açaí'?

Na década entre janeirospinner e roleta google2011 e dezembrospinner e roleta google2021, as exportaçõesspinner e roleta googleaçaí pelo Estado do Pará (responsável por 94% do total exportado pelo Brasil) cresceram quase 150 vezes (14.380%), segundo dados da Associação Brasileiraspinner e roleta googleProdutores Exportadoresspinner e roleta googleFrutas e Derivados, Abrafrutas. Ainda segundo a entidade, a quantidade exportada subiuspinner e roleta google41 toneladasspinner e roleta google2011 para 5.937 toneladasspinner e roleta google2021.

Em 2020,spinner e roleta googleacordo com o Instituto Brasileirospinner e roleta googleGeografia e Estatística (IBGE), o país produziu 1.478.168 toneladasspinner e roleta googleaçaí, com rendimento à economia brasileiraspinner e roleta googleR$ 4,75 bilhões. Dados do instituto para 2017 (os mais recentes disponíveis) mostram que, naquele ano, a produçãospinner e roleta googlecupuaçu foispinner e roleta google21.240 toneladas, com um faturamentospinner e roleta googleR$ 54,82 milhões.

Os dados sãospinner e roleta googleanos diferentes, o que dificulta comparações. Além disso, os pesquisadores enfatizam que os números variam muitospinner e roleta googleano para ano. Ainda assim, a diferença no desempenho das duas frutas é imensa.

Barraspinner e roleta googlecupulate

Crédito, Amma

Legenda da foto,

Para pesquisadores, o cupulate precisa vencer um desafio: encontrarspinner e roleta googleidentidade, longe do primo famoso e bem sucedido

Será que o cupulate poderia mudar o destino do cupuaçu para fazer dele mais uma estrela da Amazônia? Quase uma década após ter lançado o seu cupulate, Diego Badaró, da Amma, diz não ter dúvidas sobre a viabilidade do produto. "Já está há nove anos no mercado, já se provou."

Aliás, bem antesspinner e roleta googleBadaró e Mendes investirem no cupulate, outros já haviam identificado o potencial comercial do produto - inclusive no exterior do país, e nem semprespinner e roleta googleforma legítima.

'O cupuaçu é nosso'

Na décadaspinner e roleta google2000, o cupuaçu esteve no centrospinner e roleta googleuma batalha judicial internacional envolvendo a empresa japonesa Asahi Foods e o governo do Brasil. Em um caso clássicospinner e roleta googlebiopirataria, a empresa japonesa patenteou as marcas "Cupuaçu" e "Cupulate". O caso resultou na campanha "O cupuaçu é nosso", e as patentes foram revogadas.

Mas o sucesso do cupulate no mercado não interessa apenas a empresários. O cupuaçu é visto por um grupospinner e roleta googlecientistas brasileiros como um produto com grande potencialspinner e roleta googlepromover o desenvolvimento econômico da Amazônia para que a florestaspinner e roleta googlepé gere riquezas para o Brasil.

O caminho para isso, dizem, seria aliar os saberes da floresta (como é o caso, por exemplo, da receitaspinner e roleta googlecupulate das mulheres da Amabela) a tecnologiasspinner e roleta googleponta (para permitir que os próprios produtores façam o beneficiamento da fruta, agregando valor ao produto). Finalmente dando suporte a tudo isso, políticas governamentais.

Mendes conta que foi convidado pelo climatologista Carlos Nobre, líder do grupospinner e roleta googlecientistas, a colaborar com esse plano, batizadospinner e roleta googleAmazônia 4.0. Ele explica que foi chamado por ser um especialistaspinner e roleta googlecacau. "Conheço a cadeia, conheço as comunidades, produzo. Conheço a floresta", diz. "Por isso me chamaram."

Mas o cupulate teria o mesmo potencial comercial que o chocolate? "O chocolate é um produto que tem uma culturaspinner e roleta googleconsumospinner e roleta googlemassaspinner e roleta googlecem anos. É um sabor consagrado no mundo todo. Você vai contrastar (o chocolate) com um outro produto, é delicadospinner e roleta googlefazer uma projeção", responde.

"Vejo potencial. Mas depende da forma como (o cupulate) vai ser entregue para o mundo. Se for feita essa aproximação com o chocolate, vai ser muito difícil evoluir."

Texto originalmente publicado em http://www.mi-rob.com/brasil-62665457

Línea