Os benefíciosesportedasorte netter amigos que são diferentesesportedasorte netvocê:esportedasorte net

meninas se abraçando

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ter amizades diversas e com pensamentos diferentes pode trazer inúmeros benefícios para as pessoas

Mas o resultado pareceu muito mais óbvio aos pró-Brexit - afinal, a maioria das pessoas que eles conhecem também tinha essa visão.

É um exemplo convincenteesportedasorte netuma disputa atualesportedasorte netque as pessoas têm visões totalmente diferentes. As consequências ficam claras quando as pessoas têm visões tão polarizadas.

A tendênciaesportedasorte net"pássaros da mesma penugem se juntarem" - um comportamento que os sociólogos chamamesportedasorte nethomofilia - frequentemente fortalece os estereótipos sobre o nosso próprio grupo e os dos outros.

britânicosesportedasorte netprotesto a favor do Brexit

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, No Brexit, pessoas que eram favoráveis à permanência do Reino Unido na União Europeia se surpreenderam com o resultado

Isso pode aconteceresportedasorte netvárias maneiras. Por exemplo, crianças que no recreio da escola se agrupam por qualquer motivo, desde características étnicas até aquelas menos óbvias e intuitivas, como penteado e ou se usam óculos.

Em breve, essas crianças vão acabar encontrando o mundo social delas dividido por idade, classe social, visões políticas, religião e raça.

Sendo assim, o viés psicológicoesportedasorte netcada um pode tomar o controle. Por exemplo, nós podemos começar a ver o nosso grupo como "melhor" - mais interessante, divertido ou informado - enquanto outros grupos, na nossa visão, são "piores".

Nos piores casos, podemos transitar entre uma ligeira preferência pelo nosso próprio grupo a realmente não gostar dos outros. À medida que os grupos se distanciam, acabam vivendoesportedasorte netdiferentes bairros, frequentando escolas diferentes e até acreditandoesportedasorte net"fatos" diferentes.

A ignorância dos hábitos, pensamentos e sentimentos dos outros pode moldar nossas visõesesportedasorte netmundo, uma vez que tendemos a usar estereótipos para compreender as pessoas que raramente encontramos.

Diante disso, uma pesquisa sugere que ter amigos que pertencem a outros grupos distintos pode ser bom para nós, ao reduzir a ansiedade sobre "se misturar" com pessoas que não são "como a gente" e acabar com as expectativas negativasesportedasorte netinterações com elas.

Isso pode nos levar a ter atitudes mais positivas com outros gruposesportedasorte netgeral, alémesportedasorte netnos incentivar a praticar a empatia e nos colocarmos no lugaresportedasorte netquem é diferente.

Um efeito surpreendente é que o contato com um grupoesportedasorte net"outros" - por exemplo, pessoas gays caso você seja heterossexual - pode mudar nossas atitudesesportedasorte netrelação a outros gruposesportedasorte netgeral - por exemplo, pessoas com mais ou menos dinheiro do que nós.

O contato parece reduzir o preconceito, a polarização e a segregação, e os efeitos disso fluemesportedasorte netum grupo para outro.

A maneira como nossas atitudes mudam conforme nós temos contato com grupos diferentes foi demonstradaesportedasorte netmuitos estudos no mundo inteiro.

A maior parte desse trabalho inicial foi feita nos Estados Unidos. Ali, pesquisas com estudantes americanos brancos e estudantes afro-americanos, feitas após o fim da segregaçãoesportedasorte netescolas, descobriram que o aumento do contato entre ambos os grupos reduzia o preconceito.

Outros exemplosesportedasorte netcontato bem-sucedido, do meu próprio grupoesportedasorte netpesquisa na Universidadeesportedasorte netOxford, incluem católicos e protestantes na Irlanda do Norte; Malaios, chineses e indianos na Malásia e cipriotas gregos e turco-cipriotas no Chipre.

Mais recentemente, descobrimos que a fusãoesportedasorte netescolas anteriormente separadas que atendem a estudantes brancos-britânicos e asiáticos-britânicos levou a atitudes mais positivasesportedasorte netrelação umas às outras e a grupos mais diversosesportedasorte netamigos.

Naturalmente,esportedasorte netmuitos lugares, grupos ainda levam vidas segregadas.

Mas o contato indireto entre eles ainda pode levar a mudançasesportedasorte netatitudes.

cenaesportedasorte netWill And Grace

Crédito, Alamy

Legenda da foto, Quem assiste à série 'Will And Grace' tem atitudes mais positivasesportedasorte netrelação aos gays?

Por exemplo, o conhecimentoesportedasorte netoutros grupos por meio esportedasorte netamigosesportedasorte netcomum mostrou reduzir o preconceito quase tão efetivamente quanto o contato direto.

A pesquisa também mostrou que as pessoas mudam suas atitudesesportedasorte netrelação a outros grupos depoisesportedasorte netassistir a filmes, ou a programasesportedasorte nettelevisão, que retratam os membros desses grupos.

Por exemplo, a pesquisa sobre a comédia Will and Grace, que giraesportedasorte nettornoesportedasorte netuma amizade entre uma mulher heterossexual e homens gays, sugere que as atitudes sobre os gays são mais positivas entre os que assistem a mais episódios.

Este resultado não é apenas por causa daqueles que querem assistir a tais programas. Experimentos que escolheram pessoas aleatoriamente para assistir a programas como Queer Eye for the Straight Guy (protagonizada por gays) identificaram que as pessoas escolhidas tinham uma probabilidade maioresportedasorte netreduzirem níveisesportedasorte netpreconceitoesportedasorte netcomparação com aqueles que assistiam a outros programas.

O contato não é, no entanto, a solução total para o preconceito.

A eficácia é limitada pela segregação contínua - ou pelo sentimentoesportedasorte netameaça quando grupos se misturam, algo que confirma os preconceitos nos piores casos.

Maisesportedasorte net60 anosesportedasorte netpesquisas realizadas da América do Norte até a Europa, Ásia, África e Austrália sugerem que o contato entre grupos é um meio poderoso para melhorar as relações.

Em muitos casos, isso pode significar uma convivência mais harmoniosa e positiva e aumentar a diversidade do mundo.

* Miles Hewstone é diretor do Centroesportedasorte netEstudos para Conflitos Intergrupos, da Universidadeesportedasorte netOxford