Por que o nariz 'entope' quando estamos com gripe, resfriado ou covid:apostaganha com

  • Cristiane Martins
  • De Londres para a BBC News Brasil
Homem espirra

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Estima-se que pelo menos metade das pessoas resfriadas tenham o nariz escorrendo como um dos sintomas

apostaganha com Fumaçaapostaganha comcigarro, poeira, mudança do tempo, frio, rinite, sinusite, poluição, umidade, ar seco, pólen, forte odor, gravidez, gripe, resfriado, covid-19… Por que a listaapostaganha compossíveis causasapostaganha comum nariz entupido ou congestionado é tão grande? É recomendado tentar desobstruí-lo com descongestionantes e lavagens com soro ou fazer isso mais atrapalha que ajuda? E afinal, por que o nariz reage desse jeito?

Primeiro é preciso entender o complexo papel do nariz no sistema respiratório humano. Ele principalmente filtra, umedece e aquece (com o calorapostaganha comvasos sanguíneos) o ar inspirado para que chegue da melhor forma aos pulmões,apostaganha comonde o oxigênio será distribuído para o resto do corpo por meio do sangue.

O otorrinolaringologista Renato Roithmann, diretor-presidente da Associação Brasileiraapostaganha comOtorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, explicaapostaganha comentrevista à BBC News Brasil que o nariz é responsável por equilibrar o ar que inspiramos para a temperatura corporal. "É o nosso termostato (dispositivo que regula a temperatura). O nariz aquece o ar e produz muco para nos defender." E não é pouco: a mucosa nasal costuma produzir quase 1,5 litro por diaapostaganha comsecreção para manter as vias aéreas úmidas e ajudar a barrar e descartar partículas ou micro-organismos filtrados também por pêlos nasais.

"Quando olhamos a mucosa (a pele que reveste o nariz) no microscópio, parece um tapete, porque é cheiaapostaganha compelinhos, que são os cílios. Eles ficam batendo para transportar essa secreção. Parecem algas no fundo do mar quando os vemos varrendoapostaganha comdireção à garganta", afirma a otorrinolaringologista Renata Lopes Mori, da clínica Otorrino Experts.

Mas nem sempre o nariz passa ileso ao desempenhar essas funções, e é aí que ele pode acabar entupido ou congestionado com tanto muco que às vezes ele escorre (coriza). Mori explica as diferenças sutis entre essas duas reações, que podem acontecer ao mesmo tempo no casoapostaganha comdoenças como gripe, resfriado ou covid-19.

No caso do nariz entupido (ou obstruído), conta Mori, isso ocorre pelo inchaço da mucosa, principalmenteapostaganha comuma estrutura na região inferior do nariz chamada concha nasal. "Ela é um epitélio que aumenta e diminui. Mas quando ele inflama, pode aumentar muito e acabar entupindo o nariz."

A congestão, explica ela, se dá quando o batimento dos cílios diminui e a secreção se acumula e se condensa no nariz. Tomada por esse muco, a mucosa nasal fica inflamada, com vasos sanguíneos inchados.

Pule WhatsApp e continue lendo
No WhatsApp

Agora você pode receber as notícias da BBC News Brasil no seu celular

Entre no canal!

Fim do WhatsApp

Em geral, esse excessoapostaganha commuco é produzido pelo corpo como uma reação imunológica posterior à invasão bem-sucedida daqueles micro-organismos que conseguiram ultrapassar a barreira nasal e causar doenças nos pulmões, por exemplo. Um dos papéis dessa secreção nesse caso é combater novos invasores. Estima-se que pelo menos metade das pessoas resfriadas tenham o nariz escorrendo como um dos sintomas. Por outro lado, o excessoapostaganha commuco correndo na direção oposta, ou seja, a garganta, pode causar inflamações e tosse.

Além disso, estima-se que 2apostaganha comcada 100 infecções virais nessa região resultem numa infecção bacteriana porque o muco e outros fluidos acumulados criam um lugar propício para a proliferaçãoapostaganha combactérias.

E aí surgem as dúvidas: é recomendado usar remédios ou fazer lavagens com soro fisiológico para lidar com nariz obstruído/congestionado, ou é melhor deixar que a situação "volte ao normal" no nariz naturalmente depoisapostaganha como sistema imunológico derrotar os invasoresapostaganha comoutras partes do corpo?

Mulher assoa o nariz

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Por que a listaapostaganha compossíveis causasapostaganha comum nariz entupido ou congestionado é tão grande?

Descongestionantes nasais: benefícios e riscos

Como mostrado acima, a congestão nasal pode ocorrerapostaganha comresfriados ou alergias, por exemplo,apostaganha comque a secreção sai sem que se perceba. Mas há momentosapostaganha comque o corpo não consegue eliminar todo esse muco nasal e muitas pessoas recorrem aos descongestionantes vendidosapostaganha comfarmácias.

Há dois tipos principais deles: os que são administrados diretamente no nariz e os que são administrados pela boca (em formaapostaganha comxarope ou comprimido). Em geral, esses medicamentos têm um papelapostaganha comcontraírem os vasos sanguíneos do nariz (vasoconstrição), melhorando o incômodo da congestão e ajudando a respirar melhor.

Mas essa melhora não é natural, já que foi obtida pelo produto farmacêutico, então o alívio (benefício para algumas pessoas) é temporário. Um tempo depois, os vasos sanguíneos do nariz voltam a dilatar e a congestão volta. A partir daí, há um vaivémapostaganha comcontrair e descontrair os vasos do nariz que para algumas pessoas é sinônimoapostaganha comalívio.

Apesar dos benefícios envolvidos, há também diversos riscos, principalmente para crianças, grávidas, lactantes e idosos.

"Os orais só são liberadosapostaganha comcrianças a partir dos 4 anosapostaganha comidade. Alguns seguem o critérioapostaganha comque só pode usar a partirapostaganha com6 anos, mas dependendo das formulações só podem ser usados a partirapostaganha com12 anos. Além disso, é proibido o usoapostaganha comdescongestionantes oraisapostaganha comgrávidas e lactantes. Osapostaganha comuso tópico,apostaganha comformaapostaganha comgota, eventualmente se pode usar. O problema é que eles funcionam tão bem que a pessoa tem a tendênciaapostaganha comcomeçar a usar excessivamente porque na gestação normalmente o nariz fica mais congestionado, e aí pode entrar a questão da dependência", afirma Roithmann, da Associação Brasileiraapostaganha comOtorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

Segundo o otorrinolaringologista, gestantes e lactantes devem conversar com seus médicos sobre o uso desse tipoapostaganha commedicamento, mas, "de maneira geral, não se usa descongestionantes nem tópicos (aplicado no local), nem sistêmicos (medicamentos orais)apostaganha comgestantes e lactantes."

Há duas saídas possíveis para grávidas e lactantes, sugere Roithmann. Uma é a lavagem nasal (leia mais abaixo) e a outra é o usoapostaganha commedicamentos anti-inflamatóriosapostaganha comuso tópico, que também podem ser usadosapostaganha comforma segura na rinite da gestação e durante o períodoapostaganha comlactação. Mas é importante ressaltar que eles não são descongestionantes.

Homemapostaganha comperfil espirra

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, É recomendado tentar desobstruí-lo com descongestionantes e lavagens com soro ou fazer isso mais atrapalha que ajuda?

E por que há toda essa preocupaçãoapostaganha comtorno do usoapostaganha comdescongestionantes nasais?

Roithmann explica que esse tipoapostaganha commedicamento é absorvido pela circulação sanguínea e pode gerar alterações na frequência cardíaca eapostaganha compressão, sem falarapostaganha comalterações no sistema nervoso central.

Por isso, devem ficar atentos pacientes com condições cardíacas, como isquemia cardíaca, hipertensão, alterações hormonais como hipertireoidismo, diabetes, glaucoma e usoapostaganha comoutros medicamentos, como alguns tiposapostaganha comantidepressivos.

"Se você pinga essa medicação, ele descongestiona essas estruturas internas do nariz e vocêapostaganha com2 minutos está respirando melhor. Mas qual é o problema disso? Passado um tempo tem um fenômeno chamado efeito rebote", explica o especialista. "Se usar mais do que três a cinco dias, continuamente, o organismo começa a precisar do congestionante para funcionar. E começa a pedir que a pessoa use cada vez mais. Isso gera uma situação que tem até um nome e é uma doença, que se chama 'rinite da gota', 'rinite medicamentosa', e que é difícilapostaganha comtratar, exigindoapostaganha comalguns casos intervenção cirúrgica do nariz para resolver."

Há um projetoapostaganha comleiapostaganha comtramitação na Câmara dos Deputadosapostaganha comque torna obrigatória a apresentação e a retençãoapostaganha comuma receita médica para a compraapostaganha commedicamentos para desobstrução nasal que contenham corticoides e vasoconstritores.

O autor da proposta, o deputado federal Dr. Zacharias Calil (DEM-GO), cita no texto dados da Associação Brasileiraapostaganha comOtorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, que aponta que "os descongestionantes nasais são os medicamentos mais procurados na automedicação,apostaganha comtornoapostaganha com7% das vendas" e que "de 25% a 50% dos usuários dessas substâncias poderá desenvolver rinite medicamentosa".

O projeto, que cita outros efeitos colaterais possíveis (como malformações cardíacas fetais no primeiro trimestreapostaganha comgravidez e redução da espessura da mucosa nasal), aguarda parecer do relator na Comissãoapostaganha comConstituição e Justiça da Câmara.

"Uma coisa importante para as mães e pais entenderem: a gente tem tanto receio do usoapostaganha comdescongestionanteapostaganha comcriança porque a dose que ajuda, ou seja, a dose que descongestiona, é muito próxima da dose que gera efeitos colaterais. Então, é muito comum intoxicação por descongestionante, inclusive visitas à emergência pelos efeitos do excessoapostaganha comdescongestionante", afirma Roithmann.

Segundo ele, "a tendência hoje da maior parte dos tratamentos, tantoapostaganha comrinite crônica, quantoapostaganha comsinusite crônica, é atravésapostaganha comlavagens nasais".

Mulher negra segura lenço e está a pontoapostaganha comespirrar

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pacientes com condições cardíacas, como isquemia cardíaca, hipertensão, alterações hormonais como hipertireoidismo, diabetes, glaucoma e usoapostaganha comoutros medicamentos, como alguns tiposapostaganha comantidepressivos, devem ficar atentos ao usar descongestionantes nasais

Lavagem nasal: benefícios e riscos

Esse tipoapostaganha comtratamento, que basicamente lava as narinas com soro fisiológico, vem sendo considerado por especialistas como um das saídas mais efetivas para o cuidado e tratamentoapostaganha comdoenças que afetam o nariz. Alémapostaganha comajudar a prevenir crisesapostaganha comsinusite ou rinite, por exemplo, ao melhorarapostaganha comalguns casos a circulação sanguínea e a eficiência da mucosa nasal.

Pacientes com rinite alérgica, congestão nasal e excessoapostaganha comsecreção costumam usar essa técnica com frequência, principalmente porque eventuais efeitos adversos envolvem riscos bem menores: a irritação no nariz e a remoção indevidaapostaganha comdefesas nasais.

E quais são os principais benefícios? Mori explica que a lavagem nasal ajuda a eliminar substâncias inflamatórias (reduzindo os sintomasapostaganha comcongestão ou obstrução) e também auxilia na remoção mecânica da secreção acumulada, evitando que o local vire um meioapostaganha comcultura para bactéria e "evoluindoapostaganha comuma gripe ou resfriado para uma sinusite aguda bacteriana."

A lavagem nasal pode ser feitaapostaganha compessoasapostaganha comtodas as idades, mas a quantidade varia a depender da faixa etária. Crianças mais novas podem precisar do auxílioapostaganha comadultos para realizar o procedimento. Em geral, podem ser usados seringas (sem agulhas) ou dispositivos específicos para isso (vendidosapostaganha comfarmácias ou lojasapostaganha comartigos médico-hospitalares).

Há dois tiposapostaganha comlavagem nasal: baixo volume (até 50mlapostaganha comcada narina) e alto volume (mais do que 100ml por lavagem).

A primeira costuma ser usadaapostaganha compacientes sem muita secreção e congestão nasal. A segunda,apostaganha comalto volume, é indicada "nos casosapostaganha comque a mucosa está inflamada, como nos episódiosapostaganha comgripes, resfriados e principalmente nos casosapostaganha comsinusites agudas e crônicas", explica Mori. O objetivo da maior quantidadeapostaganha comsoro é conseguir remover essa secreção e substâncias inflamatórias.

A lavagem pode ser feita tanto com o soro vendidoapostaganha comgarrafasapostaganha comfarmácia quanto com soro feitoapostaganha comcasa. Mas a composição aqui não é igual à do soro caseiro usado para combater a desidratação (com água, sal e açúcar). Mori sugere uma receita baseadaapostaganha comsachês americanos vendidos para lavagem nasal: 250mlapostaganha comágua filtrada/fervida, 1 colherapostaganha comcafé rasaapostaganha comsalapostaganha comcozinha e 1/4apostaganha comcolherapostaganha comcaféapostaganha combicarbonatoapostaganha comsódio (que ajuda a diminuir a viscosidade da secreção). Esse líquido, que não deve ser usado para inalação, pode ser armazenado na geladeira por até 24h.

Mulher branca assoa o nariz

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Recomenda-se que lavagem nasal seja feito com pessoaapostaganha compé ou sentada, com usoapostaganha comseringa (sem agulha), garrafinha vendidaapostaganha comfarmácia para esse fim ou dispositivos conhecidos como Lota

E como se faz essa lavagem nasal com soro?

Recomenda-se que isso seja feito com a pessoaapostaganha compé ou sentada, com usoapostaganha comseringa (sem agulha), garrafinha vendidaapostaganha comfarmácia para esse fim ou dispositivos conhecidos como Lota.

Segundo Mori, o importante nessa técnica é o volumeapostaganha comsoro, e não a força ou a pressão aplicada, queapostaganha comexcesso podem transformar a soluçãoapostaganha comproblema. "Muita força pode fazer com que o soro vá parar no ouvido, que se comunica com o nariz pela tuba auditiva. Com o soro se encaminhando para lá, pode gerar muitos desconfortos, como a sensaçãoapostaganha comouvido tampado e pior, pode até causar otite."

A pressãoapostaganha comexcesso também pode machucar o septo nasal e provocar sangramento. Por fim, se não houver força ou pressão demais, mas lavagemapostaganha comexcesso, o nariz pode acabar irritado. "A estrutura interna do nariz eapostaganha comdefesa contra infecções dependemapostaganha comalgumas substâncias presentes nesse muco nasal. Então, a remoção excessiva delas pode ser prejudicial", afirma Roithmann. Segundo ele, a quantidade ideal numa criança, por exemplo, é duas vezes ao dia: quando acorda e antesapostaganha comdormir.

Roithmann afirma ainda que essa técnica pode ser usadaapostaganha combebês, que costumam ter congestão nasal e excessoapostaganha commuco dentro do nariz, "o que não é sinônimoapostaganha comdoença". Nessa faixa etária, são usados tanto a lavagem nasal quanto dispositivosapostaganha comsucção que retiram um pouco desse muco excessivo, já que bebês ainda não sabem expelir por conta própria essa secreção.

Homem idoso assoa o nariz

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Deve-se buscar avaliaçãoapostaganha commédicos especializados caso problema respiratório seja frequente, persistente ou esteja afetando a rotina

No caso dos bebês, o especialista recomenda também que, no casoapostaganha comcongestão nasal, deve-se amamentá-los na posição sentada, que ajuda a desinchar as estruturas nasais, explica Roithmann .

A posição também deve ser observada na horaapostaganha comdormirapostaganha comadultos e crianças com nariz congestionado. Recomenda-se que o travesseiro fiqueapostaganha composição mais elevada para ajudar a respiração e diminuir o desconforto.

Roithmann ressalta, por fim, que deve-se buscar a avaliaçãoapostaganha commédicos especializados caso esse problema respiratório seja frequente, persistente ou esteja afetando a rotina.

Línea

apostaganha com Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal apostaganha com .

apostaganha com Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube apostaganha com ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosapostaganha comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaapostaganha comusoapostaganha comcookies e os termosapostaganha comprivacidade do Google YouTube antesapostaganha comconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueapostaganha com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoapostaganha comterceiros pode conter publicidade

Finalapostaganha comYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosapostaganha comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaapostaganha comusoapostaganha comcookies e os termosapostaganha comprivacidade do Google YouTube antesapostaganha comconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueapostaganha com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoapostaganha comterceiros pode conter publicidade

Finalapostaganha comYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosapostaganha comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaapostaganha comusoapostaganha comcookies e os termosapostaganha comprivacidade do Google YouTube antesapostaganha comconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueapostaganha com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoapostaganha comterceiros pode conter publicidade

Finalapostaganha comYouTube post, 3