Prêmio Nobel: as 5 pessoas premiadas duas vezes:pixbet blaze

Medalha do prêmio Nobel

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Medalha do prêmio Nobel traz rostopixbet blazeAlfred Nobel

pixbet blaze Em 121 anos, maispixbet blaze900 pessoas receberam o prestigioso prêmio Nobel por suas valiosas contribuições à ciência, à literatura e à paz.

Vencê-lo é uma façanha. O processo é complexo: os candidatos são indicados por comitês selecionados e há muita reserva durante as etapaspixbet blazedecisão, que levam vários meses.

Por isso é surpreendente descobrir que alguém pode passar por todos essas etapas e ganhar o Nobel maispixbet blazeuma vez — mas já aconteceu.

O caso mais recente ocorreu esta semana, quando foi anunciado que o americano Barry Sharpless foi agraciado novamente com o Nobelpixbet blazequímica porpixbet blazecontribuição à química bio-ortogonal e à chamada química do clique. Sharpless havia recebido o prêmio pela primeira vezpixbet blaze2001.

Contamos aqui brevemente as históriaspixbet blazecinco cientistas que já receberam o prêmio Nobel duas vezes.

1. Marie Curie

Fotopixbet blazepreto e brancopixbet blazeMarie Curie, que mostra feição séria e olha para a diagonal

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Marie Curie foi a primeira mulher a ser laureada com um Nobel

A única mulher da lista, Marie Curie foi a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel e a primeira mulher a ser laureada com ele.

Em 1903, ela recebeu junto a Antoine Henri Becquerel e Pierre Curie o Nobelpixbet blazeFísica por investigações acerca da radiação. Oito anos depois,pixbet blaze1911, ela recebeu o Nobelpixbet blazeQuímica pelo descobrimento e estudo dos elementos rádio e polônio.

Curie nasceu na Polônia, mas fezpixbet blazevida acadêmica na França. Seu marido Pierre Curie epixbet blazefilha Irene também ganharam um prêmio Nobel.

2. John Bardeen

John Bardeen sorrindo e olhando para o ladopixbet blazefotopixbet blazepreto e branco

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, John Bardeen é o único cientista a ter ganhado duas vezes o Nobelpixbet blazefísica

Bardeen foi um físico e engenheiro americano que trabalhou na universidadepixbet blazeIllinois. Ele é o único cientista a ter ganhado duas vezes o Nobelpixbet blazeFísica.

O primeiro foi conquistadopixbet blaze1956, ao ladopixbet blazeWilliam B. Shockley e Walter H. Brattain, pela contribuição na invenção do transistor, um amplificadorpixbet blazesemicondutores que revolucionou o rádio e a telefonia, permitindo a amplificaçãopixbet blazesinais elétricos.

O segundo Nobel veio 16 anos depois,pixbet blaze1972, juntamente com Leon Neil Cooper e John Robert Schrieffer, pelo desenvolvimento da teoria quântica da supercondutividade, também conhecida como BCS.

Bardeen morreupixbet blaze1991, aos 83 anos.

3. Linus Carl Pauling

Linus Carl Pauling sorrindopixbet blazefotopixbet blazepreto e branco

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Linus Carl Pauling ganhou um Nobelpixbet blazequímica e um Nobel da Paz

O ativista e químico americano Linus Carl Pauling ganhou o Nobelpixbet blazeduas categorias diferentes.

O primeiro foipixbet blazeQuímica,pixbet blaze1954, porpixbet blazepesquisa sobre as ligações químicas. Pauling foi um dos pioneiros no uso da mecânica quântica para entender e descrever como os átomos se unem para formar moléculas.

O segundo foi o Nobel da Paz,pixbet blaze1962, pela luta contra a corrida armamentista nuclear entre Oriente e Ocidente. O americano recebeu este prêmio oficialmente no ano seguinte,pixbet blaze1963.

Pauling morreu quase duas décadas depois, aos 93 anos.

4. Frederick Sanger

Frederick Sanger olhandopixbet blazedireção à câmera, aparentemente dentropixbet blazeuma casa

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Frederick Sanger foi laureado pelo desenvolvimentopixbet blazeuma técnicapixbet blazesequenciamento do DNA que é usada ainda hoje

Sanger foi um bioquímico inglês que estudou na Universidadepixbet blazeCambridge.

Em 1958, ele recebeu o primeiro Nobelpixbet blazeQuímica por seu trabalho sobre a estrutura das proteínas, especialmente a da insulina.

Vinte e um anos depois,pixbet blaze1980, ele ganhou seu segundo Nobelpixbet blazeQuímica, junto com Paul Berg e Walter Gilbert, pelo desenvolvimentopixbet blazeuma técnicapixbet blazesequenciamento do DNA que é usada ainda hoje.

Sanger morreupixbet blaze2013, aos 95 anos.

5. Barry Sharpless

Karl Barry Sharplesspixbet blazefrente a lousa, olhando para o lado

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Karl Barry Sharpless foi laureado com seu segundo Nobelpixbet blazequímica essa semana
Pule WhatsApp e continue lendo
No WhatsApp

Agora você pode receber as notícias da BBC News Brasil no seu celular

Entre no canal!

Fim do WhatsApp

Karl Barry Sharpless,pixbet blaze81 anos, é um químico americano que desenvolveu seu trabalho com uma abordagem "criativa" da ciência, chegando à "química do clique".

Sharpless, que atualmente é professor do instituto Scripps, baseou seu trabalho na teorização e execuçãopixbet blazemétodos para as moléculas se ligarem umas às outras. Ele mesmo chamou esse processopixbet blaze"química do clique", no qual uma molécula, por meiopixbet blazeum processopixbet blazecatalisação, pode se unir a outra. Chega-se à junçãopixbet blazeelementos que antes eram muito difíceispixbet blazeunir.

O cientista recebeu o Nobelpixbet blazeQuímicapixbet blaze2001 por esta teoria. Este ano, ele recebeu novamente o prêmio porque grupos separadospixbet blazecientistas — um liderado pelo próprio Sharpless — conseguiram demonstrar a eficácia da teoria proposta há 21 anos.

Desta forma, ele se tornou o segundo cientista, junto com Frederik Sanger, a receber duas vezes o Nobelpixbet blazeQuímica.

- Este texto foi publicadopixbet blazehttp://www.mi-rob.com/geral-63210243