QAnon: como e por que grupos ligados a teoria da conspiração estão se multiplicando na América Latina:como apostar em jogos de futebol é ganhar

Crédito, AFP
O QAnon — que foi banido do Twitter — tem conseguido repercussão internacional e está cada vez mais presente no Facebook, comocomo apostar em jogos de futebol é ganharpáginas e grupos da América Latina.
O jornal La Nacion, da Costa Rica, por exemplo, publicou nesta semana uma reportagem sobre a página "QAnon Costa Rica", criadacomo apostar em jogos de futebol é ganhar28como apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharjunho, que tem maiscomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganhar6,7 mil seguidores no país centro-americano.
Há também o grupo "QAnon Argentina", criadocomo apostar em jogos de futebol é ganhar14como apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharjulho, que tinha 4,1 mil membros até a publicação deste texto.
Há também o "QAnon Colombia", criadocomo apostar em jogos de futebol é ganharnovembro passado, que tem 1,7 mil "anons", como são chamados os seguidores da teoria da conspiração.

Crédito, Getty Images
Uma outra opção para os "anons" colombianos é o grupo "QAnon na Colombia e no mundo", que passoucomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharmil membros desde que foi criado,como apostar em jogos de futebol é ganhar16como apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharjunho deste ano.
Em uma rápida busca no Facebook, também é possível encontrar "grupos QAnon" no México, Guatemala, Panamá, Brasil e Uruguai, com diferentes datascomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharcriação e quantidadescomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharmembros. Há também um grupo "QAnon Latinoamérica", criadocomo apostar em jogos de futebol é ganharmaio deste ano, que tem maiscomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganhar4 mil membros.
Mas, afinal, o que é discutido nesses grupos e o que motiva os participantes?
'Informações alternativas'
As referências a Trump e uma suposta luta contra o "Estado profundo" são as abordagens mais comuns nesses gruposcomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharextrema direita na América Latina. Mas, assim como nos Estados Unidos, as discussões não se limitam a essa teoria da conspiração.
Muitos dos membros são contrários a vacinas, não acreditam nas mudanças climáticas e duvidam da gravidade da pandemia do coronavírus, entre outros posicionamentos polêmicos, baseadoscomo apostar em jogos de futebol é ganhardados e informações duvidosas.

Entre os alvos das críticas nesses grupos, alémcomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharadversárioscomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharTrump, também estão políticos locais.
No "QAnon Costa Rica", por exemplo, "são espalhadas notícias falsas, são organizados protestos para 'derrubar' o governo (de Carlos Alvarado) e é defendido o consumocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganhardióxidocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharcloro (mesmo sem qualquer evidência científica)", resume o periódico La Nación.
Integrante do "QAnon Latinoamérica", o peruano Milthon Agüero considera que os conteúdos compartilhados nos grupos não são notícias falsas ou teorias da conspiração. Para ele, são "informações alternativas" às dos "meios oficiais", nos quais o publicitário,como apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganhar32 anos, afirma não acreditar.
"Eu sou adepto da alimentação naturalista e da medicina natural. Há anos, desconfio da medicina tradicional, farmacológica. Então, buscando informações alternativas, encontrei esse grupo entre o fimcomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharmarço e começocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharabril", diz o publicitário à BBC News Mundo (serviçocomo apostar em jogos de futebol é ganharespanhol da BBC).
Para Javier Babino, que é membro do "QAnon Argentina", o surgimentocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganhargrupos similarescomo apostar em jogos de futebol é ganharvárias partes do continente é uma provacomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharque cada vez há mais pessoas "despertando".
"Despertar é saber realmente como o mundo funciona, quem faz funcionar ecomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharque forma. E por esse despertar é possível entender que muitas coisas que nos diziam não são verdades", declara Babino à BBC Mundo.

Crédito, Getty Images
"Eu escrevi um livro que se chama Empreendedor foracomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharsérie, que diz como o dinheiro funciona, como os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres. E se você estuda esse tema, se dá contacomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharque aqueles que têm o poder do dinheiro são os mesmoscomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharsempre e são os que governam todo o mundo", diz o consultorcomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharnegócios,como apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganhar31 anos.
"Despertar é tirar o véu e descobrir que (a pessoa em) quem você votou não é realmente quem está te governando", resume Babino.
Nessa visão conspiratória, que parece ser o principal fator comum entre os "anons", não são apenas os políticos que têm a credibilidade contestada, mas também artistas, cientistas e todas as figuras relevantes oucomo apostar em jogos de futebol é ganharposiçõescomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharautoridade e que possuem tendência "liberal".
"Os quatro pilares sobre os quais esse sistema é sustentado, criado por algumas famílias, estão caindo. Esses pilares são a ciência, a economia, a política e a religião. Daí vêm as quatro maiores crenças limitantes: a ciência é o não posso, a religião traz o não acredito, a política traz o não devo e a economia diz o não tenho", afirma Babino.
Essa explicação ajuda a entender o amplo campocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharteorias da conspiração que encontram espaço nos fóruns do QAnon. As argumentações do grupo, porém, não têm qualquer respaldo científico ou jurídico. São acusações sem provas e amplamente negadas.
Em uma rápida visita a grupos QAnon na América Latina, é possível ver um extenso catálogocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharnotícias falsas. Há, por exemplo, uma capa manipulada da revista Time que fala sobre uma suposta prisão do papa Francisco por sacrifíciocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharcrianças. Mencionam ainda uma falsa manifestação contra pedofiliacomo apostar em jogos de futebol é ganharfrente ao Paláciocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharBuckingham, residência da família real britânica. Há ainda uma suposta execução da cantora Celine Dion por satanismo.
Medidas 'insuficientes'
A exemplocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharTrump, os "anons" dizem que falsas são as notícias divulgadas pela grande mídia, e não as que compartilhamcomo apostar em jogos de futebol é ganharsuas redes sociais.
A partir dessa lógica, dizem que medidas para combater a disseminaçãocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharsuas denúncias e teorias — como a anunciada recentemente pelo Facebook — nada mais são do que esforços da elite para impedir que a verdade seja conhecida.
Assim, estar sujeito às restrições do Facebook parece motivocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharorgulho para grupos como o "QAnon na Colômbia e no mundo", que atualmente ostenta uma notificação recente da rede social emcomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharfotocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharperfil.
"A distribuição do seu grupo é limitada, porque há informações falsas. As postagens aparecem na parte inferior da seçãocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharnotícias dos membros e deixamoscomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharsugerir às pessoas que se unam ao grupo", diz a mensagem do Facebook.

Crédito, iStock
"Para solucionar o problema, elimine as informações falsas do grupo", sugere a rede social, que, pelo menos por enquanto, ainda permite a presençacomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharconteúdo falso, desde que não viole algumascomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharsuas políticas públicas, "incluindo contas falsas, assédio, discursocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharódio e/ou incitação à violência".
"A desinformação que não coloca as pessoascomo apostar em jogos de futebol é ganharriscocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharsofrer violência ou dano físico iminente, mas é identificada como falsa por verificadorescomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharfato independentes, será reduzida no feedcomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharnotícias para que menos pessoas a vejam", diz a atual política da rede social, apontada por muitos estudiosos como insuficiente.
Para muitas pessoas, as redes sociais substituíram a mídia tradicional como principal fontecomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharinformações.
E muitos, como Milthon Agüero, se deparam com grupos como "QAnon Latinoamérica" porque buscam ativamente essas "informações alternativas".
"Entrei nos grupos QAnon, principalmente,como apostar em jogos de futebol é ganharbuscacomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharinformações. E se você me perguntar se tenho certezacomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharque é tudo verdade, não posso dizer. Há coisascomo apostar em jogos de futebol é ganharque ainda não acredito 100%, como as questõescomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharsatanismo e canibalismo", diz o peruano à BBC Mundo.

Mas Agüero, por exemplo, acredita nos argumentos contrários às vacinas — o movimento antivacina tem sido associado ao reaparecimentocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganhardoenças que eram consideradas erradicadas, como o sarampo.
No "QAnon Argentina", Javier Babino costuma compartilhar postagenscomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharoutro grupo, chamado "Médicos pela verdade", que minimiza a gravidade da pandemiacomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharcovid-19. Isso pode fazer com que algumas pessoas tomem menos cuidadoscomo apostar em jogos de futebol é ganharrelação ao novo coronavírus.
As redes sociais são plataformas poderosas para o QAnon. Apoiado pelo grupo, o presidente Trump, ou um representante dele, nunca veio a público criticar ou desmentir informações do QAnon.
"O que mais me chamou a atenção é que há um presidente,como apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharuma potência mundial, que não é favorável à informação oficial", diz Agüero,como apostar em jogos de futebol é ganharreferência a Trump.

Crédito, Getty Images
Os seguidores do QAnon apoiam o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. "Eu não sigo grupos ou pessoas, mas um objetivo: o propósitocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganhardespertar,como apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharcompartilhar a verdade e questioná-la. E é preciso entender que tanto a esquerda como a direita foram, toda a vida, sempre os mesmos", diz Babino.
"Mas, pelo menos até agora, Trump seguecomo apostar em jogos de futebol é ganharnosso propósito. E ele estácomo apostar em jogos de futebol é ganharuma quedacomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharbraço contra aqueles que não o querem no poder", acrescenta o argentino, para quem casos como ocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharJeffrey Epstein (milionário acusadocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharabuso sexual) ou as contibuições milionárias da Fundação Bill & Melinda Gates à OMS são provas da conspiração elitista denunciada pelo QAnon.
Impacto político
Para Paul Krugman, do New York Times, o presidente dos Estados Unidos atiça teorias da conspiração porque seriacomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharseu interesse.
"Trump (...) não pode desenhar políticas que respondam às reais necessidades da nação, nem está disposto a ouvir quem pode. Ele nem mesmo tentará", afirma o colunista no artigo "QAnon é a última e melhor opçãocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharTrump", publicado recentemente.
Nesse contexto, ele conclui, a única coisa que o atual presidente dos Estados Unidos pode fazer "é conjurar ameaças imaginárias que jogam com os preconceitoscomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharseus seguidores, junto com teoriascomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharconspiração que ressoam com seu medo e inveja dessas elites sabe-tudo".
"QAnon é apenas o exemplo mais ridículo desse gênero, retratando Trump como um herói que nos defende do mal invisível", resume Krugman. Embora Trump seja, sem dúvidas, seu protagonista mais importante e maior beneficiário, essa formacomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharfazer política também está presente na América Latina, como parece mostrar a ascensãocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharpolíticos populistas.
Para muitos, entretanto, grupos como o QAnon não são inofensivos, nem inocentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, o FBI já alertou que aqueles que seguem essas teorias da conspiração representam uma ameaça crescentecomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharviolência.

Crédito, Getty Images
Em um documeto divulgado no finalcomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharmaio, o FBI diz que as teoriascomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharconspiração "eventualmente levarão grupos e indivíduos extremistas a realizar atos criminosos ou violentos".
Ethan Zuckerman, diretor do Centrocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharMídia Cívica do MIT, afirma que o QAnon representa uma teoria da conspiração especialmente perigosa, porque leva as pessoas a supor que quase toda figuracomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharautoridade "é partecomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharum grupo secreto que trabalha contra a liberdade".
"A corrosão que vem disso é o perigocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharnão confiarmoscomo apostar em jogos de futebol é ganharnenhuma instituição", disse Zuckermancomo apostar em jogos de futebol é ganharuma edição recente do programa The Inquiry, da BBC, dedicado ao QAnon.
"E essa desconfiança, se explorada por um líder autoritário, é incrivelmente perigosa", concluiu.

como apostar em jogos de futebol é ganhar Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube como apostar em jogos de futebol é ganhar ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharusocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharcookies e os termoscomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharprivacidade do Google YouTube antescomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo apostar em jogos de futebol é ganhar"aceitar e continuar".
Finalcomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharusocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharcookies e os termoscomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharprivacidade do Google YouTube antescomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo apostar em jogos de futebol é ganhar"aceitar e continuar".
Finalcomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharusocomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharcookies e os termoscomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharprivacidade do Google YouTube antescomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo apostar em jogos de futebol é ganhar"aceitar e continuar".
Finalcomo apostarcomo apostar em jogos de futebol é ganharjogos de futebol é ganharYouTube post, 3








